|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Sex Jan 08, 2010 4:37 pm Assunto: JLT DÚVIDA SOBRE O RESEDÁ |
|
|
GOSTARIA DE SABER DOS FORISTAS MAIS EXPERIENTES SOBRE ESTA ESPÉCIE PARA BONSAI.
É POSSÍVEL CONSEGUIR MUDAS POR ALPORQUIA?
É MUITO EXIGENTE QTO A SUBSTRATO?
E O CLIMA?
DESENVOLVE RÁPIDO COMO O FICUS OU LENTO COMO A CASTANHA-DO-PARÁ? _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Jan 08, 2010 10:03 pm Assunto: |
|
|
Olá Laudir! Minha experiência com Resedá:
1. Aceita poda radical
2. Nenhum pouco exigente quanto ao substrato
3. Clima, gosta de calor
4. Desenvolvimento médio pra rápido.
5. Cuidado com um fungo: Oídio. Um pó brando que dá nas folhas. Enxofre resolve legal!
6. Aceita desfolha, no verão
7. A casca lisa dele é o seu charme e as cores outonais (aqui no sul)
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Qui Jan 21, 2010 8:21 am Assunto: |
|
|
Oídio.
Valeu Elio .. respondeu ao Laudir e resolveu um problema meu ... Essa praga esta atacando minha floresta de resedás ... um problema .. a planta começa a definhar .. Enxofre : diluo e rego ??? ou pulverizo nas folhas ..?
Acredito que será nas folhas ..  |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Sex Jan 22, 2010 10:04 am Assunto: |
|
|
Bonsérgio,
Vc pode aplicar a própria calda sulfocálcica (aquela utilizada para fazer os jin's e sharis), a calda é muito utilizada na fruticultura como fertilizante e e também para controle de algumas pragas, e como ela é feita à base de enxofre servirá muito bem para o seu problema, me indicaram usar 20ml de calda por litro de água, mas ela costuma deixar manchas brancas(resíduos) na folhas, por isso utilizo 15ml por litro de água borrifando nas folhas após as regas normais (de preferência final da tarde).
Abraços. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Sex Jan 22, 2010 10:09 am Assunto: |
|
|
Laudir,
Resedá é muito resistente e de fácil propagação, aceita poda radical, alporquia e até estaquia, qualquer galho que vc plantar brota, o trabalho que dá é controlar sua forte brotação que teima em desfazer o modêlo programado, mas é gratificante principalmente quando ele se recobre de flores, fica muito bonito.
Abraços. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Abr 24, 2010 7:50 pm Assunto: |
|
|
Aproveitando o tópico gostaria de saber se a resedá tem uma boa diminuição no tamanho das folhas.
Nesse tópico:http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=14001 tem uma planta, que eu acredito ser uma resedá, e que eu estou planejando utilizar para criar várias plantas que ficariam com uma estrutura muito mais interessante do que a atual.
Abraço. |
|
|
 |
Chaddad 2.o PASSO

Registrado: 11/01/05 Idade: 61 Mensagens: 227 Localização: Piracicaba-SP
|
Enviada: Sáb Abr 24, 2010 9:26 pm Assunto: |
|
|
Caro Marco,
Existe uma variedade de resedá rosa claro que tem folhas pequenas, mas que é bem mais dificil de florescer em vaso, depois vou postar umas fotos do que eu tenho, talvez precise de mais frio do que ocorre aqui. A Holambra as vezes vende alguns floridos em vasos plásticos, que são induzidos em câmara fria.
Mas há uma variedade de resedá de flor branca que é o dobro do tamanho da maioria. |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Abr 25, 2010 4:19 pm Assunto: |
|
|
Chaddad essa ai a que eu me refiro talvez seja cor de rosa bem forte.
Será que com as desfolhas eu consigo reduzir o tamanho das folhas?
Abraço! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Abr 27, 2010 11:33 am Assunto: bonsai |
|
|
O resedá, como nós conhecemos, é muito cultivado pelos japoneses, tanto aqui no Brasil como no Japão, formando lindos bonsai, dos mais variados tamanhos e estilos. O nome oficial dessa espécie é langestroemia indica, e no Japão é denominada SARUSUBERE.
Dois fortes atrativos nessa espécie são sua floração e suas folhas vermelhas, outonais. Pode ser formada a partir de estacas, alporquia ou enxerto, tendo as peças qualquer espessura/grossura. Com tres ou quatro desfolhas anuais, ou até mais caso necessário, podemos reduzir o tamanho de suas folhas. Alguns exemplares interessantes:
Um bom material, mais robusto e antigo, pode ser obtido junto ao departamento de parques e jardins das cidades, pois essa espécie é muito utilizada na ornamentação e arborização. Então, é ficar atento para substituições, que ocorrem periodicamente, e tentar obter material mais adequado para formar lindos bonsai.
Para quem quiser visualizar lindos bonsai japoneses, basta colar o link abaixo na janela de pesquisa do google imagem:
サルスベリ 盆栽
Claro que, nos computadores que não tiverem instalados as fontes orientais, os kanji (letras orientais) irão aparecer desvirtuados (sinais os mais diversos). Mas isso não impede que se visualize as lindas imagens de resedá.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Ter Abr 27, 2010 11:42 am Assunto: |
|
|
Errata: Lagerstroemia indica L.
Normalmente conhecida como Resedá, aqui no sul é chamada de Extremosa, papai-noel, natal. |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Abr 27, 2010 11:44 pm Assunto: |
|
|
Nicky muito obrigado pelas informações, como sempre, suas mensagens são aulas.
Tenho uma planta que encontrei jogada e que já está brotando, mas, apesar de ter uma boa espessura e conicidade, o tronco é muito reto e sem graça, por tanto, vou fracioná-lo e esse é o motivo da minha pergunta sobre a diminuição das folhas, para saber se seriam compatíveis com bonsai de tamanho menor.
Muito obrigado!
Abraço! |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Qua Abr 28, 2010 8:22 am Assunto: |
|
|
Até onde eu vi é planta boa de se trabalhar, consegui um yamadori na casa da minha tia, eu louco pra pedir a arvore pra mim e ela me mandou arrancar pq estava estrovando o pé de carambola dela
=) |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Abr 28, 2010 11:37 am Assunto: bonsai |
|
|
Vhalveruth, para ter maiores chances de pleno sucesso no yamadori, aguarde a chegada da primavera para retirar essa planta. Enquanto isso, faça uns alporques nos galhos mais interessantes, pois dessa forma, vc poderá adquirir bom material com que ir trabalhando, até o tronco principal reiniciar nova brotação.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

Registrado: 09/09/09 Idade: 44 Mensagens: 420 Localização: Veranopolis-RS
|
Enviada: Seg Maio 10, 2010 10:16 am Assunto: |
|
|
PessoALL
Aqui em Veranopolis todas os canteiros centrais, das ruas do centro da cidade e bairros proximos tem esta arvore. Muito legal.
Desde a primavera tenho tentado pegar mudas, estacas e nunca tive sucesso. Agora elas estão todas vermelhas com sementes. Muito legal o visual, bem outonal...
Gostaria muito de ter esta especie, qual a epoca adequada para propagar por estacas? E as sementes, brotam facilmente?
O que posso estar fazendo de errado? _________________ Marcio R. Vargas
Veranopolis RS
"...sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra..." |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Maio 10, 2010 6:19 pm Assunto: bonsai |
|
|
A melhor época é sempre na primavera. Mas ontem mesmo eu cortei algumas estacas, sendo a mais grossa igual a uma caneta bic, aramei, dando movimento levemente sinuoso e plantei em areia grossa de rio, sem peneirar. Antes, deixei de molho em solução contendo hormonio enraizante por uns 30 minutos.
Acredito que nem todas irão vingar, mas algumas, com certeza, irão. Então, sempre se aproveita alguma coisa, não é mesmo? Se estivessemos na primavera, tenho certeza que 100% delas iriam pegar.
Se vc conseguir sementes, pode semear agora, que irão brotar, com toda certeza.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|