FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Quebra de dormência de sementes de maçã
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Willian
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 21/02/05
Idade: 38
Mensagens: 471
Localização: Campo Grande-RJ

MensagemEnviada: Sáb Jul 09, 2005 4:11 pm    Assunto: Quebra de dormência de sementes de maçã Responder com citação

Espero que a leitura não seja enfadonha e que esse tópico possa colaborar para o crescimento do entendimento de vocês no mundo dos bonsai, assim como está ajudando em muito no meu. Mais sujestões serão bem vindas e as críticas também.

Lendo os fóruns sobre bonsai, percebi que o pessoal tinha uma grande dificuldade em conseguir fazer germinar sementes de maçã. Como essa era uma dificuldade minha também {só consegui fazer, apenas uma vez, germinar uma semente de maçã pelo método das criançinhas de colégio primário [colocando as sementes no algodão úmido]}, mas por esse método, nem todas as sementes germinam e geralmente apodrecem. Como sou desocupado Rolling Eyes , resolvi fazer esses testes.

Utilizei maçãs FUJI porque as outras parecem um isopor e eu não gosto de comê-las. Mas se você gosta de outras variedades, acho que dá certo (também acho que esses métodos dêem para serem feitos com outras espécies, como por exemplo a pêra e com outras variedades que precisem de estratificação mecânica), mas acho que o pessoal mais experiente possa sanar a dúvida do pessoal.

Utilizei o já conhecido teste para ver se as sementes são férteis ou estéreis. Como nem todo mundo sabe, não custa nada repetir... Coloquei as sementes em um copo com água, somente para ver as que boiavam e as que afundavam (no teste “tradicional”, as sementes devem ficar uma noite em água), as que boiarem estão estéreis e as que afundarem estão férteis. Retirei as que boiavam e as joguei fora e aproveitei as que estavam no fundo. Logo em seguida lixei a ponta de algumas com uma lixa de unha (se quiser, pode cortar a pontinha delas {já utilizei esse método} ou simplesmente passar no chão ou na parede, {não testei esse método}). Em seguida, coloquei-as na água novamente, por uma noite. [Depois olhar as observações gerais].

No dia seguinte, coloquei no fundo de um copo descartável, um pedaço de papel toalha (algodão não é muito bom, pois dizem que da bolor, sem contar que as sementes podem apodrecer), borrifei água por cima ( não deixar encharcado, pois assim, as sementes apodrecerão, deve apenas ficar úmido) e coloquei as sementes de maçã. Coloquei um plástico transparente com um elástico prendendo-o no copo (o elástico deve fechar bem o copo, pois ele fará com que a umidade fique dentro do copo, assim, não precisaremos ficar regando toda hora) e deixei na geladeira (na gaveta onde se coloca as verduras ‘lá em baixo’), como o pessoal sabe, o ar “frio” é mais pesado do que o ar “quente” e justamente nessa região é onde se concentra o tal ar “pesado” esperando perder calor e ficar quente pra subir novamente e começar um novo ciclo (aulas de Física sobre correntes de convecção gasosas eu deixo para depois Confused ), mas eu acho que esse ciclo imita as variações do clima frio. Lembrando que lá é frio, mas não chega a ser “congelante” como no refrigerador...

Observações gerais:

Sei que não é pesquisa, pois utilizei poucas sementes, mas o que vale é a intenção. Uma dica bacana é não deixar por mais de dois dias a semente na água, pois no terceiro dia elas começam a soltar uma “cor” na água, não sei se isso ajuda ou prejudica a germinação.

As sementes de maçã, geralmente demoram de 2 a 3 semanas para germinarem (levando em conta que cerca de 90% delas germinem praticamente no mesmo tempo) e em seguida, dentro de alguns dias, as restantes germinam também. Como nunca utilizei sementeiras, eu prefiro esse método. Não vou dizer que 100% delas germinem, pois a natureza tem seus próprios ciclos, mas eu acho que cerca de 90% delas germinam, o restante é lucro. Outra observação para quem for fazer essas experiências, é não ficar observando elas toda hora, pois elas ficam tímidas e demoram a germinar, pelo menos foi o que eu achei. (risos)

Utilizei separadamente os processos citados acima. Separei as que tinham as pontinhas lixadas, as que ficaram de molho por uma noite, as que eram normais (sem lixar a pontinha, lembrando que essas demoram mais, pois a raiz precisa quebrar a casca), as que eu fiz o teste “básico” para ver se as sementes eram férteis ou não (só coloquei na água e não deixei de molho por uma noite).

Todos os métodos germinaram, mas o método que eu achei que foi mais rápido (levando em conta que principiantes na arte tenham mais pressa do que os que já estão acostumados com o processo), foi o que lixa a pontinha das sementes e deixa-as de molho na água por uma noite (fiz o processo no dia 28/06 e no dia 6/07 as sementes já estavam com as pontinhas da raiz pivotente saindo).

Se não quiser utilizar o papel toalha, acho que pode substituir por areia.

Outra observação é o seguinte, borrifar uma quantidade de água suficiente para manter a umidade no “substrato”, pois devido ao recipiente estar fechado, não é necessário borrifar mais vezes.
_________________
"A Paciência te espera!"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 38
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Sáb Jul 09, 2005 4:32 pm    Assunto: Responder com citação

Olá amigo Willian,

Como ja havia dito antes, ficou mto boa ess materia, acredito que os foristas de plantao tambem irao agradecer, eu ja a copiei aqui, mto boa msm. T+ amigao.


Abraços:


Illex
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 13/03/05
Mensagens: 534
Localização: Niterói - RJ

MensagemEnviada: Sáb Jul 09, 2005 6:22 pm    Assunto: Re: Quebra de dormência de sementes de maçã Responder com citação

"Outra observação para quem for fazer essas experiências, é não ficar observando elas toda hora, pois elas ficam tímidas e demoram a germinar, pelo menos foi o que eu achei. (risos)"



Gostei muito da dica, pois sempre quis ter uma muda de maçã em casa, mas nunca consegui fazer com que as sementes germinassem. Vou testar e depois conto o resultado.

Sementes tímidas foi ótimo!!!! Laughing Laughing Laughing Laughing
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Willian
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 21/02/05
Idade: 38
Mensagens: 471
Localização: Campo Grande-RJ

MensagemEnviada: Sáb Jul 09, 2005 10:23 pm    Assunto: Responder com citação

E ai Fabio...Que bom que gostou, pode testar que na minha opnião é a maneira mais fácil de se fazer. Essa dica que você "grifou" é verdade...rs quando for fazer, pode testar que acontece... Laughing
_________________
"A Paciência te espera!"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 13/03/05
Mensagens: 534
Localização: Niterói - RJ

MensagemEnviada: Ter Jul 12, 2005 12:56 pm    Assunto: Inverno Responder com citação

Será que precisa colocar na geladeira agora no inverno???
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
daelin



Registrado: 24/05/05
Mensagens: 93
Localização: Brasília-DF

MensagemEnviada: Sex Jul 15, 2005 5:49 pm    Assunto: Responder com citação

Comprei a maça, que eu adoro, e separei nove sementes. Deixei na agua por 24 horas, e nenhuma boiou.

Achei otimo.

Dai fui lixar as pontas, mas notei que as sementes estavam molinhas e nao daria pra lixar. Entao, com a unha, fiz um cortezinho na ponta. Mas foi na ponta pontuda mesmo, nao na parte mais redonda.

Deixei tres sem mexer.

Como achei que elas ficaram tempo demais na agua, pulei a parte de deixar mais uma noite na agua e coloquei direto num copo.

Forrei o copo com papel toalha umidecido. Dai coloquei as sementes, separadas umas das outras, e mais umas duas folhinhas de papel. (é um papel bem fininho).

Dai molhei levemente o papel e fechei com um plastico e elastico.

So vou pra casa bem de noite, entao o copo nao ficou na geladeira. Vou fazer isso mais tarde.

Espero que de certo Smile

Obrigada pela dica!!! Estou gostando de fazer essa experiencia Smile
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
Willian
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 21/02/05
Idade: 38
Mensagens: 471
Localização: Campo Grande-RJ

MensagemEnviada: Sáb Jul 16, 2005 12:38 am    Assunto: Responder com citação

Daelin como vai?
Realmente tem algumas sementes que são molinhas... e você fez certo em tirar a pontinha fininha, pois é ali por onde sai a raíz principal. Cuidado com esse monte de papel pra não sufocar a semente.

Fabio tudo bom?
Eu as coloquei, há gente que diga que não precise, mas eu prefiro pois dá a imprensão de que elas germinam mais rápido.
_________________
"A Paciência te espera!"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 13/03/05
Mensagens: 534
Localização: Niterói - RJ

MensagemEnviada: Sáb Jul 16, 2005 10:40 am    Assunto: ok Responder com citação

Ok! Agora só me falta comprar uma semente pra começar a experiência.
Abraço!

Fábio
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
daelin



Registrado: 24/05/05
Mensagens: 93
Localização: Brasília-DF

MensagemEnviada: Ter Jul 19, 2005 7:37 pm    Assunto: Responder com citação

Gente, eu to muito contente. Fui dar uma espiadinha nas minhas sementes e vi que duas delas estao com as pontinhas nascendo.

Sao muito fofas!!!

E faz pouco tempo que as coloquei no copo. Imagino que a maior parte vai germinar.

Agora vem o meu problema. O que eu faço?? Quando eu tiro as sementes do copo? Onde vou colocar?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 13/03/05
Mensagens: 534
Localização: Niterói - RJ

MensagemEnviada: Ter Jul 19, 2005 8:19 pm    Assunto: maçã Responder com citação

Já consegui as sementes, mas não poderei fazer a experiência agora porque vou embarcar. Crying or Very sad
Vou deixá-las aqui e quando retornar faço minha peripécia. Twisted Evil
Vou tentar fazer a experiência por lá também. Wink
Abraços!

Fábio
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Willian
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 21/02/05
Idade: 38
Mensagens: 471
Localização: Campo Grande-RJ

MensagemEnviada: Sex Jul 22, 2005 12:16 am    Assunto: Responder com citação

Fabio:

Como o Sr. Mário diz: "Paciência" Very Happy O principal já fez, que foi conseguir as sementes.

Daelin:

Fico feliz por ter testado e conseguido com sucesso. Deixa as raízes sairem até cerca de 1/2 cm ai vc planta elas em uma mistura de terra e areia 50% cada. Cuidado para não as colocarem diretamente no sol e prestar atenção nas regas.
_________________
"A Paciência te espera!"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
daelin



Registrado: 24/05/05
Mensagens: 93
Localização: Brasília-DF

MensagemEnviada: Sex Jul 29, 2005 5:07 pm    Assunto: Responder com citação

Eu de novo, fazendo o relatorio da minha experiencia.

Depois que oito das nove sementes ja tinham brotado eu comprei uma especie de jardineira. Coloquei terra e depois fiz buracos com os dedos e coloquei os brotos la.

Inclusive a nona semente que nao tinha germinado direito.

E ai aconteceu a coisa mais incrivel, todas elas cresceram. No comeco so 7 colocaram a cara pra fora, mas outro eu vi que as duas ultimas tb estava curiosas e ja estavam aparecendo bem.

Nesse momento tenho 9 mini plantinhas com umas folhinhas em cima e o que restou da casca no meio.

De manha eu molho em volta de onde elas estao, e jogo umas gotinhas d'agua em cima delas tb.

De noite faco a mesma coisa.

Elas estao em um local fechado, mas com muita claridade.

Daqui a uma semana eu volto pra contar mais Smile
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
Willian
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 21/02/05
Idade: 38
Mensagens: 471
Localização: Campo Grande-RJ

MensagemEnviada: Sáb Ago 06, 2005 10:27 pm    Assunto: Responder com citação

E ae Daelin, tudo bem?

Como anda o desenvolvimento das suas mudinhas?
_________________
"A Paciência te espera!"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
daelin



Registrado: 24/05/05
Mensagens: 93
Localização: Brasília-DF

MensagemEnviada: Dom Ago 07, 2005 8:56 pm    Assunto: Responder com citação

Oi William,

estao lindas e saudaveis Smile

Eu deixo o vaso no mesmo local, que tem bastante iluminacao. Mudo de lado a cada dois dias pra elas nao ficarem se curvando muito em busca do sol.

Todas elas ja tem um par de folhas e ja estao crescendo novas folhinhas.

Obrigada por perguntar Smile
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 38
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Seg Ago 15, 2005 12:04 am    Assunto: Responder com citação

Olá amigo Willian,

Utilizei seu metodo para plantar as sementes, so que usei areia como voce falou q podia ser usado mesmo, e os resultados foram execelentes. Plantei sete sementes e as sete germinaram, o incrivel foi que lixei e tudo mais as pontas das sementes e em 3 dias apenas ja apareciao pequeninos brotos, esbranquiçados, parecendo as raizes, mas creio q nao. Muito bom mesmo este metodo. Parabens. T+ amigao.


Abraços:


Illex


P.S.: Com que tamanho vc as tira da geladeira e as passa para o vaso ou saquinho?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo
Página 1 de 5

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil