FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Transplate de Buxinho
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Denilson Sizo
Visitante





MensagemEnviada: Seg Out 11, 2004 11:50 am    Assunto: Transplate de Buxinho Responder com citação

Amigos meu nome é Denilson Sizo, sou de Natal, estou cultivando bonsai há 10 meses, tudo que sei foi através de site e livros, sou um viciado nestas plantas maravilhosas. comprei em um viveiro duas mudas de Buxilho, esperie uns 2 meses, e resolvi tiralas do recipiente para um vaso de bonsai, fiz uma poda dos galhos para reduzir as folhas, e cortei um terço das raizes para ela poder cabere no vaso, fiz uma mistura de partes iguais de areia, humos de minhoca, plantimax ( adubo ), ele começou a murchar, fui informado que deveria ter colocado uma porção de argila, refiz o transplante mas infelizmente o perdi Sad Sad Sad , estou com o outro no recipiente que gostaria de transplantalo para um vaso, ele esta brotando e com novas folhas, onde posso ter errado ??, aqui encontro com facilidade sacos de argila ( como massa) posso utilizar para o preparo da terra ???. estou com receio de transplantar e virar um serial keller de Buxilho.

Abraço a todos Denilson
Voltar ao topo
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Seg Out 11, 2004 5:25 pm    Assunto: Responder com citação

Denilson,

Seja bem vindo. para facilitar sua vida procure aí em natal José Martins (084 88020788) , ele ira lhe orientar sobre como cuidar, cultivar e se desenvolver em Bonsai.
No caso do buxinho, creio que foi o uso de um composto muito rico que matou sua planta, húmus com plantimax, na próxima vez use um composto sem adubos, coloque a planta em meia sombra por quinze a vinte dias, e quando ela se recuperar adube moderadamente.

[]s

bergson
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Visitante






MensagemEnviada: Seg Out 11, 2004 6:02 pm    Assunto: Responder com citação

Denilson,

-Uma parte de terra comum(peneire e use a parte grossa)
-Uma parte de Areia
-Uma parte de Humus de minhoca
-Sombra por 15 a 30 dias
-Não adubar antes dos 30 dias
-Fazer uma pequena poda compensatoria na parte aerea, pra não debilitar a planta com a perda de agua.
Não tem segredo, quanto mais simples mais facil, não se preocupe em fazer uma mistura com N tipos de substrato.
A terra contem alguns nutrientes essenciais para a planta, a areia e pra drenar o solo, o humus manter a humidade e fornecer alguns nutrientes.

um abraço.
Qualquer duvida todos estamos aqui pra ajudar.
Voltar ao topo
Visitante






MensagemEnviada: Ter Out 12, 2004 7:35 am    Assunto: Responder com citação

Amigos, muito obrigado pelas digas.
Sempre leio que Buxinho deve ter no substrato uma certa quantidade de argila , posso utilizar argila em pasta ( é vendida em sacos de 1 Kg na forma de massa ) , e necessário a argila.

Abraço a todos

Denilson
Voltar ao topo
Visitante






MensagemEnviada: Qua Out 13, 2004 8:52 am    Assunto: Responder com citação

Denilson,
Eu nunca coloquei argila na mistura sempre usei a que indiquei acima, utilizo aquela mistura para todas as especies em crescimento e estou tendo bons resultados.
Voltar ao topo
Denilson
Visitante





MensagemEnviada: Qua Out 13, 2004 9:36 am    Assunto: Responder com citação

Marcio A. Garcia escreveu:
Denilson,
Eu nunca coloquei argila na mistura sempre usei a que indiquei acima, utilizo aquela mistura para todas as especies em crescimento e estou tendo bons resultados.


Marcio , Obrigado pela ajuda

Abraço a todos

Denilson
Voltar ao topo
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Ter Out 19, 2004 2:34 am    Assunto: Responder com citação

Denilson, como vai?

Está parecendo pela sua informação que era uma muda bem jovem ainda??
Não estranhe, o Buxinho é extremamente lento no crescimento...
Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Ter Out 19, 2004 7:44 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Denilson Smile

Citação:
Esperei uns 2 meses, e resolvi tiralas do recipiente para um vaso de bonsai, fiz uma poda dos galhos para reduzir as folhas, e cortei um terço das raizes para ela poder cabere no vaso, fiz uma mistura de partes iguais de areia, humos de minhoca, plantimax ( adubo ), ele começou a murchar, fui informado que deveria ter colocado uma porção de argila, refiz o transplante mas infelizmente o perdi

Se me permite dar a minha opinião, as causas de insucesso num transplante podem ser várias:
-A data em que este foi efectuado.
-O corte das raizes e sua copa para compensação hidrica, não é igual para todas espécies, umas respondem melhor a podas radicais que outras, não se pode cortar as raizes para ela poder caber no vaso, tem que ser ao contrário, deve-se saber quanto cortar e de seguida escolher um vaso que lhe seja mais adequado.
-O periodo de resguardo que esta deve ser sujeita em relação ao sol.
-A interrupção de adubar durante o periodo de recuperação.
-O Trabalho efectuado por ex: existem aficcionados, que por vezes executam as 3 tarefas em simultaneo Transplante/poda/aramagem que é demasiado stressante para a árvore.

Pela conteudo da sua "msg" existem alguns indicios que podem ter sido a causa do dos problemas por ex:
Diz que aplicou em partes iguais Areia/Humus/plantimax ( Adubo )? este ultimo foi só um pouco, não conheço o produto, mas como informa que é adubo presumo que tenha colocado pouco, a adição do plantimax ( adubo ) a um solo com "humus" enriqueçeu demasiado o solo num periodo em que elas estavam debilitadas e deve ter queimado as raizes.

-Após o transplante, voltou a sê-lo novamente Shocked

A Areia que refere não é aquela vulgar "tipo" da praia?
De acordo com alguns artigos, deve ser evitada por causa do seu tamanho e rápida compactação, levar á asfixia o sistema radicular, de preferência deve ser substituida por pedriscos (de rio) de diferentes dimensões e formatos.

Já existe um topico acerca do "Substrato" e aconselho que o leia atentamente, porque já tem algumas dicas baseadas em experiencias de alguns membros, que muito mais enriqueçedor e seguro.

Cptos,

Castro
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil