FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Poblemas com Ligustrum
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
prumodeq
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 24/03/09
Idade: 47
Mensagens: 337
Localização: Quatro Barras-PR

MensagemEnviada: Qui Jan 28, 2010 9:17 pm    Assunto: Poblemas com Ligustrum Responder com citação

Preciso de ajuda.

Tenho um ligustrum no estilo raiz sobre pedra, que estava indo muito bem, no começo da primavera eu fiz a poda de raízes, ela regaiu bem, estava cheio de brotações novas, inclusive tive que fazer algumas podagens de refinamento só para manter a forma. Isto tudo foi entre começo de setembro e meados dezembro.

Porém ao final do ano e começo deste ano ela começou a perder folhas, as folhas que ficavam não tinham a mesma aparência verde viva, mas um verde pálido, algumas pontas de folhas estavam com as pontas queimadas.

Primeiramente eu achei que podia ser falta de adubação, uma vez que tem pouco substrato por causa da pedra. Também pensei que poderia ser o excesso de chuva que estava estava deixando o substrato encharcado. Também pensei que poderia ser algum fungo ou outra praga.

Comecei removendo a planta do tempo e deixando em abiente fechado, com regra controlada, tomando só o sol da manhã. limpei o musgo que estava nos troncos para evitar acumulo de humidade. Passei óleo de Ninn para tentar controlar algum fungo ou praga. Coloquei um pouco de abudo químico. Só rego o substrato, sem molhar folhas e substrato

No começo ela reagiu parando a queda da folhas e melhorando um pouco a aparência das que ficaram. Inclusive começaram a sair três brotos novos. Um broto secou, o outro está definhando e o terceiro cresceu surpreendentemmente.

Porém o broto que cresceu agora está com as pontas queimadas...

Não sei mais o que fazer para salvar minha planta...

Help!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
prumodeq
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 24/03/09
Idade: 47
Mensagens: 337
Localização: Quatro Barras-PR

MensagemEnviada: Seg Fev 08, 2010 7:49 am    Assunto: Responder com citação

Felizmente algum dos ou todos os procedimentos que adotei para esta planta deram efeito... a planta voltou a brotar e as folhas novas não estão enrugando nem apresentando pontas queimadas.

Eu acredito que foram duas coisas que melhoraram:

1) Retirar do local onde estava, pois como dezembro e janeiro chovia pelo menos duas vezes por dia em Curitiba, acho que o substrato e os musgos ao redor das raízes estava ficando encharcado. Isto melhorou a saúde da planta

2) Adubar com adubo de bonsai, que ajudou a formar novos brotos...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil