FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Problema com ulmus
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
otneto



Registrado: 07/04/07
Mensagens: 39
Localização: Araraquara-SP

MensagemEnviada: Sex Nov 21, 2008 10:51 pm    Assunto: Problema com ulmus Responder com citação

Caros colegas foristas, preciso da ajuda de vocês!
Tenho um olmo chines (Ulmus parvifolia) que adquiri em agosto passado. Já postei fotos deles aqui pedindo a opinião de vocês.
Meus cuidados são regas por imersão quando o substrato se mostra seco superficialmente e um pouco menos de 1/4 colher de café de adubo químico para bonsai a cada 15 dias. O tamanho do vaso é de 15cm de largura e a árvore não tem mais de 20 cm de altura.
O que acontece é que de uns tempos para cá ela vem apresentando a perda de coloração das folhas, de um verde intenso, como deveria a ser para um verde claro, quase branco, mas não observo a queda das folhas.
Observem estas fotos.

Muda quando comprei


Folhas que acredito que demonstrem os problemas com a árvore.






Moro em um apartamento sem sacada, mas com muita luminosidade durante todo o dia e sol direto pela tarde. A planta fica o mais próximo possível de uma janela onde deixo sempre as cortinas abertas e quando estou em casa, que circule o ar (janela aberta).

Não vejo sinais aparentes de insetos e pragas. Aí pergunto, será que é falta de luminosidade ou de nutrientes? Aqueles adubos químicos para bonsai (este é o nome fantasia, inclusive) vendido em supermercados é adequado?
Alguém pode me dizer se é doença isso? Observo que em algumas folhas há áreas bege, que parecem secas, mas elas não são muitas.

Desde já agradeço a atenção e se precisar, envio mais fotos.

Abraços

Neto
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/07/04
Mensagens: 965
Localização: Morrinhos-GO

MensagemEnviada: Sáb Nov 22, 2008 8:27 pm    Assunto: Responder com citação

otneto,

Algumas perguntas:

A sua planta toma sol?

O adubo que você utiliza tem micronutrientes? Tem ferro?

Há quanto tempo não troca o substrato do seu bonsai? Não está muito compactado?

Algumas folhas de sua planta dão a impressão de clorose férrica.

Clorose Férrica é a carência ou sua não assimilação, de ferro pela planta. Apresenta geralmente as folhas superiores e os brotos novos amarelados, sendo visíveis os capilares das folhas que permanecem verdes.



Aguardo suas respostas

Do amigo Geraldo Inocêncio
_________________
web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
otneto



Registrado: 07/04/07
Mensagens: 39
Localização: Araraquara-SP

MensagemEnviada: Sáb Nov 22, 2008 11:05 pm    Assunto: Responder com citação

Geraldo, muito obrigado pela ajuda.

Vou responder às perguntas, e qualquer dúvida, torno a responder-lhe.

A planta toma sol sim a tarde toda. Entra sol direto pela janela mais de 4 horas por dia. Como estou em SP-Capital, não é sempre que há dias bem ensolarados, mas eu te garanto que sol direto meu olmo toma. O ambiente, nos momentos em que não há sol é muito claro tb. Diria que se parece com uma varanda, a mesma luminosidade.

Quanto ao adubo, a fórmula indica a presença de micronutrientes sim, além da maior concentração de NPK.

Esta é a embalagem do adubo (não sei se podemos apresentar as marcas no fórum, mas caso ha problemas, desde já peço desculpas).



Quanto a troca de substrato, o manual que veio junto com o exemplar diz que foi feita a poda de raízes e reenvase em maio/2008.

É muito provavel que seja a deficiência que mencionou. Como devo proeceder? Desfolha total e utilização de algum adubo específico?

Agradeço muito a sua atenção!

Neto
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/07/04
Mensagens: 965
Localização: Morrinhos-GO

MensagemEnviada: Seg Nov 24, 2008 9:04 pm    Assunto: Responder com citação

Otneto,

Experimente outro adubo (dê preferência aos diluídos em água) que contenha ferro como micronutriente.

Adube quinzenalmente e aguarde os resultados.


Do amigo Geraldo Inocêncio
_________________
web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
otneto



Registrado: 07/04/07
Mensagens: 39
Localização: Araraquara-SP

MensagemEnviada: Ter Nov 25, 2008 7:41 am    Assunto: Responder com citação

Geraldo, muito obrigado pela atenção.

O que fiz ontem foi o seguinte. Comprei em uma farmácia "Neutrofer" gotas (quelato férrico) e apliquei uma solução desta nas folhas e no substrato.
Acho também que a água em que ando molhando as plantas é dura, de modo que para acidificar um pouco o solo, pingo algumas gotas de limão.

Será que dará resultados?

Você conhece algum adubo que além do NPK tenha os oligoelementos?
Comprei este, justamente por este motivo.

Abraços e muito obrigado.

Neto
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/07/04
Mensagens: 965
Localização: Morrinhos-GO

MensagemEnviada: Ter Nov 25, 2008 8:50 pm    Assunto: Responder com citação

Otneto,

Eu sempre usei ouro verde mas infelizmente saiu do mercado. Hoje estou preparando um adubo da seguinte forma:

Partes iguais de:

ureia agrícola;
cloreto de potássio;
superfosfato simples; (bata em liquidificador para ficar fino)

Disolvo meia colher em um regador e acrescento 20 ml de micronutrientes (starter).

Tem dado bons resultados.

Como adubo orgânico misturo torta de mamona + farinha de ossos + cinzas de madeira em partes iguais e coloco sobre o substrato apos ligeira escarificada.

Do amigo Geraldo Inocêncio
_________________
web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
anaestela
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/10/06
Mensagens: 312
Localização: são paulo

MensagemEnviada: Dom Dez 07, 2008 3:12 pm    Assunto: Responder com citação

Existe osmocote com micronutrientes. Se você procurar no google com as palavras osmocote e micronutrientes, acha fácil. Eu comprei de um bonsaísta de MG,mas não estou achando mais o contato.
Ana
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil