FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Como você sabe que é um bonsaísta?
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Seg Jan 11, 2010 8:39 pm    Assunto: Como você sabe que é um bonsaísta? Responder com citação

Descobri esse texto e achei fantástico!
É só para curtir!
abraço

COMO VOCÊ SABE QUE É UM BONSAÍSTA?
por Arq. Leo Pichardo
traduzido por Enrique Castano
Tradução corrigida por: Elio Nowacki

Eu sou um Bonsaista? Costumamos refletir sobre esta questão, e muitas vezes hesitamos em dar uma resposta honesta. No entanto, a realidade é muito simples de definir se somos bonsaista ou não.

Para ajudar com esta definição citarei algumas atitudes que são comuns entre bonsaistas e você pode tirar suas próprias conclusões e aceitar se for um.

Você sabe que você é um bonsaista quando não é difícil de se levantar antes do nascer do sol. Você vagueia, caminha por seis horas no campo com vários quilos de equipamento nas costas, e quando chega em casa ainda tem força para plantar o que você recolheu.

Você começa a ver bonsai em todas as plantas com formas estranhas, quando você anda pela rua, em vez de olhar para a frente você olha para todas as árvores, você se ajoelha para ver apenas o tronco. Você não pode passar por um viveiro, sem parar para ver as mesmas plantas, vasos e fertilizantes que você já sabe que estão lá, e se você parar na livraria você não olha para os livros de sua profissão, mas você procura livros e revistas sobre bonsai em vez disso.

Você se torna um designer da natureza, e você cria seu próprio jardim para o bonsai e começa a odiar as pessoas que quando vêem seus bonsai e dizem "e que a erva daninha." As mesmas pessoas não entendem que você economiza dinheiro por algum tempo e assim poder comprar um alicate côncavo. Eles também não entendem como este alecate torna-se parte de sua vida diária.

Você começa a programar as suas férias com base no potencial de re-coleta dos lugares que você já tenha sido, e começa a negociar com o seu parceiro de ir lá em um determinado período de tempo. No final, quando você sai com a família, você vem com o carro cheio de pedras, plantas e sementes.
Você percebe que tem amigos de seus amigos de infância e bonsai. Seus amigos de outros olham para você de forma estranha quando você fala sobre plantas, viveiros ou de rega.

Você viaja por diversas vezes, centenas de quilômetros, apenas para recolher uma determinada árvore "que será necessária", e então você viaja mais apenas para encontrar uma melhor. Antes de cada viagem, enquanto você dorme, você começa a enumerar em sua mente todas as ferramentas e equipamentos que você tem que levar no dia seguinte para a coleta.
De vez em quando você anda 100 metros e depois mais 200 e 200 mais e você faz isso para o resto da tarde sem renunciar ao fato de que não há nada a recolher nessa área.
As árvores param de ter um nome comum, e agora você só as chama pelo seu nome científico É também salvar cada rocha que você pode utilizar para complementar o seu bonsai.
Você percebe que sua vida social começa a perder seu apelo, e se há lua cheia, você preferiria estar em seu jardim. Você não quer que as pessoas falem com você quando você está trabalhando em seu bonsai, mas quando você termina, chama toda a família para vê-lo.
Outras razões que você sabe se você é um bonsaista é que seus amigos e familiares apenas podem captar a sua atenção quando dizem a palavra “bonsai”. E então você percebe que tem mais fotos das suas árvores do que de seus próprios filhos (Shhh, isso é um segredo).
De repente todos que você conhece lhe pedem para ajudá-los com seu jardim, ou eles querem saber o que fazer com uma orquídea que está morrendo, ou enviar-lhe um bonsai morto para que possa salvá-lo! "Por favor, eu sou apenas um bonsaista! Não faço milagres!
Às vezes você acha que depois de uma poupança e compra desse vaso que você queria, uma semana mais tarde você encontrará algumas marcas mais em outra loja.

Seu maior sonho é ganhar na loteria para que você possa viajar para o Japão. Você olha para o filme "Karate Kid" e deixa nas partes que mostram bonsai, assim você pode analisá-los. Você pode colar fotos de bonsai em todo o seu escritório e ... bem a lista pode continuar, mas não se assuste. Não pense que você é louco, melhor ainda, acho que você é um bonsaista e esta é a nossa paixão.
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7


Editado pela última vez por Elio em Seg Jan 11, 2010 10:52 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 38
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Seg Jan 11, 2010 9:12 pm    Assunto: Re: Como você sabe que é um bonsaísta? Responder com citação

Elio,

Obrigado pelo texto.

Ri um bocado meu amigo, e aposto que vários irão rir durante a leitura do texto, ao nos confrontarmos com tantas peculiaridades do nosso cotidiano como Bonsaistas.

É realmente engraçado e prazeroso o nosso amor por nossas árvores e pela natureza.


Illex
_________________
"Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."

Mestre do Senhor Takeshima
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
zeluiz
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 21/01/09
Mensagens: 148
Localização: Lavras-MG

MensagemEnviada: Seg Jan 11, 2010 10:23 pm    Assunto: Responder com citação

Muito bacana este texto, me identifiquei em várias passagens. Valeu Elio
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 20/03/08
Mensagens: 935
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Ter Jan 12, 2010 2:34 am    Assunto: Responder com citação

Elio também me identifiquei com o texto. (parece mentira, mas na hora em que eu escrevi a palavra texto no final da frase eu errei e escrevi "tronco" Shocked Laughing )

A parte mais engraçada desse texto é em relação a olhar para todas as árvores e arbustos na rua. Quando eu cruzo com uma cerca viva então... já vi algumas pessoas na rua olhando para os canteiros tentando ver o que estava acontecendo para chamar tanto a minha atençãoLaughing .
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/01/08
Mensagens: 1233
Localização: Buritis - MG

MensagemEnviada: Ter Jan 12, 2010 4:57 pm    Assunto: Responder com citação

minha esposa, sempre que viajamos, diz que eu presto mais atenção às árvores à margem da estrada do que na estrada.... no meu caso, eu já era apaixonado por plantas, mesmo antes do bonsai, mas depois dele eu confesso que me tornei quase um louco por plantas...

Me identifico com quase todas as colocações do texto... hoje mesmo preparei cinco plantas no campo para fazer yamadori no fim de semana, e isso fica há quase 80 km daqui, estrada de chão de difícil acesso... que loucura...

Obrigado Elio por compartilhar

Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 03/10/08
Idade: 40
Mensagens: 2019
Localização: Ijuí-RS

MensagemEnviada: Ter Jan 12, 2010 8:43 pm    Assunto: Responder com citação

Já tinha lido o original, o legal que muda o país, muda a língua, e o texto continua válido.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Renan Campara Braido
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/08/06
Idade: 42
Mensagens: 365
Localização: Betim - MG

MensagemEnviada: Qua Jan 13, 2010 3:01 pm    Assunto: Responder com citação

hwhehheheheheheh

MUUUUUUITO massa e VERDADEIRISSIMO!


hehehehe

To rindo até agora....
_________________
Herrar é Umano....
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 17/08/09
Idade: 49
Mensagens: 2284
Localização: Urupá-RO

MensagemEnviada: Qua Jan 13, 2010 6:20 pm    Assunto: Responder com citação

A parte de programar as férias e praticar yamadori eu gostei...

Meu pai tem uma pousada na divisa com a Bolívia.

Pescaria e Bonsai ......


..... ahhhh....


Não posso esquecer de ocultar o segredo de que vou lá usando o argumento de ver meu pai.... kkkkkkk...

Para todos os fins eu "VOU VER MEU PAI".... "VISITAR MEU PAI"..... "VOU PESCAR NO RIO GUAPORÉ".....
Afinal de contas, FAMÍLIA É TUDO.

iiiiiii ...... esqueci q tenho q economizar o dinheiro dos vasos e bacias pra comprar fraldas....

Não posso dizer que vou atrás de algumas espécies nativas brasileiras e bolivianas para treiná-las e que estas espécies, daqui uns 4 anos, serão bonsai.


God bless you!
_________________
O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 28/02/07
Idade: 49
Mensagens: 522
Localização: João Pessoa - PB

MensagemEnviada: Qua Jan 13, 2010 8:03 pm    Assunto: Responder com citação

Os amigos perceberam que parece com sintomas de vício, Dependência... Síndromes de abstinência... etc... rsrsrsrsrs
_________________
"O que fazemos em vida, ecoa na eternidade"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Isailton Matteussi
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 04/05/09
Idade: 72
Mensagens: 100
Localização: Blumenau-SC

MensagemEnviada: Qua Jan 13, 2010 8:44 pm    Assunto: Como você sabe que é bonsaista. Responder com citação

Élio.

Com certeza o autor não esqueceu de nenhum detalhe.Obrigado por postar o texto.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
ricardosantos07
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 07/12/09
Idade: 40
Mensagens: 294
Localização: Salvador-BA

MensagemEnviada: Qua Jan 13, 2010 11:57 pm    Assunto: Re: Como você sabe que é bonsaista. Responder com citação

Maaaassa d+++++
_________________
Abraços,

Ricardo Santos
Salvador-BA
http://ricardosanbonsai.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MARCIO ROLDÃO
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 18/01/05
Idade: 54
Mensagens: 363
Localização: Timoteo MG

MensagemEnviada: Qui Jan 14, 2010 10:22 pm    Assunto: Responder com citação

Muito engraçado, eu me vi nessa história...........rsrrsrsrsrrsrsr Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing
_________________
"Bonsai no vale do aço"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
joellagunasc
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 01/07/07
Idade: 56
Mensagens: 1270
Localização: Laguna - Santa Catarina

MensagemEnviada: Sex Jan 15, 2010 12:52 pm    Assunto: Responder com citação

Essa de ir na floricultura e ficar se agachando para ver o tronco das arvores , eu me identifiquei 100%.
Acho que eu sou bonsaista!!!!!!


Joel
_________________
"Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
dudutsrj



Registrado: 12/09/08
Idade: 45
Mensagens: 82

MensagemEnviada: Sex Jan 15, 2010 1:57 pm    Assunto: Responder com citação

Muito Bom, se seguir todos esses passos te torna um bonsaísta então eu sou um !!!! UUUUhHHUUUUUU!!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Alida Lopes Vieira



Registrado: 08/01/10
Mensagens: 8
Localização: Senador Firmino-MG

MensagemEnviada: Dom Jan 17, 2010 11:32 pm    Assunto: Responder com citação

muuuuuuito interessante!!!

Smile
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo
Página 1 de 5

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil