FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Enxertia de galho em azaléa
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Ronaldo Santos



Registrado: 17/09/09
Idade: 59
Mensagens: 30
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Sáb Nov 21, 2009 10:11 pm    Assunto: Enxertia de galho em azaléa Responder com citação

Olá amigos foristas!

Gostaria de saber se alguém já fez com sucesso enxerto de galho em azaléa e em que condições. Tive problemas com o hokidachi, e podei toda a planta restando somente o tronco.

Para fazer um moyogi, vou precisar enxertar os primeiros galhos, pois não vejo como estimular a brotação nessa área.

Aguardo comentários.


Ronaldo Santos






Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Matheus 31
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 25/06/09
Idade: 27
Mensagens: 396
Localização: Tietê-SP

MensagemEnviada: Sáb Nov 21, 2009 10:19 pm    Assunto: Responder com citação

nunca fiz, mas enxerto é utilizado bastante em azaleias pra ter uma floração com mais cores
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ronaldo Santos



Registrado: 17/09/09
Idade: 59
Mensagens: 30
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Seg Nov 23, 2009 1:22 pm    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal:

Acabei por efetuar enxertia por transpasse, mesmo sem saber se essa é a melhor técnica a ser aplicada.

Seguem abaixo fotos com os enxerto que fefetuei, 1 de cada lado e de 2 cores diferentes, um planta é vermelha e a outra é branca.

Continuo procurando se alguém sabe como efetuar enxertia em azaléa, tempo, técnica etc... essas 2 mudas que tenho são "cases" que vou resolver com certeza, mas preciso da ajuda dos amigos foristas.


Obrigado

Ronaldo Santos





Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Braulio



Registrado: 10/02/08
Mensagens: 37
Localização: Belo Horizonte - MG

MensagemEnviada: Dom Ago 22, 2010 4:19 pm    Assunto: Responder com citação

E aí? Deram certo os enxertos?? Estou querendo fazer o mesmo em um ficus....Será que consigo?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Ronaldo Santos



Registrado: 17/09/09
Idade: 59
Mensagens: 30
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Ter Ago 24, 2010 1:55 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Braulio!

Obrigado por perguntar, na verdade no último domingo havia me queixado a um amigo aqui de Curitiba que não vejo muita técnica divulgada aqui no Brasil. Temos muito exemplo lá de fora, mas ao que parece não se divulga "cases" de sucesso entre os brasileiros. Após quase 3 anos observando muito, participando de alguns work shop e princilpamente perguntando a amigos, resolvi por conta própria tentar melhorar algumas de minhas plantas. Fiz de tudo: enxerto de galhos, de gema, de raiz; por transpasse, por encostia etc...
Abaixo deixo algumas fotos com o progresso dessas primeiras incursões, somente vou saber o resultado daqui a 2 meses tempo que eu ainda pretendo aguardar pra cortar, entretanto já percebi que por falta d'água um dos lados já está pronto.
Estou postando também uma nova planta que Ganhei do Edson Cordeiro aqui de Curitiba e resolvi mudar a frente e enxertar um novo galho.
Assim que tiver notícias eu vou procurar postar.

Um abraço

Ronaldo Santos

ET: Tenho percebido que a encostia ( dica de um outro amigo Francisco Broinstein) tem um resultado mais rápido, e que devemos usar pouca pasta selante, de preferência importada e nunca usar pasta a base de cera de abelha.











[/img]http://a.imageshack.us/img829/1455/projetoazaleaiif.jpg[img][/img]


Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Ter Ago 24, 2010 9:55 pm    Assunto: Responder com citação

Ronaldo, que bom que este tópico foi reativado. Quero cumprimentá-lo pelo trabalho de experimentos que vens fazendo nestes anos e por nos mostrar aqui os resultados.
De fato não é divulgado muita coisa em técnicas de enxertia e resultados com certas plantas. Em azaléia fiz apenas uma experiência que não deu certo. Também ando ávido por informações sobre isso. A reativação deste tópico pode ser a oportunidade para quem tiver outras matérias ou informações ajudar a todos os foristas.
Mas os seus resultados até aqui, se não definitivos são muito animadores. Vou aproveitar a época e fazer alguma coisa neste sentido.
Valeu!!!!
abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
flavio bonsai
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 15/03/07
Mensagens: 936
Localização: brasilia df

MensagemEnviada: Sex Out 01, 2010 12:21 pm    Assunto: Responder com citação

vou tentar pra ver o que sai.
valeu pela materia
_________________
Se creres verás a glória de Deus.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
croconow



Registrado: 26/07/10
Idade: 25
Mensagens: 86
Localização: Itabuna-BA

MensagemEnviada: Sex Out 01, 2010 12:42 pm    Assunto: Responder com citação

belo trabalho ! ^^

eu estou trabalhando com uma aza lilaz !
ainda esta pequena ... tá numa bacia grande , engrossando o galho
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 25/01/07
Idade: 50
Mensagens: 664
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Sex Out 01, 2010 6:20 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Ronaldo,

Muito bacana sua iniciativa tanto pela pesquisa e testes em si cm pela divulgação aos amigos. As vezes a impressão que tenho é que quem tem determinado conhecimento parece ñ querer difundí-lo o que dificulta o desenvolvimento da arte no Brasil.

Tenho tido o mesmo problema com informações sobre pinheiros japoneses, as matérias que encontramos ou são em língua estrangeira (o que para mim é muito dificultoso, por ñ falar nem mesmo o inglês), ou são escassas de detalhes e imagens sequenciais. Me propús até mesmo a montar um site p/ divulgação de técnicas sobre pinheiros e outras plantas, mas está complicado conseguir boas matérias sobre o assunto, são sempre as mesmas matérias e cerca de 1/2 dúzia delas no caso. Vou iniciar o mesmo processo, adiquiri algumas mudas de pinheiro e vou começar a fazer testes, fotografar e descrever os passos dados e resultados obtidos.

Gde abraço amigo.
_________________
Donegá

Natura Bonsai Brasil

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 14/03/10
Idade: 42
Mensagens: 1390
Localização: São Carlos-SP

MensagemEnviada: Qua Out 06, 2010 12:40 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Ronaldo, com ficou esta sua última enxertia. Vi uma que me parece dar bastante certo e me parece fácil e seguro, mas não sei sobre resultados. Enxerto de galho sobre si mesma. As imagens são auto-explicativas. No link abaixo temos outras técnicas tbm








http://www.bonsais.cl/bonsai_chile_creacion.htm
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 25/01/07
Idade: 50
Mensagens: 664
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Qua Out 06, 2010 9:54 pm    Assunto: Responder com citação

Olá amigos,

Gostaria de aproveitar o tópico para tirar uma dúvida.

No caso de enxertias, sejam elas por transpasse ou encostia, existe a necessidade de retirar a casca do galho a ser enxertado na altura onde será feito a encostia ou transpasse?

Abraços.
_________________
Donegá

Natura Bonsai Brasil

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Ronaldo Santos



Registrado: 17/09/09
Idade: 59
Mensagens: 30
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Qui Out 07, 2010 11:43 pm    Assunto: Responder com citação

Olá amigos,

Obrigado a todos pelas contribuições e incentivos.

Nikkei a técnica que usei é muito parecida com esse ilustração exceto pelo fato que utilizei outras plantas para enxertar, de qualquer forma muito importante essa ilustração como exemplo pra quem quizer tentar...
Usei essa técnica num Acer e numa Caliandra, em breve posto fotos, faz 1 ano e ainda não tive coragem de cortar o galho....

Donegá, até onde eu sei e foi da forma que fiz, retira-se parte da casca, no caso de encostia do lado que irá encostar, no caso de transpasse, na parte que ficará dentro do tronco principal, lembrando que não se deve retirar por completo pois interrompe o fluxo de seiva e o galho irá secar, portanto somente metade da circunferencia/contorno do galho.

Notei que a pasta cicatrizante, muitas vezes cria uma camada que impede a fusão dos enxertos, portanto é prudente passar pouca pasta, ou usar massa cicatrizante ou tentar retirar esse anel que se forma em volta do enxerto depois de um certo tempo.

Quanto aos pinheiros também são minha preferência, hoje tenho uns 15, tem até alguns posts meus aqui no forum, em breve postarei mais algumas fotos. Infelizmente temos pouco material em portugues como referencia ou melhor de autores nacionais. Tenho insistido no fato de que muitas pessoas não levam em consideração as diferenças de estágios da plantas e do clima ( Atibaia é muito diferente de São Paulo que é diferente de Itapecerica e muito mais diferente de Curitiba), logo não posso aplicar as mesmas técnicas ao mesmo tempo. Infelizmente aprendi da prior maneira possível e matei uma meia dúzia de pinheiros, alguns paguei até R$ 400 cada...hoje faço tudo diferente e a minha maneira.

Assim que possível postarei mais fotos.

Um abraço,

Ronaldo Santos
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 25/01/07
Idade: 50
Mensagens: 664
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Sex Out 08, 2010 9:25 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Ronaldo,

Referente aos seus pinheiros, vc tem feito um acompanhamento através de anotações e fotos? Se tiver poderia me enviar? Mesmo que sejam só fotos, seriam de grande valia p/ o estudo da espécie.

Meu e-mail: m.don.master@hotmail.com
_________________
Donegá

Natura Bonsai Brasil

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil