FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Qual é o problema?
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Paschoal



Registrado: 26/08/09
Mensagens: 2
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Qui Ago 27, 2009 9:59 am    Assunto: Qual é o problema? Responder com citação

Bom dia para todos,

Sou iniciante no Bonsai e tenho duas dúvidas e gostaria que os presentes pudessem me ajudar. Agradeço desde já pela ajuda.

Notei que no final dos galhos, os mesmos estão com um tom entre o marrom e o cinza, isso pode ser que as folhagens estão prestes a cair pelo fato de serem velhas? Ou é devido à algum outro problema e ou fator? No último Domingo, usei um fertilizante para Bonsai da Marca Murer.

Pelo que vi nos tópicos, notei que a espécie do meu bonsai é Junípero Jacaré (Juniperus Horizontalis) estou certo?

Abaixo estão as fotos, agradeço desde já pela ajuda.



Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rodrigo-RS
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 09/04/05
Idade: 43
Mensagens: 409
Localização: Vacaria RS

MensagemEnviada: Sáb Set 12, 2009 3:04 pm    Assunto: Re: Qual é o problema? Responder com citação

olá Paschoal

percebi que demoraram para responder, este tópico é menos visitado que os outros. Eu tambem tive um começo e como todo começo é dificil, mas acredito que temos que ser persistentes.
Esta coloração pode ser falta de agua, ou pouca luminosidade... sua planta requer muita luz direta o ideal é fica fora de casa, deve produzir um substrato mais adequado para bonsai, a principio deve conduzir sua planta para se formar um bonsai,... no inicio devemos planta-la no chão ou em algum recepiente bem grande para dar espaço as raizes e ao desenvolvimento da planta.
A pressa acaba encobrindo os verdadeiros procedimentos no cultivo do bonsai, como o imediatismo esta arraigado em nossa cultura é dificil assimilar a paciencia nescessária para esta arte.
Siga em frente leia muito, continue aqui o forum, pergunte use o topico para iniciantes, lá em cima, será melhor atendido ok
_________________
Rodrigo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rogério
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 14/02/08
Idade: 51
Mensagens: 1240
Localização: Cambuí / MG

MensagemEnviada: Sáb Set 12, 2009 9:35 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Paschoal
Sua planta está parecendo com uma Criptoméria. Acredito que o problema dela possa ser mesmo falta de sol.
A dica do amigo Rodrigo é válida e para que sua planta se desenvolva melhor o ideal seria trocar ela de vaso, passando ela com o torrão inteiro para um escorredor e depois que perceber raizes saindo pelos buraquinhos do escorredor coloque ela junto com o escorredor em uma bacia com pelo menos o dobro do tamanho do escorredor. Faça muitos furos na parte de baixo da bacia e use uma mistura rica em esterco de vaca torta de mamona e farinha de osso. Misture tudo isso a algumas partes de areia grossa peneirada (descarte a parte fina da areia) e substrato para mudas.
Sua planta deve se recuperar logo com esse procedimento.
Abraço
Rogério.

Obs: Nunca adube uma planta debilitada ou que pareça estar debilitada. Vc pode matar a planta. Aguarde até que ela se recupere bem. Uns 2 meses pelo menos.
_________________
"Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Paschoal



Registrado: 26/08/09
Mensagens: 2
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Seg Set 14, 2009 9:58 am    Assunto: Responder com citação

Bom dia Rodrigo e Rogério, agradeço a ajuda mas o Bonsai acima morreu, pelo menos o que eu acho, ela secou, ficou toda na tonalidade marrom. Já estou me preparando para adquirir outra planta, mas ainda não sei qual eu vou comprar, pois quero uma que seja fácil manuseio. Se um dos dois puder me ajudar, eu agradeço. Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rodrigo-RS
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 09/04/05
Idade: 43
Mensagens: 409
Localização: Vacaria RS

MensagemEnviada: Seg Set 14, 2009 12:42 pm    Assunto: Responder com citação

olá Paschoal

Plantas mais usadas para bonsai devido ao facil cultivo, brotação abundante e muito resistente. Posso citar a "Serissa Foetida", "Ulmus Chines" ,"Acer palmatum" esses são considerados os mais faceis, são os mais conhecidos neste meio facilitando qualquer busca a informações referente aos cuidados, poda e condução.
Procura alguma floricultura que cultive bonsai algum profissional, se informe na hora de escolher a planta, pois presisa estar atento aos requisitos preliminares na escolha.
Poste uma foto nos tópicos principais, use o para iniciantes que receberá muito mais informações
_________________
Rodrigo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rogério
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 14/02/08
Idade: 51
Mensagens: 1240
Localização: Cambuí / MG

MensagemEnviada: Ter Set 15, 2009 11:26 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Paschoal
Sinto muito pela perda de sua planta. Isso volta e meia acontece.
Posso cita outras 2 plantas que acredito vc poderá achar facilmente por ai. Pitangueira e Jabuticabeira são árvores rústicas e que não necessitam de cuidados maiores. São boas de se trabalhar, pois aceitam podas radicais desfolhas, aramações, podas de raiz e seu transplante é fácil de se fazer.
Abraço e não desanime.
Rogério.
_________________
"Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil