FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

O inicio na arte e outras divagações... MRV
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Maio 29, 2010 6:50 pm    Assunto: Responder com citação

PessoALL

Ontem Voltando da Usina vi que uns agricultores estavam lavrando um pedaço de terra com algumas arvores.
Hoje pela manha voltei lá com meu filho em busca de eventuais "vitimas" do arado.

Eis o que encontrei e o que fiz...

Sem o Torrão

Outra

De molho na Tiamina

Areia + Terra + Caco de Telha

Bom, não sei que especies são. Fica claro observando que são de especies diferentes.
Espero ter sucesso com elas, assim que começar a brotar coloca as fotos.
Abs[/img]

"...sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra..."
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 01, 2010 10:39 am    Assunto: Responder com citação

Olhando bem para ela ontem a noite resolvi fazer o seguinte:

Vou esperar uns 20 dias para ela se recuperar do replantio e vou cortar a parte de cima e tambem tentar criar um novo nebari, já que o dela não é dos mais perfeitos. Vou colocar um arame bem apertado, descascas ao redor um pouco acima, envolver com esfagno embebido com Tiamina...

Atualizo após o serviço.

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Diego Santana
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jun 01, 2010 11:18 am    Assunto: Responder com citação

Agora nao é hora do procedimento do nebari, deixe ai pelo menos 2 anos, só depois faça alguma coisa...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jun 09, 2010 8:43 am    Assunto: Responder com citação

Pessoal
Sempre de olho vivo buscando possiveis plantas comecei a reparar em uma frutifera na rua, em frente a casa do meu sogro. Estava reparando em uma planta que fez parte de minha infancia, porem nunca havia olhado para ela com olhos de "futuro bonsaista".

Trata-se de uma goabeira do mato (Feijoa sellowiana) muito abundante aqui na Serra Gaucha. Quando criança no interior de Caxias do Sul, nas terras de meu avô, eu e meus primos devoravamos toneladas desta fruta.

Pois bem, todo dia quando vou buscar meus filhos na casa de meu sogro eu fico olhando para ela, namorando... Agora resolvi fazer duas coisas:

- Um alporque
- Uma estaca

Aqui no forum encontrei apenas duas referencias a Feijoa sellowiana, e ambas tratam de um Xaxim "sellowiana". Na internet não encontrei nada de muito util, pelo menos ao no meu entendimento. As folhas, o tronco, a disposição natural dos galhos e Nebari, pelo menos ao meu ver tornam ela uma candidata perfeita.

Segue umas imagens que consegui da especie:

Neste link tb há algo - http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-29452001000300055&script=sci_arttext

O Engenheiro Florestal aqui da usina relatou que quando ele estava fazendo trabalho de campo na região dos aparados da serra para o Doutorado dele lá pelos anos 90, um grupo de japoneses aportou na região, recolheu amostras, sementes, mudas e levou para o Japão (pirataria). Hoje o japão, após melhorias geneticas cultiva e comercializa a fruta a U$ 10,00/Kg. É riquissima em vitamina "C"

Bom, por hora era isso. Se alguem tiver alguma informação a mais, alguma contribuição. Assim que eu começar com a estaca ou com o Alporque coloco fotos aqui.

EDIT: O Dr. sandro, o engenheiro florestal passou aqui aqora e me corrigio. O Nome cientifico mudou, não sabe porque, para "acca sellowiana"

Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jun 12, 2010 1:29 pm    Assunto: Responder com citação

Dando continuidade na formação de meu "plantel" colhi a ultima especie que faltava, pelo menos nas minhas pretenções de hoje...

Admiro muito as cores outonais, e aqui na serra gaucha elas se manifestam de maneira muito intença. Por este motivo que resolvi focar em especies de regiões frias, especies que adquirem os tons outonais que tanto admiro.

Então estou focando meus esforços e meu pequeno espaço disponivel para elas, vide as Rosedás. Das minhas primeiras tentativas vou ficar apenas com a macieira e a Romã, mais por uma questão sentimental.

O foco vão ser as Rosedás e o Acer.
O Acer que utilizarei será uma estaca com o diametro aproximado de uma lata de coca cola, já falei com um morador aqui da cidade, quando ele for realizar a poda no final do inverno ele vai me ceder a amostra que eu achar mais adequada. Por hora peguei um ramo e fiz algumas estaquinas.

Apesar das maravilhosas dicas do amigo NickFury no topico "tipos de acer" - http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=135559#135559 - eu ainda estou em duvida sobre a especie.

Ai vai as fotos das estaquinas que fiz ontem a noite.

De molho na Tiamina

Abs

Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jun 27, 2010 4:30 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal

A estaquinha de Acer, que eu não sei a especie, feita dia 12/06 começou a dar sinais de vida hj, 27/06. Foi bem rapido... Se alguem souber a especie favor informar.

O Yamadori feito em 29/05 ainda não deu sinal de brotação, porem a madeira esta bem verdinha. As regas ainda são feitas com Tiamina. Ache que na primavera vou ter uma agradavel surpresa com ele...

Em 09/06 comentei que iria fazer estacas de goabeira do mato (Feijoa sellowiana), pois bem, no dia seguinte eu fiz a estaca, porem não havia fotografado. Ai vai a foto:

Não apresenta sinais de brotação, porem ao arranhar com a unha da pra ver a madeira bem verdinha...

E para terminar, uma foto de uma plantinha que peguei ontem, eu havia decidido manter apenas o acer e as Rosedás, por uma questão de espaço, mas quando vi esta mudinha dando sopa ao lado de uma cerca viva não resisti...

Abs a todos

Renato Rodrigues Roehrs
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jun 30, 2010 11:16 am    Assunto: Responder com citação

Marcio, tá indo bem hein? hehehe! Várias espécies.

Cara, tive mais sorte com estacas grossas de acer do que estacas finas.
Mas estas tuas estão muito bem.

Abração.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
erikprates

MensagemEnviada: Qua Jun 30, 2010 5:52 pm    Assunto: parabens Responder com citação

ola marcio
parabens pela iniciativa
muito legal suas plantinhas
sou iniciante e com a evolução das suas plantas com certeza vou aprender alguma coisa
abraços
t+
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jul 01, 2010 3:16 pm    Assunto: Responder com citação

Pois é Renato...

Bem que tento ficar com apenas uma ou duas, devido ao pouco espaço, mas não tem como né? Quando vejo já estou carregando mais alguma coisa para casa...

Erik,
Obrigado, sempre bom quando nossas crias ganham elogios...
Pesquise bastante, leia bastante, pergunte... Experimente. Consiga em alguma floricultura uns 2 ficus ou outra especie de facil condução e vá praticando, errando, acertando...

Não se acanhe em postar perguntas aqui...

abs

Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 10, 2010 7:18 pm    Assunto: Responder com citação

PessoALL

A planta lá do inicio da pagina 4 confundio a onde de calor de semana passada com a primavera e começou a brotar. Espero que o frio que esta previsto para a segunda quinzena não prejudique ela.
Bom, vamos as fotos e as apostas sobre a especie, ainda não identifiquei ela!!!

De longe nada...

Mas de perto...

Agora umas experiencias... Como tinha este ficus que para Bonsai não servia, devido ao tronco trançado, pensei, porque não praticar um pouco...

Então praticando alporque...

Esfagno regado com tiamina todo dia..

Bom, aguardo palpites sobre a especie...
abs

Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 24, 2010 1:33 pm    Assunto: Responder com citação

alguem consegue identificar???

Vale uma cerveja para quem acertar...

Abs

Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Ago 06, 2010 7:56 am    Assunto: Responder com citação

Aos amigos que estão acompanhando...

Olhem isto aqui:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=139465#139465

Simplesmente impressionante. O pessoal das coniferas que iria gostar.

Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Ago 27, 2010 10:32 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal

Dando uma "namorada" em minha planta desconhecida pensei em fazer algumas mudanças...

Não sei se é a escolha certa, também não sei se é a hora certa... Coletei ela no inicio do inverno, desde então esta na bacia... Penso em fazer estas mudanças e depois esquecer ela por uns bons 2 ou 3 anos. queria fazer logo isso para ela não desenvolver demais (desnecessariamente) esta parte que quero tirar...

Olhem como esta...

Penso em manter o galho numero 1 e retirar o numero 2

Fazer o corte mais ou menos aqui.

E deslocar o galho 1 neste sentido, acompanhando a curvatura do tronco.

O galho que sobrar vai para a areia....

Depois de uns anos espero ter algum material para começar a conduzir.

Aguardo opiniões antes de passar a faca.

Abs

Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Set 15, 2010 7:11 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal

Tá sendo criada a Tod, ainda não sei o que é nem o que fazer... Por enquanto vou levando, dando comida e deixando ir...

Opiniões serão muito, mas muito bem vindas...

Abs

Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 05, 2010 7:55 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal

A um tempo atraz fiz esse alporque no meu Ficus trançado só de brincadeira, pra ir praticando...

Então hoje tirei pra ver como estava. Tinha uma cabeleira de raiz de um lado.
Limpei bem, isolei o tronquinho abaixo das raizes e coloquei novamente no alporque para tentar ver se cria raiz no outro lado, e também espichar as atuais. Com o tronco isolado espero ter raizes somente naquele ponto especifico...

Já com o novo "alporque"

Só pra continuar a brincadeira, e ir treinando, praticando em uma planta que sei que é resistente, e que não pretendo muita coisa dela...

Isto ai é só pra praticar... Não tenho um objetivo especifico.
Utilizei cordão veda rosca para amarrar, ele é um pouco flexível e bem "molinho", não machuca nem marca as plantas.

Bueno, por hora era isso. Posto aqui estas "divagações Bonsaisticas" para dividir com os outros novatos como eu estas experiencias. Pode ser que seja de utilidade para alguem Embarassed

Quanto a planta sem identificação, ainda espero pitacos...

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Próximo
Página 4 de 8

Ir para: