FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Mesa Giratória
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FAÇA VOCÊ MESMO!
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Ter Mar 01, 2005 10:17 am    Assunto: Mesa Giratória Responder com citação

Como Construir uma Mesa Giratória

Foto 01 - Vista Superior



Foto 02 - Vista Frontal



Foto 03 - Vista Inferior



Foto 04 - Disco inferior, com diâmetro de 20 cm e altura igual a 2,5 cm



Foto 05 - Barrote de ligação, 6,0 x 6,0 cm com altura de 11cm



Foto 06 - Disco superior, com diâmetro de 50 cm e altura de 1,5 cm.



Foto 07 - Disco de borracha com o mesmo diâmetro do disco superior. (Cortado de uma placa de piso de 50x50 cm)



Foto 08 - Utilizar um rodízio para carro de carga com trava (SCHIOPPA 312), 04 parafusos de cabeça chata com 20 mm com rosca e 02 parafusos para madeira com 45 mm.



Foto 09 - Colocar os dois parafusos para madeira no disco inferior sendo fixados no barrote



Foto 10 - Fazer o encaixe no barrote para ser instalado o rodízio antes de fixar o disco inferior.



Foto 11 - Fixar os 04 parafusos no disco superior para prender o rodízio



Foto 12 - Desmontar o rodízio e utilizar o parafuso do eixo para fixar o barrote



Foto 13 - Fixar o rodízio no disco superior



Foto 14 - Fixar o barrote no rodízio, antes ou depois de aparafusar o disco inferior.



Foto 15 - Após a montagem da mesa giratória, aplicar a borracha com cola de sapateiro .



O custo dessa Mesa fica em torno de R$ 65,00*

Rodízio R$ 23,00
Placa de borracha R$ 4,50
Parafusos R$ 2,00
Cola sapateiro R$ 5,50
Madeiras R$ 30,00

*Preços cotados em Maceió-AL, no mês de Fevereiro/2005

Qualquer dúvida : bergson@ofm.com.br


Editado pela última vez por bergson em Sáb Mar 05, 2005 7:21 am; num total de 2 vezes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Ter Mar 01, 2005 5:29 pm    Assunto: Responder com citação

Bergson, tomara que muitos outros tópicos venham somar-se a este. Obrigado!
_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Qua Mar 02, 2005 2:44 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Bergson,

Quando vi, pela primeira, a sua mesa achei-a simplesmente perfeita. Não imaginei que fosse tão simples fazê-la.

A sequência de fotos não nos deixa dúvidas quanto à confecção da mesma.

Agora conhecemos, graças a você, um método simples e eficiente de como construir uma mesa giratória.

Parabéns!!!

Sergivaldo
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Qua Mar 02, 2005 4:28 pm    Assunto: Responder com citação

Bergson,

Essa chapa de borracha necessita de qual espessura? Existe muito desgaste.

Abraços.
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Qua Mar 02, 2005 7:26 pm    Assunto: Responder com citação

Mário,

Não precisa agradecer, sempre estou disponível aos amigos. Outros tópicos virão.

Sergivaldo,

Todo bonsaísta de cientista e louco tem um pouco. Cientista para procurar, criar e adaptar o que necessitamos e louco pela teimosia em perseverar em meio a dificuldades. O mérito em divulgar o que fazemos é por direito de todos.

Felipe,

O desgaste é mínimo. Pois não ocorre grande abrasão dos vasos na placa de borracha, creio que 04 mm sejam mais do que suficientes.

[]s a todos

Bergson
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Lando
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 01/12/04
Mensagens: 608
Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ

MensagemEnviada: Qui Mar 03, 2005 10:21 pm    Assunto: Responder com citação

Parabéns, Bergson!

Só estranhei a base da mesa... Me dá a impressão de que por um descuidado, um esbarrão, a mesa vai virar com a planta... Os circulos não poderiam ser do mesmo tamanho? E o eixo? ele não fica frouxo?

Um abraço.

Orlando (Lando)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Sex Mar 04, 2005 10:48 am    Assunto: Responder com citação

Orlando,

Já uso esse modelo de mesa a algum tempo (02 anos), nunca ocorreu nenhum tipo de acidente, suporta bastante peso (esse rodízio é para 100 kg). Perceba que o vaso é colocado no centro da mesa exercendo seu peso sobre o eixo e tranferindo para a base inferior. Por uma questão estética não ficaria visulamente agradável os discos do mesmo tamanho, mas cada um deve adaptar a própria realidade.
Só uso um único parafuso para fixar o eixo, deve ser bem apertado. Se achar necessário, use dois. Lembre que o objetivo em produzir é buscar a praticidade e baixo custo.

[]s

bergson
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Sex Mar 04, 2005 11:10 am    Assunto: Responder com citação

Outro modelo de mesa giratória, utilizando como disco superior e disco inferior, uma bandeja para petiscos (Esta foi a primeira que fiz, tem mais de dois anos de uso contínuo),



[]s

bergson
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 13/03/05
Mensagens: 534
Localização: Niterói - RJ

MensagemEnviada: Ter Mar 15, 2005 5:30 am    Assunto: Responder com citação

Gostei muito dessa idéia de construir a própria mesa giratória, visto que as disponíveis no mercados estão custando na faixa de R$200,00. Nunca comprei uma porque sempre achei muito caro. Dessa vez espero construir a minha. Só não sei se levo muito jeito, mas vou tentar. Se conseguir coloco as fotos aqui depois.
Abração,

Fábio
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Sex Mar 18, 2005 8:28 am    Assunto: Responder com citação

Fábio,

Foi tentando que consegui fazer essa mesa. Pelo menos agora tem algumas dicas o que facilitará. Quando estiver pronta coloque uma foto no fórum.

[]s

Bergson
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Cláudio C. Ratto
Visitante





MensagemEnviada: Sex Mar 18, 2005 10:04 am    Assunto: Responder com citação

Bergson,

Realmente muito legal a sua mesa para trabalho......prática e barata !
Gostaria de dizer, que no passado eu fazia 2 modelos de mesas giratórias, que acabou ficando impossível das pessoas comprarem por causa do preço.........
Utilizava tudo de melhor para fabrica-las, como compensado naval pintura acrílica e sistema de travas em disco de rolamento de alto esforço.
Suportava peso superior a 80kg......eu podia subir em cima dela que nem estalava.
Estou disponibilizando agora o endereço que mostra os dois modelos que fabricava, para que vocês possam avaliar o trabalho e quem sabe ajudar também como exemplo, ok ?

http://www.bonsaidream.com.br/por/index2.htm

Grande abraço e parabéns mais uma vez !
Voltar ao topo
Cláudio C. Ratto
Visitante





MensagemEnviada: Sex Mar 18, 2005 10:08 am    Assunto: Responder com citação

Bergson,

Realmente muito legal a sua mesa para trabalho......prática e barata !
Gostaria de dizer, que no passado eu fazia 2 modelos de mesas giratórias, que acabou ficando impossível das pessoas comprarem por causa do preço.........
Utilizava tudo de melhor para fabrica-las, como compensado naval pintura acrílica e sistema de travas em disco de rolamento de alto esforço.
Suportava peso superior a 80kg......eu podia subir em cima dela que nem estalava.
Estou disponibilizando agora o endereço que mostra os dois modelos que fabricava, para que vocês possam avaliar o trabalho e quem sabe ajudar também como exemplo, ok ?





Grande abraço e parabéns mais uma vez !
Voltar ao topo
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Sex Mar 18, 2005 12:04 pm    Assunto: Responder com citação

Cláudio, posso dizer que é uma mesa excelente. Resistente e bonita. Prática e leve. Há alguns anos fui presenteado com uma por Cláudio.
Todas as vezes que a uso, vem a lembrança deste amigo que não conheço pessoalmente mas que, deu uma demonstração de amizade efetiva.
Obrigado mais uma vez!
_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Cláudio C. Ratto
Visitante





MensagemEnviada: Sex Mar 18, 2005 8:41 pm    Assunto: Responder com citação

Mário,

Não há de que amigo !
Gostaria de dizer, que para mim foi um prazer compartilhar com você esse invento.......
Me lembro ainda da sua primeira carta pedindo explicações sobre a mesma e quando finalmente pude te presentear me senti honrado.
Espero um dia te conhecer pessoalmente.........pode crer !

Grande abraço,
Voltar ao topo
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Sáb Mar 19, 2005 5:33 am    Assunto: Responder com citação

É fascinante como certas pessoas tem talentos múltiplos e consegeum separar bem cada atividade, executando-a com maestria...
O Cláudio com certeza é uma dessas pessoas.

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FAÇA VOCÊ MESMO! Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil