FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Que espécie de tuia é esta ?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
rnpelarin

MensagemEnviada: Ter Dez 15, 2009 1:08 pm    Assunto: Que espécie de tuia é esta ? Responder com citação

Eai galera, eu denovo pedindo mais opinião.

Comprei esta tuia mas num lembro o nome que estava na etiqueta que ficou na loja. Me parece uma tuia jacaré, espero opiniões dos amigos.

Me arrisquei a podar ela, mas acho que aparei de mais, ficou do estilo que eu queria fazer mesmo, só que não devia ter tirado uns patamares menores que estavam entre os grandes, depois que vi uma fotos num livro que me toquei, mas ai já tinha 'tosado' então vai ter que ficar assim. Os patamares também não ficou nas diferenças de altura como deveria ser também os galhos não estavam bem dispostos, então ficaram meio que na mesma altura um do outro. Abaixei até onde deu, depois com o tempo vou abaixa-los mais.
Vou fazer um jin la em cima na que esta com ramos e na do lado que eu aproveitei que estava junto na mesma planta, vou simular uma árvore morta, vou fazer um shari/jin nela.

Críticas, sugestões ?

Valeu, abraço

Antes:

depois:

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Raoni Moraes
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Dez 15, 2009 1:20 pm    Assunto: Responder com citação

Também gostaria de saber, pois nunca comprei por falta de informação.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Dez 15, 2009 1:38 pm    Assunto: Responder com citação

ola, sobre a espécie um vendedor me falou quando eu comprei uma que se tratava de uma tuia alema, ela cresce bem rápido para um junipero... porém vc não pode cortar as ''folhas'' com a tesoura pois elas ''queimão'' nas pontas, e deixe sempre um toquinho nos galhops que vc retirar senão pode perder um galho ou até a planta Wink.

Observei que vc posicionou os galhos apenas para os lados, e isto não caracteriza um bonsai, o bonsai deve ter galhos em todas as direções...
Geralmente o terçeiro galho sempre fica para tras mas isto ñ é uma régra.
Outra coisa é que os galhos estão saindo quase do mesmo ponsto, vc deveria ter deixado um espaço de no minimo um centimetro para que quando eles engrossem e isto não fique aparente. agora faça o possivel para ramificar estes ramos, assim não terá brotação apenas nas pontas dos mesmos.

t+.
Raoni Moraes
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Dez 15, 2009 2:13 pm    Assunto: Responder com citação

As observações do Rodrigo são também as minhas...
ficou diferente...
agora é aguardar a brotação!
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Dez 15, 2009 5:39 pm    Assunto: Responder com citação

rnpelarin acho que infelizmente essa planta não vai mais virar um bonsai de qualidade. Quando se tira um galho de uma conífera ele não volta mais a crescer (só por um milagre crescer de novo) e do jeito que você deixou essa copa fica totalmente inviável trabalhar nesse estilo que você começou.

As únicas alternativas que eu vejo para a sua planta são: fazer um literati com uma boa torção de tronco e aproveitando um dos galhos para fazer a copa ou, cortar ele bem baixo deixando apenas um dos primeiros galhos para fazer a copa, acho que a segunda opção é a melhor.

Não mexa mais nele nessa época do ano que ele pode morrer, espere o inverno para realizar mais alguma intervenção.

Quem sabe não aparece algum projetista para te dar uma força com o estilo, pois, do jeito que está não vai dar para ficar. Quando você se acostumar mais com a estética do bonsai você vai entender melhor o que eu estou querendo dizer, eu reiniciei vários trabalhos que quando eu comecei achava que estavam bons.

Abraço!
Rodrigo Tavares
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Dez 15, 2009 7:36 pm    Assunto: Responder com citação

Se não me engano, é uma Tuia Holandesa...
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Dez 16, 2009 12:20 am    Assunto: Responder com citação

rnpelarin, esta tuia eu também conheço por tuia Limão por ela ter um aroma bem parecido com o do limão.
Realmente esta planta não é adequada para bonsai pois sua ramificação é muito difícil.
Tenho um exemplar que quando iniciei no bonsai como você comprei por sua beleza e preço, mas até hoje não tem jeito. Mas vale pela experiência e aprendizado.
Com os procedimentos aplicados nela, indico que você a descarte (plante num jardim ou praça) e procure por outra espécie mais adequada.

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
ROGÉRIO DIAS
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Dez 16, 2009 8:26 am    Assunto: É Responder com citação

RICARDO TEM RAZÃO,,,EU PARTICULARMENTE NUNCA VÍ UM BONSAI DESSA PLANTA.
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Dez 16, 2009 9:13 am    Assunto: Responder com citação

Rodrigo e rnpelarin, olhem uma foto do meu exemplar.
O crescimento é totalmente apical e ramifica como quer e se quiser.

Essa foto é velha e o tronco morto da direita já foi eliminado.

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
rnpelarin

MensagemEnviada: Qua Dez 16, 2009 12:20 pm    Assunto: Responder com citação

Eai galera, beleza ?!

Agradeço a todos pelos posts.
É como eu tinha imaginado mesmo, cortei muitos galhos, devia ter deixado mais entre os patamares, na frente e atras. Na empolgação depois que eu fui cortando que eu vi que ficou meio ralo, mas serviu de experiência nos primeiros que estou fazendo, com o tempo vou aprendendo com os erros. Sobre a brotação, eu ja li a respeito que é uma especie dificil de brotar.

Mesmo assim ainda vou fazer o shari e jin nos dois e ver como fica, vou deixar ele ali, um dia anos a frente vou olhar pra ele e vou lembrar do que a inexperiencia me fez fazer, Very Happy Very Happy Very Happy
Quem sabe ainda com o tempo acabe surgindo alguma coisa e ele fique até razoavel.

Agora vou ler bastante sobre o pinheiro negro que consegui la do Hidaka (outro tópico) antes de fazer alguma coisa nele.

Se tiverem mais sugestões sobre este e sobre o pinheiro negro fico muito grato.

valeu, abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
rnpelarin

MensagemEnviada: Sex Dez 18, 2009 9:42 am    Assunto: Responder com citação

Galera, descobri qual tuia é esta minha, eu achei o comprovante da compra, é Tuia Strickita.

Tuia limão não é, tenho uma aqui em casa dessa limão também, ela é mais fina, essa minha é bem parecida com a tuia jacaré que tenho aqui também e estou fazendo um semi cascata com ele

valeu a todos ! Very Happy
apossas
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Dez 20, 2009 3:41 pm    Assunto: Responder com citação

Tuia Strickita com certeza colega!!!!

Abraço
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: