FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Arz001 - Toquinho de Pitanga
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 03/10/08
Idade: 40
Mensagens: 2019
Localização: Ijuí-RS

MensagemEnviada: Qua Abr 29, 2009 11:31 am    Assunto: Arz001 - Toquinho de Pitanga Responder com citação

Este toquinho preparei ontem, e hoje vou levar pra casa, embrulhei em um cobertor bem molhado pra que não sofra durante o processo, depois é só plantar e esperar sua recuperação.

Não sei contar direito os anéis para saber a idade, mas na minha contagem deu 21...


Editado pela última vez por Arzivenko em Sáb Jan 23, 2010 9:38 am; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
afonso Fengler
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 13/07/06
Mensagens: 280
Localização: São Miguel das Missões - RS

MensagemEnviada: Qua Abr 29, 2009 12:04 pm    Assunto: Responder com citação

Ola Arzivenko

Agora sim, fez o trabalho de poda antes da coleta, para não precisar mexer depois.

Que bela planta e que toquinho? imagina se não fosse. rsrsrs

É muito dificil de conseguir uma matéria prima dessas. Meus parabéns.

Quando eu coleto, você viu, naquela pitangueira grande( inclusive postei aqui no fórum) o torrão que vem junto. Mas você é bem mais ousado, as vezes é preciso arriscar, senão nunca vai se saber, se pode ou não ser feito isso.
_________________
O que não tem solução, esta solucionado.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 04/01/05
Mensagens: 2280
Localização: General Carneiro-Pr

MensagemEnviada: Qua Abr 29, 2009 1:10 pm    Assunto: Responder com citação

É isso ai João, depois que ela ja estiver na bacia de treinamento e emitindo os novos brotos não esquece de postar para nós. Essa vai dar samba com certeza.
Como diz um amigo meu "oremos". ja que a época não é das mais propícias.
_________________
Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qua Abr 29, 2009 4:43 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Espero que o nobre colega tenha sucesso com essa coleta. Se tivesse sido feita aqui no planalto central, nessa época do ano, com toda certeza eu iria perder esse material. Very Happy

A vantagem do nosso país continente creio que é justamente o fato de que em cada rincão há uma climatologia diferenciada, que permite esse tipo de procedimento, sem riscos de perda. Portanto, boa sorte, e espero poder ver o futuro bonsai visualizado nela por voce. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 03/10/08
Idade: 40
Mensagens: 2019
Localização: Ijuí-RS

MensagemEnviada: Qua Abr 29, 2009 4:55 pm    Assunto: Responder com citação

atualizando...

plantei hoje.. estourou a bacia, tive que costurar com arame..

mas valeu a pena..

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 08/12/07
Idade: 42
Mensagens: 1213
Localização: Colatina-ES

MensagemEnviada: Qua Abr 29, 2009 6:49 pm    Assunto: Responder com citação

Que plantinha heim????? Linda mesmo que tronco incrível ótimo material.
_________________
Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qua Abr 29, 2009 7:45 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Certamente um troncão desses dá para render muita madeira morta para formar um lindo bonsai. Very Happy

Material para shari e jin tem de sobra. Agora é aguardar a recuperação. Enquanto isso, é ir estudando e projetando o que poderá ser feito no futuro, tão logo a planta retorne com novas brotações. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
nitnitsuj



Registrado: 21/10/08
Idade: 34
Mensagens: 20
Localização: Joinville-SC

MensagemEnviada: Qua Abr 29, 2009 7:58 pm    Assunto: HIHI Responder com citação

Q árvore linda, parabéns por ter achado este premio, vc teve mta dificuldade ao tirar as raizes? Ei vamos supor q desse ai apareca galhos no topo e um pouco abaixo do meio e se eu fizesse uma alporquia acima dos galhos do meio, teria mta chance da parte de cima viver, espero q entenda naum desejo complicar nada, brigado.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 20/03/08
Mensagens: 935
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Qua Abr 29, 2009 8:13 pm    Assunto: Responder com citação

Que "toquinho" em!!!!

Eu já ficaria muito satisfeito se conseguisse um toquinho da espessura de um daqueles três galhos mais altos!!!

Mas como se diz tudo tem um lado ruim, imagina o trabalho que você vai ter para carregar o seu futuro bonsai para as exposições!!!! Laughing

Brincadeiras à parte parabéns pela planta. Como você a conseguiu?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 03/10/08
Idade: 40
Mensagens: 2019
Localização: Ijuí-RS

MensagemEnviada: Qua Abr 29, 2009 11:06 pm    Assunto: Responder com citação

Detalhe para a bacia, tive que costurar com arame porque o peso da árvore quebrou dois lados dela, mas ficou bom, está segurando bem o substrato...

Utilizei cacos de tijolos moidos e areia, bem inorganico, mas quando ela mostrar sinais de recuperação eu começarei com a adubação química e organica, por enquanto melhor esperar e regar 2x por dia!

sugestões? e a idade? aceito palpites, até o momento todos me disseram que deve ter entre 20 e 30 anos. Pelo peso não me surpreenderia se fosse mais velha que eu!

Quanto a história, esta pitanga estava em um terreno que ia ser terraplanado, foi dada a autorização para cortar ela, o dono iria fazer lenha para churrasco (pitangueira é ótima para isso), então pedi pra ele o toquinho, ele não se negou, afinal, salvar a árvore é uma causa nobre. Então depois que a retroescavadeira arrancou ela do chão eu fui lá, serrei os excessos de raízes e galhos, preparei o embrulho com um cobertor velho, amarrei bem, molhei e deixei lá, já estava noite e eu sozinho, só movia a árvore rolando.. hahahaha

Hoje voltei com ajuda de mais dois amigos, botei no porta malas do carro e levei embora, sofri pra arrumar dentro da bacia, pois ela não parava muito reta, e ainda quebrou dois lados da mesma. Costurei, ajustei o nebari, preenchi com substrato enquanto jogava água, para que o mesmo se ajustasse dentro das cavidades.

Agora, questão de tempo, mais uma vez, aceito sugestões e críticas... vou pensar duas vezes antes de trazer algo desse tamanho pra casa, minhas costas estão reclamando...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 26/07/07
Idade: 57
Mensagens: 3373
Localização: Umuarama - PR

MensagemEnviada: Qui Abr 30, 2009 9:32 am    Assunto: Responder com citação

Arzivenko,
é uma bela planta, muito robusta; vamos torcer para que ela sobreviva.
Acho que a bacia em que foi colocada é pequena para ela; precisa de um pouco mais de espaço para desenvolvimento das raízes. A minha sugestão é colocá-la numa caixa de madeira.
Abraço.
Edson.
_________________
O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/09/04
Idade: 50
Mensagens: 3929
Localização: RECIFE - PE

MensagemEnviada: Qui Abr 30, 2009 10:23 am    Assunto: Responder com citação

Que toquinho heim Exclamation Shocked Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing

Oremos por sua total recuperação!
_________________
Abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
guifercon
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 06/10/08
Mensagens: 126
Localização: Sao Caetano do Sul-SP

MensagemEnviada: Qui Abr 30, 2009 2:55 pm    Assunto: Responder com citação

Shocked

Aconselho plantar em uma piscina de 100 litros, hehehehe

Rolling Eyes

Parabéns e boa sorte!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 21/12/05
Mensagens: 1504
Localização: coronel vivida pr

MensagemEnviada: Qui Abr 30, 2009 4:19 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Arzivenko,

parabéns por mais uma conquista...como os colegas falaram vc tem muitas opções para a quebradeira de bacias.

Ficamos torcendo que tudo corra bem!

Abraços - Ivanil
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 03/10/08
Idade: 40
Mensagens: 2019
Localização: Ijuí-RS

MensagemEnviada: Qui Abr 30, 2009 4:25 pm    Assunto: Responder com citação

Por hora vou manter como está, tentar transplantar denovo só irá provocar mais stress na árvore. A parte inferior do "root ball" (não sei que termo usar em português) possui muitas raízes capilares, portanto a recuperação da planta tem boas chances. O maior volume é justamente causado pelas raízes mais lenhosas, que todos sabemos não absorvem água ou nutrientes, por esta razão eu creio que a bacia vai dar conta por um tempo, muita água e paciência...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Próximo
Página 1 de 9

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil