Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Dom Dez 14, 2008 8:27 am Assunto: Ficus Benjamina 01 |
|
|
Olá amigos do fórum,
aí está uma planta recentemente adquirida numa viagem que fiz a uma cidade vizinha. Eu já vinha namorando ela há tempos mas a dona do viveiro relutava em negociar; finalmente...
Parece ser um Ficus benjamina; os frutos são bolinhas alaranjadas... Seguem as fotos:
FOTO 01 Podei parte da copa para poder colocar no carro
FOTO 02 Uma garrafa de 600 ml para noção da grossura do tronco
FOTO 03 Detalhe das folhas
FOTO 04 Parte da estrutura aérea
FOTO 05 Detalhe do nebari
FOTO 06
FOTO 07
FOTO 08
FOTO 09 - PROJETO A intenção é fazer uma alporquia nesta marca em amarelo e obter duas plantas. A parte superior poderá vir a ser um MOYOGI (Ereto Informal) ou HOKIDASHI (Vassoura). Já a de baixo, junto com o nebari creio que poderá ficar como na projeção
FOTO 10
Sugestões e críticas são sempre bem-vindas.
Abraço a todos.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales
Editado pela última vez por edson0605 em Qui Mar 19, 2009 11:15 pm; num total de 3 vezes |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Dom Dez 14, 2008 9:41 am Assunto: |
|
|
Ótima projeção, parabéns pela planta. |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Dom Dez 14, 2008 11:24 am Assunto: |
|
|
Oi Edson
Realmente é um Ficus benjamina
Olha só como as raízes cresceram procurando espaço
Teu projeto é muito bom pois aproveita toda planta! _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Franz Lopes 3.o PASSO

Registrado: 28/02/07 Idade: 50 Mensagens: 522 Localização: João Pessoa - PB
|
Enviada: Dom Dez 14, 2008 6:48 pm Assunto: |
|
|
Como vão amigos?...
Edson, Seu projeto é realmente bom como diz o Alexandre. Mas eu transplantaria para um vazo maior antes de proceder com seus projetos, ao que parece o vaso atual está pequeno, com as raízes saturadas e ocupando todo o espaço.
Em procedimentos futuros, isso pode enfraquecer a planta.
Pela espessura do tronco, recomendo uma bacia larga e profunda, ou uma lata de tinta de 20 l.
Abraços e boa sorte.
 |
|
|
 |
dori 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Dez 14, 2008 7:14 pm Assunto: |
|
|
Franz,
Me Desculpe discordar totalmente do procedimento sugerido por você.
Não há nenhuma razão pra transplantar para um vaso maior, ao contrário, é hora de reduzir o volume de raizes para fazê-lo caber num vaso de bonsai.
Plantar num vaso maior só quando quiser que a planta cresça o que não vem ao caso aqui.
Depois de feito o Alporque, deverão ser cortadas todas as raizes grossas que crescem pra baixo, permanecendo apenas as superficias, que compoem o "nebari". A arvore será então plantada em uma bacia rasa e logo logo essas raizes brotarão pra dar origem às raizes necessárias para alimentar a árvore.
Veja essa planta, ela passou por um processo semelhante. estava originalmente plantada em uma lata de 18 litros, as raizes mais grossas saiam pelo fundo da lata e entravam na terra, a copa tinha quase 2 metros de altura. foi feita a poda drástica da parte aérea e das raizes no mesmo dia.
 _________________ http://www.bonsaidori.wordpress.com |
|
|
 |
Marcelo Trindade
Registrado: 14/08/08 Mensagens: 27 Localização: Petrópolis - RJ
|
Enviada: Dom Dez 14, 2008 7:38 pm Assunto: |
|
|
Olá Edson,
Se você fizer a alporquia um pouco mai pra cima vai conseguir aproveitar alguma coisa da conicidade que esse tronco tem. Ficaria muito alto?
Foi só uma observação.
Abraços,
Marcelo. |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Dom Dez 14, 2008 8:26 pm Assunto: |
|
|
Parabens Amigo edson0605
Beleza de aquisição.
Abraços
Rogério. _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 41 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Dom Dez 14, 2008 9:00 pm Assunto: |
|
|
edson0605,
Realmente parece um ficus beijamina, mas nunca vi essa arvore dar frutos acho até que não dé,
acho q deveria levar em consideração a dica do Marcelo Trindade.
Franz e Dori,
concordo com a Fran, um vaso maior vai propiciar um crescimento maior, não para engrossar a planta, mas sim para terminar o trabalho mais cedo já q este ainda esta apenas começando.
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Dez 14, 2008 10:52 pm Assunto: |
|
|
Obrigado a todos os amigos pelas sugestões e observações...
Pretendo deixá-lo descansar por uns dois meses para só então fazer a alporquia com a planta neste mesmo vaso. Quando separar o alporque farei a redução das raízes e transplante para outro vaso/bacia...
O objetivo é não estressar demais a planta com transplante + alporquia logo em seguida...
Marcelo Se eu fizer a alporquia mais para cima, ganho um pouco mais em conicidade mas a planta ficará pescoçuda.
Veja que ainda tenho que considerar a altura da copa...
Filipe realmente este ficus dá frutos pois tive a oportunidade de vê-lo coberto de frutos em outras vezes que estive visitando o viveiro. Uma pena ele não estar com frutos neste momento...
Os frutos são como estes; apenas de coloração diferente.
Abraço a todos.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 41 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Dom Dez 14, 2008 11:44 pm Assunto: |
|
|
edson0605,
o que mais tem aqui em Vitória-ES é ficus beijamina, tenho alguns bonsai dessa especie tb, como esse aqui que venhjo cultivando a cerca de 5 anos e nunca ví frutificar msm quando alcanlçou seus 2 metros de altura. A foto da planta a qual me referi e q acabei de plantar em vaso de bonsai:
...da pra notar a diferença, principalmente no formato das folhas, a sua arvore, o ficus beijamina tem as folhas pontiaguda e o outro o retusa tem as folhas abaladas. Bom, de qq forma, oq importa é q vc tera em breve um belissimo bonsai.
mas se vc realmente viu essa planta frutificando acho dificil q seja um ficus beijamina. Existem muitas variedades de ficus , gostaria de ve-lo com frutos se puder fazer a gentileza de postar fotos quando frutificar novamente e se realmente se trata de um ficus difrente, ficaria feliz se puder negociar algumas semantes, pois é uma especie q gosto muito .... fiquei muito curioso!!!
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
bad_clusters 2.o PASSO

Registrado: 21/08/08 Idade: 39 Mensagens: 227 Localização: Anápolis - GO
|
Enviada: Seg Dez 15, 2008 10:23 am Assunto: |
|
|
edson0605, o ficus benjamina frutifica... mas esta foto que você colocou é outra espécie de ficus.
olha as folhas do ficus benjamina com ela tem uma ponta e os frutos:
abraço _________________ Às vezes é necessario sacrificar coisa, que você pensava ser importante, para que no futuro possa alcançar o seu objetivo. (Marcio Gonzales Aggio)
Visite:
www.MUNDODOBONSAI.hpg.com.br |
|
|
 |
dori 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Dez 15, 2008 10:44 am Assunto: |
|
|
Com certeza é um Benjamina que, como todos os ficus também frutifica.
O que nós chamamos de fruto é na verdade a flor das figueiras. os frutos verdadiros são pequenas bolinhas que se formam alí dentro e que chamamos de sementes.
Mas não esperem sementes para plantio dessa árvore ai, as figueiras são polinizadas por espécies de vespas que colocam seus ovos dentro das flores.
As figueiras exóticas, que vem de outros lugarers do mundo não encontram aqui tais vespas para polinizá-las e portanto não produzem sementes férteis. é o caso do benjamina e do Ficus carica, o nosso Figo comestível.
Essas em nosso país só se reproduzem por estacas ou alporques.
a Excessão é o Ficus retusa que encontrou no Brasil vespa similar que é capaz de polinizá-lo.
As figueiras nativas, essas sim produzem frutos com sementes. _________________ http://www.bonsaidori.wordpress.com |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Dez 15, 2008 11:02 am Assunto: |
|
|
bad_clusters realmente este da última foto não é um Benjamina...
Filipe Este meu Ficus é bem velho; pode ser que este exemplar de 2m de altura a que você se referiu não seja tão adulto a ponto de frutificar... é preciso considerar que no vaso, eventualmente a planta terá seu relógio biológico alterado...
A imagem abaixo foi retirada da revista Como Cultivar Bonsai edição 03 página 29. De acordo com a revista é um Ficus retusa. O meu é muito parecido...
Quando ele frutificar novamente postarei fotos e terei o maior prazer em lhe enviar sementes...
Abraço.
Pedro Morales |
|
|
 |
dori 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Dez 15, 2008 11:08 am Assunto: |
|
|
A foto que você postou anteriormentye é de um Retusa esse último assim como o seu é um benjamina.
e como eu disse anteriormente, desista da semente dele. isso nunca será possível. _________________ http://www.bonsaidori.wordpress.com |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Dez 15, 2008 11:18 am Assunto: |
|
|
Dori,
valeu pelas informações.
Abraço.
Pedro Morales |
|
|
 |
|