FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Bananeira... será que dá ??!?!?!
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Nivorley
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 28/05/07
Idade: 47
Mensagens: 147
Localização: Assis Chateaubriand - PR

MensagemEnviada: Seg Mar 29, 2010 12:13 pm    Assunto: Bananeira... será que dá ??!?!?! Responder com citação

Olá pessoal...
Coletei essa bananeira num sitio.
Quando plantei nessa bacia, tinha só a planta maior (que na epoca era do tamanho da menor)
Agora estou planejando colocalas num vaso de ceramica....
O que acham ??




_________________
A pouco mais de tres ano na tentativa de cultivar bonsai.....
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 17/08/09
Idade: 49
Mensagens: 2284
Localização: Urupá-RO

MensagemEnviada: Seg Mar 29, 2010 12:14 pm    Assunto: Responder com citação

bonsai bonsai nao dá nao... mas vc pode trabalhar ela para ser um kusamono
_________________
O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 03/10/08
Idade: 40
Mensagens: 2019
Localização: Ijuí-RS

MensagemEnviada: Seg Mar 29, 2010 12:40 pm    Assunto: Responder com citação

Bananeira, como todas monocotiledoneas, não se enquadram no conceito de bonsai porque não são árvores, mesmo que algumas tenham portes bem grandes, falta nelas o crescimento secundário (em espessura), que é característico de uma "árvore". Palmeiras geralmente são enquadradas como árvores, mas também é um conceito falho, pois mesmo tendo um crescimento em espessura, este não tem a mesma origem evolutiva das outras plantas lenhosas, basta para isto lembrar que palmeiras não possuem galhos, apenas caule e folhas.

Como o colega Laudir comentou, a bananeira se enquadraria perfeitamente na categoria kusamono.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Nivorley
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 28/05/07
Idade: 47
Mensagens: 147
Localização: Assis Chateaubriand - PR

MensagemEnviada: Ter Mar 30, 2010 8:42 am    Assunto: Responder com citação

Ah.. Muito obrigado aos colegas pelo esclarecimento!!
Então vamos fazer dela um belo Kusamono!!
Abraços
_________________
A pouco mais de tres ano na tentativa de cultivar bonsai.....
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 26/07/07
Idade: 57
Mensagens: 3373
Localização: Umuarama - PR

MensagemEnviada: Qua Mar 31, 2010 1:54 am    Assunto: Responder com citação

Nivorley,
temos relatos no fórum de amigos que tentaram fazê-la frutificar sem sucesso. Há um relato de uma bananeira com 12 anos que nunca deu cacho...
Na época dos "pé-de-mato" eu peguei uma muda do quintal e plantei num vaso. Depois do relato deste amigo, desisti e dei-a de presente para um amigo mais teimoso que eu Laughing Laughing

Abraço.
Edson.



_________________
O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Qua Mar 31, 2010 6:21 pm    Assunto: Responder com citação

Nivorley, vais encontrar por aí, na internet, gente que tem "bonsai de bananeira", assim como de outras coisas do gênero. Se estes querem dar nome de bonsai, que o façam, as plantas são suas e pronto. Mas com certeza faltam muitos elementos, aqui já colocados, para ser considerado bonsai de verdade. Como kusamono, bem, ficará legal, mas veja, tem outro lado nisso, ela terá que ser de um tamanho relativamente pequeno como planta de acompanhamento, ou deverá acompanhar um bonsai enorme para que também haja a proporção entre bonsai e planta de acompanhamento...

abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 17/08/09
Idade: 49
Mensagens: 2284
Localização: Urupá-RO

MensagemEnviada: Qua Mar 31, 2010 6:24 pm    Assunto: Responder com citação

Realmente...
Esta planta para kusamono nao dá... muito grande... geralmente um kusamono "SEMPRE" é menor que o bonsai em si.

Em conseguindo uma muda menor vc pode usa-a como kusamono. Senão conseguir, esta que vc tem, pode plantar no chão e boas colheitas...
_________________
O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Eduardo NC



Registrado: 17/10/10
Idade: 51
Mensagens: 3
Localização: Tubarão-SC

MensagemEnviada: Seg Out 18, 2010 1:06 pm    Assunto: Responder com citação

Bananeira não dá para reduzir com saúde e fazê-la frutificar normalmente. Dá para reduzir seu tamanho mas ela precisará sempre de espaço para produzir frutos em quantidade e qualidade.
Melhor saída é usar variedades ou espécies de bananeira de jardim de porte pequeno, há algumas que não passam de um metro de altura e frutificam bananas de casca colorida (com sementes dentro).
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10
Idade: 42
Mensagens: 1955
Localização: São Bernardo do Campo-SP

MensagemEnviada: Seg Out 18, 2010 4:32 pm    Assunto: Responder com citação

Laudir escreveu:
Realmente...
Esta planta para kusamono nao dá... muito grande... geralmente um kusamono "SEMPRE" é menor que o bonsai em si.

Em conseguindo uma muda menor vc pode usa-a como kusamono. Senão conseguir, esta que vc tem, pode plantar no chão e boas colheitas...

olá Laudir.. poderia me dizer o que é kusamono?
fiquei curioso e vc sabe q não sei quase nada....
abração
_________________
www.macdonaldfernandes.wordpress.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 17/08/09
Idade: 49
Mensagens: 2284
Localização: Urupá-RO

MensagemEnviada: Seg Out 18, 2010 5:02 pm    Assunto: Responder com citação

Mcdonald escreveu:
olá Laudir.. poderia me dizer o que é kusamono?
fiquei curioso e vc sabe q não sei quase nada....
abração


Kusamono: “Planta de assento”. Ervas plantadas em pequenos potes, bastante usadas como “acompanhamento” para os Bonsai.

Talvez o link abaixo possa ajuda-lo (é a fonte do texto acima):
http://bonsai.forum.st/dicas-importantes-f8/dicionario-com-termos-do-bonsai-t4.htm
_________________
O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10
Idade: 42
Mensagens: 1955
Localização: São Bernardo do Campo-SP

MensagemEnviada: Seg Out 18, 2010 8:36 pm    Assunto: Responder com citação

Laudir escreveu:
Mcdonald escreveu:
olá Laudir.. poderia me dizer o que é kusamono?
fiquei curioso e vc sabe q não sei quase nada....
abração


Kusamono: “Planta de assento”. Ervas plantadas em pequenos potes, bastante usadas como “acompanhamento” para os Bonsai.

Talvez o link abaixo possa ajuda-lo (é a fonte do texto acima):
http://bonsai.forum.st/dicas-importantes-f8/dicionario-com-termos-do-bonsai-t4.htm

muitíssimo obrigado laudir...
valeu pela paciencia.....
abração
_________________
www.macdonaldfernandes.wordpress.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Ter Out 19, 2010 12:51 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

O conceito/definição de bonsai é bem claro e não deixa margem nenhuma de negociação. Mas acontece que muitos cultivadores gostam de "reinventar" o bonsai, logo, acreditam, que tudo pode ser convertido em bonsai: bananeira, coqueiro, cica revoluta, batata, bambu, palmeira imperial, e por aí vai. Shocked

Algumas dessas espécies cultivadas em recipientes pequenos ficam com seu tamanho reduzido (afinal, vaso pequeno nada mais é que um redutor de tamanho, pois contribui para um volume menor de raízes). Logo, pegam a plantinha e a replantam num vaso/bandeja apropriada para bonsai e o exibem como tal. Shocked

Por mais "bonitinho" que isso possa parecer, por mais boa vontade que todos tenham para com o cultivador e sua "aberraçãozinha", continua valendo a definição de bonsai e tal coisa exótica não se enquadrará jamais dentro disso. Shocked

Mas, vejam bem, não estou escrevendo isso por me opor a tal coisa. Não sou o dono da verdade, nem me avogo em ser melhor que ninguem. Se o cultivador quer por que quer ter uma bananeira, uma cica revoluta ou uma palmeira imperial plantada num vaso/bandeja, mais apropriado para um bonsai de verdade, não tenho nada com isso. Vai da cabeça e vontade de cada um fazer aquilo que lhe der na telha. Mas faça consciente e sabedor de que aquela planta, ainda que plantada no vaso/bandeja, jamais, never, será um bonsai. Shocked

Isto posto, eis alguns exemplos de mini bananeiras em vasos/bandejas:












Sucesso na empreitada e não esqueça de postar depois, quando vierem os frutos. Boa sorte. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
gpsabino
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 13/06/10
Mensagens: 179
Localização: Rio Claro-SP

MensagemEnviada: Ter Out 19, 2010 10:45 pm    Assunto: E as Dracenas? Responder com citação

Olá Arz.
E quando nos deparamos com as Dracenas, por exemplo?
Veja essa bela árvore de Dracena Draco.
Existem outras dracenas que também apresentam grande ramificação lateral.
Elas são de classe Liliopsida (ou seja,uma monocotiledônea).

[img]
[/img]

Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
joziel



Registrado: 25/11/09
Idade: 39
Mensagens: 35
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Qua Out 20, 2010 12:43 am    Assunto: Responder com citação

Amigo Nivorley
Você me superou com a ideia da bananeira. Eu plantei uns pequenos roletes de cana de açucar num pequeno vaso pra ver o que ia acontecer. E brotou normalmente, mas ainda nao formou o "caule" ou seja a cana.
Obviamente nao dá pra cuntivar a cana ou a bananeira por 50 ou mais anos, como se faz com os bonsais.
Mas adorei sua experiencia, poste fotos pra gente acompanhar a evolução de sua bananeira.
Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil