FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Acer. Mudas enraizadas... e agora?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
CARLOVICH
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Fev 01, 2010 8:53 pm    Assunto: Acer. Mudas enraizadas... e agora? Responder com citação

pessoal coloco agora as fotos das mudas que postei dias atrás em "sou principiante"... são 4 fotos de cada uma das 5 mudas... conto com a ajuda dos camaradas! Tenho muitas dúvidas em como fazer sumir o efeito estético do topo da estaca... uma vez que os galhos sairam mais embaixo do topo... Desde já agradeço.... seguem as fotos:

ACER 1:

ACER 2:

ACER 3:

ACER 4:

ACER 5:

acredito que ainda é muito cedo para algo... mas minhas dúvidas estão focadas em como reduzir as folhas e dar um aspecto natural ao tronco.... e sumir com o topo do corte das estacas.... substrato que possuo em casa é:
pedrisco, terra vegetal vermelha, esterco de galinha, torta de mamona, areia média que uso só o que sobra na peneira, humus e um fertilizante foliar que diz em sua bula que estimula as raizes...

aguardo ansioso pelos toques... obrigado e um forte abraço...
ricardosantos07
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Fev 01, 2010 9:44 pm    Assunto: Re: Acer. Mudas enraizadas... e agora? Responder com citação

Carlo,

Vc pode reduzir as folhas dela tranquilamente...
Link de ajuda: http://ricardosanbonsai.blogspot.com/2010/01/como-diminuir-o-tamanho-das-folhas-de.html

A minha sugestão é vc colocar no escorredor para ela engrossar o tronco. Aproveitando isso, após o transplante vc pode fazer uma poda drástica para já ir dando um estilo a planta e depois adubar!

primeiro o escorredor e a poda!!

Links de ajuda:

http://ricardosanbonsai.blogspot.com/2010/01/aprenda-tecnica-do-escorredor-mamadeira.html

http://ricardosanbonsai.blogspot.com/2010/01/aprenda-podar-um-bonsai.html

http://ricardosanbonsai.blogspot.com/2010/01/o-substrato-ideal-para-o-seu-bonsai.html

http://ricardosanbonsai.blogspot.com/2010/02/como-fazer-o-transplante-de-seu-bonsai.html

Ricardo Santos
Salvador-BA
http://ricardosanbonsai.blogspot.com/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
CARLOVICH
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Fev 02, 2010 5:13 am    Assunto: Responder com citação

Grande Ricardo...
Valeu mesmo... eu tenho aqui alguns escorredores... acho que vou fazer esta semana o transplante destas mudas/estacas...

Tenho uma confiança maior a cada dia! Mas ainda a insegurança retorna...
Eu queria fazê-los ontem...estava com tudo já separado... mas resolvi esperar...

Quanto o moterial que tenho para o substrato e fertilização... o que acha? Normalmente uso uma colher medida... e uso a seguinte dosagem:

primeiro faço um lastro (base/colchão) de brita n° 1 ou 2 (pedra para concreto);
30 x de areia média resultante do peneiramento;
30 x de terra vegetal;
30 x de pedrisco;
10 a 15 x de humus.

Nunca acrescentei o esterco de aves, farinha de osso ou torta de mamona... mas tenho isto aqui... normalmente coloco superficialmente quando acho que é necessário...

Quanto à redução das folhas, eu devo cortarnovamente os galhos próximo das estacas? Ou simplesmente acima das possíveis gemas nos pecíolos? Nas Jabu's fica fácil ver as gemas... mas no acer ainda não sei bem se estão apenas nas junções entre ramo e tronco. existem marcas ao longo dos galhos mais lenhosos ou do tronco... parecem pontos de queda de folhas... mas vai saber se são portas de gemas...

Gostaria de mais dicas... se alguém mias puder auxiliar agradeço...

Forte abraço colega...
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Fev 02, 2010 7:46 am    Assunto: Responder com citação

Acho que todas as mudas estão bem sadias, mas nenhuma delas com calibre bom para começar a trabalhar, o negocio é colocar elas na engorda!

Outra coisa, folha = nutrição = desenvolvimento. Se você reduzir, pinçar e podar, agora, as plantas irão estacionar, deixa estas coisas para depois.

Escolha uma das mudas, a que tiver menos movimento, esta você planta em algum lugar de casa, no chão, pra ser tua matriz, e não faça podas nela, deixe desenvolver livremente.

As outras eu aconselho utilizar o escorredor+mamadeira, caso tenha pouco espaço em casa, caso tenha espaço de sobra, podes plantá-las todas no chão, é a maneira mais rápida de desenvolver, podes inclusive planta no escorredor, depois larga o escorredor direto no chão. E adube, adube bastante..
CARLOVICH
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Fev 02, 2010 8:10 am    Assunto: Responder com citação

Arzi, valeu pelas dicas....!!

Como o Ricardo disse que poderia aproveitar e executar uma poda drástica... fiquei na dúvida...

O menos, não diria arriscado, mas não estacionário no primeiro momento seria então apenas o escorredor, certo? Terei que colocar depois a mamadeira... pois sobrado em SP tem de sobra piso frio ao longo do lote...rsrs...

Ainda sobrou uma dúvida! Faço apenas o desmanche lateral do torrão, preservando o miolo, podando as raizes mais inferiores? Como se fosse exatamente um reenvazamento... Retiro as folhas que encontram-se amareladas? Estas plantas estavam ao ar livre num parque público próximo de casa... acredito que não "Comeram" nada ainda!!! executo alguma adubação pequena ainda nos sacos, ou procedo com o escorredor e após a média de 30 dias fertilizo...???

Agradeço a paciência, dedicação, e acesso às experiências pessoais... e ao bônus deste fórum... o espetacular "material humano" que vocês representam...

Principiante, curioso, determinado e ávido pelas respostas....

Forte abraço a todos...
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Fev 02, 2010 8:31 am    Assunto: Responder com citação

Pense no seguinte, ao contrário do que muitos imaginam, a nutrição das plantas advém de suas folhas, fotossíntese! a poda é ótima para a emissão de novas brotações e essencial para a estilização da planta, mas cada uma destas intervenções irá estacionar a planta por um certo período. Portanto, a hora da poda é quando a planta estiver no seu pleno vigor, emitindo folhas novas em seus ramos! Planta estacionada não se poda!

Como você tem mudas adquiridas, não se sabe o tempo que elas estão nestes sacos, neste substrato, provavelmente virou um torrão, e as plantas se alimentam da água que escorre entre o substrato e o plástico, pois ali conseguem se reproduzir e respirar. Se tens medo, faça com apenas uma, destorroe ela, remova toda a terra, então pode as raízes mais longas, plante-a em substrato drenante e rico em nutrientes (pode ser mistura de areia grossa com terra vegetal), a adubação orgânica pode começar logo em seguida, sem problema algum. Não remova folhas durante este processo, são elas que irão produzir energia para a recuperação das raízes. Se alguns ramos ou folhas secarem, sem problemas, é a planta que está equilibrando seu metabolismo entre absorção de água/nutrientes e evapo-transpiração em suas folhas.

É a maneira mais rápida e segura de proceder, conforme minha breve experiência. O maior erro é achar que plantas são animais, plantas são plantas! diferentes de nós! Achar que é só podar as folhas, largar hormônio enraizador e está tudo pronto é meio leviano.
CARLOVICH
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Fev 02, 2010 3:05 pm    Assunto: Responder com citação

Arzivenko... valeu novamente...!

Vou tentar numa das mudas...! A idéia de colocar uma no chão ficará meio que inviável aqui em casa.... acho que vou comprar uma bacia brande ou fazer uma caixa e colocá-la dentro... desta forma terá éspaço.

Abraço forte...
toffanetto

MensagemEnviada: Ter Fev 02, 2010 9:25 pm    Assunto: Responder com citação

Acho que consigo umas estacas de acer bulgerian para quem estiver em BH.
Ou até possamos tentar via SEDEX.
Se alguem interessar...
CARLOVICH
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Fev 03, 2010 9:41 am    Assunto: Responder com citação

POXA.. SERIA LEGAL... MAS COMO É QUE ESTAS ESTACAS VIRIAM DE BH?
INTERESSADO ESTARIA...

ABRAÇOS...
Rafael Pontes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Fev 09, 2010 9:33 pm    Assunto: Responder com citação

INVEJAAAAAAAAA!!! ahuahauhaua
caramba eu sô loko num Acer Palmatum, mas onde eu tenho acesso à mudas me falaram que só vendem mudas maiores... to pensando e comprar e dar umas podas drasticas... ehuehuehe
mais pra frente quero ter um, são lindos d+ os Acer!

bom serviço Carlovich!
CARLOVICH
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Abr 16, 2010 9:18 am    Assunto: Responder com citação

Pessoal, começaram a sair uns galhinhos cumprido, com uma espécie de florzinha pendente... como uma lâmpada de rua...
Será que são as tais lanterninhas mesmo ... e não Acer?

De qualquer forma, será que dá para reduzir as folhsa e fazer com que fiquem com cara de árvore..>?

Aguardo opniões e ajuda...

Obrigado...
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: