FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

(Eucalipto) alguém já utilizou ?
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Matheus 31
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 25/06/09
Idade: 27
Mensagens: 396
Localização: Tietê-SP

MensagemEnviada: Seg Jul 27, 2009 9:15 pm    Assunto: Responder com citação

Olá, queria muito poder tirar a muda do chão, mas acontece que na verdade era um galho saindo de um tronco grosso, bem baixo que havia sido cortado, mas aqui em casa tem um mooonte de eucaliptos, acho que nao vai ser dificil de achar, tem tipo um "bosque" só que menor que um bosque de verdade é claro rsrsrs, a maioria das arvores ja estavam lá quando o lote foi comprado, elas são bem grandes, e temumas outras espécies que eu não sei quais são também Smile
Se eu achar alguma especie interessante pra bonsai eu posto fotos para identificação pra ver se é viavel, mas não tem muita variedade, a maioria é eucalipto, agora eu to querendo fazer um de pau brasil, acho mt charmosos os espinhos pelo tronco no bonsai, mas não sei como reproduzir ele, me da uma ajuda?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
João Paulo Batista Lyrio
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 04/07/09
Mensagens: 880
Localização: Cariacica-ES

MensagemEnviada: Qui Set 17, 2009 6:40 pm    Assunto: Responder com citação

Para conhecimento.
O alporque não foi aceito, os galhos do alporque cecaram e fui chegar como estava no local, estava cequinho.
Agora vou aguardar para quando as sementes caírem o outro pé, germinarem umas mudas no chão para efetuar o yamadori.

Abraços aos companheiros pela ajuda e em breve trago notícias das mudas caso achar algumas sementes que germinaram.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
João Paulo Batista Lyrio
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 04/07/09
Mensagens: 880
Localização: Cariacica-ES

MensagemEnviada: Qua Nov 04, 2009 2:07 pm    Assunto: Responder com citação

Mais um teste.
Fiz uma poda radical na árvore eucalipto aromático a ums dias e começou a brotar os galhos novamente.

Cortei os galhos brotando e coloquei em uma solução com biofert plus e pó de xaxim, vamo ver se vinga.






Abraço.[/img]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Rodrigo Sousa Vidal



Registrado: 09/07/09
Idade: 49
Mensagens: 48
Localização: Algarve-Portugal

MensagemEnviada: Qua Nov 11, 2009 7:41 pm    Assunto: Responder com citação

Olá João Paulo,viva.

Tenho estado atento com suas "experiencias" com Eucalipto.
Parece mesmo teimoso de se reproduzir com ajuda de terceiros.

E tenho também feito algumas experiencias com a especie,entre elas tentei pegar por estaquia,de estacas de diferentes calibres e em diversas condições,mas infelismento sem sucesso.
Parece que só me resta mesmo o Misho com a especie.

Mas estou observando sua estaca,quem sabe seu clima "convence" ela a enraizar.

João publiquei minha experiencia apartir de uma pequena recolha do Globulus em meu Blog,se quizer dar uma vista de olhos,pode o fazer por este link:

http://kintall.blogspot.com/

E pode também comentar no Blog,esta cruzada!!

Um abraço amigo.

E boa sorte com seu projeto.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
João Paulo Batista Lyrio
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 04/07/09
Mensagens: 880
Localização: Cariacica-ES

MensagemEnviada: Qua Nov 11, 2009 7:57 pm    Assunto: Responder com citação

Fala mestre,
muito obrigado pela atenção em fornacer informações a respeito dessa nativa e espécie de muita importância para mesmo, a área medicinal, afinal, esse eucalipto que estou tentando adquirir e proporcionar um bonsai e quem sabe vários é utilizado para diversos fins e benefício a saúde, ele tem um cheiro e é trabalhado inclusive en essencias.
E na propriedade de meus pais é o único local que existe 2 árvores dele em pleno centro urbano.
Ahh vi que vc tbm mergulha, tbm pratico.
Irei visitar seu blog.
Abração e assim que possível irei manter informações a respeito da espécie.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Rodrigo Sousa Vidal



Registrado: 09/07/09
Idade: 49
Mensagens: 48
Localização: Algarve-Portugal

MensagemEnviada: Qua Nov 11, 2009 9:01 pm    Assunto: Responder com citação

Olá João Paulo.

É mesmo minha profissão o mergulho,passo horas fazendo yamadori debaixo de agua salgada,colhendo crustácios que se encontram firmemente agarrados ás rochas.
Mais complicado que escavar Figueiras em terra firme.

Como vê estou até profissionalmente dependente da mãe de todos nós.

É mesmo gosto e paciencia este hobby e arte,e por vezes alguma persistencia como acontece no caso desta especie de seu tópico.

Que tal como voçê,estou empenhadissimo em transformar em Bonsai alguma planta ,que aceite um vaso meu como casa para suas raizes.

Vá dando noticias e reportagens que tenho acompanhado com gosto.
E vamos tirando sempre ensinamentos com as trocas de informação.

Um abraço
Rodrigo Sousa
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
João Paulo Batista Lyrio
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 04/07/09
Mensagens: 880
Localização: Cariacica-ES

MensagemEnviada: Qua Jun 30, 2010 9:51 am    Assunto: Responder com citação

As estacas não vingaram.
Observem como ficou depois de uma poda realizada na árvore mãe.




Só faltou aramar. rs...


Mas ainda estou a procura de sementes que possam ter germinado.


Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Rodrigo Sousa Vidal



Registrado: 09/07/09
Idade: 49
Mensagens: 48
Localização: Algarve-Portugal

MensagemEnviada: Qua Jun 30, 2010 12:36 pm    Assunto: Responder com citação

Viva João,nos dá algumas dores de cabeça os Eucaliptus!!
Tenho acompanhado as suas experiencias que tem me servido também para comparar resultados e procedimentos para com esta especie.


Está praticamente provado,que só funciona a aquizição de material apartir de Misho ou de recolhazitas de sementes germinadas com poucos meses..
Alporque não resulta,as estacas tenho visto neste seu tópico também não resulta.

Como sabes João tenho uma recolha de semente praticamente,e agora já fiz mais algumas com o mesmo processo e mesmo assim muito dificil de pegar de 4 ou 5 apenas "pega" uma.

Da arvore do ano passado,em que fiz a recolha em Maio de 2009 está na engorda e se está comportando muito bem.

Deste unico ano de vida tirei alguns ensinamentos da planta e os descrevi numa reposta a um seu compatriota em minha WEB
http://kintall.blogspot.com/search/label/Zen%20estaca%20globulus%20-%20Eucaliptus%20Globulus

http://kintall.blogspot.com/2009/11/eucalipto-nana.html


Tenho fotos que tirei no dia de seu "1ºaniversario",mais logo que tenho um pouco de tempo as publico aqui para ir-mos trocando ideias e experiencias,embora não tenha muito que ver apenas a comparação de altura e espessura do tronco- A famosa: ENGORDA.

Deixo aqui em seu tópico quase o relato deste 1ºano,a cópia da resposta que lhe falei resposta:

".....Olá ,viva Jonas.
Bem vindo aqui.

Jonas fez no dia 23 de Maio um ano que recolhi um pequeno rebento da especie,não tem muito que mostrar mas vou tirar fotos e publicar aqui o desenvolvimento do 1º ano,cresceu bem e está a engrossar também,ou seja para agora está só na "engorda" .
Precisamente porque gostava de fazer um Bonsai ou dois da especie e por via yamadori penso que está fora de questão,porque as raizes têm pelo menos o mesmo comprimento debaixo do solo que a altura da parte aeria da arvore.Dá para imaginar que é impossivel de retirar para recuperar num vaso.
A não ser num caso de nascer dentro de um buraco de uma pedra,ou algo semelhante mas penso ser pouco provável que a especie sobreviva na natureza nessas condições,como os Pinus ou Juniperos..

Como 1º ano de experiencia de realizar de semente praticamente,tenho umas dicas simples que aprendi com a planta,tenho gostado de tratar da pequena recolha.
As dicas são simples,não é nada de especial.
A primeira é que fiquei espantado com a quantidade de agua que "bebe",um garrafão de agua de 5 litros e no dia seguinte já está a pedir mais agua..E pede mesmo,assim que esgota a agua ,as folhas do apice murcham,ficam descaidas é incrivel.
Assim que se poem agua 10 minutos e estão de novo vivazes.
Ou seja não faltar com agua.

As primeiras ramas vão sempre secando,para crescer em altura,já ensaiei sombrear a arvore e deixar apenas com luminusidade as ramas mais baixas,mas não resulta,continuam na mesma a crescer o apice mesmo sombreado e as mais baixas,vão secando..Ou seja,vai ter mesmo de ser por fases a construção da arvore.

Primeiro a "engorda",depois podar tudo e deixar apenas o tronco,e depois logo se vai vendo o melhor sistema de formar a ramificação secundaria,também ainda não sei a melhor forma.
Tenho apenas relatos de pessoas que trabalham com a especie em Bonsai,e que como regra incontornável e sabem-no por fracassos que tiveram será:
Solo organico sempre,solos inertes ,Akadamas,argilas cozidas,etc..É morte certa...
A razão é segundo me explicaram,não tenho a minima experiencia pessoalmente.É que ao se envasar em solos inertes,é obrigatório adubar o solo e a natureza da especie não permite,"entoxica-se" facilmente,mesmo com adubos organicos de libertação lenta.

Tem de se transplantar todos os anos,porque depois dentro de um pequeno vaso dois anos é o suficiente para as raizes que se formam repentinamente bastante grossas,estrangulam a arvore e ..Morte certa..

Como se transplanta anualmente,com solo organico,a planta praticamente não nessecita de qualquer adubagem extra em Bonsai.

Bom mas vai-se indo e vai-se vendo,até agora estou a gostar desta planta,embora não tenha fotograficamente grande coisa para mostrar,apenas o que cresceu em tamanho,e a evolução do diametro do tronco num ano de "engorda".

Quanto a esta arvore da variedade anã,fiz no fim do Inverno,uma poda total deixando apenas o tronco principal,e podei cerca de um quinto das raizas.Reagiu bem e brotou facilmente ,com as folhas mais pequenas e entrenós curtos.

Jonas tenho bastantes fotos de arvores da especie na natureza,vou enviar pelo Mail..

Obrigado pelo comentário e gostava de acompanhar também a sua experiencia com a especie,para trocar dicas, ideias,e reações.
Cumprimentos e a melhor sorte.

Rodrigo Sousa ..."

Mais logo publico as fotos,nada de especial.
Um abraço desde Portugal evá dando noticias também de suas experiencias.

Rodrigo Sousa
_________________
Blog:
http://kintall.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
João Paulo Batista Lyrio
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 04/07/09
Mensagens: 880
Localização: Cariacica-ES

MensagemEnviada: Sex Ago 13, 2010 2:32 pm    Assunto: Responder com citação

Mais umas imagens para engrandecer o tópico e nossa curiosidade.
Após alguns dias, acredito que tem menos de 1 mês em que fiz uma poda severa para diminuir a altura, porque já estava chegando na fiação da rua, ele já dá as caras com novos brotos.







Percebe-se que os brotos do ápice, nascem ao contrário do corte. Ao contrário de muitos que já conhecemos, ao se fazer o corte meio inclinado, os brotos saem da ponta do corte e, o eucalipto nasce ao contrário.
A matriz maior que esse exemplar está toda florida, ainda não conseguir achar uma semente que possa ter brotado pelo quintal dele, vamos ver nessa florada se ela me deixa a vista alguma sementinha que caiu e brotou.

Sds.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Rodolfo Kubiak



Registrado: 14/12/11
Idade: 27
Mensagens: 40
Localização: Curiúva-PR

MensagemEnviada: Dom Mar 11, 2012 3:33 pm    Assunto: Responder com citação

Desculpe por ressuscitar o tópico. João fique imaginando como vc não conseguiu fazer muda por estaca. Como essa árvore é usada para reflorestamento, é feita em viveiros, que antes era propagada por sementes, mas como a tecnologia foi crescendo agora as mudas de eucalipto é feita apenas por estaca, eu posso lhe garantir isso pq meu pai tem um viveiro de eucalipto e só é propagado por meio de estaca.

Como proceder para fazer a estaca:

Você terá que fazer uma poda drástica, surgirão brotos novos, quando esses brotos atingirem cerca de 10~12 cm vc corta-se eles e faz uma desfolha deixando apenas 1 par de folha e a brotação apical, nesse 1 par de folha vc corta ela pela metade para ela não gastar energia se desenvolvendo. Poem em um enraizador, pode ser a vitamina B1 (Tiamina), AIB (ácido indol-butírico) ou outro. Com cerca de 7 dias já estará emitindo raízes, podem com cerca de 20 a 25 dias iniciar uma adubação para desenvolver.
Uma foto de um Eucalipto Globulus que fiz como estaca.
Obs.: mais a tarde faço um passo-a-passo como faz estaca de eucalipto e de outra também.

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
João Paulo Batista Lyrio
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 04/07/09
Mensagens: 880
Localização: Cariacica-ES

MensagemEnviada: Dom Mar 11, 2012 4:42 pm    Assunto: Responder com citação

Grande Rodolfo.

Obrigado pelas informações, o que tenho em casa é daqueles cheiroso, e é muuuio difícil de encontrar, então estou doido para propagá-lo e assim conseguir mais árvores dele.

Eu tentei uma vez assim tbm, mas retirei muito nova, irei então refazer o processo mas a sua maneira.
Afinal, já está precisando mesmo fazer uma poda na minha árvore.

Ahh, sabe me dizer a época certa para poder executar o processo ?

Rapaz, brigadão pela força.

Logo mais lhe dou notícias.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Rodolfo Kubiak



Registrado: 14/12/11
Idade: 27
Mensagens: 40
Localização: Curiúva-PR

MensagemEnviada: Dom Mar 11, 2012 5:17 pm    Assunto: Responder com citação

Quando carrega a bateria da minha máquina te mostro como faz, a época não tem pode ser no inverno, verão, a qual for. Esse que eu fiz é o Globulus ele é usado na medicina, para fazer xaropes etc. O teu é o Eucalipto Citriodora, para fazer produtos de limpeza.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rodolfo Kubiak



Registrado: 14/12/11
Idade: 27
Mensagens: 40
Localização: Curiúva-PR

MensagemEnviada: Dom Mar 11, 2012 6:22 pm    Assunto: Responder com citação

Vamos lá:

O material.
Da esquerda para direita: Eucalipto Globulus, vaso bem úmido com condicionador de solo, tesoura e enraizador, Eucalipto Urograndis, Eucalipto Urocam.



1º passo: escolha do ramo
Deve ter entre 10~12~15 cm não pode ser velho e sim brotação nova.




2º passo: corte
Faça o corte de "fianco" " \ ", para poder penetrar bem no solo.


3º passo: desfolha
Deixe apenas 1 par cortado ao meio e a brotação apical.




4º passo: colocar no enraizador, usei AIB, pode ser o qual vc tiver ou encontrar.
Se não tiver fica difícil vc conseguir enraizar.



5º passo: plantar
Ou num vaso pequeno, ou em um tubete, onde vc puder.



O solo: Umedeci bem ele antes de plantar, pode usar apenas condicionador de solo com ou sem vermiculita ou também casca de arroz carbonizada. Para manter a umidade do solo eu coloquei acícula seca moída de pínus, acredito que a acícula pode ser usada no lugar da casca de pínus na composição do solo dos bonsai, irei testar isso nessa primavera desse ano.



Irrigação: Sempre deixar o solo úmido nunca encharcado, e se puder molhar de 3 a 5 vezes por dias apenas as folhar com um pulverizador, para poder hidratar as folhas e a estaca.

Acredito que é isso. Boa sorte com a sua tentativa e não se esqueça de contar sempre com a nossa ajuda e também de contar a sua experiência. Só renasci esse tópico porque, eu sempre consegui fazer muda de eucalipto por estaca, e sei que é possível a propagação por estaca por causa do viveiro de eucalipto do meu pai.

Esqueci de mencionar o local dela, deixe-a na sombra ou onde receba o sol até as 9h da manhã. no inverno da para fazer uma estufinha com garrafa pet ou com plastico mesmo para mante-las aquecida, dai tem que deixar mais tempo no sol para esquentar e dar um calor as estacas.

Se eu conseguir fazer de algum deles (não tenho só esse eucaliptos aqui em casa, tenho mais três) um bonsai eu posto o resultado para vcs.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Guilherme Luz
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 29/04/10
Idade: 37
Mensagens: 455
Localização: Teófilo Otoni - MG

MensagemEnviada: Seg Mar 12, 2012 10:34 am    Assunto: Responder com citação

Nossa, muito bom os resultados da estacas...


João Paulo, por que vc não faz um yamadori nessa "arvore mãe"?

Acompanhando...
_________________
Nada como o peso do tempo para tracionar um galho.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
flaviosantos



Registrado: 27/04/11
Mensagens: 6
Localização: Vitória-ES

MensagemEnviada: Seg Set 24, 2012 9:18 pm    Assunto: Contribuição Responder com citação

Olá amigos... Só contribuindo um pouco com o tópico.
Trabalho em uma empresa de papel e celulose, que tem como matéria prima o eucalipto. Como um colega disse anteriormente, estas empresas fazem seus plantios a partir de árvores reproduzidas em viveiro por meio de estacas. Pois bem, depois de muito perturbar o pessoal do viveiro (rsrsrs), consegui que me arrumassem uma das árvores feitas como matriz pra tentar manter como bonsai. A parte boa é que ela já é mais encorpada e mais fácil de manusear do que seria uma muda, mas a parte ruim é que as estacas são cortadas da matriz sem preocupação com sua forma, então ela fica um pouco desengonçada.
De qualquer forma, vamos tentando, rsrsrs.
Abaixo uma foto da árvore em questão (urophylla), já transplantada para um vaso próprio de bonsai (no jardim clonal ficam em canteiros com areia) e uma tentativa de aramação para iniciar um movimento.



Se algum dos amigos souber onde e como arrumamos mudas ou sementes da Citriodora (o eucalipto cheiroso), por favor me avisem, pq também quero muito!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Página 2 de 3

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil