FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Folhas secando e raízes esbranquicadas
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Bruno NF



Registrado: 06/01/09
Mensagens: 84
Localização: Goiânia-GO

MensagemEnviada: Ter Fev 17, 2009 11:43 pm    Assunto: Folhas secando e raízes esbranquicadas Responder com citação

Olá a todos, gostaria da ajuda e experiência de vocês para identificar e combater o que está me atormentando no memento. As folhas do meu buxinho e do meu falso-pau-brasil estam secando. Cheguei a pensar que pudesse ser o sol, mas agora acredito ser uma doença, pois eles sempre ficaram no mesmo lugar e nunca sofreram disso. ai vão algumas fotos:

Buxinho





Falso-pau-brasil





Outra coisa que gostaria de saber o que é são umas manchas brancas que existem nas raízes do meu Flamboyant, ele sempre as teve. Não sei se elas são prejudiciais ou não, mas acho que sim, pois perto de uma das manchas eu encontrei algumas gotas de um líquido viscoso como mel, que eu suponho ser seiva, que de alguma forma essa coisa rouba da minha planta. Seguem as fotos:





Bom, é isso, espero que possam me ajudar. Até mais e obrigado.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ricardo Loriggio
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 01/08/04
Idade: 42
Mensagens: 261
Localização: Indaiatuba-SP

MensagemEnviada: Qui Fev 19, 2009 6:01 pm    Assunto: Responder com citação

Estas manchas nas folhas estão parecendo queimadura de sol no buxinho, associado com falta de água.
Quanto as raizes esbranquiçadas parecem ser da segunda planta que voce postou, certo? Isso é totalmente normal, são micorrfizas, muito benéficas para a planta.

Att
Ricardo Loriggio
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Bruno NF



Registrado: 06/01/09
Mensagens: 84
Localização: Goiânia-GO

MensagemEnviada: Qui Fev 19, 2009 8:59 pm    Assunto: Responder com citação

Não, na verdade a segunda planta é um falso-pau-brasil, e a com as manchas nas raízes é um flamboyant.

A pouco tempo eu fiz uma intervenção talvez um pouco severa no Buxinho. Fui cavando de cima pra baixo, para mostrar melhor a base da árvore, e muitas raízes finas, daquelas que absorvem a água, foram eliminadas. Isso estaria de acordo com o que vc disse, sobre ser falta de água, associado com a queima das folhas pelo sol. Com menos raízes a planta naturalmente absorve menos água. Mas isso não explicaria o por que a planta que está do lado dela, no caso o falso-pau-brasil, também está secando, sendo que eu não fiz nada com ele. Por isso eu ainda penso que seja alguma doença que está atacando as duas ao mesmo tempo. Não acredito que seja algum inseto, mesmo que muito pequeno, porque eu olhei muito cuidadosamente e mão encontrei nada.

Vou aguardar mais comentários, mas obrigado por opinar Ricardo.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ricardo Loriggio
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 01/08/04
Idade: 42
Mensagens: 261
Localização: Indaiatuba-SP

MensagemEnviada: Qui Fev 19, 2009 10:06 pm    Assunto: Responder com citação

As lesões do buxinho não tem nada a ver com as do pau brasil...
Não está me parecendo doença... As folhas atacadas são as novas , as velhas ou todas?
Quanto ao flamboaiant é micorriza mesmo...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Bruno NF



Registrado: 06/01/09
Mensagens: 84
Localização: Goiânia-GO

MensagemEnviada: Sex Fev 20, 2009 9:56 am    Assunto: Responder com citação

As folhas do buxinho estão secando como um todo, sem distinção, tanto novas como velhas. As do Falso-pau-brasil somente as velhas.

Quanto às manchas brancas no Flamboyant, gostaria de mais opiniões, mesmo que seja só pra confirmar o que o Ricardo disse, sobre micorriza. Quanto mais gente dizendo a mesma coisa mais confiante e seguro se fica.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ricardo Loriggio
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 01/08/04
Idade: 42
Mensagens: 261
Localização: Indaiatuba-SP

MensagemEnviada: Sáb Fev 21, 2009 3:40 pm    Assunto: Responder com citação

As do buxinho parece que foi devido a uma intervenção mais forte na planta, poda de raiz ou de galhos mais grossos... tente colocar na sombra por uns 10 dias...
Já a outra planta, uma pergunta...voce tem adubado corretamente... está parecendo deficiencia de P... que aparece nas folhas velhas.
Pode confiar amigo pois sou agronomo...

Att
Ricardo Loriggio
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Bruno NF



Registrado: 06/01/09
Mensagens: 84
Localização: Goiânia-GO

MensagemEnviada: Dom Fev 22, 2009 9:48 am    Assunto: Responder com citação

Pra dizer a verdade Ricardo, eu nunca tinha adubado o falso-pau-brasil. Tenho ele a mais de 7 anos, plantei da semente, e desde então eu só reenvasei 2 vezes, trocando a terra e colocando uma terra mais rica em matéria orgânica. Mas em janeiro desse ano eu coloquei um pouco de um adubo em pó, que ganhei de um amigo. Coloquei muito pouco, menos de um quinto do que foi recomendado, só pra testar.
Meu amigo me passou o adubo num saco de supermercado, sem rótulo nem nada, por isso não sei dizer qual é. Se ajudar na identificação... ele é composto de umas bolinhas brancas e outras laranjas, um pouco porosas, menores que um milímetro, e a recomendação era que eu jogasse longe do tronco.

Caso você saiba um adubo bom (e barato) por favor me indique. Última, por acaso aquele "P" que você falou é fósforo?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ricardo Loriggio
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 01/08/04
Idade: 42
Mensagens: 261
Localização: Indaiatuba-SP

MensagemEnviada: Dom Fev 22, 2009 6:40 pm    Assunto: Responder com citação

Bruno,
Voced tem que adubar as ploantas a cada 15 dias... procure por um 4-14-8 que é organico e é ótimo, mistura de tortas e farinhas. Para adubar misture com o substrato (fazendo uma escarificação leve).
Neste caso a deficiencia de P (fósforo) fica evidente.... é preciso misturar no substrato.

att
Ricrado Loriggio
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Bruno NF



Registrado: 06/01/09
Mensagens: 84
Localização: Goiânia-GO

MensagemEnviada: Qua Fev 25, 2009 11:18 am    Assunto: Responder com citação

Vou procurar este tipo de adubo, 4-14-8, que você disse. Mas me diga uma coisa. Eu tenho um pouco de receio de adubar minhas plantas e elas começarem a crescer muito rápido, com folhas grandes e entre-nós longos. Fazendo eu perder o controle. Não queria que minhas plantas ficassem estimuladas a crescer, só que elas ficassem bem nutridas. Esse adubo que me indicou faria isso?
Obrigado.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ricardo Loriggio
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 01/08/04
Idade: 42
Mensagens: 261
Localização: Indaiatuba-SP

MensagemEnviada: Qua Fev 25, 2009 3:13 pm    Assunto: Responder com citação

Devemos adubar as plantas a cada 15 a 20 dias adubo é essencial para as plantas... muito ou pouco adubo mata a planta. Adube somente com adubo organico para não correr riscos mas adube a cada 20 dias. As folhas e os entrenós irão crescer, para isso serve a poda e a desfolha.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Bruno NF



Registrado: 06/01/09
Mensagens: 84
Localização: Goiânia-GO

MensagemEnviada: Sáb Mar 21, 2009 1:57 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Ricardo!
O aspecto das minhas plantas não mudou nada, parece que o processo estagnou, ainda bem.
Você tinha me indicado um adubo 4-14-8, procurei mas não o encontrei. Encontrei um 8-8-8 e comprei. Acha que tem algum problema, em utilizá-lo? A quantidade de fósforo nele é menor, mas como você tinha dito que minha planta está com carência de fósforo, já é melhor que nada, não?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ricardo Loriggio
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 01/08/04
Idade: 42
Mensagens: 261
Localização: Indaiatuba-SP

MensagemEnviada: Ter Mar 24, 2009 6:24 pm    Assunto: Responder com citação

Bruno,
Pode usar sem medo agora, mas procure um 4-14-8 para o inverno pois o diferencial é a baixa quantidade de N.
Que bom que estagnou. O aspecto não ia mudar mesmo... uma vez queimado é irreversível.

Um abraço
Ricardo Loriggio
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil