FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

(Eucalipto) alguém já utilizou ?
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
João Paulo Batista Lyrio
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 04/07/09
Mensagens: 880
Localização: Cariacica-ES

MensagemEnviada: Sex Jul 17, 2009 1:44 pm    Assunto: (Eucalipto) alguém já utilizou ? Responder com citação

Bom, pessoal tem um eucalipto aromático no quintal de minha casa e frequentemente tenho de podá-lo, e com podas drásticas, assim mesmo ele aguenta e volta a mostrar suas folhagens mais viva ainda.
Então pretendo manuseá-lo para bonsai, visando que ele é um grande guerreiro e, qd tiver adaptado possa utilizar suas folhas para fins aromáticos.

Segue as imagens:

Estou pensando em fazer um alporque desse galho que sai a direita.






Editado pela última vez por João Paulo Batista Lyrio em Sex Jul 17, 2009 1:48 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/03/09
Idade: 58
Mensagens: 2257
Localização: TEODORO SAMPAIO-SP

MensagemEnviada: Sex Jul 17, 2009 1:47 pm    Assunto: Responder com citação

OLA.. AS FOTOS NÃO ESTÃO ABRINDO ... Sad
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Paulo Henrique de S. Garc
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 14/09/06
Mensagens: 440
Localização: São Carlos - SP

MensagemEnviada: Sex Jul 17, 2009 4:03 pm    Assunto: Responder com citação

João paulo, eu pessoalmente nunca tive experiência com eucalipto, porém em um dos números da finada "Cultivando Bonsai", teve uma matéria sobre essa plante e o que foi dito, pelo bonsaista que contivava é que só se propaga por sementes, e que a condução é muito dífícil, pois a danada tende a só emitir brotações no ápice, o que dificulta a formação de uma bela copa. Aliás os bonsai mostrados, não eram lá muito bons, devido a essa dificuldade, mas nada impede de fazer uma só para ter na coleção.

espero ter ajudado1

Um grande abraço e

Té mai...
_________________
"más vale la gracia de la impereccíon que la perfección sin garcia"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
João Paulo Batista Lyrio
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 04/07/09
Mensagens: 880
Localização: Cariacica-ES

MensagemEnviada: Sex Jul 17, 2009 5:29 pm    Assunto: Responder com citação

Ségio,
tenta atualizar a página, as vezes acontece comigo em algumas páginas.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Paulo Henrique,
também acho isso, e inclusive conversando com um cultivador de um outro forum me disse isso, ele tem, mas conseguiu por yamadori.

Bem essa árvore ela é muito ereta, realmente a copa deixa a desejar, mas tive notando que os galhos são bem flexíveis, podendo aramar no desenvolvimento.

Irei fazer um teste, mantenho informações.

Vamos ver o que vai dar.

Abraço.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
edsonr junior



Registrado: 04/09/08
Idade: 41
Mensagens: 87
Localização: Diamantina-MG

MensagemEnviada: Sex Jul 17, 2009 9:23 pm    Assunto: Responder com citação

Caro joão Paulo, posso está errado mais acho que tem um tópico nesse fórum sobre eucalipito! Dizem que um pouquinho complicado, mais nao custa nada tentar. Vai em frente!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
João Paulo Batista Lyrio
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 04/07/09
Mensagens: 880
Localização: Cariacica-ES

MensagemEnviada: Sáb Jul 18, 2009 10:53 am    Assunto: Responder com citação

Valeu Edson,
mas se não der certo acho que irei mantendo ele a esta estatura até surgir sementes que possam germinar, e aí partir para o yamadori.

E isso, só dará certo com a ajuda de todos inclusive da sua de alguma forma, relembrando ainda sou aprendiz.

Grande abração.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/03/09
Idade: 58
Mensagens: 2257
Localização: TEODORO SAMPAIO-SP

MensagemEnviada: Sáb Jul 18, 2009 11:25 am    Assunto: Responder com citação

tem razão .. João .. tô vendo as fotos agora.... Very Happy
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rodrigo Sousa Vidal



Registrado: 09/07/09
Idade: 49
Mensagens: 48
Localização: Algarve-Portugal

MensagemEnviada: Sáb Jul 25, 2009 8:06 pm    Assunto: Responder com citação

Olá João Paulo..

Viva ,agora em sua casa. Rolling Eyes

Mas para não abrir um tópico repetido,vou aproveitando o seu.Espero não se importar. Confused

João depois de muita hora no Google,finalmente achei algo desta espeçie em Bonsai.

Uma foto de Eucalipto de um site Australiano.


Só me pareçe que talvez não fosse o melhor estilo para usar com a espeçie,mas mesmo assim dá para ficar com mais alguma certeza,que com alguma persistençia dará para tirar bonsai dessa espeçie.

Há uns tempos li,penso não estar a fazer grande confusão que há um Sr. de vosso pais que tem cultivados alguns exemplares no seu belo jardim(o jardim vi por fotos).

Esse Sr. se chama Sergivaldo Costa ,Bonsai Nativos de Nordeste.
Tem belo jardim que vi por fotos com diferentes espeçies algumas pouco conheçidas em Bonsai.
Seu Blog está,pareçe bloqueado,ou,inactivo ,o que se torna difiçil de o contactar.

Aproveito seu tópico aqui para pedir ajuda a alguem que conheça maneira de entrar em contacto com dito sr.,ou até o proprio frequente este forum.

Pois seria interessante informação sobre esta espeçie rara em Bonsai.

João estou atento em seu tópico. Wink

Abraços
Boa sorte
Rodrigo Vidal


Editado pela última vez por Rodrigo Sousa Vidal em Seg Jul 27, 2009 8:01 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Matheus 31
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 25/06/09
Idade: 27
Mensagens: 396
Localização: Tietê-SP

MensagemEnviada: Dom Jul 26, 2009 12:20 am    Assunto: Responder com citação

Aqui ao redor dos eucaliptos sempre aparecem algumas arvorezinhas de eucalipto que sempre cortam, vou tentar tirar uma delas do chão, e ver no que dá
_____
eram brotos do tronco que ta beem baixo, não vou pegar


Editado pela última vez por Matheus 31 em Dom Jul 26, 2009 3:33 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
neyleite



Registrado: 25/08/08
Idade: 46
Mensagens: 22
Localização: Itapira

MensagemEnviada: Dom Jul 26, 2009 7:06 am    Assunto: Responder com citação

Bom dia Rodrigo, tudo bem com você? Acho que o site Nativos do Nordeste foi desativado ou teve algum problema. Mas o Sergivaldo Costa esta hospedado em outro lugar agora, embora nem todas as antigas postagens estejam no site novo ele esta reestruturando. O endereço é http://sergivaldo.projetobonsai.com/
Um grande abraço Ney
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 80
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Dom Jul 26, 2009 12:27 pm    Assunto: Responder com citação

Alô !!!!!!!!
Prezados, com certeza o amigo Sergivaldo não possui nenhum bonsai de eucalipto...
Conheço bem o viveiro, inclusive semana passada estive lá.
Creio que se trata de uma planta que não fica boa como bonsai.
Suas folhas são medicinais....sabiam ?
_________________
Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 08/02/09
Mensagens: 847

MensagemEnviada: Dom Jul 26, 2009 8:22 pm    Assunto: Responder com citação

ola, eucalipto pode virar bonsai porém precisa de muita dedicação e tempo, acredito que se deve começar de uma muda pequena ou sementes já que a planta não aceita poda drástica, desfolha total, alporque, estacas (alguma espécies), tem uma matéria pequena falando dele na revista como cultavar bonsai edição número 8.

boa sorte, espero ter ajudado...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
João Paulo Batista Lyrio
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 04/07/09
Mensagens: 880
Localização: Cariacica-ES

MensagemEnviada: Seg Jul 27, 2009 7:55 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Rodrigo,
Bom, não sei o que você se refere a poda drástica ou de repente por estar em determinada área, ele resiste bem.

Como havia dito, observando o tronco, aonde começa o afinamento ali, eu cortei o tronco drasticamente, depois de algum tempo ele brotou e cresceu esse tronco mais fino.

Mas, de repente ele pode realmente não aguentar se for poda drástica fora do chão, porque ali onde está já deve ter uma grande espessura de raiz e lhe dê mais sustentação.

Abraço.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Rodrigo Sousa Vidal



Registrado: 09/07/09
Idade: 49
Mensagens: 48
Localização: Algarve-Portugal

MensagemEnviada: Seg Jul 27, 2009 9:00 pm    Assunto: Responder com citação

Saudações Bonsaistas para todos.

Vou começar esta mensagem pela parte mediçional que é atribuida e provada do Eucaliptu globulus.

Pois talvez até esteja ligada ao meu interesse por tal espeçie,porque foi mesmo essa vertente que á parte de outros motivos me levou a inveredar por um experimental projecto com a dita espeçie.

E passo a explicar,pois já vão uns anitos quando meus pais quando reparavam em alguma quezilia polmunar de seu filho ,coziam dentro de um panelão varias folhas de eucalipto e induziam seu filho a respirar tais vapores directamente da panela.Obtendo sempre grandes benefiçios para saude de seu filho .
E faziam-no com tal espeçie devido á abondançia de arvoredo em qualquer lugar que tivesse um punhado de solo.

Arvores gigantescas e aromaticas,que anos mais tarde vim a saber nativas da maior arquipélago do mundo conheçido por Oceania.
Pressisamente devido ao meu envolvimento com a arte Bonsai.

Tal como quem abrio este tópico(viva João),nunca tive grande interesse em tranformar tal espeçie em Bonsai mas devido a umas bases maravilhosas que restaram de um inçendio numa floresta(e que incrivelmente tinham rebentado com força) de minha zona,começei procurando informação, se seria viavel a sua transformação em Bonsai.

Pois por caminhos e descaminhos foi dar ao paraiso de Eucaliptos Bonsai e á sua terra natal.

Aonde é largamente utilizado e admirado,ao invés de quase todo o resto do mundo(pensando eu,excepto o Brasil ,que talvez por algum lapso meu algum mal entendido cheguei ao nome de tal Sr. que pensei cultivar Eucalipto Bonsai em seu jardim,mas como gentilmente a Angela informou talvez não passe de iquivoco).

E lá está fiquei pela "Australian Native Bonsai" no google,aonde chego a partiçipar em alguns forums que me têm dado algumas dicas para a obtenção a longo prazo de um espeçime em minha coleção.
Fazendo assim um pouco da flora de meu pais em meu quintal em versão Bonsai.

Ao que cheguei para já á conclusão é que chega a ser de uma manutenção muito façil ,só que com técnicas e cultivo muito diferente daqueles que estamos habituados com as espeçies mais comuns utilizadas na arte.

Ou seja depois de dominar seu "funçionamento" torna-se até mesmo uma espeçie boa de utilizar por um prinçipiante.

E uma das grandes dificuldades é mesmo a propogação que ao que pareçe é quase apenas obtida por semente ou por uma pequena recolha quando de pequenos rebentos debaixo de arvore mãe.Tal como o Matheus está pensando fazer.
Viva Matheus força com sua experiençia ,e aconselho a colher varias mudas,porque da mesma técnica que voçê vai usar ,comigo apenas obtive bom resultado com uma que mantenho agora e estou a começar a engordar.

Mas bem cultivado engorda em menos de nada,e teremos bonsai de Eucalipto formado em pouco tempo.

Quanto ás tecnicas para trabalhar pois teremos de aprender com nossos amigos da oceania que o fazem já á bastantes anos tirando exemplares magnificos.
Mas isso atualmente a internet permite-nos essa aprendizagem e intercambio com tão longinquo país.

João Paulo vá mostrando sua experiençia e Matheus vá em frente com a sua pois em breve com troca e partilha de nossa experiençia seremos dos poucos fora da Oceania a possuir um belo exemplar em Bonsai Laughing ,de tamanho grande que é o unico estilo apropriado para tal.

Breve abrirei tópico aqui junto de vós no "sou prinçipiante" para podermos trocar informação e experiençia sobre rara espeçie em pote.

Ney o blog está mesmo inoperável ,mas obrigado pela dica,valeu.

Para todos

Saudações e bons ensaios Bonsaista.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
João Paulo Batista Lyrio
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 04/07/09
Mensagens: 880
Localização: Cariacica-ES

MensagemEnviada: Seg Jul 27, 2009 9:09 pm    Assunto: Responder com citação

Muito bom Rodrigo,
caso não dê certo o alporque, irei aguardar o outro exemplar de maior tamanho e idade a dar sementes aí irei tirar da terra as mudas e cultivá-los de mudas, irei lhe manter informado dos projetos.

Eu já fui muito medicado com esse eucalipto quando criança, e às vezes sirvo algumas pessoas que o necessitam.

Grande abraço.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil