Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
ricardoangelo 1.o PASSO

Registrado: 15/05/09 Idade: 43 Mensagens: 109 Localização: Sao Jose do Rio Preto-SP
|
Enviada: Qui Jul 16, 2009 9:34 pm Assunto: EUGENIA VARIDA PELO VENTO |
|
|
AMIGOS, ADQUIRI ESTA EUGENIA JA COM UM ESTILO DEFINIDO PELA NATUREZA HEHEH
MAS AINDA SOU INICIANTE E GOSTARIA DE CONSELHO DOS MESTRE COMO PROCEDER AGORA ?
 |
|
|
 |
BLACKNEEDLES 4.o PASSO

Registrado: 27/03/09 Idade: 43 Mensagens: 658 Localização: VALPARAISO DE GOIAS-GO
|
Enviada: Qui Jul 16, 2009 10:20 pm Assunto: Re: EUGENIA VARIDA PELO VENTO |
|
|
ola ricardo
antes de tudo eu colocaria ela no escoredor e mamadeira pra dar uma
engordada nela...
e ai daria o movimento FUKINAGACHI!!!
aqui vai umas ideis ok
abrço e boa sorte _________________ QUANDO A ULTIMA ARVORE TIVER CAIDO QUANDO O ULTIMO RIO TIVER CECADO E O ULTIMO PEIXE FOR PESCADO AI VAMOS VER QUE NAO PODEMOS COMER DINHEIRO...
http://www.brasiliabonsaiclube.com |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Jul 17, 2009 10:10 am Assunto: |
|
|
ola,
se vc enclinar o tronco mais para a direita e colocar esta pedra no outro lado vai ficar legal,
também galhos mais baichos se a planta fosse minha eu dava uma refinada na copa para visualisar melhor e este primeiro galinho de baixo para cima e dava um movimento legal no inicio dele e deixava engrossar para futuramente sair um jim dali.
boa sorte... |
|
|
 |
Rodrigo_Dias_RJ 5.o PASSO

Registrado: 08/07/06 Idade: 45 Mensagens: 815 Localização: Rio de Janeiro, RJ
|
Enviada: Sex Jul 17, 2009 10:59 am Assunto: |
|
|
Amigão, não acredito que o Fukinagashi seria o melhor pra sua planta, vou explicar: ela não esta natural, se vc tentar um hokidachi acho que ficaria mais suave.
Discordo do meu xara, sobre o JIN, Eugenia não tem JIN, mas é opinião de cada um!
Procure seguir um caminho mais facil e da forma que o seu bonsai fique mais parecido com uma arvores, acho que o Fukinagashi é um dos estilos mais dificeis e que pede um refinamento bem minucioso.
boa sorte
e
abs _________________ Rodrigo Dias
www.bonsaidatijuca.com.br
 |
|
|
 |
r.ozelame 2.o PASSO

Registrado: 03/06/09 Idade: 40 Mensagens: 324 Localização: Ilópolis-RS
|
Enviada: Sex Jul 17, 2009 11:34 am Assunto: |
|
|
Olá Ricardo.
Antes de mais nada, não sou Mestre, ok????hehe
Acho que os colegas aí já lhe deram a letra: Desenvolver mais, dar mais movimento e características de Fukinagachi, ou optar por outro estilo.
Agora acho que depende de ti. Faça o que te agrada mais. Tente, nada custa. _________________ Sirvam nossas façanhas de modelo à toda Terra.
Att.
Ramon Ozelame |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Jul 17, 2009 12:07 pm Assunto: |
|
|
As orientações do Sandi são pertinentes caso fosse fazer um Fukinagashi mas, adotar esse estilo para a Eugênia acho que é forçar muito a natureza.
Assim, concordo com o Rodrigo Dias, parte para um Hokidachi.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Jul 17, 2009 2:22 pm Assunto: |
|
|
ola, com a idéia de hokidashi na minha opinião seria difíssil pois a planta não tem galhos para o lado direito e inclusove só se tem folhagem nas pondas dos ramos e acho que seria difíssil fazer brotações surgirem nos galhos. o que acham??? |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sex Jul 17, 2009 9:21 pm Assunto: |
|
|
Oi Ricardo
Também sou de acordo que um "varrido pelo vento" fique mais difícil...
Escave um pouco a terra pra ver onde começa o nebari... Geralmente nestes vasos ele está bem enterrado
Rodrigo Sandi,
a falta de galhos de um lado pode ser resolvida com uma "inversão de ápice" onde um galho mais ramificado seria aramado e se transformaria no novo ponteiro.
Com podas constantes pode-se ir incentivando o sugimento de folhagem mais próxima ao tronco
Mostro aqui um trabalho meu que inicialmente era um pouco parecido com este do Ricardo:
 _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Jul 17, 2009 10:04 pm Assunto: |
|
|
ola alexandre não sabiia disto muito interessante mesmo mas esta tecnica de forssar brotações mais perto do galho. Só funciona com eugenia ou pode ser usada em outras espécies??? |
|
|
 |
ricardoangelo 1.o PASSO

Registrado: 15/05/09 Idade: 43 Mensagens: 109 Localização: Sao Jose do Rio Preto-SP
|
Enviada: Sex Jul 17, 2009 10:56 pm Assunto: |
|
|
Alexandre, poderia me falar mais dessa inversão de ápice ?!!
como devo proceder ?!.... |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Ter Jul 21, 2009 10:59 pm Assunto: |
|
|
Rodrigo
é assim que fazemos na maioria das espécies para ir forçando novas brotações e maior folhagem... juntamente com as desfolhas.
Ricardo Angelo
A inversão de ápice é como relatei antes... vamos dizer que falta galhos de um lado do tronco de uma determinada planta, aí aramamos o tronco e invertemos o ângulo com um galho mais ramificado que será o novo ponteiro. + ou - assim:
 _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Renan Leite Gaigher 2.o PASSO

Registrado: 12/07/11 Idade: 33 Mensagens: 303 Localização: Cachoeiro de Itapemirim-ES
|
Enviada: Qua Jul 20, 2011 1:46 pm Assunto: |
|
|
parabéns que otima ideia para a Eugenia dele... gostaria de saber se pode me ajuda com a minha
Uploaded with ImageShack.us[img][/img]
Uploaded with ImageShack.us |
|
|
 |
fermga 2.o PASSO

Registrado: 25/03/11 Idade: 37 Mensagens: 287 Localização: Maringa-PR
|
Enviada: Qua Jul 20, 2011 9:47 pm Assunto: |
|
|
Eu discordo da opinião de alguns amigos que postaram acima sobre fazer o estilo Hokidachi nesta planta... Como ja disse em outros posts anteriores para mim a eugenia não se encaixa neste estilo porque ela fica com muita cara de topiaria, já um fukinagachi não é má ideia mas tem o problema da eugenia ter um crescimento bem acelerado e vertical tento sempre que fazer podas de manutenção para que a mesma não perca o estilo, gosto mais do estilo fukinagashi em pinheiro ou juniperos. _________________ "Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
|