FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Acer Tridente - AMS-01
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Allan M
Visitante





MensagemEnviada: Sáb Jan 30, 2010 9:25 am    Assunto: Acer Tridente - AMS-01 Responder com citação

Olá!

Adquiri esse Acer Kaede dia 27/01/10 numa loja próxima de casa. Ele é da Belvedere e estava entre algumas serissas e um ótimo exemplar de Acer Palmatum (que também adoro, mas escolhi este Tridente por um impulso pessoal e uma paixão que surgiu assim que comecei na arte).

Pois bem, sei que ele está agora verde e não há muito que fazer a não ser namorar:



Gostei de seu nebari e do primeiro terço do tronco. Estava pensando num ereto formal devido essas qualidades, porém este estilo tem certas características que não sei se esta planta pode conter.

Pensei no Chokkan, mas há um problema: acima há um entre-nó que faz desviar o tronco principal. Pensei se daqui algum tempo eu poderia cortar este entre-nó e a partir de uma brotação fazer a continuação do tronco e do ápice de forma vertical para dar forma ao Chokkan. Acham que seria possível?

Creio que tais estudos só serão possíveis quando as fpçhas caírem ou quando eu desfolhá-la.

Se alguém tiver alguma dica quanto ao estilo, alguma projeção ou alguma planta na qual eu possa me inspirar, agradeço muito.

Fotos:









Abraços!

Citação:
''Se eu quisesse sacudir esta árvore com as minhas mãos não poderia; mas o vento que não vemos açoita-a e dobra-a como lhe apraz. Também a nós mãos invisíveis nos açoitam e dobram rudemente.'' - Assim falou Zaratustra.


Editado pela última vez por Allan M em Dom Out 31, 2010 2:10 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 38
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Sáb Jan 30, 2010 2:05 pm    Assunto: Re: Acer Tridente Responder com citação

Allan,

Parabéns pelo "Kaede".

Já é Verão, desfolhar teu tridente agora não faria mal algum, estamos numa época propícia.

Desfolhe-o depois posta fotos de como está sem as folhas.

Novamente parabéns pela aquisição, o "nebari" dele está muito bom, se tu quiser mais tronco bota na engorda, se não; é só começar a trabalhar a copa.

O interessante seria fazer a desfolha agora, retirar galhos desnecessários, deixar brotar com vigor (adubação, fertilização, demais) e no Outono e/ou Inverno proceder a aramagem da planta novamente desfolhada.

Acredito que a sua estrutura será interessante.

Ficarei aguardando.


Abraço:

Illex
_________________
"Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."

Mestre do Senhor Takeshima
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Allan M
Visitante





MensagemEnviada: Ter Fev 02, 2010 6:06 pm    Assunto: Responder com citação

Illex,

Obrigado!

Acho que vou colocá-lo no escorredor, sim, para ficar mais cônico e melhorar o nebari (estou vendo algumas técnicas, mas aceito sugestões).

Estou receoso de desfolhá-lo, mas acho que será melhor para ele pois faz muito calor aqui em São Paulo.

Eu queria também trocar o substrato que parece compactado, mas acho que vou aguardar mais - até a primavera creio que ele ainda aguente.

Depois postarei mais fotos.

Abraços!
Voltar ao topo
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 20/03/08
Mensagens: 935
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Ter Fev 02, 2010 7:46 pm    Assunto: Responder com citação

Allan boa planta que você adquiriu.

Se você quiser esperar até o início da primavera para começar a mexer nele não tem problema, assim você pode ver como ele está se desenvolvendo e realizar os procedimentos com mais segurança.

Por hora é só ir adubando e podando as pontas dos galhos para aumentar a ramificação e diminuir o espaço entre os entrenós.

Abraço!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Allan M
Visitante





MensagemEnviada: Dom Fev 07, 2010 11:17 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado pelas dicas!

Bom, como faz muito calor aqui em São Paulo, decidi desfolhar o Acer para evitar algum estresse (perda de umidade através das folhas).

Isso também permite estudar sua estrutura - eis as fotos:







Abraços!
Voltar ao topo
Allan M
Visitante





MensagemEnviada: Dom Fev 07, 2010 11:33 am    Assunto: Responder com citação

Brincando com o paint, me acho disposto a fazer uma poda drástica para reduzir esse problema dessa curva na parte superior.

Acho o a distância entre os galhos muito grande para se fazer um chokkan, então pensei num ereto informal, mas minha dúvida é quanto à medida do corte que achei muito grande para essa projeção:



A parte em vermelho é o problema que falei: a linha de corte é grande e o tronco ficará pontiagudo e com uma grande cicatriz. A solução que pensei é se durante um tempo na mamadeira essa parte cicatrizada poderia ficar mais cônica (alcançando ao menos essa linha vermelha) reduzindo assim a inclinação do corte.
Voltar ao topo
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 20/03/08
Mensagens: 935
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Seg Fev 08, 2010 11:24 pm    Assunto: Responder com citação

Allan é uma boa idéia fazer uma poda drástica, principalmente por causa da conicidade invertida, é só esperar o inverno para fazer, mas não precisa ser uma poda tão diagonal, até em baixo. Isso é até arriscado!!!!

Abraço!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/11/05
Mensagens: 2888
Localização: Porto Alegre - RS

MensagemEnviada: Seg Fev 08, 2010 11:29 pm    Assunto: Responder com citação

Allan, realmente ficará uma cicatriz muito grande. Levará MUITOOOOOOOO tempo pra fechar.
Penso que sua poda poderia ser de outra forma: faria uma poda em diagonal logo abaixo do 2º galho. Ai é formar o novo ápice e estrutura da copa com as novas brotações.
_________________
Abraços

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 38
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Ter Fev 09, 2010 12:41 am    Assunto: Responder com citação

Allan,

Minha idéia para sua planta, que por sinal serão duas plantas:




Azul . corte os galhos desta parte, e faça uma alporquia;

Vermelho . sinalizando onde será feita a alporquia.

Método de alporque recomendado pra Ácer:

Alporquia sem ponte:



Método com ponte; inadequado para Ácer:




Mesmo que inadequado pareça uma palavra forte para o caso, acredito eu se ajustar perfeitamente visto que a cicatrização do Ácer é muito "violenta", e o método com ponte oferece grandes probabilidades de a planta voltar a se regenerar naquele local e não prover raízes.

Isso é apenas o que venho observando com experiências próprias, além de muitos relatos de amigos.


Depois de concluir a alporquia (utilize enrraizador para acelerar o processo), é só retirar a outra planta e passar para o vaso adequado (melhor seria o chão ou bacia grande toda furada (escorredor)), e trabalhar teus dois Bonsai.





Recomendo particularmente fazer a alporquia em Março, porém a melhor época vai do final de Julho até meio de Outubro, porém muitos amigos já conseguiram enrraizar tranquilamente "kaede" (sua planta) no "alto" Verão; ai vai de Bonsaista pra Bonsaista!

O local do alporque escolhido ajusta a conicidade de ambas as plantas, é só editar e fazer uma comparação de base ao ápice; com as brotações futuras algumas diferenças tendem a melhorar bastante.


Espero ter ajudado.


Abraço:

Illex
_________________
"Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."

Mestre do Senhor Takeshima
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/03/09
Idade: 58
Mensagens: 2257
Localização: TEODORO SAMPAIO-SP

MensagemEnviada: Ter Fev 09, 2010 4:28 pm    Assunto: Responder com citação

Acredito serem otimas dicas as citadas acima .. o alborque é a opção mais "rentaval " e a que eu faria ...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
ricardosantos07
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 07/12/09
Idade: 40
Mensagens: 294
Localização: Salvador-BA

MensagemEnviada: Ter Fev 09, 2010 7:10 pm    Assunto: Responder com citação

Link de ajuda: http://ricardosanbonsai.blogspot.com/2010/01/como-fazer-alporquia.html
_________________
Abraços,

Ricardo Santos
Salvador-BA
http://ricardosanbonsai.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Allan M
Visitante





MensagemEnviada: Sex Fev 12, 2010 5:13 pm    Assunto: Responder com citação

Poxa, pessoal, valeu pelas ótimas dicas!

Vamos lá:

Concordo absolutamente que essa poda com esse enorme corte diagonal é, além de arriscada, desnecessária. Não sei o que estava pensando quando fiz isso no paint Confused

Bom, acho que uma poda abaixo do segundo galho dará o mesmo resultado que desejo (novas brotações para copa e ápice, como recomendou o Ricardo).

Com certeza tentarei o alporque que será muito rentável.

Já vou preparar o material baseado no link do Ricardo Santos.

Aliás, já vejo algumas brotações depois da desfolha.

PS: Alguém sabe de uma matéria que fala sobre uma técnica para melhorar o nebari do acer?
Voltar ao topo
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 03/10/08
Idade: 40
Mensagens: 2019
Localização: Ijuí-RS

MensagemEnviada: Sex Fev 12, 2010 6:16 pm    Assunto: Responder com citação

Illex indicou o caminho, agora é só seguir.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Allan M
Visitante





MensagemEnviada: Dom Out 31, 2010 2:29 pm    Assunto: Responder com citação

Olá, pessoal!

Bom, depois de aproximadamente nove meses (aprendendo a ter muita paciência), comecei a ver os resultados da minha primeira intervenção nesse Acer Tridente.

Aqui a foto da alporquia - alporquia esta que foi refeita depois de ter achado que o corte estava muito superficial, então fiz esse corte bem mais profundo e fiz o alporque com papel-alumínio e um arame abaixo para "enforcar" o tronco e forçar o surgimento das raízes:



Como o papel-alumínio estava se desfazendo (pois eu de vez em quando tinha de mexer para aplicar água com Beneum), decidi retirar tudo para ver como estavam indo as raízes e colocar outro material (dessa vez plástico) para cobrir o alporque:





Bom, isso é uma prévia - agora acho que se vai mais dois meses até que esse alporque esteja bom para ser retirado - e então, no começo do ano que vem, já estará ótimo para ser retirado e plantado num outro vaso para ser trabalhado.
Voltar ao topo
HudsonArpini
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 07/10/10
Mensagens: 256
Localização: Colatina-ES

MensagemEnviada: Dom Out 31, 2010 6:30 pm    Assunto: Responder com citação

acho q escolheu a opção certa,
ei,eu tbm uso beneum,cloridrato de tiamina
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil