FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Carvalhos
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> CENTRO DE EXPOSIÇÃO PARA O FORISTA
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Ter Mar 31, 2009 6:27 pm    Assunto: Carvalhos Responder com citação

Olá a todos

Pensava que já tinha deixado este tópcio neste forum, pelo que procurei através do comando "Busca" e não encontreiConfused , se tal estiver duplicado...as minhas desculpas pelo sucedido e agradecia que fosse eliminado...obrigado


Esta é mais uma das experiências, que ainda tenho em curso, propagação de Carvalho branco /White oak


Sementeiras



Carvalhos entre outros o branco, nascidos em 2005, estado deles em 27-09-06, na Primavera 2007, nenhuma ficou orfã Very Happy



em 25-03-06



em 23-06-07



em 06-07-08



em 19-10-08

Como se pode ver é tal como a maioria de todos os meus outros... é um projecto começado da estaca zero ( tal como gosto Cool ), os objectivos serão sempre a médio longo prazo, não importando tanto o tempo que demora, mas sim o prazer que dai advém Wink

[ ]s

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Ter Mar 31, 2009 6:34 pm    Assunto: Responder com citação

actualizando

Por agora interessa-me volume (+ vigor) e só então remodelar,...dentro de dois ou três anos estará no ponto Wink


pretendo baixar o primeiro ramo da direita e todos eles sem excepção váo levar um corte raso junto do tronco principal para promover uma sinuosidade mais próxima do natural.

Esta semana passou por enormes dificuldades, ventos fortes e demasiado frios queimaram as folhas de tal forma que algumas tive de as cortar por mais de metade Confused


PS O vaso é de treino e esta não é/será a futura frente Wink Very Happy

[ ]s

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Rogério
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 14/02/08
Idade: 51
Mensagens: 1240
Localização: Cambuí / MG

MensagemEnviada: Ter Mar 31, 2009 7:05 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Amigo Castro
Que vigor no crescimento. Não havia pensado nessa espécie para Bonsai + lhe digo que está ficando ótimo. Parabéns pelo exemplar.

Quando fala "...e todos eles sem excepção váo levar um corte raso junto do tronco principal para promover uma sinuosidade mais próxima do natural."... qual seria tal procedimento? Poderia detalhar melhor?

Abraço
Rogério.
_________________
"Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Ter Mar 31, 2009 7:50 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Caro Amigo Rogério

Obrigado pelo incentivo Wink

Os corte que me referia é o mais parecido com este meu ulmeiro aqui

em:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=99287&highlight=#99287
Com este procedimento, os novos ramos que sairão dos mesmos vão permitir um maior afunilamento e sinuosidade, dependendo depois para uma melhor qualidade do trabalho, um próximo acompanhamento de podas e pinçagens...para desmultiplicar bem próximo do tronco.

Podemos esperar que este nasçam no local que pretendemos (ou próximo Rolling Eyes ) ou então recorrer a enxertos dos próprios ramos que se cortaram (pontas) como se podem ver pelos inumeros exemplos pela "net" a fora....um bom exemplo disso são quase todas as ficus provenientes da China/Taiwan etc, se reparar-mos bem, vêm desta forma, em grande parte delas nem se deram ao trabalho de podar o "toco" que fica ao lado do enxerto...

Este procedimento pode ser feito várias vezes ao longo dos ramos consoante o seu comprimento dos ramos.

Não sei se terei sido claro... Confused

Pode crer que é uma bela árvore para Bonsai, agora tem que ter mais tarde algum trabalho para diminuição da folha, mas isso ainda não me preocupa Wink
Tenho um outro exemplar que colocarei bem lá mais para a frente que tal como este também é proveniente de sementeira é o Carvalho vermelho (Red Oak) e o crescimento não tem nada a ver, bastante mais lento.

http://i88.photobucket.com/albums/k174/jpda74/PN_Peneda-Geres/Outono/Picture269.jpg
Para quem gosta de apreciar as Cores Outonais, aqui vai um/uns excelentes link´s de uma zona bem próxima da terra do meu velhote Very Happy
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=560697
Um bem haja a quem teve a feliz ideia de o registrar....
"As nossas Nativas", No coments.... Wink

[ ]s

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Rogério
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 14/02/08
Idade: 51
Mensagens: 1240
Localização: Cambuí / MG

MensagemEnviada: Ter Mar 31, 2009 10:52 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Castro
Fico muito grato pela aula esclarecedora. Que bom poder contar com pessoas dispostas a ajudar os novatos na arte.
Muitas vezes nos deparamos com dúvidas e dificuldades e quando podemos contar com tal ajuda, vemos que existem saídas para as dificuldades.
Agradeço muito sua paciência e seu esclarecimento.

Só + duas perguntas...
Quando os novos brotos aparecem vc costuma deixar todos crescerem para depois de um tempo retirar os que não estão bem dispostos ou ja os escolhe logo no começo?
Depois de quanto tempo + ou - vc arama os secundários (é assim que se chamam, certo)?

Grande abraço
Rogério.

obs: Que viagem por fotos maravilhosa essa que vc indicou. Vistas deslumbrantes e as cores das árvores e matas no outono.
Que sorte a sua em ter "próximo" tão bela porção de natureza.
É de revigorar a alma, o corpo e a mente.
_________________
"Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/01/08
Mensagens: 1233
Localização: Buritis - MG

MensagemEnviada: Qua Abr 01, 2009 9:19 am    Assunto: Responder com citação

Olá Castro,

Obrigado por mais esta aula grátis!!! hehe

Também tenho a mesma apreciação que o amigo, gosto de produzir minhas próprias mudas... ontem estava replantando algumas para o escorredor e observando o quanto é prazeroso ver aquela sementinha tranasformando-se, aos poucos, em bonsai...

Não deixe de atualizar quando houver intervenção...
Parabéns pelo cuidado ao fotografar...

Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Qua Abr 01, 2009 9:49 am    Assunto: Responder com citação

Amigo Castro,
Parabéns pelo trabalho até aqui. Uma verdadeira lição aos que tem muita pressa com o bonsai. Com certeza um trabalho assim inciado do zero tem o gosto de viver cada etapa e nais chances de ficar tal qual a gente deseja. Grato também pelas explicaçãoes.

Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Sex Abr 03, 2009 7:30 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Rogério
Rogério escreveu:
Só + duas perguntas...
Quando os novos brotos aparecem vc costuma deixar todos crescerem para depois de um tempo retirar os que não estão bem dispostos ou ja os escolhe logo no começo?

Depois de quanto tempo + ou - vc arama os secundários (é assim que se chamam, certo)?


Não é aula não Embarassed Confused , é apenas um pouco da minha pouca experiência nesta arte e é passível de estar equivocada, não a leve como "certeza" alguma, Ok.
O que costumo fazer neste tipo de coisas, embora tenha sido o 1.º ano que fiz algo tão radical, nos outros caso o procedimento que tenho tido foi agurade que nascessem mais proximo do local aonde desejava e quando isso não acontece, aproveito os que estarão mais próximos do local pretendido.
No caso em concreto, devo-te dizer que no ulmus não houve ramo algum que não tivesse um rebento no ramo podado e alguns com bastante intesidade...por agora porque pretendo que ela recupere, nem me tenho preocupado com a forma, para já não me interessa a selecção, mas sim a recuperação, se bem que apenas um seja necessário ( o mais bem posicionado) no actual momento todos os outros se tornam necessário para fazer a "fábrica" laborar (fotossintese) embora não sejam necessários no futuro, por agora também o serão porque daqui a uns tempos vou eliminar aqueles "tocos" e todos os ramos das proximidades serão necessários para auxiliar na cicatrização Wink
Escolher logo de inicio até pode ( por vezes faço-o), mas isso não quer dizer eliminar tudo no imediato, até porque nada nos diz que algo que foge da nossa alçada, não irá afectar o ramo escolhido uns tempos mais tarde e por isso não convem ficar sem recursos.

Quanto ao aramar depende bastante das espécies, existem algumas (a maioria das minhas) que aramo no Outono, mas existem outras que é mais benéfico aramar enquanto os ramos são bem tenros....também aqui é uma questão de tacto e experiência pessoal Wink
Eu por acaso até contrariando algumas tendências tendo a deixar os arames por mais tempo do que seria desejável, mas são etapas para cumprir e desde que não marque o problema não é assim tão grave é mais uma questão estética.

Viste aquelas imagens deslumbrantes...aquilo é sobretudo uma lição de vida como tantas outras que passam ao nosso lado diariamente, e a nossa pressa não nos deixa surpreender.
Desde pequeno que visitava aquele genero de locais nas férias e apenas agora ao praticar bonsai, me apercebo (da profundidade) da dádiva que a natureza nos oferece neste campo...simplesmente, maravilhoso.

[ ]s

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Sex Abr 03, 2009 7:43 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Ezequiel
EZEQUIEL JUNIOR escreveu:
Olá Castro,

Obrigado por mais esta aula grátis!!! hehe

Também tenho a mesma apreciação que o amigo, gosto de produzir minhas próprias mudas... ontem estava replantando algumas para o escorredor e observando o quanto é prazeroso ver aquela sementinha tranasformando-se, aos poucos, em bonsai...

Não deixe de atualizar quando houver intervenção...
Parabéns pelo cuidado ao fotografar...
Abraços

Também o Amigo, vindo de quem vem, fico mais encabulado ainda Confused Embarassed, seria demasiada presunção, será quanto muito partilha de experiência sem preocupação sem bem, se mal...apenas experiências.
Caramba é o que me dá mais prazer fazer, planear as sementeiras e meter mãos á obra Very Happy, mais tarde seleccionar dois ou três exemplares e oferecer aos amigos (por x trocar)...isso também é deveras gratificante...um sorriso de um amigo.

Quando começam a entrar neste estágio, também é um enorme prazer vê-las a ganhar forma...não é uma forma fácil de se conseguir resultados e demora bastante mais tempo, é certo, mas também não tenho como objectivo pessoal "a meta", mas sim o percurso Wink...o resto tudo o que vier, vem por simpatia.

[ ]s

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Sex Abr 03, 2009 7:59 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Amigo Elio
Elio Luis Secchi escreveu:
Amigo Castro,
Parabéns pelo trabalho até aqui. Uma verdadeira lição aos que tem muita pressa com o bonsai. Com certeza um trabalho assim inciado do zero tem o gosto de viver cada etapa e nais chances de ficar tal qual a gente deseja. Grato também pelas explicaçãoes.

Abraço

Também o amigo Shocked Embarassed ....se existe lição e ela pode ser dada, já existe na famosa regra nº1 e demais consecutivas "PACIÊNCIA",...se ela está lá/cá porque não tentar segui-la Smile

Bonsai como entendo de facto nada tem ver com pressa/s, e mesmo alguns exemplares mais avançados se tiverem que ser, que sejam zerados mesmo sem temores...bonsai é isso mesmo apreciar/viver cada etapa e não apenas para um resultado.

Com certeza, com a morosidade que este trajecto nos proporciona, dá-nos mais algum tempo para maturar as possiveis saidas e como tal teremos mais chances de que fique como objectivamos, mesmo que não signifique necessáriamente uma melhor escolha aos ollhos de toda a gente. Wink

Quem tem que agradecer sou eu pelo incentivo Wink

Tudo de Bom

[ ]s

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Rogério
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 14/02/08
Idade: 51
Mensagens: 1240
Localização: Cambuí / MG

MensagemEnviada: Sex Abr 03, 2009 11:20 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Amigo Castro
Sinto que me falta um curso prático ou um acompanhamento a um trabalho feito por uma pessoa que entenda bem da Arte + enquanto não posso fazer tal curso e em minha cidade só eu me interesso pela arte vou me instruindo aqui no Fórum através de pessoas como vc e como outros que se dispõe a ajudar, transmitindo seu conhecimento e dedicando seu tempo aos que querem aprender sempre um pouco + sobre a arte Bonsai.

Citação:
Escolher logo de inicio até pode ( por vezes faço-o), mas isso não quer dizer eliminar tudo no imediato, até porque nada nos diz que algo que foge da nossa alçada, não irá afectar o ramo escolhido uns tempos mais tarde e por isso não convem ficar sem recursos.


Veja vc... O parágrafo acima fala uma coisa que nos parece obvio + até antes de ler eu não havia pensado nisso. Quando procedia uma poda e novas brotações apareciam me adiantava e já arrancava as que "pareciam" desnecessárias.

Quanto as imagens...

Citação:
... e apenas agora ao praticar bonsai, me apercebo (da profundidade) da dádiva que a natureza nos oferece neste campo...simplesmente, maravilhoso.


Eu também comecei a perceber e a dar muito + importância a beleza da natureza depois de incluir em minha vida o interesse por Bonsai. Sempre que me surge a oportunidade tento mostrar às minhas filhas a como a natureza é bela e importante. Moro em uma cidade pequena e que ainda tem muita natureza a disposição dos olhos e de quem aprecia a vida em paisagens.
Parabéns pela pessoa que é e fico muito feliz em saber que poderemos contar com suas dicas e ajuda nesse Fórum.
Grande abraço e muito obrigado
Rogério.
_________________
"Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Rogério
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 14/02/08
Idade: 51
Mensagens: 1240
Localização: Cambuí / MG

MensagemEnviada: Sex Abr 03, 2009 11:39 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Amigo Castro
Não queria fugir do assunto do seu tópico + gostaria de saber se vc me autoriza a postar 3 fotos de um lugar que eu venho namorando para comprar?
Abraços
Rogério.
_________________
"Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Sáb Abr 04, 2009 7:42 am    Assunto: Responder com citação

Olá Rogério

Rogério escreveu:
Sinto que me falta um curso prático ou um acompanhamento a um trabalho feito por uma pessoa que entenda bem da Arte + enquanto não posso fazer tal curso e em minha cidade só eu me interesso pela arte vou me instruindo aqui no Fórum através de pessoas como vc e como outros que se dispõe a ajudar.

Sim um curso prático faz bastante diferença, mas mais que isso é seleccionarmos a qualidade de quem o administra, assim como a matéria (tentar saber com quem já o frequentou) afinal hoje em dia com a dispersão de informação, quase qualquer individuo administra um basta olhar ao nosso redor para o percebermos.

Por isso ou já conhece alguém com reconhecidas qualidades: técnico; práticas e teóricas para ensinar, ou então, talvez seja preferivel começar mesmo por encontrar um grupo de amigos nas redondezas que tenham o mesmo objectivo e praticarem; conversarem,...afinal esses momentos também são "bonsai".
mais tarde as coisas rolam e os horizontes certamente serão outros Wink, quem sabe até arranjam maneira de tirar um curso em conjunto, ou deslocarem-se em grupo para tal fim, ficaria mais fácil não é?.

Rogério escreveu:
Caro Amigo Castro
Não queria fugir do assunto do seu tópico + gostaria de saber se vc me autoriza a postar 3 fotos de um lugar que eu venho namorando para comprar?

Por mim tudo bem, mas acredito que isso não desvirtue o meu tópico, mas talvez o propósito/intenção deste espaço "Centro de exposição para o forista" criado pelo Sr. Mário Leal,....para evitar que tal aconteça, façamos assim, ...qualquer assunto relacionado que seja necessário "conversarmos", podemos utilizar por exemplo este "link" aqui:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=6404&highlight=sementeiras
que no fundo foi o que terá dado origem a estes, ...e venham lá essas fotos Very Happy

[ ]s

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
LG
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/08/06
Idade: 44
Mensagens: 243
Localização: São José do Rio Preto - SP

MensagemEnviada: Qui Jun 11, 2009 5:01 pm    Assunto: Responder com citação

Fantastico

Sempre quis um carvalho, tentei por 1 vez com uma mudinha mas não foi para frente.

Boa sorte! Esta ficando otimo.

Abraços!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
flavio bonsai
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 15/03/07
Mensagens: 936
Localização: brasilia df

MensagemEnviada: Qua Jun 17, 2009 8:13 am    Assunto: Responder com citação

legal essas mudanças me fez refletir , como se fosse a vida de um homen, as fases da nossa vida.
então isto quer dizer que idade trás a experiencia.
_________________
Se creres verás a glória de Deus.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> CENTRO DE EXPOSIÇÃO PARA O FORISTA Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil