FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

reiniciando com figo
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 03/05/10
Idade: 56
Mensagens: 447
Localização: BELO HORIZONTE-MG

MensagemEnviada: Qui Jul 25, 2013 1:18 am    Assunto: reiniciando com figo Responder com citação

Bom amigos,depois de perder todas minhas plantas,e ficar muito chateado com a perda acho que estou de volta, pois esta semana consegui 3 estaquinhas de figo,ai nao resisti e resolvi planta-las ,como eu ja tinha vasos disponiveis,dei uma ajeitadinha neles e plantei as estaquinhas,ja pensando num futuro eu as plantei observando qual estilo irei seguir.

Substrato terra ja preparada estas de mercado mesmo usei 30% o restante 70%areia deixei na sombra e bem regadas,
Agora é so esperar pra ver se irao pegar.
em breve mando as fotos

abs a todos
Marcelo
_________________
MARCELO
BELO HORIZONTE MG

希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Qui Jul 25, 2013 5:47 pm    Assunto: Responder com citação

Aí Marcelo, que bom que está voltando. Para quem ama a arte qualquer estaca, semente, galhinho que seja é uma promessa de um futuro bonsai. Mas também gostaria de sugerir ao amigo que arranjasse alguma muda de planta de fácil cultivo e resposta rápida. Sugiro duas especialmente: o ligustro sinensis (ligustrinho) e a Durantha (pingo de ouro). São plantas fáceis de cultivar que toleram bem a falta ou excesso de água, que tem resposta rápida em termos de brotação e por isso mesmo facilitam a estilização.
abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 03/05/10
Idade: 56
Mensagens: 447
Localização: BELO HORIZONTE-MG

MensagemEnviada: Qua Ago 07, 2013 10:13 pm    Assunto: figo Responder com citação

Elio, eu vo ver se consigo um pingo de ouro,mas com o tronco ja formado.eu até tinha um maravilhoso,que uma senhora tinha arrancado para joga fora,mas infelizmente nao vingo mas aparece. Aqui em bh eu ja cansei de ver planta boa jogada na rua
é até engraçado eu dizer isto,mas se eu acho na rua pra que comprar nao é verdade. ja vi muita planta jogada fora ,secando na calçada e faz até dó
assim que eu acha vo resgata uma é só ter paciencia que aparece, o mes passado eu até vi um vaso,mas ja estava secando ,o tronco estava no jeito. mas é isso ai qualquer novidade eu mando as fotos
abs
Marcelo
_________________
MARCELO
BELO HORIZONTE MG

希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Qua Ago 07, 2013 10:48 pm    Assunto: Responder com citação

Marcelo, de fato este lance de aproveitar plantas jogadas fora é bem interessante. Eu mesmo não perco material que aparece por aí. Afinal além de obter material de graça, estamos fazendo um favor a natureza salvando plantas que estariam fadadas a morrer ou ser triturada como lixo. Se vou olhar bem em meu viveiro, creio que deva ter com certeza umas 30-40 mudas que vieram desta origem. Pingo de ouro então já resgatei mais de 30, só que dei muitos para os colegas que estão iniciando e tem dificuldade em achar plantas. Já resgatei, azaléias, bouganville, resedá, buxinho, ficus e por aí vai...
Já costumo andar com um serrotinho no carro para poder cortar galhada maior e carregar as plantas. é por aí.
Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 03/05/10
Idade: 56
Mensagens: 447
Localização: BELO HORIZONTE-MG

MensagemEnviada: Qui Ago 08, 2013 3:56 pm    Assunto: figo Responder com citação

Elio ontem eu nao me lembrava de jeito nenhum do nome da planta que estava jogada fora, hoje vi sua postagem e me lembrei era um ficus.
esta planta que estava na rua, a pesoa tiro o vaso e jogo a planta fora,tinha uns 3 troncos bem formados,dava até para dividir e fica com 3 plantas separadas, nao consegui levar,era muito pesada,eu até tentei,mas desisti rss ela estava so com a terra e as raizes
no formato do vaso,esses de cimento de uns 30 lts .
Agora só nao to andando com o serrotinho rss ,boa idéia a sua, vo até coloca um no porta malas rsss,confesso que nao tinha pensado na nescessidade de corta a planta no local mesmo,agora vo anda previnido rss inclusive vo coloca minha maquina digital no porta luvas pra filma o resgate rss
mas é isso ai Elio qualquer novidade eu mando as fotos.
abs
Marcelo
_________________
MARCELO
BELO HORIZONTE MG

希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 17/06/13
Idade: 44
Mensagens: 292
Localização: Florianópolis-SC

MensagemEnviada: Qui Ago 08, 2013 4:08 pm    Assunto: Responder com citação

Marcelo,

Eu entrei há pouco tempo aqui no forum, mas gostaria de que vc se sentisse bem-vindo de volta! E outra coisa que eu digo, isto sim por recente experiência:

Desanimou porque sua planta está demorando demais prá reagir? Planta uma estaca de amora!! A danada cresce mais rápido que mato! É tão bom ver ela rapidinho, de uma noite prá outra, brotando e florescendo forte!!

Boa sorte com a volta ao cultivo.

Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 03/05/10
Idade: 56
Mensagens: 447
Localização: BELO HORIZONTE-MG

MensagemEnviada: Qui Ago 08, 2013 9:13 pm    Assunto: reiniciando Responder com citação

Simba,eu havia desistido, nao pela demora ,mas sim por perder todas minhas plantas, todas mesmo nao sobro nenhum vaso com planta ,vi todo meu trabalho ir pro ralo em poquissimo tempo. fiz uma adubagem quimica e rapidamente todas morreram,secaram exatamente pela raiz quando percebi ja era,nao tinha o que fazer. Só digo que nao exagerei na quantidade.,mas agora nao vo mais me preocupar com o que ja passo,nao tem volta e é fato consumado agora e seguir em frente.
é isso ai amigo , se precisa tamos ai pra ajuda

abs
Marcelo
_________________
MARCELO
BELO HORIZONTE MG

希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil