FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Farinha de osso e torta de mamona
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
AguiaR
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/07/11
Mensagens: 390
Localização: PAULISTA-PE

MensagemEnviada: Sex Set 16, 2011 7:27 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal, fiz uma mistura aqui de 2:1 de torta de mamona e farinha de osso, respectivamente. Adicionei um pouco de fertilizante para bonsai (Imagem) e inseticida. Mas depois de 1 semana em sombra e coberto com pano a mistura começou a apresentar mofo. O mofo prejudica a planta? Em breve postarei fotos de como ficaram, mas a coloração do mofo é um branco puxado para creme. Espero que dê para entender... Toda ajuda é bem vinda! Very Happy

Obrigado.

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
prumodeq
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 24/03/09
Idade: 46
Mensagens: 337
Localização: Quatro Barras-PR

MensagemEnviada: Seg Set 19, 2011 10:07 am    Assunto: Responder com citação

Well.... água + sombra + matéria orgânica + temperatura ideal + proteção do vento = ambiente ideal para fungos! Tudo isso deve estar fermentando, mas é melhor na bacia que no vaso do bonsai, correto?

Depois que secar, molha novamente, forçando uma segunda fermentação, que quando secar, provavelmente não vai ter mais fungos.

Este é um dos problemas de utilizar adubação orgânica...

Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
AguiaR
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/07/11
Mensagens: 390
Localização: PAULISTA-PE

MensagemEnviada: Seg Set 19, 2011 12:25 pm    Assunto: Responder com citação

prumodeq, valeu!

nesse caso, quando molhar, tenho que tirar o fungo existente né? e esperar mais quanto tempo? 30 dias de novo?

Na verdade numa outra vez, eu fiz do mesmo jeito, mas não tinha colocado o fertilizante apropriado para bonsai. Tinha feito só a farinha de osso e torta de mamona, coloquei no mesmo local que está hoje, com a mesma bacia, etc... o mesmo de tudo. A diferença foi esse fertilizante. Creio que ele tenha possibilitado a aparição dos fungos. Ou então da outra vez foi sorte minha em não ter aparecido! Razz

Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
AguiaR
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/07/11
Mensagens: 390
Localização: PAULISTA-PE

MensagemEnviada: Dom Out 16, 2011 10:59 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal, sei que todos já estão carecas de saber disso, MAS, eu gostaria de falar uma coisa:

Nunca pensei o que essa mistura poderia fazer para a planta. Como a planta responde bem e se mostra saudável e com força. Geração constante de folhas, crescimento acelerado, coloração forte nas folhas, etc. Realmente fiquei surpreso com a potência desse adubo - haja vista que eu sou leigo no assunto e que estou começando agora. Gostaria de agradecer aos amigos do fórum pelas dicas com relação a tudo e principalmente com esses suplementos, que tanto auxiliam as plantas! Eu estou bastante feliz com o desenvolvimento das minhas plantas e continuo surpreso com a capacidade deste adubo.

Bom, era mais ou menos isso, mas ainda não coloquei toda a emoção nesse texto... ehehehehehe
enfim, espero que isso possa contribuir aos amigos que assim como eu, estão começando agora. Percam o medo, mas trabalhem com cautela nas suas plantas, até porque são seres vivos!

Muita paz e abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
samerali



Registrado: 03/10/11
Idade: 41
Mensagens: 35
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Ter Out 18, 2011 12:44 am    Assunto: Responder com citação

uma pequena contribuição pro topico Surpriseds valores da TM e da TA ...


TORTA DE MAMONA:

N = 5 - 6 %

P = 2 %

K = 1 %

TORTA DE ALGODÃO

N = 5 - 7 %

p = 1 - 3 %

k = 1 - 2 %

são parecidos mais não iguais ...a desvantagem eh que como torta de algodão eh usada na engorda de animais ela eh mais cara que a torta de mamona que não tem função na pecuaria ...outra coisa eh que a torta de mamona em uma condição de boa decomposição em no maximo 10 dias perde a toxidade .. entaum se preparar as pastilhas e mantelas umidas por cerca de 30 dias a toxidade se vai (30 dias pq tem que existir a colonização pelas bacterias fungos e td isso antes de começar a ser degradada a parte intoxicante da TM) e TA tb tem propriedades toxicas porem em menor quantidade ,ela passa por um tratamento para ser usada na alimentação animal ,ou é produzida sem as sementes do algodão que são as responsaveis pela liberação um liquido amarelo considerado de media toxidade .
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
romeucr
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 03/07/07
Idade: 39
Mensagens: 175
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Ter Abr 03, 2012 7:04 pm    Assunto: Responder com citação

Fiz meus pelets acrescentando além da TM+FO, o adubo que o amigo AguiaR comentou... até agora nao notei muita diferença não.. será q é porque é outono???

eu só deixo a pastilha no substrato, depois de 3 semanas de uso nao me parece que ela se desfaz qdo eu rego... esfarelei um pouco com a mao para ver se é esse o problema...

estou com um pote cheio de pelets.. rs acho q da pro resto da vida.. kkk
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
DR.GORI
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 23/07/13
Mensagens: 108
Localização: RIO DE JANEIRO-RJ

MensagemEnviada: Sáb Jul 27, 2013 11:40 am    Assunto: Responder com citação

opa amigos, estou com TM+FO aqui em casa. vou fazer esta receita que a maioria aqui adotou como umas das melhores, ou pelomenos é oq mais vejo o pessoal usar. estava lendo uma tópico sobre adubação e li tbm sobre um produto químico vendido para plantas de aquário chamado (laterita) q não sua composição tem Ferro-(Fe) q ajudaria a planta com falta do mesmo... fiz esse comentário pôs comprei duas jabuticabeiras, a 1ª com tons de um verde bem puxado para o amarelado, já na 2ª, a planta esta com folhas verde intenso. aos mais experientes, gostaria de saber se meu raciocínio procede? quando comprei esse primeira jabuticabeira, o vendedor acabou deixando escapar q uma outra tinha morrido, sabe-se lá porque...não achei o aspecto muito legal da jabuticabeira . mas pelo preço, achei q seria uma boa aquisição. espero q minhas perguntas tenham pertinência. brigado a todos. logo postarei uma foto aqui para o pessoal poder me da uma dica, vlw
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Richard



Registrado: 06/01/10
Idade: 43
Mensagens: 81
Localização: Londrina-PR

MensagemEnviada: Seg Ago 05, 2013 11:10 pm    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal!

Ressuscitando o tópico, antes eu usava húmus, mas ultimamente tenho utilizado um misto de farinha de osso e torta de mamona da Vitaplan. Vendo a composição, no entanto, notei que falta potássio (K), um dos três macronutrientes fundamentais para a planta. Quer dizer que é insuficiente usar apenas osso e mamona?
_________________
"O verdadeiro conhecimento (boddhi) transcende todos os modos de expressão." (Daisetz Teitaro Suzuki)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Ter Ago 06, 2013 2:51 pm    Assunto: Responder com citação

Richard, o ideal é que se coloque um poucos de cinzas de madeira (Potássio)

abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Richard



Registrado: 06/01/10
Idade: 43
Mensagens: 81
Localização: Londrina-PR

MensagemEnviada: Ter Ago 06, 2013 7:22 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado, Elio!

Carvão vegetal substitui as cinzas de madeira?
_________________
"O verdadeiro conhecimento (boddhi) transcende todos os modos de expressão." (Daisetz Teitaro Suzuki)


Editado pela última vez por Richard em Qua Ago 07, 2013 10:04 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Ter Ago 06, 2013 7:30 pm    Assunto: Responder com citação

Richard escreveu:
Obrigado, Elio!

Carvão digital substitui as cinzas de madeira?



Não, Richard! Tem que ser cinzas mesmo!
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Richard



Registrado: 06/01/10
Idade: 43
Mensagens: 81
Localização: Londrina-PR

MensagemEnviada: Qua Ago 07, 2013 10:02 pm    Assunto: Responder com citação

Certo! Providenciarei cinzas de madeira e armazenarei um pouco. Obrigado, Elio!
_________________
"O verdadeiro conhecimento (boddhi) transcende todos os modos de expressão." (Daisetz Teitaro Suzuki)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Richard



Registrado: 06/01/10
Idade: 43
Mensagens: 81
Localização: Londrina-PR

MensagemEnviada: Qua Ago 07, 2013 10:03 pm    Assunto: Responder com citação

Er... olha só, postei a mensagem pelo tablet e, no lugar de carvão vegetal, escrevi carvão digital. Esse mundo da tecnologia às vezes prega peças.
_________________
"O verdadeiro conhecimento (boddhi) transcende todos os modos de expressão." (Daisetz Teitaro Suzuki)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
maket31
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 27/09/12
Mensagens: 176
Localização: Itabuna-BA

MensagemEnviada: Qui Ago 08, 2013 9:41 pm    Assunto: Responder com citação

é sempre bom ressuscitar um tópico, pois sempre tem novas pessoas entrando no MUNDO DOS BONSAI, eu mesmo não tinha a mínima ideia de como se fertilizava uma planta, apenas colocava ao redor do vaso a FO+TM e não tinha conhecimento da falta do K, essa ressuscitação foi de grande valia pra mim... Agradeço a todo que contribuiram para formar um tópico assim....vê a alegria e entusiasmo de todos devido aos resultados obtidos, pra mim foi fenomenal!!!

OBRIGADO MESMO!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Richard



Registrado: 06/01/10
Idade: 43
Mensagens: 81
Localização: Londrina-PR

MensagemEnviada: Qui Ago 08, 2013 9:52 pm    Assunto: Responder com citação

Pois é, pra mim também foi fundamental. Nunca tinha desconfiado da carência de potássio antes.
_________________
"O verdadeiro conhecimento (boddhi) transcende todos os modos de expressão." (Daisetz Teitaro Suzuki)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Próximo
Página 8 de 9

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil