FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Caramujos
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Raijin
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 08/01/05
Idade: 45
Mensagens: 141
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Qua Fev 16, 2005 9:08 pm    Assunto: Caracol Responder com citação

Zappala eu digo que eles fizeram uma desfolhagem nas plantas justo na época certa então as plantas estão brotando e como estão bem nutridas estão sempre belas e viçosas.Gente tome cuidado se o caracol for grande e aparentar o aspecto de escargot pois no brasil tem uma praga recente que é uma espécie de caramujo africano muito semelhante ao escargot mas com a carapaça um pouco mais escura se vcs comerem vão pergar uma doença parecida com equistossomose só que bem mais dificil de curar!!! cuidado quando mexer nos vasos Exclamation
_________________
Mais vale uma gota de exemplo que um oceano de explicações!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Qua Fev 16, 2005 11:04 pm    Assunto: Responder com citação

OK Mago, agora entendi. Era isso que eu imaginei.
Mago, parece que esse africano está especificamente no Norte/Nordeste...
Mas todo cuidado é pouco, principalmente para quem tem filhos... por isso também a minha preocupação.

Abraços.
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Cláudio C. Ratto
Visitante





MensagemEnviada: Qui Fev 17, 2005 6:07 pm    Assunto: Responder com citação

Fala Mago e Felipe !

Agora que o Mago falou desse africano, é que lembrei que rola na em Angra......é esse ai mesmo que me falaram. Cara, a gente sai pisando de tanto que tem no chão....incrível e realmente uma praga......tem que ver !

Valeu Mago !

Grande abraço para vocês,
Voltar ao topo
doolombo
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 31/01/05
Idade: 39
Mensagens: 291
Localização: Pindorama-SP

MensagemEnviada: Qui Fev 17, 2005 7:26 pm    Assunto: Responder com citação

esses caramujos africanos também são praga aqui na minha região (região de São José do Rio Preto) e também na região de Piracicaba.

pra matá-los é necessário pegá-los com a mão, e para isso é necessário usar luvas ou um saco plástico, para evitar que o carmujo entre em contato com a pessoa, e colocá-los em um saco ou lata com sal.

espero ter contribuído!

abraços Cool
_________________
Fernando Colombo de Amo (Doolombo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Cláudio C. Ratto
Visitante





MensagemEnviada: Qui Mar 31, 2005 12:32 am    Assunto: Responder com citação

Demorei, mas está ai .....
Conforme o prometido, sondei com os meus amigos “malacólogos” as espécies de gastrópodes que podem ser vetores de doenças e aquelas que não trazem problema algum.
A espécie africana introduzida no Brasil, Achantina fulina, é um problema de fato. O Megalobulinos, que é o que o Lando disse ter visto em suas andanças de yamadori e eu também, não traz problemas salvo se alguns exemplares estiverem contaminados. A espécie da foto, é a que eu coloco por entre os bonsais não é um juvenil do Megalobulinos..........sem problema algum e ainda de sobra fazem o serviço de limpeza por aqui. Essas fotos foram tiradas em estúdio, pois sem querer, quando fui fazer algumas fotos de uns exemplares para serem vendidos em leilão, o malandro estava agarrado por entre os galhos........foi dar um passeio o malandro !

Abraços,

http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=A6A116E575D74EE7BB3781B6F5A0B10F&alid=15563&pid=904184&size=3
Voltar ao topo
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Qui Mar 31, 2005 12:57 am    Assunto: Responder com citação

Legal Cláudio,
E o que atrai a presença deles? a umidade?
Hoje apareceram novos visitantes por aqui...



Mas esse eu sei que gosta de calor...

Abraços.
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Lando
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 01/12/04
Mensagens: 608
Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ

MensagemEnviada: Qui Mar 31, 2005 12:51 pm    Assunto: Responder com citação

Hi hi hi hi!!!!

"Desculpem-me pelo desvio de assunto"

Legal Felipe!

Desses lagartinhos vê-se muito nas Dunas Cabo Frio e Massambaba... Aqui em São Pedro da Aldeia vejo muitos lagartos verdes-azulados - chamamos "calangos".

Foto de um deles:



Me amarro nesses bichos! Já tive terrários de lagartos, cobras e aracnídeos...

Vai uma fotinha do Pubério (no reflexo, eu fotografando):


espécie inofensiva: liophis miliaris

Até mais,

Orlando (Lando)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Qui Mar 31, 2005 4:55 pm    Assunto: Responder com citação

OI Lando,
Pois é, o pequeno a gata pegou... mas hoje apareceu um maior...
Quando fui regar as plantas agora à tarde ele estava pertinho, em um tronco de árvore me olhando. Lando, o que será que atraiu eles? Eles só comem inseto, né? Sem risco para as plantas??

Abração.
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Qui Mar 31, 2005 5:00 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Pessoal,

Mais natural que isto é impossível: caramujos, cobras, lagartos, calangos, bonsai,... : Surprised Surprised Surprised

Vou ficar de olho nos meus "visitantes" também. Laughing Laughing

Um abração,

Sergivaldo
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qui Mar 31, 2005 8:09 pm    Assunto: lesmas e caramujos Responder com citação

Em meu viveiro, pelo menos duas vezes por semana, faço uma cata manual de caramujo e extermino dezenas de lesmas. é uma variedade pequena, a lesma, de cor escura, quase preta. a cor da casca do caramujo varia, mas o tamanho maior que encontrei até hoje, comparo com o de um caroço de pitanga. vez ou outra, me deparo com uma lesma de cor bege, grandona.
Li uma vez, que para exterminar, deveria colocar copos plasticos contendo uma mistura de cerveja e sal, e os moluscos seriam atraidos pelo forte cheiro da cerveja, caindo na armadilha. Acontece que após a adubação orgânica, esse artificio perde força. Fico, assim, obrigado a catar uma por uma, verificando copa, tronco, folhas e fundo do vaso. Como tenho muitas plantas, o trabalho é constante e demorado.
Alguem tem noticia de algum defensivo realmente eficaz, que elimine o problema de vez? agradeço. Sad
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Qui Mar 31, 2005 10:33 pm    Assunto: Responder com citação

Nick, essas pequenas ainda não vi por aqui, mas essa marrom grande tem aparecido muito... acho que são inofensivas para planta, mas não tenho certeza... pelo menos nunca vi nenhuma grudada nas plantas.

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 13/03/05
Mensagens: 534
Localização: Niterói - RJ

MensagemEnviada: Dom Abr 03, 2005 12:47 pm    Assunto: Responder com citação

Lá em Pádua-RJ também tem muitos desses lagartos do post do Felipe. Não acredito que façam mal às plantas e também nunca os vi comendo as folhas delas.

Abraço!

Fábio
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Lando
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 01/12/04
Mensagens: 608
Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ

MensagemEnviada: Dom Abr 03, 2005 1:22 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal,

Esses lagartos comem pequenos insetos... Eles não são herbívoros.

Completamente inofensivos às plantas e a nós!!!

Até,

Orlando (Lando)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Dom Abr 03, 2005 5:37 pm    Assunto: Responder com citação

Olá companheiros,

Nickyfury
"deveria colocar copos plasticos contendo uma mistura de cerveja e sal"
Se o sal for nuns camarões (ou Gambas), vai atrair mas é uma multidão danada Very Happy Very Happy

AS LESMAS são um problema sério em várias culturas, hortas, pomares e jardins. Alimentam-se de uma grande variedade de plantas, devorando tanto as raízes quanto a parte aérea, sempre no período da noite. Sabe- se que o local está infestado por lesmas pela observação dos rastros de muco que ficam no chão cimentado e muros.

Existem alguns produtos lesmicidas no mercado bastante eficientes, mas algumas medidas alternativas podem ser tomadas como: colocar cascas de legumes e folhas de verdura sobre um jornal ao anoitecer. Durante a noite as lesmas serão atraídas para o alimento e logo ao nascer do sol deve-se retirar o jornal com as lesmas e matá-las;

Pano ou estopa embebidos em cerveja também são um bom atrativo para lesmas. O procedimento é o mesmo do jornal com legumes e verduras.

A cafeína é mais eficaz contra caracóis que o produto comercial habitual: metaldeídover link

http://www.e-escola.pt/site-bin/pick4u.asp?p4u_id=6

----------------------------------------
Felipe

Esses lagartos são uns aliados... comem insectos, caracóis e até provavelmente as lesmas (estas ultimas não tenho a certeza).
Insectos, Caracóis e Caracoletas, sei que comem porque em miudo caçava-os com frequência e por vezes abria-os para ver o que comiam.

Outra coisa que li á pouco tempo, e deve ter algum fundamento, é que colocar cascas de Cebola proximo das arvores.
Segundo afirmam é suficente para deixar a maioria dos insectos á distancia, formigas então dizem que é deserção total....o problema deve ser uma choradeira danada, sempre que vamos regar Very Happy Very Happy

[ ]s

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Dom Abr 03, 2005 6:31 pm    Assunto: Responder com citação

OK gente,

Foi o que imaginei... mas na verdade, infelizmente nem sei se eles ainda estão vivos... temos aqui alguns gatinhos que adoram variar a refeição.
Por falar em lesmas, essas sim se continuar vou usar essas receitas.

Abraços
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil