FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ficus - Doente ou maltratado ?
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
fabioso
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 12/03/07
Mensagens: 146
Localização: Salvador-BA

MensagemEnviada: Dom Maio 20, 2007 8:20 pm    Assunto: Ficus - Doente ou maltratado ? Responder com citação

Venho lidando com o maior cuidado do mundo com o meu ficus e tenho estudado muito sobre cuidados com bonsai. Apesar dele ter um substrato bastante drenante, ser regado somente quando tende a perder a umidade do substrato da superfície, exposição de sol por uma janela onde ele fica sempre (bate o sol das 05-10). Venho adubando ele quinzenalmente, alternando entre farinha de osso, torta de mamona, adubo quimico NPK 10/10/10 e adubo foliar.

Tenho obsevado algumas manchas brancas nas raizes e algumas manchas amarronzadas em algumas folhas. Além disso, algumas poucas formigas não cortadeiras (aquelas miudinhas e amorronzadas) vem aparecendo andando no ficus.

Minha grande dívida é se estou maltratando meu bonsai (sol demais, muita ou pouca rega, etc) ou é algum tipo de doença.

Ele foi transplantado no início de março desse ano.


Algumas fotos do meu ficus:







Detalhes das raízes, com algumas manchas brancas:



Detalhes de algumas folhas manchadas:




Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil