FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

espécies favoritas das formigas
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Dom Abr 30, 2006 6:40 pm    Assunto: formigas Responder com citação

Colegas, as cortadeiras de Brasilia gostam de todas as folhas. Sejam bonai, pré ou mudas. Aliás, creio que têm predileção pelas plantas que estão com acesso mais dificil!
Acho que gostam do desafio, de superar todo e qualquer obstáculo que coloquemos em seu caminho: iscas, veneno, semente de gergelim, alcachofra composta ou seja lá o que for!
Gostam de ficus e de ligustro. De baobá e de marmelo. Amora, uva e pessego. Tamarindo e roseira. Folha é o que não falta em nossos quintais.
O mais interessante é que dispensam as folhas que cortamos. Preferem elas mesmas ter o trabalho duro e estafante de passar a noite em claro desmanchando e prejudicando todo nosso trabalho...
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Fábio Antakly



Registrado: 11/05/07
Mensagens: 13
Localização: São João da Boa Vista-SP

MensagemEnviada: Sex Ago 10, 2007 12:43 pm    Assunto: Responder com citação

Olá, Nick e amigos, acho que posso contribuir um pouco com minhas experiências. Não tem embasamento científico, quero futuramente ler bastante sobre a Saúva.
Primeiramente somos todos tolos, entrando em uma guerra na qual não temos chances de vencer, rs, mas certamente é preciso tentar evitar que a situação tome proporções ainda mais danosas, a cada folha cortada, o formigueiro tem mais alimento e portanto aumentará(por essa razão não recomendo deixar que elas façam a desfolha quando nos interessar).

As saúvas sempre voltam ao exemplar desfolhado quando ele brota novamente.
Elas escolhem um cardápio, podem um determinado ano escolher a folha de uma espécie que não escolheram em vários outros anos.Folhas tenras são muito apreciadas, por isso os Bordos realmente estão entre suas predileções.
Atacam o ano todo. Com mais intensidade na primavera e no outono.
Preferem à noite, principalmente do início da lua crescente até o final da lua cheia.
Em relação ao cultivo do Bonsai, nosso principal problema é durante os meses de Agosto e Setembro, porque como aguamos nossos exemplares eles terão folhas tenras antes das árvores que estão ao redor, por causa da estiagem, então serão o principal alvo das Saúvas. È danoso aos Bordos ter suas folhas cortadas assim que brota e ainda mais danoso ter sua folha novamente cortada dali a 21, 28 dias.

Nunca se conseguirá acabar com o formigueiro todo, ainda que chegue bem próximo disso, um formigueiro abandonado voltará a ser ocupado furturamente.
O nosso objetivo é impedir que elas cortem as folhas de nossos Bonsais (tem plural sim, rs) portanto mata-las não é nosso objetivo final mas um dos meios de se conseguir o que queremos, assim essa guerra tem dois aspectos: uma boa defesa, um bom ataque. Na realidade uma defesa 100% eficiente pode ser obtida e isso elimina a necessidade de ataque, mas ocorre que ela á mais custosa então opta-se por um pouco de ataque também.

Ataque: A saúva é um animal lindo, me entristece ter que matá-la, é uma vencedora nata, impressionante, um verdadeiro Pit Bull, rs, sempre superando nossa expectativa, sempre à nossa frente, trabalhando incansavelmente.

Os formicidas líquidos são agrotóxicos extremamente desagradáveis, então após a aplicação, feche as bocas do formigueiro, assim fica pior para elas e fede menos. Dentro de poucos dias elas abrirão outro olheiro por perto, então repita a aplicação. São eficientes sendo utilizados após a utilização das iscas. Não use formicidas no quintal de sua casa, só em chácaras ou sítios. Há um olheiro feito no seu quintal, perto das janelas dos quartos? Use óleo Diesel, que é menos tóxico e trará ótimos resultados, alías á ótimo p/ emergências – como já disse, elas sempre estão na nossa frente.

Iscas
É óbvio que elas não pegam as iscas velhas, após aberto o saquinho, os grão começam a absorver umidade do ar e começam a exalar o veneno. São mais eficazes do que os formicidas líquidos mas tem a desvantagem descrita acima: as iscas podem ficar “velhas” em apenas poucas horas(qd isso ocorrer, tire as iscas de lá).

O problema é que as Saúvas saem a caça após a chuva então a isca já estará velha. Coloque-as dentro de um gomo de Bambu, ou daquela garrafa de cerveja da boca larga (Cicarelli, rs) levemente inclinada, com a boca tocando o solo.



Defesa


Borrifar as plantas com agrotóxicos: serve para uma emergência, se um ataque já começou, borrife a planta atacada e também, no mínimo as da mesma espécie e (jogue formicida no olheiro imediatamente). A eficácia disso é bem parcial, já vi várias vezes Saúvas cortarem folhas com doses cavalares de agrotóxicos.

A Ilhagem é a melhor forma de defesa, consistindo na mais eficiente forma de obstruir o acesso das formigas até o exemplar (já vi saúvas saúvas transporem todo o resto: garrafa pet, pano com agrotóxico, tudo). Atenção: O termo têrmo já existe, eu estou utilizando para o nosso caso,eu não invente a técnica, apenas pensei a respeito disso por muito tempo, e fiz isso de várias formas.

Ilhar uma tabua com Bonsais não é difícil, o desafio é fazer isso de uma forma que não gere uma manutenção alta e que não fique feio demais. Cada um portanto deverá fazer a ilhagem dentro de suas possibilidades e exigências estéticas.

A questão fundamental é que se ilhar um Bonsai é fácil, difícil é impedir que esse sistema fique exposto porque no Brasil temos o problema da dengue em função disso durante um tempo eu experimentei a ilhagem com óleo de motor, usado, mas a chuva enchia os reservatórios e transbordava o óleo (que bóia sobre a água) fazendo uma sujeira q dá pra vocês imaginarem, fora o fedor do óleo misturado a água, então a solução era esvaziar os reservatórios mas tirando a água, não o óleo, portando esvaziar por baixo.... sem comentários.
Então eu imaginei uma maneira para cobrir isso e bolei alguns protótipos. Pode ser que alguém diga que já faz isso há séculos, pode ser que façam de uma maneira muito melhor, eu só estou dizendo que não copiei de ninguém a maneira como achei para cobrir o sistema.
Aquí uma das maneiras:

1-sobre as colunas de sustentação das tábuas são colocadas bacias

2- dentro delas blocos de cimento (da grossura das tábuas, cerca de 8 cm mais altos que as bacias mas de comprimento e largura menor do que o diâmetro das bacias )

3- encha de ¼ a 3 da bacia com óleo de motor, usado. Certifique-se que há uma distãncia de 2cm, no mínimo separando os blocos das paredes das bacias.

4- coloque bacias maiores sobre o bloco, mas de ponta cabeça. As bacias de cima cubrirão as de baixo, que ficarão por dentro e não tocarão as bacias de cima. Assim, não choverá no sistema.

5- coloque a tábua sobre essas outras bacias e pronto, a ilhagem está feita

Em breve colocarei a foto de um sitema de ilhagem feito com duas formas de pudim, com a coluna correndo por dentro. Quem tiver outras idéias ou protótipos será sempre bem vindo.

Abraço à todos
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Fábio Antakly



Registrado: 11/05/07
Mensagens: 13
Localização: São João da Boa Vista-SP

MensagemEnviada: Qui Set 06, 2007 2:54 pm    Assunto: Responder com citação

Errata: No "Item 1" foi escrito "sobre as colunas de sustentação..." mas o correto é "sob as colunas de sustentação".
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil