FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Lixo Para a Janta - Walter Pall
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 03/10/08
Idade: 40
Mensagens: 2019
Localização: Ijuí-RS

MensagemEnviada: Qui Out 22, 2009 7:37 am    Assunto: Lixo Para a Janta - Walter Pall Responder com citação

Lixo Para a Janta - Português
http://walterpallbonsaiarticles.blogspot.com/2009/10/lixo-para-janta-portugues-este-eu.html

Este eu postei no bom e velho bonsaitalk, quando ele era o forum mais ativo do mundo. Este tópico resultou em muitos acessos e comentários.

Eu não freqüento muito os fóruns de culinária, e não sei de fato o que se passa neles. Seria provável que uma das receitas de pudim se apresentasse assim?: "Eu fui até as latas de lixo de minha cidade recentemente, e elas estavam repletas de coisas que dariam uma boa refeição. Eu convidei meu chefe e sua esposa para um jantar esta noite, e peço a você, para me dar seu melhor conselho para organiza um maravilhoso jantar com o que eu tenho. " Eu adoraria ler a resposta! Cínico? Bem, isto acontece todos os dias com bonsai. Por alguma razão algumas pessoas pensam que a arte do bonsai consiste em fazer uma obra de arte com lixo! A verdade é esta: a arte do bonsai consiste em aprender como julgar e selecionar o melhor material possível antes de tudo. Algumas vezes ele pode até vir da lata de lixo, mas ainda assim é um bom material que um mestre pode avaliar rapidamente. Se um novato tenta a sorte com lixo, ele invariavelmente irá falhar. Por que as pessoas economizam R$20,00 de comprar um bom material e então passam horas trabalhando seu patético material vindo do lixo? Se alguém tem um trabalho honesto, deveria ser possível para ele receber R$10 à R$50 ou muito mais por hora de trabalho. Quanto tempo alguém trabalha em um bonsai durante um ano? 10 horas? 100 horas? Bem, aqui está uma simples equação: pegue a quantidade de horas que você possivelmente irá trabalhar em uma peça no futuro, multiplique por seu salário/hora. O resultado é uma soma razoável para gastar em material, o qual você irá trabalhar de maneira agradável. Eu gasto a maior parte do tempo, esforço e dinheiro em adquirir o melhor tipo possível de material. O melhor possível é apenas bom suficiente. Então as pessoas me perguntam o que fazer com o que encontram na lata de lixo - e esperam uma resposta polida sobre isso!! Isto vai além da possibilidade de ser politicamente correto, para mim. Alguém tem que dizer isto a eles, e eu digo!




Walter Pall
Traduzido para o Português por João Pedro Arzivenko Gesing
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Thiago Giaconi
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 24/12/08
Idade: 38
Mensagens: 872
Localização: Guaratinguetá-SP

MensagemEnviada: Qui Out 22, 2009 1:19 pm    Assunto: Responder com citação

Muito bom tb!!!!

Abraço
_________________
Thiago Giaconi

http://discutindoarte.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
r.ozelame
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 03/06/09
Idade: 39
Mensagens: 324
Localização: Ilópolis-RS

MensagemEnviada: Sex Out 23, 2009 1:07 pm    Assunto: Responder com citação

Excelente reflexão.
É a realidade, algumas vezes...
_________________
Sirvam nossas façanhas de modelo à toda Terra.
Att.
Ramon Ozelame
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Katashi



Registrado: 27/10/09
Mensagens: 26
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Qua Out 28, 2009 9:48 am    Assunto: Responder com citação

Caro Walter Pall

Dá sim, no lixo encontramos coisas maravilhosas. Seu jantar sem dúvida tem potencial para ser um excelente banquete no futuro. Eu inclusive tenho me alimentado do lixo, aqui perto de casa tem um restaurante que o cara deixa umas coisas jogadas, meio esquecidas nos cantos, eu sempre vou lá e consigo coisas com grande futuro para se tornar um bom jantar. Aliás tenho improvisado meu pratos, talheres, toalha, guardanapos, e tudo mais que preciso. E acredite, meu jantar fica tão bom quanto ao de um restaurante de primeira, fica como se fosse feito com coisas compradas, e o que é melhor, de graça. Vá em frente amigão.

Provavelmente esta seria a resposta que ele escutaria dos polidos e politicamente corretos que temos por aí, e por aqui.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 03/10/08
Idade: 40
Mensagens: 2019
Localização: Ijuí-RS

MensagemEnviada: Qua Out 28, 2009 12:55 pm    Assunto: Responder com citação

Katashi, levei um susto, quase pensei que estava falando sério.. Me enganou bonito.. hahahhaha

Mas tens razão, acho que respostas parecidas não seriam raras...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
sandroguchilo



Registrado: 20/03/07
Mensagens: 62
Localização: Guarujá - Sp

MensagemEnviada: Qua Out 28, 2009 3:19 pm    Assunto: Responder com citação

????!!!

Editado pela última vez por sandroguchilo em Qua Out 28, 2009 4:51 pm; num total de 2 vezes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Katashi



Registrado: 27/10/09
Mensagens: 26
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Qua Out 28, 2009 4:12 pm    Assunto: Responder com citação

Sandro,

Se depender de pessoas com o seu pensamento o bonsai não vai mais engatinhar, vai ficar de quatro. Não tem nada de preconceito nas colocações do Walter Pall, o que tem lá é a pura verdade. A verdade que os brasileiros não gostam de ouvir.

Os brasileiros tem a tendência de querer adaptar todo o mundo ao seu gosto pessoal, ao seu mundinho, e quando alguém mostra que isto não é possível, o infeliz tem esta saída, dizendo que é elitismo.

Melhor ser chamado de elitista do que picareta, Só existe um tipo de bonsai, o bonsai de qualidade, o resto simplismente não existe. Só em certas cabeças.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Katashi



Registrado: 27/10/09
Mensagens: 26
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Qui Out 29, 2009 6:42 am    Assunto: Responder com citação

Ora Sr. Sandro,

Assim não vale. Escreve o que quer e quando recebe uma resposta à altura retira a postagem. Deixa ela aí, não é teu pensamento, defenda-o, argumente, vai desistir ? Que pena, me parecida tão seguro.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
jcmorosky
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 09/05/07
Idade: 46
Mensagens: 251
Localização: Vila Velha - ES

MensagemEnviada: Qua Maio 19, 2010 9:58 pm    Assunto: Responder com citação

Falo por mim. Li o texo e a primeira coisa que me perguntei foi: como não li isto antes?

Não há como discordar de nada do que foi dito. Ainda mais para aquele que ainda, por raso conhecimento, não se vê nestas condições. Sinto-me como um aluno novo em uma matéria que nunca teve contato em que o professor diz: o erro mais comum dos alunos deste curso é fazer "tal" coisa... aí você percebe que já fez tudo aquilo!

Putz! A sensação é um misto de raiva, frustração e impotência! Raiva porque o cara tá rasgando o verbo na tua cara, que, quando se tem o mínimo de conhecimento, jamais se faria aquilo. Além disso, há a nítida percepção da sua falta de conhecimento! Frustração porque no seu íntimo, você sente que poderia não ter feito, pois algo em você sugeria que havia erro (ou insegurança) nos teus atos. E impotência, porque você já errou! Já era! Tá feito! Dá vontade de titubiar e reclamar: você nunca fez isso? Nunca errou?

Nessas horas, então, procuro ver o lado bom da coisa: o que posso tirar daqui é conhecimento (que só se acumula). Aí, aquele professor, que até então parecia tão arrogante (quem é ele para jogar meus erros na minha cara?) passa a ser uma referência. A verdade dita é evidente! A raiva, e a frustração quase que se vão por completo! Vem a admiração das sábias palávras. Sábias, sim, pois o conhecimento é óbvio para quem o detém. Para o ignorante, tudo é importante!

Mas fica a frustração... a dúvida: o que fazer agora? "jogar tudo fora" e começar do zero? Buscar no fórum aquelas perguntas que não deveria ter feito, e me desculpar, pois agora me sinto um "idiota"?

Em bem da verdade, não é bem assim que me sinto, pois de uns tempos para cá fucei bastante os tópicos... adquiri alguma literatura e passei boas horas estudando fotos de alguns bonsai que me agradaram. Mas aos poucos fui percebendo tudo que o Sr. Arzivenko postou (graças a Deus, não foi de supetão, como seria se eu tivesse lido este tópico tempos atrás!). Já tenho fazendo uma reavaliação das mudas que tenho. Fico anscioso pois ainda não cheguei à nenhum bonsai!

Agradeço a as palavras. O tópico está excelente! Embora tenha ficado um pouco sntido, pois tenho algumas plantas que não sei se darão bons bonsai. Mas independente disso, eu gosto delas! Além disso, tenho mudas que plantei da semente! Tenho 12 sementes de caliandras (6 rosas e 6 vermelhas) recém plantadas! Mas apesar de iniciante, tenho paciência!

O que mais me "dói" é que tenho um espaço restritíssimo! Moro em apartamento sem varanda! Então para coletar novos materiais, terei que me desfazer de algo que tenho!

Mas, bola para frente!

Ainda me "ardem os olhos", mas agora estão mais abertos do que antes!

Mais uma vez, obrigado!

Abração a todos!

(Perdão por me estender de mais!)
_________________
E vamos tentando aprender alguma coisa...

Forte abraço a todos.

Julio Cesar Morosky Filho
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Cristiano Pohren
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 20/05/10
Idade: 38
Mensagens: 110
Localização: Novo Hamburgo-RS

MensagemEnviada: Qui Maio 20, 2010 11:47 pm    Assunto: Responder com citação

Maravilha de texto Arzivenko
_________________
Ideal Bonsai

Visite nossa loja virtual!
www.idealbonsai.com.br

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Toni Ferreira



Registrado: 09/07/10
Idade: 81
Mensagens: 25
Localização: São José dos Campos-SP

MensagemEnviada: Ter Nov 16, 2010 7:17 pm    Assunto: Lixo Responder com citação

Katashi escreveu:
Sandro,

Se depender de pessoas com o seu pensamento o bonsai não vai mais engatinhar, vai ficar de quatro. Não tem nada de preconceito nas colocações do Walter Pall, o que tem lá é a pura verdade. A verdade que os brasileiros não gostam de ouvir.

Os brasileiros tem a tendência de querer adaptar todo o mundo ao seu gosto pessoal, ao seu mundinho, e quando alguém mostra que isto não é possível, o infeliz tem esta saída, dizendo que é elitismo.

Melhor ser chamado de elitista do que picareta, Só existe um tipo de bonsai, o bonsai de qualidade, o resto simplismente não existe. Só em certas cabeças.


Resposta, esta sim, preconceituosa e além de tudo "metendo o pau" nos brasileiros, entre os quais existem grandes Bonsaistas.Deplorável.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
HudsonArpini
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 07/10/10
Mensagens: 256
Localização: Colatina-ES

MensagemEnviada: Ter Nov 16, 2010 7:28 pm    Assunto: Responder com citação

bom,eu nao ia postar,mas ja q ressucitaram o topico eu vou dar minha opiniao

amigo katashi,se vc quiser gastar de cem a duzentos reais em um bonsai pronto,va em frente,mas qual e a graça de comprar um ja trabalhado e q nao nessecita de mudanças ? ora,eu prefiro comprar uma muda de viveiro q dará mais trabalho,eu acho q a sua visao reduz muito as coisas quando diz q bonsai só há o de qualidade,entao os seus só são perfeitos ? entao me doe os que nao acha perfeito e siga feliz com os seus queridinhos
_________________
"Se quiser derrubar uma árvore na metade do tempo, passe o dobro do tempo amolando o machado."
Provérbio chinês
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 25/01/07
Idade: 50
Mensagens: 664
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Dom Dez 05, 2010 7:57 pm    Assunto: Responder com citação

Alimento do lixo. Nossa que deplorável!

Pois é assim que pensamos, mas nos esquecemos que muitos brasileiros chegam a quase se estapear p/ pegar alimento jogado fora em restaurantes e em Ceagesps da vida.

Sim já comi alimento do lixo, ñ por necessidade minha, Graças ao Bom Deus ainda ñ cheguei a esse ponto, porém já estive em casas onde o alimento foi retirado do lixo, me senti até mal, mas ñ por comer o alimento tirado do lixo, mas sim por ver que quem me servia, escolheu as melhores frutas, verduras e legumes que estavam em sua geladeira já de porta toda comida pelo ferrugem apenas p/ me servir com o melhor que possuía deixando p/ si e seus entes as piores, que já tinham pontos de podridão.

Esse pensamento sim é deplorável e preconceituoso. Ñ esqueçam! Somos brasileiros, um povo com pouquíssimo acesso a cultura e ensino.

Qtos de nós tem condições de pagar R$ 10,00 ou R$ 20,00 por uma muda de viveiro? E por isso ñ temos o direito de evoluir, de tentar crescer e tentar fazer parte de algo? Qtos de nós tem condições de pagar R$ 50,00, 100,00, 200,00 por uma planta já quase formada? Muito menos ainda dos que podem pagar 10,00 ou 20,00 por uma uma muda.

E aonde está o desafio, o aprendizado e o artista nessa hora? Querem apenas pegar um trabalho de outrem e dizer depois que foi seu? Fiquem a vontade. Querem fazer uma espécie de plágio? Admirem então seus trabalhos e exponha-o como se fossem verdadeiramente seus.

Nada contra a compra de plantas formadas ou quase, mas ñ critiquem quem sem conhecimento nenhum acredita em si mesmo e acha que um dia pode se tornar um grande bonsaísta com os poucos recursos que possui.

Vamos tornar essa linda arte algo elitizado? Então para que um fórum aberto onde podemos aprender e ensinar? Aliás, se ñ sabem,
alguns gastam o pouco que têm p/ pagar algumas horas em Lan Houses p/ poder pesquisar sobre sua paixão, pois além de pouca literatura em português a respeito, são caras e de péssima qualidade. Mesmo nos fóruns e sites, as informações são sempre picadas e pouco elucidativas, cm se estivem querendo esconder alguma coisa.

Debochem, me critiquem, mas ainda assim prefiro ser solidário com quem está aprendendo assim como eu e ñ tem grandes condições financeiras do que jogar na cara desta pessoa que seus trabalhos ñ passam de lixo bem cuidado e limpo. Isso p/ mim é história p/ realidades como as de EUA, países europeus e outros ricos, história p/ ser dita a quem tem condições de frequentar boas escolas e cursos e mesmo assim ñ tira proveito deles, aí sim o mestre deve e pode jogar na cara desses sujeitos que seu trabalhos ñ passam de lixo.
_________________
Donegá

Natura Bonsai Brasil

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Dom Dez 05, 2010 10:08 pm    Assunto: Responder com citação

Ontem eu ministrei curso para iniciantes!
Teoria, demonstração e workshop, onde eles levaram suas plantas para casa.
Foram 11 alunos.
Na demonstração foi usado um Shimpaku cuja espessura do tronco principal era em torno de 1,5 cm.
O mesmo material cada um trabalhou.

Eu, JAMAIS, teria coragem de pegar um shimpaku com 5, 6 cm de tronco, 80 cm de altura, 3 horas de trabalho, ensinando aramação refinada...................para quem não sabe nem o que significa a arte do Bonsai!!
Ao final do curso, muitos levaram outras "mudinhas" para irem treinando em casa.

Como posso exigir uma monografia de um aluno que está no primeiro ano do ensino básico???

Como ele fará uma monografia, na faculdade, sem ter passado pelo ensino básico?

Como alguém que ganha 1.000,00 por mês (um exemplo) poderá comprar um pré de 200 reais?
Não poderá com certeza, ou pelo menos, não deverá!
E aí, não pode se dedicar a arte do bonsai??

Lembrem-se, nós não temos material para Yamadori do porte que o asiáticos tem. Exceto, talvez, no agreste e cerrado.

Eu sou um admirador da arte do Walter Pall, jamais da pessoa dele!
Respeito para com colegas (ele critica veementemente seus pares) se sobrepõe à arte!

Não contetestei ninguém em particular aos que postaram nesse tópico e sim, apenas me posicionei contra certos argumento do Walter Pall.

Minha postagem é para que, no caso de alguém esteja iniciando na arte, não se sinta frustrado pelo que está fazendo ao ver seus galhinhos; pegar uma planta no lixo; comprar uma mudinha de 5 reais.

Assim, espero que ninguém (exceto o próprio) se sinta ofendido.

cordialmente,
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Olimbu



Registrado: 01/02/11
Idade: 30
Mensagens: 29
Localização: Campo Bom-RS

MensagemEnviada: Qua Fev 02, 2011 3:01 pm    Assunto: Responder com citação

Mad
Walter Pall Evil or Very Mad


Editado pela última vez por Olimbu em Qua Fev 02, 2011 3:54 pm; num total de 4 vezes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil