Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
PINO
Registrado: 08/04/05 Idade: 45 Mensagens: 77 Localização: PORTO ALEGRE/RS
|
Enviada: Qui Abr 27, 2006 1:11 pm Assunto: espécies favoritas das formigas |
|
|
ola pessoal, podem me dizer as espécies favoritas das formigas cortadeiras?
cheguei em casa ontem e só minhas mudas de rezedá e piracanta foram atacadas, ficaram só os tocos. _________________ ABRAÇOS,
PINO |
|
|
|
João_Pedro
|
Enviada: Qui Abr 27, 2006 1:40 pm Assunto: |
|
|
Olá Pino!
As minhas formigas tem predileção por serissa, acer tridente e jabuticabeira. Por isso elas tem que ficar num lugar protegido onde as formigas não subam.
Cada vez que eu faço a desfolha do acer é so fico cuidando elas cortarem e levarem todas as folhas, no outro dia ja não tem mais folha nenhuma pelo chão.
Espero ter ajudado em alguma coisa.
Abraços!
João Pedro |
|
|
|
bs_freitas 2.o PASSO
|
|
|
|
Claudio Fellini 4.o PASSO
Registrado: 09/01/06 Idade: 54 Mensagens: 629 Localização: Aparecida de Goiânia-GO
|
Enviada: Qui Abr 27, 2006 6:04 pm Assunto: |
|
|
Pino,
Por mim, posso dizer que elas adoram as mussaendas, ligustro e o camará, estes de qualquer cor.
Ixoria, a grande, a mini elas não atacam.
O álamo também foi atacado da noite pro dia, não sobrou nem os brotos.
Abraços.
Fellini _________________ FELLINI
A Natureza é sábia |
|
|
|
Felipe 5.o PASSO
Registrado: 14/09/05 Idade: 44 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qui Abr 27, 2006 6:58 pm Assunto: |
|
|
salve amigos,
um dia cheguei em casa e uma Jabuticaba estava sendo atacada.
elas só atacam a noite as desgraçadas...mas depois fui constatar que no meu terreno tem um Hibisco eelas adoram as folhas e flores.
Acabem com elas somente com aquelas iscas granuladas. |
|
|
|
Moreno 3.o PASSO
Registrado: 23/09/05 Idade: 42 Mensagens: 451 Localização: Maringá - Pr.
|
Enviada: Qui Abr 27, 2006 8:00 pm Assunto: |
|
|
no meu caso a vitima foi uma sakura que tenho!!!!!
as desgramadas acabaram com a pobrezinha! agora ta brotando denovo... nao sei oque posso fazer pra previnir,,,
alguem sabe?? _________________ http://morenopavezzi.wordpress.com/ |
|
|
|
jackson 3.o PASSO
Registrado: 07/08/04 Idade: 65 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Qui Abr 27, 2006 8:54 pm Assunto: |
|
|
Amigos,
As formigas "cortadeiras" são, normalmente a saúva e a quem-quem.
Existem várias marcas de iscas com veneno, que elas levam para dentro do formigueiro, onde fermenta e libera o veveno que mata quase todas que estão lá dentro.
Para as quem-quem existe uma isca "micro", pois elas não dão conta de carregar as iscas para saúvas.
Basta colocar perto do olheiro do formigueiro à tardezinha que elas fazem o resto.
[]s _________________ Jackson
"...Se errei, foi tentando acertar...." |
|
|
|
Angela Fernandes PARTICIPANTE
Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qui Abr 27, 2006 10:21 pm Assunto: |
|
|
Oi amigos !!!!!
Meses atrás, no espaço do Ronaldo, um belo sábado apareceram várias plantas desfolhadas pelas famigeradas formigas.
Ronaldo colocou sobre TODOS os vasos as famosas iscas granuladas e todas sumiram.
Vou procurar saber se voltaram e aviso.
Abraços
Angela - eterna aprendiz de bonsaista - |
|
|
|
darkaso PARTICIPANTE
Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sex Abr 28, 2006 1:11 am Assunto: |
|
|
Oi amigos,
normalmente a isca é definitiva, se aparecerem mais pode ser de outro formigueiro. Mas está aí uma ajudazinha da mãe natureza pra vocês, desfolha sem dar trabalho(brincadeirinha!).
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
|
Cláudio José Teixeira PARTICIPANTE
Registrado: 11/02/06 Mensagens: 1147 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Sex Abr 28, 2006 10:24 am Assunto: |
|
|
Olá pessoal.
Vou dar meu pitaco neste assunto, formigas são terriveis, onde moro não tive problemas ainda com as cortadeiras, porém tenho muito com aquelas que depositam pulgão. Existe uma preferência por parte delas por algumas espécies, Serissas variegatas, caliandras, ulmus, ficus. Porém a campeã de ataques aqui é a carmona, não sei o porque.
Tenho usado inseticida para plantas, resolve por um tempo e depois recomeça tudo de novo, se alguém conhecer algo mais eficiente gostaria de ficar sabendo.
Uma vez conversando com um bonsaísta famoso fui aconselhado à dar um banho de imersão, as formigas morreriam afogadas. Alguém já tentou?
Abraços,
Cláudio |
|
|
|
PINO
Registrado: 08/04/05 Idade: 45 Mensagens: 77 Localização: PORTO ALEGRE/RS
|
Enviada: Sex Abr 28, 2006 10:41 am Assunto: |
|
|
pois é amigos, ontem novamente minhas plantas foram atacadas, mas pelos respostas dos amigos elas tem gostos muito variados de região pra região.
coloquei umas iscas granuladas, agora é esperar pra ver... _________________ ABRAÇOS,
PINO |
|
|
|
Gilson Mendes de Góis 1.o PASSO
Registrado: 26/04/05 Idade: 59 Mensagens: 197 Localização: Campo Mourão - Paraná
|
Enviada: Sex Abr 28, 2006 11:46 am Assunto: |
|
|
PINO e amigos,
O negócio é colocar as iscas o mais rápido possível. O problema não seria grande se elas se contentassem só com as folhas, mas muitas vezes elas cortam os brotos, causando danos e atrasando a formação do bonsai e, dependendo da espécie e da época que isso acontece pode até levar a planta à morte.
Aqui, as plantas que eles mais atacam são áceres, resedás, piracantas.
Eu tinha tentado de tudo antes, mas o que exterminou com elas mesmo foi a isca!
Um abraço fraterno!
Gilson _________________ Bonsaísta é um poeta que não escreve, modela seu poema vivo... e também é modelado pela árvore! |
|
|
|
leandro Spagiari 2.o PASSO
|
Enviada: Sex Abr 28, 2006 4:03 pm Assunto: |
|
|
Pino,
um pequeno conselho,
coloque bastante isca, mas bastante, por experiencia própria, se tu não conseguir matar todas na primeira vez elas não pegam mais a mesma isca, vai ter que arrumar outra marca de granuladas,
pode colocar as duas juntas a que elas tinham levado e a nova, vai ver que elas levam só a nova, pelo menos comigo foi assim várias vezes ( o formigueiro era muito grande), tive que usar umas quatro marcas.
abraços. _________________ Leandro Spagiari Rosin
http://www.bonsaisul.com.br/index.html |
|
|
|
Claudio 1.o PASSO
Registrado: 11/10/04 Mensagens: 170 Localização: SÃO FIDÉLIS - RJ
|
Enviada: Sex Abr 28, 2006 4:58 pm Assunto: |
|
|
Olá pessoal
Já li em algumas revistas e em vários sites que sementes de gergelim combate as formigas. Elas levam as sementes pra dentro do formigueiro e as sementes teriam uma substância que intoxica a s formigas.
Alguém já tentou usar sementes de gergelim?
Deu certo?
Té mais. _________________ Foi uma satisfação nosso contato.
fariadjoy@ig.com.br |
|
|
|
jackson 3.o PASSO
Registrado: 07/08/04 Idade: 65 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Sex Abr 28, 2006 10:02 pm Assunto: |
|
|
Cláudio,
normalmente as formigas que aparecem no vaso do bonsai não são as cortadeiras, apesar de não cortarem podem contaminar sua planta com fungos carregados nas patas, por isso tbm devem ser combatidas..
As cortadeiras fazem túneis subterrâneos nos quintais e multiplicam-se aos milhares. portanto se forem essas as que visitam sua planta de nada vai adiantar dar um mergulho seus bonsai.
Pino,
não se esqueça de olhar pela manhâ se as iscas foram levadas. Boa sorte.
[]s _________________ Jackson
"...Se errei, foi tentando acertar...." |
|
|
|
|