FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ficus folhas encroadas
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 08/12/07
Idade: 42
Mensagens: 1213
Localização: Colatina-ES

MensagemEnviada: Sex Abr 04, 2008 4:00 pm    Assunto: Ficus folhas encroadas Responder com citação

Olá amigos no momento estou sem câmera para colocar fotos para vocês. Mais os meus Ficus, todos os 5 que tenho estão ficando com as folhas encroadas. Tenho vários outros bonsai mais nenhum deles tem problema. O quê pode ser?
_________________
Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/01/08
Mensagens: 1233
Localização: Buritis - MG

MensagemEnviada: Sex Abr 04, 2008 5:28 pm    Assunto: Responder com citação

Olá amigo,

Pela sua descrição me parece ser um problema muito comum em ficus

dá uma olhada nes tópico, se não for o mesmo de seu problema o amigo dê mais dicas para que possamos ajudar!!!!

http://www.atelierdobonsai.com.br/phpbb/viewtopic.php?t=8359&highlight=tripes

Aguardo
Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 05/02/07
Idade: 50
Mensagens: 1564
Localização: Florianópolis - SC

MensagemEnviada: Sáb Abr 05, 2008 2:54 pm    Assunto: Responder com citação

É mesmo Ezequiel, duvido que não seja tripes, o lacerdinha, se só pega no ficus então, é certeza! F. Benjamina chama a tripes...

Mas vamos esperar...

Abraço,
Fabiano.
_________________
Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 08/12/07
Idade: 42
Mensagens: 1213
Localização: Colatina-ES

MensagemEnviada: Sáb Abr 05, 2008 6:24 pm    Assunto: Responder com citação

Ezequiel é esse mesmo problema do tópico citado por você. O quê devo fazer?
_________________
Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/01/08
Mensagens: 1233
Localização: Buritis - MG

MensagemEnviada: Dom Abr 06, 2008 6:22 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Edson,

Proceda a retirada das folhas com os sintomas. A medidad que irá retirando, vá colocando elas em um saco plástico, quando tiver terminado vc queima as folhas.
A tripes (ou lacerdinha) é um problema muito comum em fícus, acho que nunca vi um que nunca teve este problema.
Vc tem que queimar as folhas pelo fato delas serem a morada do inseto, e se vc notar bem, vai ver pontos amarelos nas folhas enroladas, são os ovos e as ninfas (formas jovens).
Depois vc pulveriza as plantas semanalmente com algum inseticida, químico ou natural, como preferir.

Sugiro que após controlada a infestação o amigo proceda aplicação de 20 em 20 dias como forma preventiva...
Espero ter ajudado...

Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 28/02/07
Idade: 49
Mensagens: 522
Localização: João Pessoa - PB

MensagemEnviada: Seg Abr 21, 2008 4:10 pm    Assunto: Responder com citação

Como vai Felipe.

A praga de lacerdinha não é tão difícil de combater, a não ser que haja uma forte infestação no ambiente onde ficam as plantas, o que provoca a recorrência constante da praga.

Fora isso, não é tão difícil... Eu já consegui debelar esta praga procedendo apenas com a desfolha...

Mas se não for o caso, proceda exatamente como descreve o Ezequiel. Quanto ao inseticida eu recomendo o dimy pronto.

Abraços

Franz
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Diego Lima
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 24/04/08
Idade: 39
Mensagens: 119
Localização: recife-pe

MensagemEnviada: Qui Maio 08, 2008 9:52 pm    Assunto: Responder com citação

ola marcos,

vc conseguio combater essa praga??? o meu fius apareceu com a mesma coisa....gostaria de saber como vc fez para combater essa praga....
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sex Maio 09, 2008 4:52 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Algumas variedades de ficus, como o F.benjamina e o F.benjamina variegada parecem ser mais suscetiveis a essa praga, mas outras variedades tambem podem ser atacadas, inclusive o F.retusa. O mais radical combatente é um veneno extremamente forte, vendido com o nome de DECIS. Evil or Very Mad

Se optar por usá-lo, deverá antes de mais nada proceder a uma desfolha parcial, isto é, retirar o máximo de folhas de cada galho, deixando apenas as mais novas que não tiverem sido atacadas ainda. Isso visa a que não haja perda de galho, principalmente se a planta for da variedade benjamina ou b.variegada.

Separe a planta de todas as outras, sejam ficus ou não. Escolha um local ventilado, porém sombreado. Faça o aspargimento sobre galhos, caule e solo, cobrindo toda a planta depois com um saco plastico transparente, sem furos, prendendo-o no fundo do vaso (a boca do saco desce do apice para a base). Shocked

Não retire o plastico para regar, faça a rega do solo, sem molhar a planta. Mantenha a planta em local sombreado, longe da incidencia de luz e calor solar diretas. Shocked

Se optar por usar o DECIS, faça de acordo com as instruções do fabricante, usando luvas, óculos de proteção e mascara do tipo usada por pintores. Mantenha longe crianças e animais domésticos. Lave bem mãos, braços e rosto após usar o produto, que é altamente tóxico. Twisted Evil

Uma observação: se na rua em que vc reside houverem ficus plantados no solo, ou ao longo da via publica, e observar que estão infestados pela praga, então meus caros, não há muita saída não. Sad Sad Sad

Uma saída, nesse caso, é cultivar o ficus em local protegido, tipo um viveiro recoberto por plastico transparente, isolado totalmente do contato com o ar. Sad algo como uma estufa, eu diria. Shocked

A outra opção é, vez ou outra, repetir todo o processo que descrevi, ou então deixar a praga seguir seu curso destrutivo, pois ainda que se desfolhe a area atacada, irá continuar a trips. Confused
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 08/12/07
Idade: 42
Mensagens: 1213
Localização: Colatina-ES

MensagemEnviada: Sex Maio 09, 2008 7:03 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Zé. No meu caso eu fiz a desfolha das plantas e borrifei bastante água com fumo sabiá. Ficou dez. Sumiu tudo.
_________________
Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil