FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Oliveira "Olea europea"
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> CENTRO DE EXPOSIÇÃO PARA O FORISTA
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Sex Fev 09, 2007 6:54 pm    Assunto: Oliveira "Olea europea" Responder com citação

Olá a todos

Esta uma das minhas experiências com uma autoctone Wink Oliveira "Olea europea".


comprei uma muda num horto bem fr+agil como ainda se pode ver, em meados de Agosto de 2004



Estado actual Janeiro 2007
Tenho-a podado para a modelar e este ano, vou deixá-la, mais liberta, tanto para recuperar como para ver se ela responde no próximo ano com floração Wink


[ ]s

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Sex Fev 09, 2007 6:54 pm    Assunto: Re: Oliveira "Olea europea" Responder com citação

Antonio Castro escreveu:
Olá a todos

Esta uma das minhas experiências com uma autoctone Wink Oliveira "Olea europea".


comprei uma muda num horto bem fr+agil como ainda se pode ver, em meados de Agosto de 2004



Estado actual Janeiro 2007
Tenho-a podado para a modelar e este ano, vou deixá-la, mais liberta, tanto para recuperar como para ver se ela responde no próximo ano com floração Wink

[ ]s

Castro

_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Sex Fev 09, 2007 6:57 pm    Assunto: Responder com citação

OOPS...tentei editar a msg, mas fiz efectuei uma "citação"

Se fosse possivel agradecia que a "Equipa de Moderação" eliminá-se estas duas ulimas ( minhas) msg, se faz favor.

Obrigado

[]s

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 04/12/06
Mensagens: 1485
Localização: Recife - PE

MensagemEnviada: Sex Fev 09, 2007 7:18 pm    Assunto: Responder com citação

Castro

Não foi um problema ver sua promissora Olea duas vezes. Aliás, em outro tópico, que tratava de um Pinus seu, estive a ponto de perguntar se você não trabalhava uma Olea, que é a planta européia que mais admido no bonsai. Taí a resposta. E que bonita resposta!
_________________
Ferreira

"Recife (PE)"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
EBREO
Visitante





MensagemEnviada: Sex Fev 09, 2007 7:40 pm    Assunto: OLEA EUROPEIA Responder com citação

CASTRO, Uma duvida? A legislacao PORTUGUESA, sobre coleta de material na natureza, e muito rigida? Porque vejo atraves da RTP., paisagens aonde estao plantas fenomenais! Principalmente os; AZAMBUJEIROS( olea europeia silvestre),VIDEIRAS,CARVALHOS,BETULAS e etc... De deixarem qualquer um BOQUIABERTO! Isto sem falar dos PINUS SILVESTRE. ATT. LUCIANO.
Voltar ao topo
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Sex Fev 09, 2007 7:43 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Ferreira

Obrigado pelo comentário Wink

Na verdade cá também não fugimos à regra...a galinha do visinho parece sempre melhor, porém essa visão tem vindo a ser ultrapassada e já é bem procurado o trabalho com as Autoctones, sobretudo com uma na qual uma que nos faz lideres de exportação mundial o Sobreiro "Quercus suber"...esse é sem dúvida um dos mais cobiçados, e também dos mais protegidos Wink.

Como temos poucas autoctones a tarefa também fica bem mais fácil, não é verdade Smile

Tenho uns outros Quercus, que não sei ao certo qual é, ... foram propagados por sementeira e, foram colectadas de um local onde decorreu a "EXPO98", cujas árvores são um pouco de todo o lado ( ofertas de vários paises para o evento) como não tenho espaço suficiente e não pretendo ficar com mais de uma árvore de cada espécie, vou oferecê-las este fim de semana durante a actividade da Associação a que pertenço.

[ ]s

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Sex Fev 09, 2007 8:05 pm    Assunto: Re: OLEA EUROPEIA Responder com citação

EBREO escreveu:
CASTRO, Uma duvida? A legislacao PORTUGUESA, sobre coleta de material na natureza, e muito rigida? Porque vejo atraves da RTP., paisagens aonde estao plantas fenomenais! Principalmente os; AZAMBUJEIROS( olea europeia silvestre),VIDEIRAS,CARVALHOS,BETULAS e etc... De deixarem qualquer um BOQUIABERTO! Isto sem falar dos PINUS SILVESTRE. ATT. LUCIANO.


Olá amigo Luciano

É verdade são implacáveis nesse capitulo, pena é que não o sejam quando todos os anos arde quase o País de Norte a sul.
Á dois anos arderam numa Zona (Vale Glaciar de Manteigas) Teixos que datavam de 1000 a 1500 anos de vida...dá para ter ideia do aspecto/beleza que teriam não é?
Se fosse um de nós a colectar um, o que também não me agradava de todo ver fazer, por tudo o que eles representam/representavam, mas sempre seria um destino preferivel, do que o que lhes aconteceu.

O Zambujeiro, essa sim é a preferida do pessoal tanto pela resistência como pela folha mais pequena Very Happy...e cá nasce nas zonas rurais até na berma das estradas Very Happy Very Happy

Quanto á legislação, não sei se estará completa mas pode ser vista aqui, pelo menos parcialmente...e que não são para brincadeiras, isso não são, mas existe sempre alguém que o faz:wink:

http://www.luso-bonsai.com/forum/viewtopic.php?t=1278&highlight=1500

Engraçado voçe vê a RTP, eu costumo ver a Globo News Smile

[ ]s

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
EBREO
Visitante





MensagemEnviada: Sex Fev 09, 2007 9:36 pm    Assunto: RTP Responder com citação

CASTRO, Comecei a ver a RTP., por curiosidade. Numa materia sobre TOMAR. Depois fui me interessando pela natureza do pais. Vejo sempre , com interesse , sobre a flora do pais! As materias sobre a SERRA DA ESTRELA, sao deslumbrantes! A GRAMA DO VIZINHO , E SEMPRE MAIS VERDE! ATT. LUCIANO.
Voltar ao topo
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Sáb Mar 10, 2007 5:32 pm    Assunto: Responder com citação

EBREO escreveu:
CASTRO AMIGO, O ZAMBUJEIRO, e a OLIVEIRA SILVESTRE? Eu tenho visto na RTP, e tambem em reportagens no BRASIL , sobre as areas rurais de PORTUGAL, cada arvore fenomenal! Se for ela , meus mais sinceros parabens! As unicas que sei , existentes na AMERICA DO SUL, estam nas provincias ARGENTINAS . Trazidas por colonos ESPANHOIS. Tenho fotos de algumas em areas de PORTUGAL, trazidas por amigos que vao visitar os parentes. Centenarias, e com a falta do devido cuidado vao perecer. Meus amigos falam que a vila aonde nasceram esta em processo de extinçao, os jovens nao querem mais lidar com o campo. E assim mesmo ou e apenas balela? ATT. LUCIANO.


Olá amigo Luciano

Resolvi responder aqui para evitar dispersar a atenção a quem lê o outro tema, já que é referente ao "Tanuki"

É a Silvestre sim, por cá crescem sem ajuda de ninguém, e não precisam de nós para nada...como são mais resistentes, existem outras espécies que dão boa produção de azeitona que são enxertadas nelas.

Quem levou um grande desbaste foram as outras espécies por causa da Barragem do Alqueva, algumas eram efectivamente centenárias, e pelo que consta algumas foram distribuidas por jardins públicos/de empresas/rotundas e hortos...

Estas ainda são muito pequenas...coloco uma foto das duas para que caso ainda não te tenhas cruzado com elas pessoalmente, possas ver a diferença na folha existente entre ambas, será uma das razões que a tornam tão apetecivel, as outras serão as mesmas que vocês procuram nas vossas nativas....adaptabilidade, baixo custo, espécies com as quais nos identificamos.


de qualquer das formas a de folha maior ainda pode ser reduzida com a pinçagem das mesmas...eu é que como a tenho podado, prefiro deixá-las crescer à vontade.

Quanto ao problema de desertificação dos meios rurais, é um facto que já tem algumas décadas, já vem da geração dos nossos páis.

Devido á miséria dos meios rurais, migraram p/ as grandes cidades, outros partiram o estrangeiro...não pretendendo entrar em politicas, nos dias de hoje com o mercado livre Europeu (verso da medalha), chega-se ao cumulo de um agricultor preferir deixar cair de maduro/apodrecer os seus produtos...já que o mercado é diariámente inundado com produtos excedentários do espaço Europeu, com melhor aspecto é certo, mas de qualidade inferior...e não poucas vezes c/ preços inferiores aos que ele teria que pagar só p/ a mão de obra de o colher e, ele ainda teria que os colocar no mercado, que se fosse numa grande superficie por ex: entregaria hoje p/ receber a 90/180 dias após a factura...cá, como nos outros lados não existe a galinha dos ovos de ouro, principalmente na agricultura...se fosse bom não haveria tantos a deixá-la.

[ ]s

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
EBREO
Visitante





MensagemEnviada: Sáb Mar 10, 2007 7:12 pm    Assunto: zambujeiro Responder com citação

CASTRO AMIGO, A OLIVEIRA de folhas menores e muito linda! Ja conhecia ela do ORIENTE MEDIO, ISRAEL! Crescendo como voce falou, sem interferencia humana! ATT. LUCIANO.
Voltar ao topo
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Dom Abr 01, 2007 3:10 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Castro, show de bola essa oliveira de folhas pequenas. Há que tenho em casa, um pré, possui as folhas grandes, como nessa planta que voce mostra. Eis uma foto dela, para comparar:

http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=9DC7CE5CF2F5485F935954C3B108E780&alid=21100&pid=4571042&size=3
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Dom Abr 01, 2007 5:52 pm    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

nickyfury escreveu:
Castro, show de bola essa oliveira de folhas pequenas. Há que tenho em casa, um pré, possui as folhas grandes, como nessa planta que voce mostra. Eis uma foto dela, para comparar:

http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=9DC7CE5CF2F5485F935954C3B108E780&alid=21100&pid=4571042&size=3


Olá Nickyfury

Essa é do genero da maior, são as mais comuns por causa da produção de azeitona Wink
Também pode reduzir a folha através de "Mekiri", mas o problema disso é que se andarmos constantemente a podá-la, ela vai acabar por reduzir o seu metabolismo e será segundo os entendidos uma das razões pela qual por vezes ela demora a desenvolver-se quando envasada/Bonsai.
Além de que, se fora do periodo correcto compromete a floração e frutificação do ano seguinte.
Eu tive que optar em alguns ramos nessa ai e veio-a a verificar-se precisamente isso, só no ramos onde não podei ou podei menos vezes é que existem flores, e provavelmente irá dar frutos, nos outros onde entrevi, não existe nada.

A outra espécie (Brava) é a mais procurada para Bonsai de Oliveira penso que deve existir por todo o Mediterrâneo e Médio Oriente, os nossos vizinhos Espanhois bem apostam nela Wink .

[ ]s

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Dom Abr 01, 2007 8:19 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Castro, tenho um "tronquinho" que retirei de uma oliveira maior, que venho trabalhando sistematicamente há dois anos e meio, visando formar algo mais adequado, que pareça com um bonsai:

Veja uma sequência de fotos desde a retirada até a data presente:

http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=9DC7CE5CF2F5485F935954C3B108E780&alid=21100&pid=2086453&size=3

http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=9DC7CE5CF2F5485F935954C3B108E780&alid=21100&pid=3452523&size=3

http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=9DC7CE5CF2F5485F935954C3B108E780&alid=21100&pid=4274840&size=3

http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=9DC7CE5CF2F5485F935954C3B108E780&alid=21100&pid=4274830&size=3

http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=9DC7CE5CF2F5485F935954C3B108E780&alid=21100&pid=4571089&size=3

http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=9DC7CE5CF2F5485F935954C3B108E780&alid=21100&pid=4571076&size=3

http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=9DC7CE5CF2F5485F935954C3B108E780&alid=21100&pid=4571066&size=3

A madeira da oliveira é um atrativo à parte nesse trabalho. Dura, e ao mesmo tempo ótima para escarvar e entalhar, permite desenvolver um bom trabalho. O dificil agora é formar uma estrutura com a massa verde, que fique harmonica com a madeira morta. Shocked
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Seg Abr 02, 2007 7:52 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Nicky

Bonita casca ela tem, essa é bem mais interessante do que a minha Wink , a minha é apenas uma jovem muda Smile Smile


Penso que deverias selecionar quais os ramos que são necessários p/ trabalhar e eliminar os restantes.
Elas costumam ter facilidade de distribuir novos rebentos, mas quando se encontram muito próximo da base, acontece o que referi na Punica granatum, funcionam como rebentos "ladrão" e não a deixam desenvolver como se pretende...quem conhece a espécie, sabe que isso lhes acontece na natureza e obriga o tratador a cortá-los se querem que mantenham a sua vitalidade.

Um colega meu que também visita por vezes ( que eu sei Wink ) este Forum, trabalhou uma dele que é proveniente de Yamadori.
Foi cortada toda a base com um serrote, ficando apenas um toco sem uma única raiz, o resultado após um ano de repouso foi o que se pode ver nas fotos deste link:
http://www.albonsai.com/index.php?option=com_content&task=view&id=82&Itemid=27

A minha tem servido de base p/ experiências e ainda não sei ao certo oque vou fazer dela.
O 1.º ramo da esquerda é um que em tempos falei ao Amigo Elio, que foi necessário quebrar para o levar onde pretendia, para não fazer aquele efeito de arco ( como se faz nas coniferas )...estive a ver no fim de semana passado e já se encontra fechado.

Todo o lado direito ( Ramo que sai p/ a frente e o conjunto do lado direito ) da arvore pode ser descartado no futuro, ou talvez um alporque para uma segunda arvore...sinceramente ainda não sei, por isso preferi não lhe mexer p/ ver..e parece que vai frutificar por ali mesmo Very Happy, vamos ver

Boa sorte

[ ]s

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qui Abr 05, 2007 6:11 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Castro, agredeço seus elogios e comentários. Certamente temos em mãos um material muito bom, que irá render lindos bonsai para exibirmos orgulhosos, num futuro não muito distante, hein? Very Happy

Alegria de uns, tristeza para outros. Voce fala em frutos, o que realmente agrega maior beleza para suas oliveiras. Infelizmente, aqui onde moro, frutos só os comprados em vidros de conserva e presos na árvore (tanuki de azeitona? Twisted Evil Shocked ).

Brincadeiras à parte, irei seguir seus conselhos e observar uma melhor estruturação, escolhendo os galhos mais adequados para formar uma boa copa, que harmonize com o tronco. Grato por suas dicas nesse sentido. Very Happy

Um abraço, amigo, e uma feliz pascoa para voce e seus familiares.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> CENTRO DE EXPOSIÇÃO PARA O FORISTA Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil