FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

REPRODUÇÃO DE JABUTICABEIRAS POR ESTACAS DE GALHOS
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3 ... 8, 9, 10 ... 12, 13, 14  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Cleriston
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Ago 08, 2008 8:34 am    Assunto: Responder com citação

Me diga o q vc acha

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Ago 08, 2008 1:24 pm    Assunto: Responder com citação

Agora entendi Cleriston. Você pode vedar a parte de cima com fita crepe para não cair terra na água. Pode dar certo. O que acha???
Cleriston
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Ago 08, 2008 1:33 pm    Assunto: Responder com citação

creio q dê certo sim, pois o princípio é o mesmo. A estaca continuará recebendo agua. Será se garrafa de 600 ml é apertada pra ela enraizar?

Unico problema eh q elas nao se encaixam muito, mas são mais faceis de achar e mais facil de pôr agua...
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Ago 08, 2008 7:09 pm    Assunto: Responder com citação

Cleriston,

A idéia é boa e todos os experimentos são válidos. Você vai acabar achando uma garrafa que encaixe bem. O resto é ter paciência e dar tempo ao tempo. Vá postando os resultados para os amigos acompanharem.

Do amigo Geraldo Inocêncio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Lucas.Wallace

MensagemEnviada: Dom Out 26, 2008 12:57 am    Assunto: Responder com citação

Me difa uma coisa... Estaca de jabuticaba leva quando tempo para produzir frutos!?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Out 26, 2008 7:38 pm    Assunto: Responder com citação

Lucas,

Após o enraizamento e a formação dos galhos, vai depender da espécie utilizada. As jabuticabas híbridas frutificam bem mais rápido e as comuns levam mais tempo. Estipular um tempo é difícil pois vai depender do desenvolvimento da planta. Se a estaca escolhida vem de um galho que já deu frutos, com certeza vai frutificar bem rápido.

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Vitor Martin

MensagemEnviada: Sáb Nov 15, 2008 12:59 am    Assunto: luz Responder com citação

Caro Geraldo,

dando sequencia a sabatina..hehehe
Qual o melhor local para se fazer as técnicas A e B, em relação a luminosidade? sol pleno, meia-sombra ou sombra ? se é que isso influencia no processo...
Obrigado, e parabens pelas matérias

SDS,

Vitor Martin
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Nov 17, 2008 7:57 pm    Assunto: Responder com citação

Vitor Martin,

A técnica da estaca apontada e fincada depende do que se pretende. Se você quer uma planta para pomar deve plantá-la em local definitivo no sol. Se o objetivo for bonsai plante na sombra. Quanto a lata, melhor deixar à sombra até o enraizamento.

lubisomem01
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Dez 27, 2008 11:12 am    Assunto: Responder com citação

Marcos Castilho escreveu:
Geraldo mais uma coisinha Embarassed Embarassed Embarassed Embarassed Eu li no site da bonsai Milenar em Portugal que os galhos mais velhos e bem grossos estão mais propensos ao enraizamento do que galhos mais novos pois o mesmo já tem raízes pré formdas. Diz assim o tópico: A presença de lenho velho na lingueta favorece o enraizamento, por possuir raízes pré-formadas. É verdade??? Sabe dizer??? Olha amigo sou APAIXONADO por Jabuticabeiras, por isso tanto interesse em conseguir uma já frutificando. Você acredita que tenho tanto interessse em conseguir uma planta já frutificando que fiz sete estacas com a técnica do galho descascado na lata, 27 estacas na estufa PET e vou faer a técnica da marreta ainda amigo.

Salve Marcos, como vão as estacas de jabuticaba ????
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Dez 27, 2008 6:27 pm    Assunto: Responder com citação

lubisomem01,

Olha amigo é possível que os galhos mais velhos da jabuticabeira enraizem com mais facilidade, mas isto é variável de planta para planta. A tecomaria capensis, por exemplo, enraiza com os raminhos mais tenros aqueles novinhos mesmo. Eu também adoro jabuticabeiras. Ganhei uma mudinha de jabuticabeira daquelas gigantes que custam a caber na boca. Estou educando-a desde pequenininha para ser bonsai. O tronquinho já está pronto com boas curvas. Agora estou formando a copa e está ficando muito bonita, mas vai levar bons anos para frutificar. Estou também cultivando algumas mudas para tentar a enxertia se conseguir sucesso coloco os resultados no fórum. Consegui fazer um bonsai de araticum do brejo (annona glabra) por alporquia. Levou quase um ano para enraizar mas valeu a pena. Veja o resultado em CENTRO DE EXPOSIÇÃO PARA O FORISTA.

RIDDHA - JOSE JORGE

MensagemEnviada: Dom Dez 28, 2008 6:45 pm    Assunto: Responder com citação

Cleriston escreveu:
Me diga o q vc acha

Cleriston eu acho que aos poucos está evoluíndo para um alporque ! Smile
abraços, Riddha

lubisomem01
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 29, 2008 6:41 am    Assunto: Responder com citação

GERALDO INOCÊNCIO escreveu:
lubisomem01,

Olha amigo é possível que os galhos mais velhos da jabuticabeira enraizem com mais facilidade, mas isto é variável de planta para planta. A tecomaria capensis, por exemplo, enraiza com os raminhos mais tenros aqueles novinhos mesmo. Eu também adoro jabuticabeiras. Ganhei uma mudinha de jabuticabeira daquelas gigantes que custam a caber na boca. Estou educando-a desde pequenininha para ser bonsai. O tronquinho já está pronto com boas curvas. Agora estou formando a copa e está ficando muito bonita, mas vai levar bons anos para frutificar. Estou também cultivando algumas mudas para tentar a enxertia se conseguir sucesso coloco os resultados no fórum. Consegui fazer um bonsai de araticum do brejo (annona glabra) por alporquia. Levou quase um ano para enraizar mas valeu a pena. Veja o resultado em CENTRO DE EXPOSIÇÃO PARA O FORISTA.

Beleza Geraldo vou olhar sim, e continuo tentando ........
grande abraço pro amigo e um feliz ano novo...
Paulo Ramos
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 29, 2008 7:39 am    Assunto: Quem já obteve sucesso na técnica A???? Responder com citação

Gostaria de saber qual a função do esfagno que é colocado na parte superior da estaca, no caso da técnica B.
Também gostaria de saber relatos de alguém, com exceção do Geraldo, que já conseguiu realizar com sucesso a técnica A, de colocar a estaca na lata.. etc..., mas que a planta tenha sobrevivido por mais de 1 ano, com brotos, folhas vistosas.. etc... Pois sei que até seis meses a planta resiste bem e quem a tem pensa que já deu certo, que já pegou... e na verdade, ela está sobrevivendo apenas da água da lata, no final ela não enraiza e morre.
Caro Geraldo, eu disse com exceção de você porque você é o mestre. Apenas isso. hehehe
Abraços!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jan 03, 2009 6:03 pm    Assunto: Responder com citação

Lubisomen meu amigo vi sim algumas raízes mais na técnica da estufa na da lata não enraizou todas morreram. E a sua???
f.dimas

MensagemEnviada: Seg Jan 12, 2009 2:07 am    Assunto: uso em yamadori Responder com citação

caro geraldo
quero coletar uma primavera, de +- 20 cm de diâmetro,que foi arrancada em uma construção. Apesar de haver um pouco de terra em cima dela, já deve ter alguns dias que ela foi arrancada. Será que se eu cortar os galhos um pouco maior, descascar um pedaço na ponta e amarrar algo para mantêr a umidade nesses galhos ajudaria?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3 ... 8, 9, 10 ... 12, 13, 14  Próximo
Página 9 de 14

Ir para: