FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Começo com duas Romãs.
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
nelsonoliveira



Registrado: 01/12/09
Mensagens: 63
Localização: Fortaleza-CE

MensagemEnviada: Seg Dez 21, 2009 3:00 am    Assunto: Começo com duas Romãs. Responder com citação

Pessoal,

Já me apresentei no tópico correto, no entanto, como sou novato, nao custa nada repetir. Me chamo Nelson e moro em Fortaleza-CE.

Há algum tempo venho acompanhando o fórum para, então, resolver dar os primeiros passos. Fim de semana passado comprei duas mudas de romã, duas bacias e dois escorredores, adubo vegetal, farinha de osso, NPK, "pó de pedra" (uma espécie de pedrisco feito de pedra portuguesa), tijolo (que quebrei pra fazer um cascalho) arame revestido e dois jarros de cimento de mais ou menos 35 cm de diâmetro com uns 8 de profundidade.


O Escorredor


O Pó de pedra.


Planta 01


Planta 01. Altura.


Planta 01. Base.



Planta 02.



Planta 02. Altura



Planta 02. Base

Penso em desfoliar bem as mudas e já fazer alguma poda (Alguns galhos e metade das raizes). Feito isso, passaria as plantas pro escorredor, com um substratato de 30% de adubo vegetal, 30% de pó de pedra e 40% de cascalho de tijolo. Embaixo, na bacia, coloco o adubo puro.

Bem, venho aqui pra pedir a ajuda de vocês pra começar os trabalhos. A opinião de vocês é fundamental para o meu começo. Postarei as fotos das plantas amanhã para que possam me dar alguma opinião em relação a poda, aramação e se já é interessante colocar algum fertilizante como o NPK e a Farinha de osso nesse momento.

Desde já, muito obrigado.

Nelson Smile
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nelsonoliveira



Registrado: 01/12/09
Mensagens: 63
Localização: Fortaleza-CE

MensagemEnviada: Seg Dez 21, 2009 7:21 am    Assunto: Mais fotos. Responder com citação

Seguem mais algumas fotos, pra tentar facilitar a visualização.

Abraço!


Planta 01


Planta 01


Planta 01


Planta 02


Planta 02


Planta 02
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 08/02/09
Mensagens: 847

MensagemEnviada: Seg Dez 21, 2009 12:20 pm    Assunto: Responder com citação

ola, deixe elas assim até o ano que vem, ano que vem bem no inicio da primavera vc pode fazer uma poda drástica assim tera uma brotação bem melhor que se vc podar agora Wink .

poda de raiz não faça de jeito nenhum agora porque já passou da época, vc só pode podar as raizes bem no inicio da primavera.

Sobre colocar adubo puro no fundo da bacia:
1- a raiz vai queimar logo que chegar lá.

2- vai dificultar a drenagem.

3-Adubo se coloca encima do substrato, e nos cantos do vaso para atingir as raizes finas ( as que ''tomam'' o adubo).

sobre o substrato: coloque no minimo 50% de matéria inorganica se não não vaim drenar.

siga estes passos mas não este ano este ano deixeras assim crescendo livremente ano que vem vc poda elas...

http://www.atelierdobonsai.com.br/mamadeira.html


boa sorte...
t+.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nelsonoliveira



Registrado: 01/12/09
Mensagens: 63
Localização: Fortaleza-CE

MensagemEnviada: Seg Dez 21, 2009 5:32 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Rodrigo,

Brigadao pela resposta. Cara, a primaveira começa em setembro, certo? Na agenda de trabalho que tenho aqui, a brotação mais forte começa em março. essas informacoes estao corretas?

Sobre a poda de raiz, qual o melhor periodo pra fazer? O transplante pra mamadeira, posso fazer depois que fizer a primeira poda drástica?

Na mamadeira, penso em colocar terra vegetal com po de pedra, e acima do substrato da mamadeira adubar um pouco com farinha de osso. o que acha?

Que receita indicaria para o substrato? algo como 70 de po de pedra/cascalho de tijolo e 30% de terra vegetal estaria ok?

Obrigado mais uma vez!

Nelson
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nelsonoliveira



Registrado: 01/12/09
Mensagens: 63
Localização: Fortaleza-CE

MensagemEnviada: Ter Dez 22, 2009 6:34 am    Assunto: Mais Dúvidas Responder com citação

Pessoal,

Nao seria interessante nem uma desfolha e uma aramacao por enquanto? ja ouvi falar que os galhos das romas sao bem quebradicos, portanto, queria aproveitar o momento pra dar alguma forma já a alguns dos galhos. Sobre o escorredor, é melhor plantar as mudas no meu escorredor que tem uns 25 cm de diametro ou no vaso de cimento que citei acima e que eh bem maior? Outra duvida: o substrato nao organico esta ok? usar o pedrisco de telha e o po de pedra eh uma boa ideia? Durante a poda da romã, penso em diminuila e aproveitar a poda pra fazer estaquia. dicas?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 08/02/09
Mensagens: 847

MensagemEnviada: Ter Dez 22, 2009 11:05 am    Assunto: Responder com citação

ola respondendo as suas perguntas:

1-As suas informações estão incorretas, a primavera comessa em setembro e a brotação vai depender da planta, mas todas tem a forte brotação na primavera umas um pouco antes e outras um pouco depois (me refiro a semanas).

2-A poda de raiz em coniferas é efetuada no inverno e em frutiferas, floriferas e árvores de folhas é na primavera, deve ser feita logo que a planta apresentar os primeiros brotos da etação, pode fazer sim após a poda. (espere o ano que vem...)

3-Existe uma regra de não se adubar plantas recém transplantadas, fracas ou doentes, e por isso vc não deve adubar com a farinha de osso logo após ter colocado a planta no escorredor, espere a recuperação antes disso Wink . A farinha de osso é uma boa opção.

4-O substrato vai depender da sua região, se ai é mais frio vc deve colocar menos matéria horganica, se ai é quente é mais matéria horganica.

5- A receita do substrato depende muito de cada bonsaista.
eu não conheço pó de pedra geralmente nas frutiferas eu ultilizo:

50% de metéria inorganica (caco de tijolo, areia de rio...)
50% de matéria organica ( Humus de minhoca, terra de mato, argila...)

É pouco viavel vc usar terra vegetal porque após vc peneirar essta terra (devemos ficar com os grãos que ficam na peneira) vc não vai ter muito substrato éla rende muuito pouco e se vc não peneirala o substrato vai sertamente compactar.

Boa sorte...
T+.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 08/02/09
Mensagens: 847

MensagemEnviada: Ter Dez 22, 2009 11:21 am    Assunto: Responder com citação

ola, a copa esta muito alta então não tem o que tracionar porinquanto. se as plantas não couberem no escorredor as plante na bacia.
Geralmente quando estamos iniciando temos muita vontade de podar aramar etc... mas temos de ter paciencia e esperar o momento certo de cada coisa.
Uma desfolha se vc fazela agora ano que vem quando vc fazer a poda drástica a planta pode vir com as folhas grandes de novo.
É uma ótima idéia fazer estacas agora... só não deixe a planta careca hehehe.

minha opinião de poda...
(a linha vermelha indica o local da poda.

Planta 01-


e apartir disto formar um hokidashi.

Planta 02-


Dar movimento ao galho que sobra e deixalo crescer livremente para o tronco ganhar conicividade.


Boa sorte...
t+
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rodrigo Tavares
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 20/10/09
Idade: 48
Mensagens: 460
Localização: Betim-MG

MensagemEnviada: Ter Dez 22, 2009 12:02 pm    Assunto: Responder com citação

Olá ibreath, acho a Romanzeira uma planta muito difícil de trabalhar, as que tenho aqui são muito sensíveis, qualquer mudança de luminosidade já as faz sentir, e elas não gostam muito de sol. Você deveria deixá-las na mamadeira engordando e adquirir outras plantas mais resistentes e fáceis de trabalhar, me parece que o fícus é muito bom, resistente e tem um crescimento bem acelerado.
_________________
"Se eu soubesse que o mundo terminaria amanhã,
hoje ainda plantaria uma árvore."
Martin Luther King
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nelsonoliveira



Registrado: 01/12/09
Mensagens: 63
Localização: Fortaleza-CE

MensagemEnviada: Ter Dez 22, 2009 12:04 pm    Assunto: Brigadao! Responder com citação

Rodrigo,

Brigadão pelas dicas! Poxa, agora acho que estou mais seguro do que fazer. Quando a poda, nao fiz ainda. so fiz o replante na bacia bem furada e num substrato mais correto para a planta. Tirei tambem algumas folhas mortas e com deformações e alguns galhos secos. Agora que ja diminui um pouco a planta e coloquei-a numa bacia maior, bem furada e com um substrato bem melhor, vou deixá-la desenvolver-se e esperar o ano que vem pra fazer as adubacoes, podas e aramacoes no tempo certo.

Mais uma vez, muito obrigado! Em breve coloco as fotos de como elas estao indo. Abraço! Smile
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nelsonoliveira



Registrado: 01/12/09
Mensagens: 63
Localização: Fortaleza-CE

MensagemEnviada: Ter Dez 22, 2009 12:09 pm    Assunto: Responder com citação

Rodrigo Tavares,

Antes de adquirir as mudas eu até dei uma lida sobre isso e vi que as Romãs são realmente dificeis. Na verdade as comprei por gostar muito de frutíferas e saber que, aqui na minha região, elas se desenvolvem muito bem. Sobre procurar outras espécies, vc tem toda razão, hoje mesmo ja estou preparando uns vasos pra receber algumas estacas que farei de ficus pra, em breve, ter material pra trabalhar.

Obrigado pelas dicas, sao de grande valor!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 08/02/09
Mensagens: 847

MensagemEnviada: Ter Dez 22, 2009 12:10 pm    Assunto: Responder com citação

ola, é isso ai, daqui um mes se a planta aprezentar brotações vc já pode começar adubar até o inicio do oltono.

t+
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
acgfilho



Registrado: 27/04/09
Mensagens: 42
Localização: Aracajú-SE

MensagemEnviada: Qua Dez 23, 2009 3:21 pm    Assunto: Responder com citação

Na verdade, acho que esse questão de ser sensível ou não depende de vários fatores, principalmente clima. Tenho uma a 8 anos e sempre se apresentou bem de saúde. Já fiz desfolhas, poda radical, já cortei metade das raízes e nunca me deu trabalho. Sempre deixei a sol pleno. Não sei se é pq tenho ela desde semente e já está aclimatada. Só uma experiência minha!!!!
Abç,
Armando.
_________________
"O tempo é um aliado com certeza, e a natureza sempre sabe o que faz, mas seus efeitos são maiores em nós que em nossas árvores e se sentarmos e esperarmos pela sua ajuda, poderemos não chegar a ver o resultado de nosso “esforço”"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nelsonoliveira



Registrado: 01/12/09
Mensagens: 63
Localização: Fortaleza-CE

MensagemEnviada: Dom Jan 03, 2010 3:10 pm    Assunto: Novas Responder com citação

Olá,

Escrevo pra dar algumas noticias. As fotos de tudo eu mando assim que as pilhas da câmera recarregarem Confused

Bem, acho que uma das vantagens de ser principiante é poder experimentar, certo? Estou tentando fazer tudo certo, caso erre, serve, no mínimo, de aprendizado. Bem, vamos as novidades:

Fiz 8 estacas das romãs de ramos que achei interessantes (apesar de bem finos ainda, o que nao me incomoda. vamos treinar a paciencia também! Smile

Na planta que tem uma base de tronco mais sinuoso, fiz um alporque com substrato bem umido com tiamina e um pouco de terra. Vamos ver no que dá. Caso funcione, farei uma poda drástica bem acima do segundo galho.

As estacas estão em "mini estufas". Duas em garrafas pets, na areia pura, regadas com tiamina e, antes de serem plantadas, deixei de molho no hormonio umas 2/3 horas. As outras 6 estão em copos descartaveis altos (400ml imagino) e passaram pelo mesmo processo, com a diferença que estão dentro de um aquário que tinha aqui parado e está coberto com papel filme.

Pretendo por esses dias ainda fazer um alporque também na outra planta, com a intenção de diminuí-la e esperar novas brotações e aproveitar o alporque para fazer outra planta.

Detalhes: A planta com a base do tronco sinuoso, ainda está no saco preto de muda. Já a outra já está numa bacia bem furada com solo bem drenante (areia grossa, tijolo moído e humus)

Logo mando as fotos.

Abraços!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil