FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

SOS Jabuticabeira...
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
guifercon
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 06/10/08
Mensagens: 126
Localização: Sao Caetano do Sul-SP

MensagemEnviada: Seg Out 27, 2008 2:51 pm    Assunto: SOS Jabuticabeira... Responder com citação

Boa tarde pessoal!

Minha avó plantou essas duas jabuticabeiras a partir de sementes, e ficou plantada em minha chácara por mais de 3 anos...

Como a planta estava "anã" eu resolvi tira-la do lugar e aproveitando vou trabalhar uma e devolver a outra, afinal não pretendo ter 2 da mesma espécie...

Foto da retirada:


Cortei uma vala em volta de uns 20- 25 cm de profundidade, e com a juda de agua, pá etc arranquei um torrão perfeito, com muitas raizes...

Depois que escureceu e eu ainda estava trabalhando nela tive a desagradável surpresa... Encontrei nao só um cupinzeiro mas um formigueiro LAVAPÉ debaixo da planta.
Descobri da pior forma, quando todos esses maledetos insetos estavam subindo pelos braços, pernas, no cabelo, aaaaaaaaaaaaaaa

Enfiei as plantas em um balde, meio socado de tanto raiz que saiu, e ensaquei com 3 sacos de lixo e amarrei com enforca-gato (cintas plasticas ou fitas-hellermann)

Agora to até com medo de abrir o saco por causa das formigas...

Tenho algumas duvidas...

1 - to pensando em comprar uma bacia grande e mergulhar na agua por um dia pra ver se eu mato as formigas, jabuticabeira gosta de agua, será que eu vou matar a planta?
Algum outro jeito pra me livrar dessas pragas?

2 - Elas tem um volume imenso de raizes, ja tentei cortar as mais grossas, mas com tanta formiga na cara nao consegui terminar...
Como proceder?

3 - Como planto na terra, que é ruim, pois é terra vermelha cheia de pedras e entulho ??? Cavo uma vala gigante, troco tudo a terra, encho de adubo/esterco/folhas mortas???

SOCOOOOOOORRO...

EDIT: foto com referencia de tamanho:


OBRIGADO PELA ATENÇÃO!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
guifercon
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 06/10/08
Mensagens: 126
Localização: Sao Caetano do Sul-SP

MensagemEnviada: Ter Out 28, 2008 11:54 am    Assunto: Responder com citação

Bom, ninguem respondeu...

Vou fazer do meu jeito, a planta vai morrer se ficar muito tempo la...

Obrigado.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
dori
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/10/05
Mensagens: 212
Localização: Goiania - GO

MensagemEnviada: Ter Out 28, 2008 12:08 pm    Assunto: Responder com citação

Metrgulhar em água pode ser eficiente para espantar as formigas sim.
Plante em terra com areia e esterco, é bom mesmo abrir uma cova grande se a terra estiver muito compactada.
se transplantar para um vaso, corte a metade das raizes grossas, preservando as raizes mais finas. mantenha na sombra por 3 semanas para garantir a rebrota das raizes.
_________________
http://www.bonsaidori.wordpress.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
Renato Cesar



Registrado: 15/10/08
Idade: 59
Mensagens: 39
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Ter Out 28, 2008 12:23 pm    Assunto: Formigas Responder com citação

Será que se fosse usado um veneno para formigas, numa dosagem bem leve, depois que da imersão em água, eliminaria as formigas e larvas?
_________________
Um forte abraço à todos.
Renato Cesar
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
guifercon
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 06/10/08
Mensagens: 126
Localização: Sao Caetano do Sul-SP

MensagemEnviada: Qua Out 29, 2008 9:49 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado pelas respostas, ontem comprei uma bacia e ja furei toda, e outra maior pra servir de futura mamadeira...
Vou aproveitar que as raizes estão compridas e tentar passar algumas pelos furos, quem sabe assim eu nao consigo uma recuperação mais rápida...

A outra enquanto nao puder mudar pra cova grande eu deixarei plantada no balde.

As formigas devem estar no fundo do balde, abri ontem pra ver como tava e nao achei nenhuma, mas hoje eu vou afoga-las todas.

Mais uma vez obrigado pela atençao.

Futuras postagens serão feitas na área "Evolução do bonsai"


100+
Guilherme.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil