|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Sáb Set 20, 2008 6:56 am Assunto: |
|
|
Charles, como está hoje este exemplar???? _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
rafaeltpereira

|
Enviada: Sáb Set 20, 2008 4:35 pm Assunto: |
|
|
 |
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

Registrado: 13/06/07 Idade: 37 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
Enviada: Sáb Set 20, 2008 10:57 pm Assunto: |
|
|
Também tó curioso  _________________
 |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Dez 03, 2008 5:04 pm Assunto: |
|
|
realmente aprendemos muito com suas colocações charles.
sua preocupação em melhorar cada vez mais cada planta que vc adquiri e realmente coisa fantastica de se acompanhar , e isso te engrandece muito pela sua humildade de postar e ensinar a todos com todo carinho e paciencia .
parabens mais uma vez, e continue assim aprendendo e ensinando sempre...
abraços. _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 65 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Dez 03, 2008 7:23 pm Assunto: " |
|
|
Gostaria imensamente de ver o resultado desse primeiro trabalho do nosso caro amigo Charles. Principalmente por que no ultimo evento no Atelier do Dom Mario adquiri do Vicente Romagnole não apenas um, mas tres aceres tridente com troncos bem mais robustos que esse, mas com os mesmos problemas embutidos.
Claro que percebi isso quando os comprei, mas o fiz pensando justamente na trabalheira toda que teria pela frente ao proceder a remodelação necessária. Entretanto, passados tantos meses desde a aquisição, somente agora, com a mudança favorável do clima aqui no planalto central, foi que pude lançar mão de uma primeira intervenção, reduzindo o tamanho de um ou dois galhos e cortando fora todo o excedente, que não serviria para nada, a não ser estacas.
Entretanto, gostei imensamente de tomar conhecimento da técnica empregada pelo bom Charles, e muito bem explanada por ele, a respeito do uso de durepox para vedar a cicatrização de sua planta. Embora as cicatrizes nas minhas plantas não sejam concavas, mas retas, elas são bem extensas, donde terei que escava-las então, para poder tentar proceder a uma cicatrização mais interessante. Não sei se irá funcionar a contento, mas iniciei esse procedimento hoje mesmo, nesse intuito.
Conquanto apresente grandes dificuldades, o diâmetro dos troncos dos aceres que adquiri foram o principal motivo de sua compra. Apesar do Vicente ter dito que as plantas tinham em torno de 25 anos, o Carlos Tramujas, presente ao evento, disse que aquelas plantas, inicialmente, estiveram plantadas em seu sitio, e que o Vicente as comprara dele. Sendo assim, as plantas teriam, segundo o Tramujas, algo em torno de 12 a 15 anos. Mesmo assim, valeu meu investimento.
Aliás, não só meu investimento. Os bonsaistas Glauco Felix e Francisco Lustosa, companheiros de aventuras bonsaisticas, presentes ao evento, compraram aceres tambem, para, como eu, terem kaede de grande porte dentre sua coleção de bonsai.
Bem, oportunamente irei postar fotos, mostrando esses "monstrengos" que comprei, para que os nobres colegas possam emitir opinião a respeito. Certamente, terei muitos e bons momentos para testar minha paciência com essas "plantinhas" ao longo do longo, muito longo tempo que irei despender, visando formar algo ao menos razoável com eles.
 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Ter Jan 13, 2009 1:30 pm Assunto: Re: " |
|
|
Oi pessoal....
Depois de uma longa ausência, espero poder voltar em ritmo normal agora!...
Leandro, Rogerio, Flavio... seus comentários são sempre estimulantes! Agradeço muito!...
Grande Nick... de fato tridentes de porte como este ou, maoires ainda, como os que voce comprou, são uma verdadeira escola!!!...
Gosto muito dos áceres, particularmente dos tridentes, pela sua adaptação aos climas mais quentes e pela sua versatilidade e respostas rápidas aos nossos trabalhos!....
A vantagem dos tridentes de grande porte é que ele brotam e cicatrizam com mais rapidez que os pequenos...
Vou tirar fotos do meu tridente para voces verem a situação atual...
Abraços,
Charles |
|
|
 |
f.dimas
Registrado: 29/12/08 Idade: 51 Mensagens: 8 Localização: Vilhena-RO
|
Enviada: Sáb Fev 07, 2009 5:42 pm Assunto: |
|
|
olha charles,
muito interessante suas colocações e a maneira gentil de responder aos comentários.
particularmente tenho muito mais interesse pelas plantas que tem imperfeições, ficam com personalidade e únicas. se todas fossem perfeitas parecerias plantas de plástico que se compra em papelaria. |
|
|
 |
Anselmo Dutra
Registrado: 11/09/04 Mensagens: 71 Localização: Campo Grande - MS
|
Enviada: Qui Jun 11, 2009 10:24 pm Assunto: |
|
|
| Caro Charles poderia nosmostrar como ficou esse espetacular acer, que aliás é uma das plantas mais cativantes e desafiadora que existe. Nas ansiedade de ver o resultado final. Valeu e parabéns. |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Jun 15, 2009 9:03 pm Assunto: |
|
|
Oi pessoal....
f.dimas... legais seus comentários... valeu...
Anselmo, aí vai mais uma foto....
Depois de uma longa hibernação, vim postar mais um passo deste tridente, que segue caminhando... mas com uma ainda longa jornada pela frente...
Esta foto foi feita hoje, 15/jun/2009
Tenho feito cerca de 3 desfolhas ao ano para verificação da novas estrutura de galhos que estou formando...
Agora com o frio a brotaçao pára e as folhas começam a cair ou a ficarem feias. No inicio de agosto pretendo fazer mais uma desfolha total, eliminando as folhas que nao cairam no inverno. Neste momento faço nova poda de galhos e aramação.
Também farei novas fotos prá mostrar a pquena estrutura que em formação. relembrando que meu objetivo inicial era exatamente compactar a massa verde do bonsai, atraves de novas estruturas iniciando bem próximas ao tronco...
Abraços,
Charles |
|
|
 |
LG 2.o PASSO

Registrado: 10/08/06 Idade: 46 Mensagens: 243 Localização: São José do Rio Preto - SP
|
Enviada: Seg Jun 15, 2009 10:06 pm Assunto: |
|
|
Charles
Está ficando otimo. Acredito que em no maximo 1 ano e meio ou 2 voce atinja um resultado bastante evidente!
Parabéns pela planta! |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 83 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qui Jun 18, 2009 10:25 pm Assunto: |
|
|
Olá !!!!!!!!!!!!!!!!
Charles - MEU GAROTO - estou acompanhando atentamente esta aula que você tem nos dado.
Imprimi as fotos e levarei o material para que os membros do PAPA-GOIABA BONSAI CLUBE, possam aprender um pouco mais.
Obrigada e.............. _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Jun 21, 2009 6:05 pm Assunto: |
|
|
Oi LG...
Acho que preciso ainda de uns 3 anos para este tridente ficar minimamente apresentável!...
Ele está em fase bem inicial de formaçao de estrutura, mas ele tem respondidi bem.... vamos ver...
Abraço,
Charles |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Jun 21, 2009 6:12 pm Assunto: |
|
|
Menina Ângela... há quanto tempo hein ???
Olha Ângela, este tridente tem sido um verdadeiro laboratório prá mim!...
Nesta ultima foto, com ele enfolhado, não é possivel ver os novos galhos, ainda bem pequenos....
Estou buscando conseguir muitas opçoes de galhos para, através de podas, escolher aqueles que comporão a estrutura final...
Entre agosto e setembro faço uma desfolha total para poder trabalhar os novos galhos e, então, tirarei novas fotos sem as folhas...
Ano que vem garanta sua ida ao Bonsai 2010, ok???
Abraço,
Charles |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 53 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qua Jul 15, 2009 8:07 pm Assunto: |
|
|
Oi Charles
A sequencia de fotos já nos mostra o grande bonsai que está por vir, mas é mesmo muito bom poder ler todos comentários deste tópico!
P A R A B É N S  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Jul 17, 2009 3:37 pm Assunto: |
|
|
Oi pessoal, tdu bem?
Oi Alexandre... valeu pelos comentários....
Atualizando as informações sobre o durepoxi que usei para auxiliar as grandes cicatrizações...
... Uma coisa curiosa que aconteceu foi que, os durepoxi que coloquei estavam sendo "expulsos" pelos calos das cicatrizações...
Percebi eles estavam sendo deslocados e que a umidade estava entrando e sendo retida sob as placas de durepoxi...
Decidi então por retirá-los, para poder manter a madeira morta limpa, seca e sem apodrecimento!...
Vamos ver como presseguem as cicatrizações sem o durepoxi...
Abraço,
Charles |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|