FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Trabalhando com Caju
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
FW Maciel
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Fev 18, 2011 12:54 am    Assunto: Responder com citação

a ponta parece verde ainda, o q é bom sinal
já eu não tive a mesma sorte... Sad

Provérbio Árabe
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Fev 18, 2011 3:16 pm    Assunto: Responder com citação

Tanto a ponta quando a gema lateral que ele possui... Só não sei mais por quanto tempo permanecerá verde... Crying or Very sad

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
FW Maciel
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Fev 18, 2011 8:57 pm    Assunto: Responder com citação

então, fica no aguardo, vai q é só "adaptação"... rs

não desista! Wink

e mantenha-nos informados!

Provérbio Árabe
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Fev 22, 2011 12:42 am    Assunto: Responder com citação

É verdade, valeu! Smile
Bom, parece que a gema apical morreu, ou, em termos gerais, perdeu sua funcionalidade, já que percebi sua atual coloração escurecida e, além disso, o aparente brotamento de algumas gemas laterais.

Além disso, a gema lateral que já estava mais desenvolvida parece continuar se desenvolvendo.
Ainda não estou regando, visto que o solo fértil e pouco drenante acumula água, correndo o risco de ataque e decomposição das raízes por microorganismos.. Shocked

Bom, acho que tudo está indo bem, por enquanto...
Parece que essa plantinha á vai ter ramificações "perto" da base, já que terá um porte um pouco grande.. Smile

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
FW Maciel
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Fev 22, 2011 11:00 pm    Assunto: Responder com citação

q ótimo!
qdo puder, poste uma foto!

Provérbio Árabe
Pedro Catarin
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Fev 23, 2011 12:58 pm    Assunto: Responder com citação

\o/ Força cajueiro!!! \o/
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Mar 12, 2011 11:47 am    Assunto: Responder com citação

Aqui vão atualizações do Cajueiro que luta para se adaptar:

Desculpem-me pela qualidade dessa foto, mas mesmo assim é possível ver uma das gemas laterais se desenvolvendo.

Agora, suas folhas não estão com o aspecto verde forte de antes... Para completar, estão com esses sinais de queimadas, ou algo assim. De qualquer modo, as gemas continuam se desenvolvendo, mesmo que de modo lento. Ao que me parece ser bem lógico, o Cajueiro deve preferir ambientes mais quentes, daí tenho um pequeno problema: moro em um apartamento no 3º andar de um prédio. A essa altura, e de acordo com as características geográficas do local onde moro, é normal que venha um vento mais fresco, ou às vezes um pouco mais frio, em direção à varanda, que é onde ele está. Para evitar essa exposição, e também a exposição direta dos raios solares, eu deixo o Cajueiro na grade da varanda após o almoço, até cair a noite, já que, nesse tempo de insolação, os raios solares não batem diretamente na planta e, à noite, por lógica, o ambiente fica um pouco mais frio.

Eu pense se deveria deixá-lo em uma estufa, mas fazer uma estufa de garrafa PET lhe daria um espaço meio limitado. De qualquer modo, ainda cogito essa possibilidade. Rolling Eyes

O solo, que por ser fértil, não vem sendo regado todos os dias, e demonstra sinal de que a terra se aglomerou em pequenos glóbulos, digamos assim, o que, ao meu ver, facilita uma drenagem e aeração um pouco melhores, mas nao sei até que ponto isso favorece ou não a planta... Confused

Bom, por fim, acredito que a planta ficará um bom tempo nesse substrato, até se recuperar mais, para poder, posteriormente, ser transplantada para um substrato mais drenante. Não sei quando, mas acredito que será na mesma época do transplante do meu Sombreiro, em Agosto ou Setembro... Rolling Eyes

Se alguém puder me ajudar e algum aspecto, ou me esclarecer melhor, será de grande utilidade para mim. ^_^"
De qualquer modo, obrigado, desde já, ao pessoal que vem acompanhando a luta dessa plantinha. ^_^

Pedro Catarin
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Mar 12, 2011 1:20 pm    Assunto: Responder com citação

De acordo com o tempo do transplante, penso eu que você já poderia por ela para pegar sol, porém, atrás de alguma outra planta com uma boa copa, para protege-la do sol intenso.

A estufa de garrafa PET, segundo minhas experiências, seria uma boa. Corte apenas o fundo da garrafa, mantendo ela com o maior tamanho possível, envolva a planta com a estufa e tampe o bocal (com a tampinha mesmo).

Pequeno resumo e definição de técnicas:

1ª - Ponha a planta numa mini estufa fechada com tampa, atrás de uma outra planta com uma copa que a proteja do sol forte. Quando notar que dentro da PET já está bem "suado", retire a tampa e deixe a planta em um lugar mais fresco, aí, retorne com ela ao sol, porém, sem a tampa.

2ª - Ou, você pode optar por uma solução melhor: ponha a planta no sol, como descrito acima, porém, sem a estufa o dia todo. A noite, ponha a estufa, para manter aquele "quentinho" de que o Cajú gosta, protegendo-o do frio da noite.

OBS: Se notar alguma reação (murchar, secar, etc) remova imediatamente a estufa. Se os sintomas permanecerem, retire a planta do sol, regue bem, mantenha ela o resto do dia a sombra e, só alguns dias depois, volte com ela (aos poucos) na exposição ao sol, seguindo a primeira ou a segunda técnica.

Desculpe-me se ficou meio confuso... Rolling Eyes

Abraços!
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Mar 12, 2011 1:38 pm    Assunto: Responder com citação

Beleza, Pedro, vou seguir sua segunda sugestão!
Obrigado! Very Happy

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para: