FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Yamadori acidental de um pingo-de-ouro atropelado
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESTUDO - A Evolução do seu bonsai através de fotos
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Carlos Estevez



Registrado: 18/09/07
Mensagens: 23
Localização: Niterói - RJ

MensagemEnviada: Dom Abr 20, 2008 3:11 pm    Assunto: Yamadori acidental de um pingo-de-ouro atropelado Responder com citação

Olá pessoal,

No dia de natal, no ano passado, encontrei um pingo-de-ouro em um canteiro arruinado por uma batida entre 2 veículos. Ele estava bem debilitado(poucas folhas e raízes, além do tronco rachado) e sujo, completamente arrancado da terra.

Levei-o para casa, dei-lhe uma boa escovada e nem precisei podar suas raízes, pois haviam sido arrancadas de forma grosseira. Envasei-o.

Como eu não tinha nenhuma informação a respeito do substrato adequado para esta espécie, utilizei 1/3 de terra preta e em medidas iguais barro e areia. Por 2 meses, de 20 em 20 dias, apliquei hormônio enraizador, e, após este período, vendo que ela estava se recuperando, coloquei-a em sol pleno. Hoje tenho essa belezura: Laughing

Segue a ficha técnica abaixo, porém com uma dúvida: que idade colocar, tendo em vista que, naturalmente, é uma planta bem mais velha do que apenas 4 meses? Shocked
Ficha técnica:
PINGO-DE-OURO
Nome científico: Duranta repens aurea
Origem: México
Obtenção: yamadori (retirada da natureza)
Estilo: sabamaki (tronco rachado)
Altura: 30cm
Largura do tronco: 6cm
_________________
The busy bee has no time for sorrow.
William Blake
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
tuchë gama



Registrado: 24/03/08
Mensagens: 45
Localização: PORTO SEGURO BA

MensagemEnviada: Seg Abr 21, 2008 10:58 am    Assunto: Responder com citação

ola,
pelo que da para ver sua planta se recuperou bem Wink
porem creio que em um solo mais drenante ela vai bem melhor Razz
eu tambem tentaria um formato de copa mais definido
valeu Wink
_________________
_-_ALGUNS BONSAI TEM O DOM DO TELETRANSPORTE_-_
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 08/12/07
Idade: 42
Mensagens: 1213
Localização: Colatina-ES

MensagemEnviada: Seg Abr 21, 2008 2:16 pm    Assunto: Responder com citação

Pode também colocá-lo num vaso maior para ele acelerar o crescimento.
_________________
Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Carlos Estevez



Registrado: 18/09/07
Mensagens: 23
Localização: Niterói - RJ

MensagemEnviada: Ter Abr 22, 2008 10:26 am    Assunto: Responder com citação

Citação:
porem creio que em um solo mais drenante ela vai bem melhor
eu tambem tentaria um formato de copa mais definido

Olá, Tuche, obrigado pela dica. Wink qual seria a sua sugestão de substrato Question quanto à copa, vou defini-la com o crescimento do galho à direita formando assim um hokidashi.
Citação:
Pode também colocá-lo num vaso maior para ele acelerar o crescimento.
Grande Marcos, obrigado pela sugestão, mas estou satisfeitíssimo com o tamanho do espécime. No meu entender, tanto a espessura do tronco como a altura da planta são satisfatórias.
abs. para todos Cool
_________________
The busy bee has no time for sorrow.
William Blake
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 08/12/07
Idade: 42
Mensagens: 1213
Localização: Colatina-ES

MensagemEnviada: Ter Abr 22, 2008 1:11 pm    Assunto: Responder com citação

Carlos eu utilizo em meus Pingo de Ouro 50% de pedriscos de areia aquela de material de construção, 30% de caco de tijolo, lajota ou telha picados de 3 a 5mm e 20% de terra vegetal. O substrato fica bem drenante e eles reagem muito bem a essa mistura.
_________________
Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Carlos Estevez



Registrado: 18/09/07
Mensagens: 23
Localização: Niterói - RJ

MensagemEnviada: Ter Abr 22, 2008 4:37 pm    Assunto: Responder com citação

Grande Marcos, obrigado mesmo! Esse é o tipo de informação extremamente benvinda. Very Happy Quase não há informação disponível sobre o bonsai de pingo, portanto, tive que me virar como pude naquela emergência Shocked Sua sugestão já está anotada, mas vou dar um tempo, pois ela foi envasada há poucos meses e estressá-la novamente com um transplante creio que seria abusar da sorte Wink
Aproveitando que vc tem experiência com essa espécie, posso abusar da sua boa vontade? Embarassed Tenho duas dúvidas quanto à sua manutenção:
1) que tipo de adubação utilizar e com que freqüência Question
2) qual é a melhor estação para reenvazá-la?
Desde já muitíssimo agradecido! Very Happy
_________________
The busy bee has no time for sorrow.
William Blake
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 08/12/07
Idade: 42
Mensagens: 1213
Localização: Colatina-ES

MensagemEnviada: Ter Abr 22, 2008 8:02 pm    Assunto: Responder com citação

Carlos eu utilizo nos meus Pingo com muito exito como adubo a torta de mamona, farinha de osso a galinaça e o osmocote. Você encontra em sites na internet, ou se preferir, faça como eu, peço em lojas de produtos agrícolas, e então faço uma encomenda e quando chegar o produto eu pago. Dessa forma você economiza o frete que na internet é cobrado. Uso a torta de mamona, a farinha de osso e a galinaça de cada 20 em 20 dias, nessa ordem.

O osmocote utilizo de cada 3 em 3 meses.

Agora quanto ao reenvase a melhor época é no comecinho da primavera.
Mais os Pingo são tão resistentes, que na semana passada eu achei um belo exemplar em minha cidade, meio esquecido num canteiro. Fui lá arranquei ele do chão e fiz o envase. Ele tem 8cm de espessura de tronco, muito grande e as folhas nem secaram. Se precisar de mais ajuda estamos aí!!!!!!!!!!!!!!!!!!
_________________
Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Carlos Estevez



Registrado: 18/09/07
Mensagens: 23
Localização: Niterói - RJ

MensagemEnviada: Ter Abr 22, 2008 8:27 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu mesmo, Marcos! Suas dicas foram anotadas e os adubos são fáceis de achar por aqui, não preciso procurar na net não. Realmente vc está certo: são muito resistentes, sobrevivem até a atropelamentos Exclamation Laughing
Grande parte da copa do que eu achei foi arrancada e, além disso, perdeu, provavelmente, mais da metade da raiz, tudo isso em pleno verão Shocked Achei que não ia ter jeito mas hoje está aqui alegrando a minha modesta coleção Smile
Obrigadão
_________________
The busy bee has no time for sorrow.
William Blake
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/12/06
Idade: 40
Mensagens: 1846
Localização: vitória ES

MensagemEnviada: Qua Maio 21, 2008 2:36 pm    Assunto: Responder com citação

é o yamadori mais inusitado q já vi...
lol
bacana sua planta Carlos.
parabens
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Qua Maio 21, 2008 8:21 pm    Assunto: Responder com citação

Carlos,



apesar de sua intenção em deixar a planta deste tamanho e espessura já explícitas, devo informar que as proporções para um bonsai ser formado e "finalizado" não estão sendo contempladas no caso de sua planta. Não tome como intromissão, mas acredito que devo informar assim mesmo. Depois que já souber disto e decidir manter como está estará fazendo por sua conta e risco algo que pode, com certeza, ser muito melhorado, já que ele tem a base bem razoável.

Todo bonsai para ser formado precisa de proporções a serem seguidas, como diretrizes para que possamos alcançar a naturalidade e a "cara de velho" de uma planta em vaso.


Este site tem ótimas dicas de como fazer esta proporção dar certo.
http://www.nativosdonordeste.com.br/paginas/informacoes_arquivos/criterios_basicos.htm
Se der uma lida verá que vale a pena investir mais dois ou três anos em um escorredor/mamadeira para alcaçar a conicidade de tronco e posteriormente de copa. Nada impede de continuar trabalhando nela para dar forma e posicionar os galhos.

Espero que não interprete mal, mas estas são palavras que eu gostaria de ter lido a cerca de dez anos atrás quando iniciei minha estrada pelo bonsai, hoje teria plantas muito, mas muito melhores que as que tenho.


T+
_________________
Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Carlos Estevez



Registrado: 18/09/07
Mensagens: 23
Localização: Niterói - RJ

MensagemEnviada: Sex Maio 23, 2008 11:42 am    Assunto: Responder com citação

Prezado Darkaso, de forma nenhuma eu consideraria uma dica sua como intromissão. Tenho como filosofia aceitar melhor críticas do que elogios, pois elas são profícuas, nos fazem evoluir, ao contrário das loas, que geralmente levam à estagnação. Wink
Mas gostaria que vc fosse mais claro. Por exemplo: a profundidade do vaso está de acordo com a grossura do tronco; seria então a altura? Pelo que me consta, a altura da árvore deve apresentar 6 vezes a largura do tronco e no caso do meu pingo faltam 6cm, o que deverá ocorrer em breve, pois ela se adaptou muito bem aqui em casa e está crescendo bem. O que falta então para ela ser um bonsai?
_________________
The busy bee has no time for sorrow.
William Blake
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Sex Maio 23, 2008 7:41 pm    Assunto: Responder com citação

Carlos,



que bom que não entende mal uma crítica. Vamos então ver o que fazer. Sua planta tem uma largura de tronco na base e outra no encontro da madeira morta. No caso deste tipo de bonsai, onde uma parte da madeira moreu e depois cresceu outra árvore, tem-se que considerar também o tronco para a nova árvore com uma maior. Ele também deve ser um mais grosso para dar continuidade e boa conicidade à planta toda.

No caso do vaso por exemplo poderia ser um pouco mais baixo e menor, mas como ela ainda está em formação, principalmente de copa, seria até bom um vaso mais profundo

Dê uma olhada na projeção para ter uma idéia.




Um jin na esquerda e um tronco mais grosso faz uma boa diferença.


T+
_________________
Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Carlos Estevez



Registrado: 18/09/07
Mensagens: 23
Localização: Niterói - RJ

MensagemEnviada: Ter Jun 24, 2008 11:21 am    Assunto: Responder com citação

Ficou uma beleza mesmo Darkaso. Obrigado pelas dicas. Cool
_________________
The busy bee has no time for sorrow.
William Blake
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
thiago kling



Registrado: 08/09/08
Mensagens: 15
Localização: Petropolis (RJ)

MensagemEnviada: Qui Set 11, 2008 9:46 pm    Assunto: Responder com citação

Olá amigos eu sou novato no fórum e no bonsai, eu estou lendo bastante antes de tentar algo com alguma planta novamente, a projeção feita para a sua planta ficou muito boa, eu imaginei aqui algo parecido, e esse site sitado o "nativosdonordeste" é muito bom mesmo vale a pena uma boa conferida eu ja salvei varias paginas aqui pra poder por em pratica as dicas!

boa sorte com seu bonsai!
_________________
"quando vc acha q sabe todas as perguntas vem a vida e muda todas as respostas"
bob marley
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESTUDO - A Evolução do seu bonsai através de fotos Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil