FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Eugenia tronco bifurcado - penjing em colina
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESTUDO - A Evolução do seu bonsai através de fotos
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/05/06
Mensagens: 942
Localização: Niterói - Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Qui Nov 05, 2009 1:43 am    Assunto: Eugenia tronco bifurcado - penjing em colina Responder com citação

Ola pessoal, vou apresentar agora uma seqüência de uma eugenia com tronco bifurcado, com 20 centímetros de altura. Vou colocar a seqüência de trás para frente para no futuro poder postar as atualizações aqui mesmo no topo desta primeira mensagem do tópico. Assim não se perde a seqüência e se pode acompanhar melhor o desenvolvimento.
Ficou no limite da proporção aceitável para um bonsai, 1/12, isto é, uma largura do tronco para 12 de altura. A maioria hoje em dia prefere troncos mais grossos, que tem espírito de uma árvore mais frondosa e antiga. Esta ficou portanto, com o clima de uma jovem árvore. Mas gostei de trabalhar e vale mostrar, pois se trata de resultado direto, sem muita espera para formação.
Nossas eugenias têm essa vantagem – tendo visão de estilo para aproveitar o que ela já tem e oferece, e com sorte, se consegue logo um resultado. E tem de ser assim mesmo, pois se for preciso esperar a formação de ramos e raízes vai se ter de esperar por anos e anos. A eugenias são muito demoradas neste aspecto. Parece que gastam toda a energia na formação das folhagens, estas sim contendo um ritmo acelerado de crescimento.
Atualmente ela está assim:



Falta claro desenhar com mais apuro as copas o que é relativamente fácil nas eugenias. Daqui uns anos vou também tentar uma técnica que vi numa bonsai passion, de inserir estavas na base do tronco para abrir um pouco mais o nebari. De todo modo da já para sentir o destino.
Agora algumas vistas


e o detalhe do suiban, feito de cimento em fôrma perdida de saibro comum.


Como citado a sorte é fundamental nas eugenias, e isso diz respeito as raízes. Em outra árvore, após desenvolver belo trabalho na copa, tive a ingrata surpresa de encontrar um pivô central muito profundo para se poder utilizar em vasos rasos de bonsai. Por anos tentei diversas técnicas para estimular um crescimento de raízes num ponto mais próximo do nebari, sem sucesso. Assim fiquei muito feliz quando nesta encontrei um pivô central algo profundo mas com poucas raízes. A maioria das raízes capilares, que são as importantes, estavam próximas da superfície. Não tive dúvida. Cortei, no local onde aparece meu dedo.



Não se encontra quase material informando sobre esta espécie de modo que vale acrescentar um comentário de minha experiência com elas. A maioria que se obtém em hortos se encontra plantada em terra bem barrenta. Sempre tive certo pudor de eliminar completamente esta terra. Neste caso por exemplo, aproveitei um terço da terra que veio com ela, bem barrenta, e acrescentei dois terços de areia para melhorar a drenagem e respiração das raízes. Isso tem dado certo e após reenvasar nunca nenhuma de minhas eugenias sentiu absolutamente nada, nem uma folhinha sequer foi perdida.
Na fase anterior, foto abaixo, ainda estava no vaso de plástico preto do horto.


Meio por visão e meio por sorte havia encontrado alguma coisa no sentido de um tronco duplo. O projeto imaginado no photoshop, feito meio simultaneamente ao modelar da forma, foi este que se segue.



Antes disso ela estava realmente toda desengonçada. (foto abaixo)



Havia um ramo interessante a esquerda (com linhas violetas) bem na horizontal , mas que quebrava a harmonia da planta. Foi portanto retirado. Outro corte feito foi na linha vermelha. Este com muito receio de dar tudo errado pois era o tronco principal no topo do qual pensei a principio em obter o ápice da planta. Mas a conicidade não estava muito boa e me incomodava a divisão do tronco em quatro. Ao retirá-lo depois de muito imaginar o resultado, fiquei com dois principais e um de profundidade, que me pareceu bem agradável e belo para ser exposto (o tronco grosso o escondia na visão frontal) Os cortes terão no futuro de ser melhor trabalhados também, mas o fato é que isso amarrou a idéia plástica da árvore.

Espero que tenham gostado desta primeira intervenção tão direta. Se algum mérito tem o trabalho é justamente este. Agora é o cultivo e o tempo que vão amadurecer a idéia.
_________________
Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.

Duprat


Editado pela última vez por duprat em Seg Nov 09, 2009 3:06 am; num total de 2 vezes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/11/05
Mensagens: 2888
Localização: Porto Alegre - RS

MensagemEnviada: Dom Nov 08, 2009 1:20 am    Assunto: Responder com citação

Olá Duprat, mais uma vez você apresenta um trabalho muito bom com eugênia. Gostei do resultado até aqui do conjunto. O vaso é ,uito bonito, com certeza também é obra sua né?
Bem, apenas quero fazer uma observação sobre o estilo.
Sua planta não está no estilo Sokan, pois neste estilo, de um mesmo sistema radicular nascem dois troncos, pois se trata de apenas uma árvore e não de duas árvores separadas.O 2º tronco da sua eugênia não surge do sistema radicular, e sim já do tronco principal.
_________________
Abraços

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/05/06
Mensagens: 942
Localização: Niterói - Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Dom Nov 08, 2009 10:34 am    Assunto: Responder com citação

De fato vc tem razão,
ao mudar de vazo a bifurcação, não por vontade própria, subiu.
No "vaso" de plástico preto estava mais enterrada e por isso foi tudo conduzido nesta direção e na sequencia nem me toquei, tão conduzido estava pelo processo e pelo que me parecia mais conveniente para a planta.
agora foi, e fica a dúvida sobre que estilo é este, que nomeclatura usar... pois afinal elaborei a copa pensando nesta dualidade, relação de dois, vazio entre eles e etc.

acho importante o estudo dos estilos, ele nos faz ver mais e melhor, entretanto não sou muito purista na verdade, pois as variações são justo o que nós impõe a natureza. Colaboração sempre extra ao conceito idealista e um tanto quanto humano demais, cultural demais. Acho interessante esta dicotomia, os estilos nos ensinam a ver mais e a natureza, e esta nos ensina que os estilos têm infinitas variações. Enriquecem os conceitos , que vale lembrar, foram elaborados por séculos de trabalhos singulares, nos quais se reconhecia um principio comum.

Enfim a rigo se trata de um penjing, pelo vaso, pela pedra, anexada e espírito

de todo modo agradeço o comentário, ele me fez ver a conveniencia de subir o quanto possa o nebari.
_________________
Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.

Duprat
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/11/05
Mensagens: 2888
Localização: Porto Alegre - RS

MensagemEnviada: Seg Nov 09, 2009 1:52 am    Assunto: Responder com citação

Duprat, quanto ao estilo, não sei definir.
Também não sou purista e tenho várias plantas que foram trabalhadas pelo caminho que "enxerguei" para elas e até hoje não sei dizer que estilos tem.
Apenas fiz a colocação para que os iniciantes não fiquem com uma referência diferente da definição do estilo sokan. E você complementou muito bem.
_________________
Abraços

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
cesar_alr
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 22/08/06
Mensagens: 303
Localização: Pirapetinga-Mg

MensagemEnviada: Seg Nov 23, 2009 9:23 pm    Assunto: Responder com citação

Tenho também uma Eugenia, quando a comprei estava em um saco bem porfundo, quando a retirei para envasar a raíz pivotante era muito grande, como não consegui muita informação não tive pena e podei a raiz bem rente.

Erro gravissimo a planta secou dois galhos importantissimos, e desde então não mexo com ela só mesmo adubação e rega. Já se passaram mais de dois anos e bichinha não emitiu nada...

Só um pouco da experiência que tive com a espécie.

Me atrevo a sugerir uma alporquia mais rente a bifurcação, desta forma você conseguiria obter o tronco duplo. Agora se a espécie aguentaria o procedimento eu não sei disser, não me recordo de alguem comentando alporquia em eugenia....

Bom enfim, saudações...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/05/06
Mensagens: 942
Localização: Niterói - Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Seg Nov 23, 2009 9:42 pm    Assunto: Responder com citação

Nada, aguenta nada. Já tentei certa vez por uns dois anos e não emitiu uma raizinha sequer.
Ano que vem vou postar aqui um procedimento altenativo que fiz em outra planta com pivo profundo também, tal como a sua.

Rasgar o tronco dividindo-o e transformando-o em raiz. Está em vaso fundo aguardo ano que vem ir para um razo. Não sentiu nadinha, ficou como se nada tivesse acontecido.

Tem jeito não, adoro eugenias mas tem de se aproveitar o que ela oferece. Esperar raizes novas ou galhos é perda de muito tempo.
_________________
Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.

Duprat
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
cesar_alr
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 22/08/06
Mensagens: 303
Localização: Pirapetinga-Mg

MensagemEnviada: Sáb Nov 28, 2009 8:24 pm    Assunto: Responder com citação

Bom é verdade , já ate não vejo muito o que se aproveitar na planta...

Mas gostei das dicas !!! até mesmo aqui no forum são dificeis para está espécie.

Penso que vc poderia postar sua experência na pagina espécies usadas para bonsai.

Seria de muita ajuda para muitos.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Renan Leite Gaigher
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 12/07/11
Idade: 32
Mensagens: 303
Localização: Cachoeiro de Itapemirim-ES

MensagemEnviada: Qua Jul 20, 2011 12:17 pm    Assunto: Responder com citação

Ola, andei observando seu trabalho com as Eugenia e gostei muito, queria pedir a sua ajuda aki com a minha, pq não sei por onde começar e qual estilo usar nela, e tenho que realizar um transplante e queria saber uma dica de solo para ela, vou citar algum dos materias que ja tenho em minha casa
*Humus
*Terra vegetal
*terra Preta+ esterco de Galinassas
*Terra de mata (materia organica de folhas, raizes e xaxim + Terra Preta)
*Terra comum
*Arreia, cacos de Tijolo, Casca de Pinhu
*Pó de xaxim
*Serragem bem fina

Vou postar aki umas fotos dela, se puder me dar uma ajudinha em qual estilo seguir e quais galhos eliminar



Uploaded with ImageShack.us[/img]




Uploaded with ImageShack.us[img][/img]



Uploaded with ImageShack.us
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
alexmikol
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 13/09/07
Idade: 52
Mensagens: 140
Localização: Santa Maria - RS

MensagemEnviada: Qui Jul 21, 2011 11:06 pm    Assunto: Responder com citação

duprat escreveu:
Rasgar o tronco dividindo-o e transformando-o em raiz... Não sentiu nadinha, ficou como se nada tivesse acontecido.


Como assim "rasgar o tronco"??? Não entendi, pode explicar melhor??? Abraço!
_________________
Alexander
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Paulo Henrique de S. Garc
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 14/09/06
Mensagens: 440
Localização: São Carlos - SP

MensagemEnviada: Sex Jul 22, 2011 1:42 pm    Assunto: Responder com citação

Marcelo, mais uma eugenia show de bola, sou fã dos seus peinjin de eugenias! Estou até criando corágem para trabahar uma!!
Esses final de semana que passou fiquei sabendo que temos um casal de grandes amigos em comum: o Flávio e a Dani, ai de Niteroi! Estives com eles e mandaram gum graaaade abraço pra vc!


abraços e


Té mais....
_________________
"más vale la gracia de la impereccíon que la perfección sin garcia"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
ROSIMEIRE E. G.
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 10/01/12
Mensagens: 137
Localização: PALMAS-TO

MensagemEnviada: Ter Jan 24, 2012 4:19 pm    Assunto: Responder com citação

Acompanhando!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Anderson Neuhaus
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 27/09/11
Idade: 39
Mensagens: 757
Localização: Uruguaiana-RS

MensagemEnviada: Ter Jan 24, 2012 10:13 pm    Assunto: Responder com citação

acompanhando!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Gabriel3687



Registrado: 15/09/10
Mensagens: 87
Localização: Medianeira - PR

MensagemEnviada: Seg Abr 09, 2012 2:25 pm    Assunto: Responder com citação

Muito linda, acompanhando tbm.
_________________
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESTUDO - A Evolução do seu bonsai através de fotos Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil