FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Substrato ideal!
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Rildo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 25/08/04
Idade: 61
Mensagens: 185
Localização: Indaiatuba - SP

MensagemEnviada: Ter Set 28, 2004 3:44 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Felipe,

Como você deve ter visto, sou um bebê no bonsai, só tenho 8 meses e a pouco tempo estou usando este tipo de mistura. Nos primeiros pré bonsai que tenho eu usava terra vegetal, argila e cascalho de aquario, só que não gostei, vários vasos a agua demora para penetrar e rapidinho esta parecendo odeserto do Saara, a terra fica muito compacta.

Até agora nenhuma reclamação em relação a esta mistura.
_________________
Abraços

Rildo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Ter Set 28, 2004 4:39 pm    Assunto: Responder com citação

OK Rildo, obrigado pela resposta...
Também sou novato, mas acho que o importante é essa troca de informações sinceras, pois já cansei de ver em outros fóruns como o pessoal esconde essas informações, e aí você demora 1, 2 ou 3 anos até obter a mesma informação através de testes...

Obrigado

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Ter Set 28, 2004 7:03 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Companheiros Very Happy ,

Citação:
"á água demorar a penetrar....o deserto do Saara, a terra fica muito compacta"

Rildo, ai está o factor pelo qual a "AKADAMA" é tão importante,
é Argila de origem vulcânica (predriscos), que ao absorver a água retem alguma e mantem a sua estrutura granular durante vários anos, o que desta forma permite a fixação e oxigenação da raizes.
Esta é extraida das minas no Japão e existem em vários tipos de qualidade, quanto mais acima do solo mais barata, sendo que a de melhor qualidade é a que é extraida a mais de 4 metros de profundidade.

Agora se não queres comprar o "substrato" já empacotado, efectivamente tem que ser feito dessa forma, ir experimentando até achares uma % adequada, e mesmo o "comercial" deve ser composto de acordo com a espécie.

Também estou de acordo com o que diz o "Filipe Zappala", vale mais um conselho baseado na experiência de alguem próximo de nós,
que um tópico escrito num livro, que tanto pode ser lido aqui como ai, e obviamente a circunstancias são bem diferentes.

Um abraço Very Happy ,

Castro
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Qua Set 29, 2004 2:11 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Pessoal,

O que o Felipe falou é a mais pura verdade: muita gente esconde informações ou, pior, ensina errado. No final, todos saem perdendo.

Pelas respostas deste tópico já deu para perceber que não temos uma mistura universal, elas variam de acordo com a espécie e região (clima)onde estamos.

Gosto de dizer que somos sempre aprendizes porque, na realidade, ainda estamos à procura de soluções adequadas para o cultivo de nossos bonsai. O substrato é um bom exemplo disto. Hoje estou utilizando, como já falei, uma mistura de pedriscos + tijolo triturado + terra vegetal, na tentativa de encontrar os componentes ideais para as espécies que cultivo.

O princípio que me baseio é que a mistura deve ter boa drenagem, (pedrisco, argila granulada), reter umidade (argila granulada, terra vegetal), não desmanchar-se (tijolo quebrado, pedriscos) e ser nutritiva (terra vegetal).

Até agora tem funcionado.

Um abração a todos,

Sergivaldo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
eudes



Registrado: 25/08/04
Mensagens: 65
Localização: João Pessoa - Pb

MensagemEnviada: Qua Set 29, 2004 11:35 pm    Assunto: Responder com citação

Sergivaldo escreveu:
Olá Pessoal,

O que o Felipe falou é a mais pura verdade: muita gente esconde informações ou, pior, ensina errado. .... já deu para perceber que não temos uma mistura universal, elas variam de acordo com a espécie e região ... Hoje estou utilizando, como já falei, uma mistura de pedriscos + tijolo triturado + terra vegetal, na tentativa de encontrar os componentes ideais para as espécies que cultivo.
O princípio que me baseio é que a mistura deve ter boa drenagem, (pedrisco, argila granulada), reter umidade (argila granulada, terra vegetal), não desmanchar-se (tijolo quebrado, pedriscos) e ser nutritiva (terra vegetal).

Até agora tem funcionado.

Um abração a todos,

Sergivaldo


é isso, valeu o que todos falaram e o resumo de Sergivaldo, valeu pois éra isto que eu queria saber, sobre a função de cada componente no substrato.
Eu uso pedrisco, argila granulada ( 1 a 4mm) e Humos de minhoca e quando terminar o Humos vou passar a usar terra vegetal. Estive conversando com Sergivado e decidi mudar, inclusive já usei até pó de xaxin, não me pergunte pra que.

Sds
Eudes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Qui Set 30, 2004 12:35 am    Assunto: Responder com citação

Castro, você tem mesmo que colocar em site hospedeiro.

Antonio Castro escreveu:
OOPS Confused Sad Embarassed

Peço desculpa, mas mais uma vez coloquei a minha "msg" como visitante.

Já agora podiam-me informar como se faz para colocar o nosso AVATAR?
Tem que ser num site "Hospedeiro" como se faz para as fotos???



Um abraço Smile ,

Castro

_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil