FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

CERÂMICA - MODELANDO UM VASO EM ARGILA
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FAÇA VOCÊ MESMO!
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 81
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Qua Nov 16, 2005 11:58 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Landinho querido !!!! Laughing Laughing Laughing

Oi Jonatã !!!!!!! Laughing Laughing Laughing

Eu já vi este vaso e falei para você Landinho o quanto é trabalhoso este tipo de vaso por ocagem, embora seja belíssimo..... Dou imenso valor à você por este trabalho.......... prefiro adquirir os vasos do amigo pessoal Sami.......... mas quem tem condições e manejo para fazer os vasos. eu parabenizo.

Abraços

Angela - eterna aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Jonatã Fernandes Leite



Registrado: 03/11/05
Mensagens: 73
Localização: São Gonçalo - RJ

MensagemEnviada: Qui Dez 29, 2005 12:08 pm    Assunto: pés do vaso - imagem Responder com citação

Very Happy olá como vão? fico feliz de voltar e de sua volta angela Very Happy

aí esta consegui num site ([url=http://www.mh2img.net])que um colega
nosso postou sobre um tópico de postar imagens, tomara que fique legal
e dê p/ entender lando.
aliás tu andas sumido, alguém sabe do lando?
abraços
_________________
Jonatã F. Leite
colecionador e aprendiz e praticante
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Sex Jan 27, 2006 6:25 pm    Assunto: vaso de argila Responder com citação

Lando,
li em um site que se não é possível queimar um vaso de argila pode-se misturar a mesma medida com cimento e deixar secar. só que o vaso rachou em alguns pontos. vou experimentar vitrificar na água como se faz com vasos de cimento.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Lando
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 01/12/04
Mensagens: 608
Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ

MensagemEnviada: Sáb Jan 28, 2006 2:50 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado pela dica, Darkaso!

Um abraço.
_________________
O r l a n d o (Lando)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Jorge Ribas



Registrado: 26/03/05
Mensagens: 65
Localização: Indaial, SC

MensagemEnviada: Dom Mar 05, 2006 11:20 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Lando

Desculpe não entrar na conversa antes, mas como ceramista posso dizer que seu vaso tem dois possíveis probleminhas. Ficou realmente muito legal, especialmente os desenhos de folhas de acer. Mas o formato externo e interno não coincidem, isto é, a parede externa tem relevo acentuado para fora e por dentro é reto, o que gera expessuras diferentes de massa. Por exemplo, nos sulcos a expessura é 1 cm (chutando), e na convexidade 3cm, o que dá 3 vezes mais massa, que contrai 3 vezes mais durante a queima e pode criar rachaduras. Segundo, você deixou o vaso secar antes de colocar os pés. A argila do corpo e dos pés deveriam estar com um grau de umidade semelhante, e no seu caso o pé não cola, e se colar deve soltar durante a queima.

Sergivaldo

Você falou em dificuldade de achar o ponto da massa. Para não rachar na secagem e queima, tente não usar argila pura. Limpe bem a argila base, retirando pedrinhas e restos orgânicos (O ideal seria lavar) e acrescente um agente refratário que diminui a contração da massa e as distorções. Pode ser quartzo em pó, chamote ou até areia bem fina lavada. Amasse muito bem e deixe descansar por alguns dias. A quantidade depende do grau de plasticidade da sua argila. Quanto mais "grudenta", mais refratário.

Se falei besteira, por favor me corrijam...

Grande abraço

Jorge
_________________
Jorge Ribas

http://www.jorgeribas.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Seg Mar 06, 2006 7:17 am    Assunto: Responder com citação

Jorge Ribas escreveu:


..........................................................................................................

Sergivaldo

Você falou em dificuldade de achar o ponto da massa. Para não rachar na secagem e queima, tente não usar argila pura. Limpe bem a argila base, retirando pedrinhas e restos orgânicos (O ideal seria lavar) e acrescente um agente refratário que diminui a contração da massa e as distorções. Pode ser quartzo em pó, chamote ou até areia bem fina lavada. Amasse muito bem e deixe descansar por alguns dias. A quantidade depende do grau de plasticidade da sua argila. Quanto mais "grudenta", mais refratário.

Se falei besteira, por favor me corrijam...

Grande abraço

Jorge


Olá Jorge,

Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelos excelentes vasos que você tem confeccionado. Ainda não os conheço pessoalmente mas pelas fotos não restam dúvidas que são de uma qualidade impressionante.

Sou meio teimoso e resolvi, a partir de janeiro deste ano, recomeçar a tentar fazer meus próprios vasos, desta vez com cerâmica. Adquiri umas argilas já prontas e fiz alguns vasos. Ainda estão muito longe do que pretendo mas, pelo menos, é um bom começo. Necessito saber, por exemplo, qual a temperatura ideal para a queima (cones) e como melhorar a qualidade da massa adicionando esses minerais que você citou, além de outros, como o caulim e o felsdspato. Existe alguma relação percentual, qual?? Toda e qualquer ajuda será muito bem vinda!!! Laughing Laughing Laughing

Um grande abraço,

Sergivaldo
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Jorge Ribas



Registrado: 26/03/05
Mensagens: 65
Localização: Indaial, SC

MensagemEnviada: Seg Mar 06, 2006 2:01 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Sergivaldo

Obrigado pelos elogios. A perceverança é a alma do sucesso e ser teimoso as vezes é bom.

Me diga primeiro que argilas você adquiriu, pois algumas não precisam de aditivos. A

temperatura final é indicada pela própria massa que você usa. No caso das comercias prontas,

elas já vem com indicação da temperatura de queima. Se você passar dela começam a

acontecer problemas, como empenamento e fusão. Certas massa são porosas outras não,

dependendo da temperatura que elas alcançam. Quanto mais alta, menos porosa. As massas

vermelhas normalmente são de baixa, até 1100ºC, e porosas. Para queimar mais alto, pode-se

acrescentar caulim e/ou quartzo/feldspato. A quantidade depende da sua argila. O ideal é fazer

testes. Faz uma prova com 10%, outra 15%, outra 20% e queima observando qual obteve os

melhores resultados. Estes materiais tabém diminuem a plasticidade da massa, tornando um

pouco mais difícil modelar. Se chegar a 1200ºC sem distorções você terá (no caso da

vermelha), uma peça bem pouco porosa e com a cor mais escura, variando do vermelho escuro

até quase preto. A massa creme da Pascoal, por exemplo é uma grês para 1300ºC. Nessa

temperatura ela é dura como pedra e a porosidade é quase zero.

Não sei se ajudei muito.

Grande abraço

Jorge
_________________
Jorge Ribas

http://www.jorgeribas.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
joaoporto
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 10/11/04
Idade: 55
Mensagens: 589
Localização: São José do Rio Preto-SP

MensagemEnviada: Seg Mar 06, 2006 4:35 pm    Assunto: Responder com citação

eu adquiri 10 kilos da massa preta com chamote do paschoal, ele me disse que quase não se move durante a secagem, os vasos que eu fiz com argila pura racharam todos na secagem.
_________________
Porto Bonsai
São José do Rio Preto-SP
www.portobonsai.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Dom Mar 12, 2006 11:52 am    Assunto: Responder com citação

Jorge Ribas escreveu:
Caro Sergivaldo

Obrigado pelos elogios. A perceverança é a alma do sucesso e ser teimoso as vezes é bom.

Me diga primeiro que argilas você adquiriu, pois algumas não precisam de aditivos. A

temperatura final é indicada pela própria massa que você usa. No caso das comercias prontas,

elas já vem com indicação da temperatura de queima. Se você passar dela começam a

acontecer problemas, como empenamento e fusão. Certas massa são porosas outras não,

dependendo da temperatura que elas alcançam. Quanto mais alta, menos porosa. As massas

vermelhas normalmente são de baixa, até 1100ºC, e porosas. Para queimar mais alto, pode-se

acrescentar caulim e/ou quartzo/feldspato. A quantidade depende da sua argila. O ideal é fazer

testes. Faz uma prova com 10%, outra 15%, outra 20% e queima observando qual obteve os

melhores resultados. Estes materiais tabém diminuem a plasticidade da massa, tornando um

pouco mais difícil modelar. Se chegar a 1200ºC sem distorções você terá (no caso da

vermelha), uma peça bem pouco porosa e com a cor mais escura, variando do vermelho escuro

até quase preto. A massa creme da Pascoal, por exemplo é uma grês para 1300ºC. Nessa

temperatura ela é dura como pedra e a porosidade é quase zero.

Não sei se ajudei muito.

Grande abraço

Jorge




Olá Jorge,

Mais uma vez te agradeço pelas dicas. Com toda certeza estão me ajudando muito.

Estou fazendo um curso de cerâmica, bastante básico, e adquiro a argila no próprio atelier. Ela adqure uma cor branca depois da queima. O ceramista informou que apenas adiciona talco industrial. A queima dos vasos está sendo feita à uma temperatura de 1000º C, em um forno à gás. Reconheço que a dureza não está muito boa, haja visto que as peças apresentam-se um pouco porosas.

Estou tentando descobrir fornecedores de argilas que queimem numa cor mais escura, preferencialmente aqui na região nordeste. Na falta destes, então não haverá outra saída senão comprar diretamente da Pascoal.

Se puder de dar mais algumas dicas, como por exemplo, quais as massas mais recomendadas para a confecção de vasos para bonsai, a exemplo da que você citou, e que dispensem o uso de corantes ou engobes.

Um grande abraço,

Sergivaldo
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Dom Mar 12, 2006 12:12 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos foristas,

peço licença na conversa. Queria aproveitar a presença do Jorge, como grande ceramista que é, para perguntar em que tipo de loja se compra as ferramentas para fazer vasos por ocagem. Aquelas com uma espécie de arame na ponta com com formas diferentes. Aliás como elas se chamam?

T+
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Dom Mar 12, 2006 12:18 pm    Assunto: Responder com citação

Jorge,

para ser mais preciso editei esta foto do seu atelier.



Desculpe pegar a foto sem permissão, mas como era para mostrar à você achei que seria perdoado.

T+
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Dom Mar 12, 2006 12:48 pm    Assunto: Responder com citação

darkaso escreveu:
Amigos foristas,

peço licença na conversa. Queria aproveitar a presença do Jorge, como grande ceramista que é, para perguntar em que tipo de loja se compra as ferramentas para fazer vasos por ocagem. Aquelas com uma espécie de arame na ponta com com formas diferentes. Aliás como elas se chamam?

T+


Darkaso,

Creio que as ferramentas que você se refere são estas:


São chamadas de ESTECAS e podem ser adquiridas pela Internet:

http://www.artebrasilmateriais.com.br/

http://www.hobbyceramica.com.br/inicial.html

Algumas papelarias, normalmente onde são vendidos produtos para desenhistas, costumam ter alguma coisa do gênero. Eu mesmo adquiri várias justamente numa delas.

Se estiver difícil de conseguir, são ferramentas fáceis de serem improvisadas.

Um abraço,

Sergivaldo
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Dom Mar 12, 2006 2:13 pm    Assunto: Responder com citação

Sergivaldo,

muito obrigado pela informação. Além desta ainda estou aprendendo com suas experiências em vasos. Obrigado.

T+
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Jorge Ribas



Registrado: 26/03/05
Mensagens: 65
Localização: Indaial, SC

MensagemEnviada: Dom Mar 12, 2006 2:48 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Darkaso

O Sergivaldo já disse tudo. As ferramentas que eu mais uso, são aquelas que eu fiz. A gente compra e fica com a sensação de que está faltando alguma coisa. Daí a gente faz uma mais do geito que se precisa.

Sergivaldo

Essa massa que você está usando, branca de baixa, parece ser do tipo faiança, usada para fazer pratos e xícaras. É muito porosa e a cor só permite esmaltação, pois ao natural se suja com terra e cria musgo rapidamente.
Aí no Nordeste existem muitos ceramistas artesanais que fazem figuras como cangaceiros e boiadeiros. Eles usam uma argila vermelha que você poderia usar como base e adicionar óxido de manganês e quartzo para deixar mais escura e mais refratária. Se você conseguir queimar entre 1100 e 1200ºC vai conseguir algo entre marrom claro e café. Mas tem que fazer testes.
Das massas de São Paulo, poderia usar a creme, a terracota e apreta, todas com chamote da Pascoal. Ou a vermelha com chamote e a marrom da Farias.

Grande abraço

Jorge
_________________
Jorge Ribas

http://www.jorgeribas.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Dom Mar 12, 2006 3:10 pm    Assunto: Responder com citação

Jorge,

É exatamente como você falou. Os meus vasos criaram musgos rapidamente e para reduzir um pouco isto, laveio-os e apliquei uma camada de cera líquida incolor.

Vou pesquisar entre os oleiros essa argila a que você se refere. Com certeza não será tarefa difícil, haja vista que bonecos de cerâmica é coisa muito fácil de ser encontrada em muitas cidades nordestinas. Estarei fazendo alguns testes e, não se preocupe Laughing Laughing Laughing , que ainda irei lhe pedir socorro muitas vezes.

Um abração,

Sergivaldo
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FAÇA VOCÊ MESMO! Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
Página 3 de 4

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil