FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Giaconi - Ipê-Amarelo 1
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Thiago Giaconi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Dez 26, 2008 3:38 pm    Assunto: Giaconi - Ipê-Amarelo 1 Responder com citação

Outro de meus exemplares, espero que gostem.

Editado pela última vez por Thiago Giaconi em Qui Mar 25, 2010 9:29 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Thiago Giaconi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Dez 30, 2008 1:34 pm    Assunto: Responder com citação

Aguardo Comentários
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
bad_clusters
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Dez 30, 2008 1:41 pm    Assunto: Responder com citação

Como o amigo disse no outro tópico.....
Estes ipês estam em harmonia com o natural..

Eu estou tentando fazer umas mudas de ipê roxo virar bonsai...
mas vc ta de parabens.!
já até salvei estas fotos.

ehehe

abraço!

Visite:
www.MUNDODOBONSAI.hpg.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Thiago Giaconi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Dez 30, 2008 3:02 pm    Assunto: Responder com citação

bad_clusters escreveu:
Como o amigo disse no outro tópico.....
Estes ipês estam em harmonia com o natural..

Eu estou tentando fazer umas mudas de ipê roxo virar bonsai...
mas vc ta de parabens.!
já até salvei estas fotos.

ehehe

abraço!

Obrigado
Tenho varios exemplares desta espécie...depois coloco outras fotos
Gosto muito do Ipê-amarelo...tenho alguns que ja froresceram.

Abraço

Thiago Giaconi
bad_clusters
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Dez 30, 2008 3:11 pm    Assunto: Responder com citação

manda no e-mail:

mundodobonsai@hotmail.com as fotos deles

abraço

Visite:
www.MUNDODOBONSAI.hpg.com.br
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Dez 31, 2008 2:57 pm    Assunto: Responder com citação

Thiago,

quais são os macetes para se obter bonsai de ipê.Possuo cinco espécies, sendo três espécies com otimo tronco, mas estou encontrando dificuldade para formar galhos e uma boa cópa. Podei todos eles e estou partindo para a formação de galhos novamente.E alporquia se consegue com eles?

Um abraço - Ivanil
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Thiago Giaconi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Dez 31, 2008 5:23 pm    Assunto: Responder com citação

Ivanil Pimentel Vieira escreveu:
Thiago,

quais são os macetes para se obter bonsai de ipê.Possuo cinco espécies, sendo três espécies com otimo tronco, mas estou encontrando dificuldade para formar galhos e uma boa cópa. Podei todos eles e estou partindo para a formação de galhos novamente.E alporquia se consegue com eles?

Um abraço - Ivanil

Olá Ivanil,

Eu adquiri algumas mudas há uns 6 anos, todas em torno de 10cm, depois nunca mais consegui mudas desta mesma espécie, já semeei sementes de varios ipês, mas todos de qualidade diferente.
De todas as espécies de ipê a do exemplar acima é a melhor.
Todos os meus exemplares estão com um ótimo desenvolvimento, mas como já relatei eu os educo praticamente desde a semente, com podas e replantios anuais, além das regulares desfolhas pois é uma espécie caduca.
Nunca tentei obter mudas por alporquia.

Abraço

Thiago Giaconi
RIDDHA - JOSE JORGE

MensagemEnviada: Qua Dez 31, 2008 11:32 pm    Assunto: Ipê espécie Responder com citação

Question Qual é a espécie?
Thiago Giaconi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Dez 31, 2008 11:42 pm    Assunto: Re: Ipê espécie Responder com citação

riddha escreveu:
Question Qual é a espécie?

Olá,

Não sei te informar com absoluta certeza, porém creio ser o popularmente conhecido Ipê-do-brejo (Tabebuia umbellata), oriundo das matas ciliares da Mata Atlântica.

Abraço

Thiago Giaconi
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jan 01, 2009 9:05 am    Assunto: Responder com citação

Olá Thiago,

Bom início de ano!

meus ipês foram adquiridos e ganhos com mais de 1 mt de altura e minha dificuldade é conseguir ramificações com eles, aparecem com muito vigôr.Sempre produzo mudas de ipê amarelo e rosa para doações á pessoas conhecidas.Tenho algumas mudinhas e vou iniciar um trabalho desde pequenas para ver se consigo bons resultados.

Minhas plantas foram misturadas e preciso cataloga-as futuramente!

Qual substrato vc usa nos ipês?

Vc possui ipê preto? Comprei 10 sementes á 5 reais cada mas não germinaram, eram sementes bem maiores que a dos outros ipês. Foram adquiridos no Mescado Livre.Não consegui reposição e já decorreu mais de ano.

Um abraço - Ivanil
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Thiago Giaconi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jan 01, 2009 11:51 am    Assunto: Responder com citação

Ivanil Pimentel Vieira escreveu:
Olá Thiago,

Bom início de ano!

meus ipês foram adquiridos e ganhos com mais de 1 mt de altura e minha dificuldade é conseguir ramificações com eles, aparecem com muito vigôr.Sempre produzo mudas de ipê amarelo e rosa para doações á pessoas conhecidas.Tenho algumas mudinhas e vou iniciar um trabalho desde pequenas para ver se consigo bons resultados.

Minhas plantas foram misturadas e preciso cataloga-as futuramente!

Qual substrato vc usa nos ipês?

Vc possui ipê preto? Comprei 10 sementes á 5 reais cada mas não germinaram, eram sementes bem maiores que a dos outros ipês. Foram adquiridos no Mescado Livre.Não consegui reposição e já decorreu mais de ano.

Um abraço - Ivanil

Olá Ivanil,

Um ótimo ano para você.

Eu uso em todas as minhas plantas o mesmo substrato, e nao tenho tido problemas com nenhuma delas (desde jabuticabeira até pinheiro negro), uso o Rendmax - Floreira da Eucatex, é um substrato muito bom, sei que não é o ideal para todas as espécies, porém todas as minhas plantas apresentam um desenvolvimento excelente, é um substrato rico em matéria orgânica e isento de ervas daninhas.

Eu já ví o anuncio do ipê-preto, mas não comprei...o ideal para semear o ipê é logo que vc colhe a semente e em grande número, pois muitas sementes não brotam, por isso é complicado semear apenas poucas, a chance de brotar é muito pequena.

Abraço

Thiago Giaconi
Luciano Pessoa
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jul 26, 2010 3:38 am    Assunto: Responder com citação

Olá Thiago, parabéns pelo seu ipê, gostaria de saber qual é a época para a desfolha dos ipês?
Muito obrigado
Abraço
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jul 26, 2010 8:17 pm    Assunto: Responder com citação

Luciano, o Ipê pode ser desfolhado agora.
Pergunto, qual a razão para vc desfolhar. Eu costumo podar os galhos para manter o adensamento. Se só desfolhar os ramos alongarão muito. Também, depende do estilo que vc quer.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Luciano Pessoa
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jul 26, 2010 9:51 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Élio, nenhuma razão, só estou pesquisando mais sobre a espécie, pois o meu ipê é aquele que voce viu no meu tópico IPÊ AMARELO E CALIANDRA. Estou esperando o final do inverno para fazer o corte no tronco e transplantá-lo. Nesse meu caso, quando ele ja estiver brotado com várias folhas vou precisar desfolhá-lo para diminuir o tamanho das folhas, não é isso?
Muito obrigado
Abraço
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jul 26, 2010 10:38 pm    Assunto: Responder com citação

Luciano, quando surgirem as primeira folhas, vc irá PODAR o galho e não apenas desfolhas pois, como falei, os ramos ficarão alongados se só desfolhar.

Vamos lá no passo a passo:

Veja que ramos longos. Se só desfolhasse, os ramos continuariam longos. Então, deixa crescer até este tamanho e depois poda logo acima do 1º par de folhas.

Ano passado, no início de setembro fiz a PODA novamente. Nos galhos que eu queria que alongassem, aí sim, apenas desfolhei pelo pecíolo. (Não repare no defeito dos 2 galhos saíndo juntos. Erro da época quando comecei a fazer bonsai)

Outubro do mesmo ano, com nova brotação.

Verão, aí sim uma desfolha para que a nova folhagem (brotação de verão) venha menor, já que toda brotação de verão é mais fraca do que a brotação de primavera. E isso vale para todas as espécies.

Abril deste ano.

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: