FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Eucaliptus "nana" - Rodrigo Sousa
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESTUDO - A Evolução do seu bonsai através de fotos
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Rodrigo Sousa Vidal



Registrado: 09/07/09
Idade: 49
Mensagens: 48
Localização: Algarve-Portugal

MensagemEnviada: Dom Ago 30, 2009 12:00 pm    Assunto: Eucaliptus "nana" - Rodrigo Sousa Responder com citação

Viva amigos..

Vou-vos apresentar uma arvore que adquiri recentemente ,e com um pouco de paciencia e ajuda,espero conseguir transformar em Bonsai.

Trata-se de uma variedade anã dos gigantescos Eucaliptos.

Sua folha é muito reduzida em relação aos Globulos da natureza e cresce de forma anonizada.

Pouco sei de sua cultura e tecnica em Bonsai(excepto pesquizas internautas em sites Australianos,aonde é bastante usada como especie nativa),mas na mesma decidi investir na aprendizagem desta especie e na tentativa de realizar algo com a mesma.

Pareceu-me uma base aceitavel para comecar a trabalhar.
E como era sonho antigo possuir em minha pequenissima coleção Bonsai(que ainda se encontra em fase muito pré-pré)um exemplar de Eucalipto,aproveitei prontamente a vantagem de encontrar um exemplar nana da especie ,que me pareceu com algumas boas caracteristicas estecticas para ensaiar uma tranformação em Bonsai.

Vou postar aqui junto de vós desde o primeiro dia de trabalho,espero dentro do possivel uma opinião de vosso lado e alguma troca de experiência.

28-08-2009

Especie:Eucaliptus Globulos "nana"
Nebari:20cm
Altura:72cm




Nebari



Frentes possiveis:




Como está "em bruto" o material para trabalhar,é muito bem vindo nesta fase, ideias de estilo e desenho.Para começar a criar-lo com uma ideia defenida para o objectivo.

Obrigado
Cumprimentos
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 08/02/09
Mensagens: 847

MensagemEnviada: Sex Set 18, 2009 12:44 pm    Assunto: Responder com citação

Ola, já fez alguma modificação? como esta?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rodrigo Sousa Vidal



Registrado: 09/07/09
Idade: 49
Mensagens: 48
Localização: Algarve-Portugal

MensagemEnviada: Sex Set 18, 2009 8:04 pm    Assunto: Responder com citação

Viva Rodrigo..

Neste lado do rio Very Happy estamos agora a caminhar para o Inverno e para o periodo de latencia.

Por isso estou apenas a preparar a arvore,para comecar os trabalhos de poda de seleção , quando acordar na primavera do proximo ano.

O trabalho que tenho tido com ela e que ainda tenho algum tempo para finalizar é o desenho a seguir...
E tenho varias opções. Rolling Eyes

Quando chegar á "oficial" eu revelo aqui junto de vós.
Entretanto se aparecer alguma ideia também é benvinda.

Depois segue-se a maneira horticola e tecnica para o conseguir, que devido á especie em causa vai ser um pouco mais complicado.
Mas vou indo devagar.

A base é muito agradavel,pode ser que com o tempo sai algo de jeito.
Mas já se sabe que não é de um dia para o outro.
É mesmo assim o Bonsai...

Abraço de Rodrigo para Rodrigo.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 08/02/09
Mensagens: 847

MensagemEnviada: Ter Set 22, 2009 12:49 pm    Assunto: Responder com citação

ola Rodrigo, a nossa primavera no Brasil comessa hoje, mais agora é vc ter paciencia e esperala, esta planta tem uma base muito boa concerteza vai ficar 10 quando pronta.


boa sorte...
t+.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rodrigo Sousa Vidal



Registrado: 09/07/09
Idade: 49
Mensagens: 48
Localização: Algarve-Portugal

MensagemEnviada: Seg Set 28, 2009 5:33 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado Rodrigo.

Eu depois de fazer o desenho depois ponho aqui,vamos lá ver se fica alguma estrela?

Voçês estão na Primavera,mas nós temos agora o inverno para admirarmos as ramificações desfoliadas das caducas... Razz Laughing
´
Qualquer epoca tem as suas vantagens. Very Happy

Cumprimentos grandes.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Rodrigo Sousa Vidal



Registrado: 09/07/09
Idade: 49
Mensagens: 48
Localização: Algarve-Portugal

MensagemEnviada: Seg Out 19, 2009 8:23 pm    Assunto: Responder com citação

Olá a todos.

Ora como pouco conhecimento tenho da especie.

Para me começar a dar com ela ,começei logo por fazer umas maldades,talvez fora de epoca para conhecer respostas da arvore.

Em finais de Setembro, e como é uma especie que tem actividade até quase o fim do ano.(As estações aqui desde lado são do avesso).

Arrisquei uma defoliação total.(Não tenho fotos,esqueci-me de tirar).
Para saber como reagia,se brotava em ramas mais lenhosas,mais abaixo,e se reduzia a folha.

Pois para já tenho resultados que me alegraram,pois brotou muito bem nas ramas atrasadas,nas ramas lenhosas e a folha reduziu imenso.

Foi uma experiencia um pouco arriscada,podia secar a arvore completamente,mas assim fiquei logo a saber,que aguenta bem a defolição e dá que para ir buscar ramas atrasadas por esse processo.

Fotos 19-10-2009




Brotes nas ramas lenhosas e atrasadas:




Redução da folha:






Agora pois é deixa-la á sua vontade até aos finais do Inverno(aqui Fevereiro,Março).

Tenho algumas dicas sobre o cultivo da especie,que recuperei de criadores da especie em Bonsai da Oceania.

Vou ensair por cultivá-la apartir dessas dicas nos finais do Inverno de 2010.
E nessa altura fazer logo uma poda de seleção de ramos e troncos em vistas a um desenho.

Para já tenho como ideia tentar um desenho baseado na natureza da especie.





Embora tenha muito mais hipoteses e desenhos diferentes,este é um dos que me surgio.
E uma 1ªhipotese de desenho que fiz,foi algo do genero:




Cumprimentos grandes.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
rescarolli60
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 06/06/12
Idade: 35
Mensagens: 191
Localização: Botuverá-SC

MensagemEnviada: Qua Jan 08, 2014 12:11 pm    Assunto: Responder com citação

atualiza pra nóis ver....quais dicas vc me passaria..tenho um tambem, mas nao sei a epoca de arramação e podas e desfolhas...aguardo...
_________________
BONSAI: A PACIENCIA É O INICIO DA PERFEIÇÃO... DEIXE A PLANTA TRABALHAR COM VC, E NÃO VC COM ELA!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESTUDO - A Evolução do seu bonsai através de fotos Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil