FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Iniciante - Junípero
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Thamy



Registrado: 18/02/09
Idade: 38
Mensagens: 12
Localização: Patrocínio-MG

MensagemEnviada: Qua Fev 18, 2009 11:53 pm    Assunto: Iniciante - Junípero Responder com citação

Ganhei um bonsai de presente, e não tenho certeza de qual espécie se trata.
A vendedora disse que é um Junipero Jacaré, mas tenho minhas dúvidas (apesar de leiga no assunto).

Disse que está por volta dos 4 anos de idade.

Preciso de instrução de como cuidar dessa planta, pois já consegui deixar morrer um buxinho e uma tuia anã Sad

Gostaria de saber como proceder com ela, primeiramente tendo certeza de qual espécie se trata.







Ela está com 20cm de altura.

Qualquer instrução, sugestão de estilo, etc, é bem-vinda.

Desde já agradeço. Smile
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 28/02/07
Idade: 49
Mensagens: 522
Localização: João Pessoa - PB

MensagemEnviada: Dom Fev 22, 2009 10:13 am    Assunto: Responder com citação

Como vai Thamy.

Não entendo muito de conpiferas mas vou tentar te ajudar.

Primeiramente, fassa o transplante da planta. Este substrato em que a mesma vem não é adequado (pode até matá-la) inclusive este vaso de plastico é muito ruim.

Transplante-a para um escorredor utilizando como substrato uma mistura drenante de baixa granulometria (2 a 3 mm) e com alguma dose de matéria orgância. Eu recomendaria uma mistura de pedriscos ou areia grossa, cacos cerâmicos e em menor porporção casca de pinus que você pode encontarr em casas especializadas. Mas não há regra fixa para os elementos da composição...

Durante o transplante não retire totalmente o torrão ( no máximo 1/3). Além de escolher um horário onde a temperatura do dia esteja mais amena.

Nas primeiras 2 ou 3 semanas não coloque a planta diretamente ao sol, vá colocando aos poucos...

Cuidado nas regas, coníferas não gostam de excesso de umidade, mas tbm não pode faltar.

Para a recuperação das raizes, recomendo usar ormônio enraizante 1 vez por semana após o transplante por 3 ou 4 semanas.

Recomendo, também, proceder com uma leve redução da copa, retirando principalmente os galhos que crescem desordenadamente a partir dos primeiros galhos.

Após a recuperação, deixe a planta se desenvolver, lembrando que esta espécie necessita de sol pleno.

Vamos aguardar novas sugestões dos amigos do forum.

Abraços e boa sorte. Wink

Franz Lopes
_________________
"O que fazemos em vida, ecoa na eternidade"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Sambarilove
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 25/12/06
Mensagens: 261
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Dom Fev 22, 2009 12:15 pm    Assunto: Responder com citação

Thamy:

Ao contrário do que o companheiro Fraz disse, esse substrato não vai matá-la. É bem possível que não seja o ideal mas matá-la não vai.

Também não aconselharia qualquer intervenção antes de uns 30/45 dias, período durante o qual vc deve deixar a planta descansando, adaptando-se ao novo regime de regas, insolação, etc.


Parece-me ser um shimpaku mas aguarde a opinião de outros mais experientes.

De qualquer forma, vá pesquisando aqui no fórum sobre a espécie e, ao fim desses 30/45 dias, vc já terá uma boa idéia sobre os cuidados apropriados.

Um abraço e seja bem-vinda.
_________________
O primeiro grande desafio é mantê-las vivas...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 28/02/07
Idade: 49
Mensagens: 522
Localização: João Pessoa - PB

MensagemEnviada: Dom Fev 22, 2009 9:26 pm    Assunto: Responder com citação

Desculpe colega Sambarilovi,

Mas eu não disse que iria matá-la e sim que poderia...

Não foi fornecido dados quanto ao substarto em que a mesma está, mas muitas vezes estes exemplares de Holambra vem em substrato a base de argila... Bem ruins... Além de que este vaso não dissipa bem o calor.

Já tive experiências ruins com estes exemplares de “supermercado”, talvez por ter demorado em transplantá-las para um substrato melhor.

Permita-me discordar de vc quanto a este prazo de “quarentena”. Não creio que seja extritamente necessário... Especialmente se a planta não está em condição ideal.

Mas isso quem decidirá é a colega.

Eu procederia com o transplante...

Espero que me compreenda bem. Não desejo polemizar, ok. Wink

Abraços.

Franz Lopes
_________________
"O que fazemos em vida, ecoa na eternidade"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 21/12/05
Mensagens: 1504
Localização: coronel vivida pr

MensagemEnviada: Dom Fev 22, 2009 9:32 pm    Assunto: Responder com citação

Thamy,

possuo uma planta com as mesmas características e adquiri como Juniperus.

O tronco e os galhos são flexiveis, sendo possível dobra-los e molda-los com facilidade.A madeira é muito trabalhada em gin e shari.A espécie necessita de pleno sol, mas se adapta em outras condições

Os Juniperus não tolera encharcamento e precisa de solo com boa drenagem.

Quando se fala em "matar a planta", entendemos que o susbrato usado pelos produtores de tais plantas que são vendidos como bonsai, não usam um susbtrato ideal nem para essa espécie nem das outras que vendem,geralmente são muito compactados.Se mantidos nesses vasos com o mesmo substrato por muito tempo as consequências serão inevitáveis.

do colega no bonsai

Do colega no bonsai
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Sambarilove
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 25/12/06
Mensagens: 261
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Dom Fev 22, 2009 10:15 pm    Assunto: Responder com citação

Franz:

Se não quer polemizar, não polemize.

O prazo de quarentena é recomendação frequente dos mais experientes aqui no fórum. Talvez não seja estritamente necessário mas por certo acarretará muito menos riscos à planta do que recomendar, a quem está começando, um transplante e uma poda de raízes nesta época do ano.


Thamy:

Há tempos venho me debatendo contra as generalizadas críticas feitas aos Mausais. Considero que são exemplares para principiantes, a quem a imediata recomendação de transplante/poda de raízes envolve risco muito maior de perda da planta do que a manutenção no vaso original.

A esse respeito estou inclusive fazendo uma experiência: adquiri um mausai de jabuticaba há 8 meses e um de ficus há 1 ano e os estou mantendo no recipiente original, sem qualquer cuidado a não ser quanto às regas. A idéia é saber por quanto tempo sobreviverão nessas condições. Estão saudáveis até hoje. Sem muito desenvolvimento, mas saudáveis.
_________________
O primeiro grande desafio é mantê-las vivas...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 21/12/05
Mensagens: 1504
Localização: coronel vivida pr

MensagemEnviada: Seg Fev 23, 2009 11:32 am    Assunto: Responder com citação

Thamy,

eu sei como deve estar se sentindo porque também já passei por isso.Vc adquiriu uma planta e deve proceder dentro da maior naturalidade; é própria para bonsai é, está saudavel, está: portanto é seguir em frente mas com calma, não de apavore que num futuro vc terá um lindo bonsai.
Mas eu não ficaria com a planta nesse vaso por muito tempo.

Ainda sou um iniciante, adquiri tais plantas que são vendidas até nas ruas como bonsai e as manti nesses vasos.Mas não deu outra, com o tempo definharam e morreram e é o que a maioria relata.

Sambarilove,

Não foi afirmado que o susbtrato estaria matando a planta da Thamy e já foi citado. E leio que diz que "corte de raizes" nessa época do ano, mas quem falou isso?

Vc fala estar............... contra as geleralizadas críticas feitas aos tais "bonsai"
Olha, nem pretendo falar mais no assunto, pois até hoje não tinha conhecimento que tais plantas são exemplares para iniciantes.Nunca ouvi nenhum bonsaísta falar para um principiante comprar tais plantas e que sejam próprias para quem esteja iniciando.Não sou contra que adquiram tais plantas, mas não recomendo.

Entendo, cada um tem o direito de postar suas opiniões, experiências e os resultados conseguidos e isso faz parte de um Fórun Democrático.Mas não podemos dar outra interpretação ao que os colegas postaram.

Ivanil
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Thamy



Registrado: 18/02/09
Idade: 38
Mensagens: 12
Localização: Patrocínio-MG

MensagemEnviada: Seg Fev 23, 2009 1:04 pm    Assunto: Responder com citação

Olá!

Fico extremamente agradecida a todos que responderam.

Olha, na minha falecida Tuia Anã eu não realizei o transplante. E no Buxinho realizei o transplante, e radicalizei, podei raízes, galhos internos e já parti pra amarração (tinha me empolgado Confused ).

Então como as duas não duraram, fico meio com receio de mexer muito no meu Junípero, ainda mais por ter sido um presente de uma pessoa pela qual tenho muito apreço.

Dei uma pesquisada e comparei algumas espécies parece ser um Shimpaku mesmo (obrigada Sambarilove).

Fazem 20 dias que estou com a planta. Percebi que o solo está muito compacto. Estava com tatuzinhos de jardim e fiz a imersão do substrato para catá-los (seguindo recomendações de um colega aqui do fórum), e quando retirei a planta da água, vi que a drenagem do solo é muito ruim.

Por causa disso vou considerar o transplante dela. Agora fico na dúvida de colocar em outro vaso definitivo ou passá-la pelo escorredor/mamadeira (como vocês chamam).

De qualquer forma, antes de tomar qualquer decisão, gostaria de um veredito final da espécie, assim direciono minhas pesquisas aqui no fórum e não incomodo tanto vocês Embarassed

Mais uma vez agradeço as respostas.

Ah! E obrigada pelas boas-vindas. Espero compartilhar muita coisa com vocês por aqui!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sambarilove
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 25/12/06
Mensagens: 261
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Seg Fev 23, 2009 1:21 pm    Assunto: Responder com citação

Thamy:

As tuias são terríveis. Morrem com motivo e sem motivo. Você encontrará aqui no fórum relatos de vários companheiros que perderam exemplares sem qualquer razão aparente.

Já quanto ao Buxinho, foi falta de informação. Se não estou me confundindo, é sabido que não suportam podas drásticas.
_________________
O primeiro grande desafio é mantê-las vivas...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Sambarilove
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 25/12/06
Mensagens: 261
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Seg Fev 23, 2009 1:58 pm    Assunto: Responder com citação

Ivanil:

Embora ressaltando que, inicialmente, não havia me dirigido a você, quero dizer-lhe que considero a capacidade de ler e entender/interpretar o que está escrito, uma condição essencial para a troca de opiniões aqui no fórum.

Assim, gostaria que fizesse um esforço e voltasse às mensagens do Franz. Vou procurar facilitar:

a) "Este substrato em que a mesma vem não é adequado (pode até matá-la) A informação essencial é a de que o substrato não é adequado. A observação "pode até matá-la" tem um único significado para aqueles que estão despertando para a arte, morrendo de amores pela primeira planta: VAI MORRER. Negar isso, como você e o Franz fizeram, é apenas recorrer a um jogo de palavras.

b) "Durante o transplante não retire totalmente o torrão ( no máximo 1/3)" Mais um joguinho de palavras ? Se não for, faltou explicar como retirar 1/3 do torrão sem perder/podar nenhuma raiz.

Quanto aos Mausais, a sua interpretação do que escrevi é sofrível. Tomo apenas a liberdade de devolver-lhe sua recomendação final: "Mas não podemos dar outra interpretação ao que os colegas postaram."
_________________
O primeiro grande desafio é mantê-las vivas...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 21/12/05
Mensagens: 1504
Localização: coronel vivida pr

MensagemEnviada: Seg Fev 23, 2009 2:30 pm    Assunto: Responder com citação

Thamy,

encontrei uma foto num livro que em letras grandes está escrito:SHIMPAKU e logo a seguir . Nome científico: Juniperus chinensis "Sargentil".

Espero ter ajudado!

do colega no bonsai
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 21/12/05
Mensagens: 1504
Localização: coronel vivida pr

MensagemEnviada: Seg Fev 23, 2009 3:06 pm    Assunto: Responder com citação

Sambarilove:

Capacidade de ler e o entender/interpretar o que está escrito é uma condição essencial para trocar opiniões aqui no Fórun.Concordo plenamente o que acaba de postar.

Vc não se dirigiu a minha pessoa....também concordo com isso.!

O que não consigo entender é fazer outras interpretações como de:
"Poderá Matar" para "MATAR.

De retirar parte do torrão em 1/3 para interpretar "C0RTAR RAIZES".

As outras colocações que vc fez, pretendo não responder.

Te agradeço por repetir o que escrevi:
"Mas não podemos dar outra interpretação ao que os colegas postaram"
Também concordo com isso.!

Já falei o que tinha que dizer, não sou pessoa de ficar esgrimando com palavras.

Solicito desculpas se ofendi algum leitor, principalmente a autora do Tópico

Ivanil
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 21/12/05
Mensagens: 1504
Localização: coronel vivida pr

MensagemEnviada: Seg Fev 23, 2009 5:31 pm    Assunto: Responder com citação

Thamy,

sei que vc tem dúvidas ref. tua planta e a maioria dos foristas não estão postando nesses dias de Carnaval, mas não se procupe ,não é caso de urgência não.Estou postando para que o teu Tópico volte a subir e outros colegas coloquem suas informações.

Outra maneira que as vezes utilizo é enviar MP para um forista/colega e pedindo mais informações a respeito de minhas dúvidas,sempre fui muito bem atendido.

Ivanil
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Thamy



Registrado: 18/02/09
Idade: 38
Mensagens: 12
Localização: Patrocínio-MG

MensagemEnviada: Seg Fev 23, 2009 5:52 pm    Assunto: Responder com citação

Ok...

Vou pesquisar mais então sobre esta espécie, pra ver se eu não mato essa também. Confused

Ivanil, vou aguardar ver se mais alguém responde pra tirar minhas dúvidas. Qualquer coisa envio MP para algum forista. Obrigada. =]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 21/12/05
Mensagens: 1504
Localização: coronel vivida pr

MensagemEnviada: Seg Fev 23, 2009 8:53 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Thamy,

vc encontra todos os dados para a espécie bem como as demais em:

www.bonsaikai.com.br

Produre" Guia de Cuidados. "Vc encontrará entre várias :Juniperus (jacaré)
e Juniperus (shimpaku)

Vc poderá efetuar registro e receber mensalmente um guia de cuidados para as espécies que vc solicitar.

Do colega no bonsai
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil