FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

ENXERTIA E SUAS CARACTERÍSTICAS
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Fabiana Ribeiro Costa
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 30/03/07
Mensagens: 134
Localização: triunfo - rio grande do sul

MensagemEnviada: Dom Abr 01, 2007 2:38 am    Assunto: enxerto - rosa Responder com citação

comprei uma roseira bem saudavel pra aprender a fazer enxerto. Fiz dois enxertos de roseira por borbulha e nao deram certo. Vi como fazia neste site onde tem uma materia sua.
Cortei lateralmente o caule da planta cavalo, coloquei a parte a ser enxertada, amarrei com fitilho plastico e coloquei um plastico umido em volta (quase como uma estufa). O que aconteceu foi que em uma semana a parte colocada estava preta e na semana seguinte,pasme, a roseira cavalo estava morrendo (acho) seu tronco estava todo amarelando. Nao sei se vai morrer porque é nessa fase que me encontro. Nao sei o que fiz de errado, mas se tiver alguma correçao a fazer pelo que estou te relatando, agradeço porque pretendo continuar tentando. obrigado.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/07/04
Mensagens: 965
Localização: Morrinhos-GO

MensagemEnviada: Dom Abr 01, 2007 7:22 pm    Assunto: Responder com citação

Fabiana,

Não desanime. No início é assim mesmo. Quando eu estava aprendendo, cheguei a pensar em desistir. Achava que meus enxertos nunca iam pegar. Contiuei treinando e estudando. Hoje praticamente não perco enxertos, a não ser aqueles que faço por experimentação para ver se dá certo. No começo, nossas borbulhas são mal tiradas, nossos cortes são imprecisos, os amarrilhos não são bem feitos, a vedação é deficiente, enfim tem tudo para dar errado. Isto é natural, com o treinamento as coisas vão melhorando e a cada dia você vê que vai aprendendo mais.

Com relação à roseira, a modalidade de enxertia é realmente a borbulhia. Você fêz tudo certo. Tente novamente com outra espécie de roseira. Não sei porque o cavalo está morrendo, pois roseiras adoram podas.

Abraços do amigo Geraldo Inocêncio
_________________
web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Fabiana Ribeiro Costa
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 30/03/07
Mensagens: 134
Localização: triunfo - rio grande do sul

MensagemEnviada: Qui Abr 05, 2007 11:12 pm    Assunto: Responder com citação

Continuo tentando fazer enxertia em roseira por borbulha, mas tenho uma dúvida. Quanto tempo aquele saco plastico que me parece fazer as vezes de estufa fica no enxerto?.
A impressao que dá é que a 'estufinha' apodrece a parte enxetada.
Como sei que vc entende muito de enxertos e de estufas, vc pode me ajudar.

Ah, li uma reportagem sua a respeito de estufas, e acho que foi la que vi que se pode fazer estufas com garrafas pet. Tentei fazer isso e as minhas plantinhas começaram a apodrecer.

Como sou persistente vou fazer até aprender. Hoje mesmo fiz um enxerto, vamos ver se dá certo. espero sua resposta. Obrigado.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/07/04
Mensagens: 965
Localização: Morrinhos-GO

MensagemEnviada: Sex Abr 06, 2007 6:59 pm    Assunto: Responder com citação

Fabiana,

A gente usa estufa para fazer mudas por estaquia, para colocar plantas arrancadas do chão, para passar o estresse do arranquio e quando nossas plantas estão muito debilitadas. Outro detalhe, para tirar a planta da estufa deve ser uma operação feita com cuidado, não pode tirar uma planta da estufa e levá-la direto para o sol. Ela precisa se readaptar ao ambiente normal. Aquele saquinho colocado sobre o enxerto é para evitar que a borbulha ou o garfo se desidrate. Nem todos os enxertos necessitam do saquinho. Experimente sem ele, faça o enxerto de borbulha e coloque sua planta à sombra até o enxerto pegar.


Qualquer outra dúvida estou ao seu dispor.

Do amigo Geraldo Inocêncio
_________________
web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Frangors



Registrado: 05/07/07
Mensagens: 60
Localização: Rio Grande - RS

MensagemEnviada: Seg Ago 06, 2007 10:21 am    Assunto: Responder com citação

Ola! senhor geraldo!
Vi suas matérias no site a respeito de enxertia! estou pensando em fazer em um ficus nativo aki do RS! Gostaria de uma dica!
Desejo um galho em um local que falta, seria o galho posterior da planta (terceiro). Como poderia efetuar a enxertia?
Pensei em fazer um corte obliquo no tronco e colocar um galho da própria arvore enxertado no local! cobrir com pasta e com o plastico fazendo a estufa no local! Será q desenvolve??

Obrigado!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/07/04
Mensagens: 965
Localização: Morrinhos-GO

MensagemEnviada: Seg Ago 06, 2007 10:28 pm    Assunto: Responder com citação

Frangors,

Tente fazer uma enxertia dobrando um galho da própria árvore. Faça o seguinte:

Faça um corte em forma de T (tê) no local escolhido e dobre um galho da própria árvore inserindo a ponta no local do corte. Amarre com fitilho plástico e espere a cicatrização. Desta maneira as chances de pegamento são grandes.

Abraços do amigo Geraldo Inocêncio
_________________
web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/07/04
Mensagens: 965
Localização: Morrinhos-GO

MensagemEnviada: Qua Out 03, 2007 9:58 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Pessoal,

Queria mostrar o resultado do enxerto postado anteriormente em fev/07, com uma foto tirada agora em 30/09/07:

FOTO 1


FOTO 2:



O resultado mostra claramente a eficácia do enxerto na produção precoce de frutos. Talvez este pessegueiro jamais desse frutos no vaso.

Do amigo Geraldo Inocêncio
_________________
web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil