FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Praga numa caliandra, alguem sabe oq fazer?
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Rinaldo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 01/08/08
Idade: 57
Mensagens: 125
Localização: Brodowski-S.P.

MensagemEnviada: Qua Set 03, 2008 12:59 pm    Assunto: Praga numa caliandra, alguem sabe oq fazer? Responder com citação

Boa tarde, hj qnd em visita a um amigo meu fui ver se arrumava umas sementes de caliandra, encontrei varias bolinhas presas ao tronco, retirei para ver e qnd abri as pelotinhas estavam lotadas de um inseto quase vermelho parecido com um piolho mas somente dentro deste casulo, nada para fora.
Algeum conhece ou sabe oq poderia passar para matar estes insetos, segue fotos.
Pelo tipo do abrigo deles acho q teerá q ser algo q ira pela seiva da planta, pois o casulo é bem resistente.

Do lado direito da foto pode se ver as bolinhas no tronco na mesma altura da flor só q no outro galho


o dito cujo do bicho, aproximadamente 1 mm.


o casulo

_________________
O verdadeiro mestre é aquele que tem a humildade de aprender um pouco com cada aluno.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 11/06/06
Idade: 49
Mensagens: 799
Localização: Ribeirão Preto - SP

MensagemEnviada: Ter Set 16, 2008 10:07 pm    Assunto: Defesa da planta Responder com citação

Caro Rinaldo, desculpe pela demora em escrever.

Pouco meses atrás foi colocado no fórum um tópico sobre fenômeno, trata-se de uma proteção (defesa) da planta quando atacada. Aplanta procura uma maneira de isolar o agressor, isto provoca o aparecimento destas "verrugas". Talvez o Ferreira, o Élio, o Fabiano e outros foristas tenham outras informações para lhe passar, logo mande MP para eles.
Como já disse isto ocorreu em minha piracanta e o óleo mineral resolveu o problema. As colônias estavam bem desenvolvidas e com duas aplicações resolvi totalmente o problema e não houve novos ataques.


Abraço fraterno
_________________
" Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado "
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Alex Fabiano
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 19/06/08
Idade: 53
Mensagens: 149

MensagemEnviada: Sex Out 17, 2008 1:35 pm    Assunto: msg Responder com citação

eu fiz o seguinte:

Apliquei Malathion , fiz uma desfolha total, reguei com malathion, amanhã vou tirar dovaso , lavar as raizes e replantar....aparentemente o problema parou, resta saber se existem colonias nas raizes......
_________________
Estes que ai estão atravancando meu caminho...eles passarão, eu...passarinho ! "Mario Quintana"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil