FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

bonsai secando
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Ton Bott



Registrado: 24/01/10
Mensagens: 5
Localização: Presidente Prudente-SP

MensagemEnviada: Seg Jan 25, 2010 1:52 pm    Assunto: bonsai secando Responder com citação

Olá, comprei um bonsai há 4 meses, não sei a especie ao certo, mas em pesquisas acho que ele é uma serissa foetida.
A planta estava bem, mas derrepente as folhas começaram a secar e não sabia o que era, como a situação não melhorava investiguei e percebi que tinha formigas entrando pelos buracos de drenagem, então coloquei um inseticida em gel na parte de baixo do vaso e agora elas morreram, mas a planta não melhora.
Será que era só as formigas mesmo? o que vocês acham?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Adriane



Registrado: 07/01/08
Mensagens: 3

MensagemEnviada: Ter Jan 26, 2010 10:11 am    Assunto: Tuia jacaré amarelada Responder com citação

Olá! Tenho um Juniperos horizontalis há cerca de 3 anos e até então só fiz trocar seu vaso, colocando-o em um escorredor. Ele cresceu bem, saudável, verdinho, mas precisei viajar no início do ano por uma semana e quando voltei ele estava todo amarelado Shocked . Acho que o colocaram no sol. Geralmente só o exponho ao sol no início da manhã e no fim da tarde, mas acho que o esqueceram no sol quente Crying or Very sad Evil or Very Mad . Agora tá todo marrom. As bases de alguns galhos continuam verdes, mas meio opacos. Não sei se devor cortar os galhos para ver se crescem verdes de novo. Sou muito apegada a ele. Não quero que morra. Ajuda, please! Sad
_________________
E viu Deus tudo que tinha feito, e eis que era muito bom
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
ricardosantos07
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 07/12/09
Idade: 40
Mensagens: 294
Localização: Salvador-BA

MensagemEnviada: Ter Jan 26, 2010 10:22 am    Assunto: Re: Tuia jacaré amarelada Responder com citação

Ton,

Posta umas fotos para verificarmos melhor.

Adriane,

ele deve ter queimado por causa do Sol mesmo. continue regando normalmente e muito cuidado com o Sol. Nesta situação, se possível, deixe ele na sombra até se recuperar e regue normalmente até novos brotos surgirem.
_________________
Abraços,

Ricardo Santos
Salvador-BA
http://ricardosanbonsai.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 17/08/09
Idade: 49
Mensagens: 2284
Localização: Urupá-RO

MensagemEnviada: Ter Jan 26, 2010 10:38 am    Assunto: Responder com citação

Boa a sugestao do amigo Ricardo.

Acrescento: Não adube até que tenha certeza de que a planta se recuperou por completo.
_________________
O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Ton Bott



Registrado: 24/01/10
Mensagens: 5
Localização: Presidente Prudente-SP

MensagemEnviada: Ter Jan 26, 2010 5:06 pm    Assunto: Responder com citação

ai vão algumas fotos dele, essas fotos são do dia 19 de janeiro, agora as folhas estão ainda mais secas.
Acredito que não seja o sol que tenha causado isso, pois ele só toma sol direto na parte da manha.





Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 17/08/09
Idade: 49
Mensagens: 2284
Localização: Urupá-RO

MensagemEnviada: Ter Jan 26, 2010 6:07 pm    Assunto: Responder com citação

"EU" tiraria deste vaso.

Vasos de plástico costumam esquentar muito.. pode ser que esteja queimando as raízes da planta.

APENAS SUGESTÃO!
_________________
O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Adriane



Registrado: 07/01/08
Mensagens: 3

MensagemEnviada: Ter Jan 26, 2010 11:33 pm    Assunto: idem Responder com citação

Eu também tiraria deste vaso. O meu veio neste tipo de vaso, mas vi nos fóruns para fazer a técnica do escorredor. Está no escorredor desde então e cresceu mais rápido depois disto. É mais arejado para as raízes. Dá uma lida sobre isto.. Smile
_________________
E viu Deus tudo que tinha feito, e eis que era muito bom
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
ricardosantos07
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 07/12/09
Idade: 40
Mensagens: 294
Localização: Salvador-BA

MensagemEnviada: Qua Jan 27, 2010 8:51 am    Assunto: Re: idem Responder com citação

Concordo com o Laudir e Adriane. Coloca no escorredor e regue bem!!! Faça o transplante na sombre e depois de regar.

Link para ajuda: http://ricardosanbonsai.blogspot.com/2010/01/aprenda-tecnica-do-escorredor-mamadeira.html
_________________
Abraços,

Ricardo Santos
Salvador-BA
http://ricardosanbonsai.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 11/06/06
Idade: 49
Mensagens: 799
Localização: Ribeirão Preto - SP

MensagemEnviada: Dom Jan 31, 2010 10:26 pm    Assunto: Minha Sugestão Responder com citação

Caro amigo Ton, sua planta é uma piracanta.

Além do vaso plástico o próprio substrato apresenta-se muito compactado (terra argilosa), sugiro que coloque num substrato melhor para o bonsai (50% caco de telha e 50% material organico).
Observo também no seu substrato algumas bolinhas brancas, acho provavel ser adubo quimico, provavelmente concentrado em nitrogenio, caso isto seja real, é bem provavel que isto esteja queimando as raizes da planta e sera necessario uma troca de substrato urgente retirando todo terra antiga e lavando as suas raizes coloque em um escorredor maior retire as folhas de sua planta e mantenha em local sombreado e ague sempre que necessario.

Minha dica
_________________
" Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado "
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Adriane



Registrado: 07/01/08
Mensagens: 3

MensagemEnviada: Dom Jan 31, 2010 11:52 pm    Assunto: Fotos do meu "jacaré" Responder com citação

Esta é a planta que eu falei. Era super-verdinha até o fim do ano. Viagei por uma semana e ficou assim. As folhas queimadas e o caule com a base úmida. Não sei nem dizer se está melhor ou pior ao longo dos dias Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad




Ela era assim:

_________________
E viu Deus tudo que tinha feito, e eis que era muito bom
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 17/08/09
Idade: 49
Mensagens: 2284
Localização: Urupá-RO

MensagemEnviada: Seg Fev 01, 2010 9:34 am    Assunto: Responder com citação

Tá morta já!

Coníferas qdo começam a morrer morrem de dentro para fora...
_________________
O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil