Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Dez 17, 2008 1:51 pm Assunto: Ligustro - opiniões |
|
|
Olá amigos,
Este ligustro tentei fazer através de um toquinho que estava totalmente morto de um lado e tinha poucas chances de brotação.
Numa chácara próxima de minha casa tinha um ipê muito velho que foi secando de cima para baixo e no fim sobrou apenas um galho na lateral que anualmente dava flores. Depois morreu por completo.
Tentei neste ligustro, de certa forma, imitar aquela planta, sem me preocupar com regras e normas.
Agora gostaria da opinão dos colegas, no que pode ser feito para melhorar, bem como num vaso ideal, já que o vaso em que está é um de cerâmica comum pintado com tinta Spray, apenas para treinamento.
Grato
 _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Qua Dez 17, 2008 2:15 pm Assunto: |
|
|
Faz quanto tempo que está assim?
pergunto isso pra saber se está realmente pêga..
agora só esperar pra ver a natureza trabalhar. |
|
|
 |

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Dez 17, 2008 2:24 pm Assunto: |
|
|
Sim, amigo, ela já está plantada aí há 1 ano e meio. O que fiz agora foi a desfolha total e aramação, retirando alguns galhinhos que achei desnecessários. Valeu!
Abraços _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qui Dez 18, 2008 12:29 am Assunto: |
|
|
Elio,
tenho uma Camélia parecida com a tua planta; apesar do tipo de folhas diferentes deste Juniperus squamata pretendo que fique mais ou menos assim:
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Dez 18, 2008 9:55 am Assunto: |
|
|
Edson, a idéia é por aí mesmo.
Mas acho que nós precisamos ajuda no refinamento dos nossos trabalhos. Conforme mostra a sua foto do junípero, vejo que o galho precisa cair para depois dar uma leve levantada na ponta. Vamos ver se alguém nos ajuda...
abraços _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qui Dez 18, 2008 11:45 am Assunto: |
|
|
Oi Elio
Ficou muito interessante este seu trabalho, sem falar que tem história!!!
Também acredito que o exemplar mostrado pelo amigo Edson seja o caminho, porém temos que levar em consideração que a espécie(ligustro) tem crescimento e copa/folhagem mais "vigorosa"
Fiz estes desenhos com possibilidades para vasos:
Ao meu ver, a parte que se destaca na tua árvore é o tronco reto com shari... portanto acho que a segunda opção, com vaso formal, cairia bem! _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
|
|
 |

|
Enviada: Qui Dez 18, 2008 12:50 pm Assunto: |
|
|
Beleza Alexandre! Muito obrigado pela dica.
Sua projeção mostra outro caminho bem interessante e que de fato combina melhor com o tipo de árvore. Já estou salvando aqui e devo transferir logo para a prática, aproveitando que aramei esta planta ontem e ainda é tempo de refazer o serviço utilizando os galhos disponíveis ou também poderia esperar nova brotação pra cima que com toda certeza vai acontecer, mais próximo ao tronco. Depois coloco aqui a evolução do trabalho. Valeu! _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Ter Dez 23, 2008 10:56 pm Assunto: |
|
|
Elio,
vai aí mais um exemplar dentro dessa proposta:
Até mais.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Dez 24, 2008 8:59 am Assunto: |
|
|
Edson, Beleza de indicação para o meu projeto. Esta planta que você mostra está muito bonita. Acho que é um Tanuk, mas não dá para afirmar. Tanuki ou não eu bem que gostaria desta planta em minha prateleira, eheheheh.
Já segui a indicação do Alexandre e que fecha com o rumo desta planta.
Segue foto. O primeiro trablho está feito, agora é deixar brotar. O galho de fundos não aparece na foto, mas está lá... Vejam:
Abraços _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |
Markus Von Kossel 4.o PASSO

Registrado: 30/10/08 Idade: 44 Mensagens: 635 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Qua Dez 24, 2008 1:02 pm Assunto: |
|
|
Achei bonito, mas será que um vaso mais "morto"não combinaria mais com o Shari? Na foto o vaso me chamou muita atenção, acho q no futuro seria legal usar um vaso bem neutro ou mesmo uma pedra (como em todas as outras fotos)!
Parabens, belo trabalho, muito futuro!
O que vc acha? |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Dez 29, 2008 8:47 pm Assunto: |
|
|
Markus, este é apenas um vaso de treinamento. O vaso que estava na reta na hora de fazer o primeiro plantio, ao sair da lata em que havia sido colocado o yamadori. Depois da planta mais formada é que vou decidir o vaso a ser colocado. Como eu tenho centenas de plantas em andamento não seria economicamente interessante colocar vaso definitivo em todas elas. Então elas só vão para vaso definitvo depois de consideradas apresentáveis como bonsai. Mas cada um tem seu jeito...
abraços _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |

|
Enviada: Ter Maio 12, 2009 6:06 pm Assunto: Atualizando |
|
|
Amigos segue a reação da brotação conforme o projeto do amigo Alexandre. Aos poucos está chegando perto.
O vaso continua sendo o de treinamento.
 _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Ter Maio 12, 2009 6:16 pm Assunto: |
|
|
Secchi, ta muito bom! a planta ta reagindo muito bem não?
se puder tira foto de outros ângulos pra nós vermos...
E quando vier pra região das missões avisa que a gente combina um passeio por aqui e no colega Afonso em São Miguel ! |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Maio 12, 2009 6:29 pm Assunto: |
|
|
Pois é, estou devendo uma visita a estes amigos.
Qualquer dia vou.
Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |
|