FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Reunião de Março de 2010
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> BONSAI CLUBE MORRO VELHO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Liza
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 01/12/05
Idade: 43
Mensagens: 187
Localização: Belo Horizonte - MG

MensagemEnviada: Qua Fev 24, 2010 11:28 pm    Assunto: Reunião de Março de 2010 Responder com citação

Olá amigos!

Estou escrevendo para confirmar a reunião de março:

Data: 06/03

Horário: de 9:00 às 17:00

Maquem na agenda e confirmem sua presença por e-mail com a Camila Wink

Grande abraço,
_________________
Liza Kamei
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
Fernando Magalhães
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/07/05
Idade: 45
Mensagens: 346
Localização: Belo Horizonte

MensagemEnviada: Qua Fev 24, 2010 11:56 pm    Assunto: Responder com citação

A reunião será no dia 06 das 9hs às 18hs como de costume na sede da Bonsai Morro Velho localizada à Rua Silveira, 506 no Bairro da Graça – Belo Horizonte – MG.

Parte da Manhã:
9:00 – 10:00 – Palestra sobre Adubação e cultivo geral, controle de pragas e Doenças.
10:00 – 12:00 – Trabalho da Caliandra da coleção da Bonsai Morro Velho, postada anteriormente aqui no fórum, estilização e trabalho de galhos.

12:00 – 14:00 – Almoço de confraternização (Precisamos de uma sugestão, algo para entregar, sei lá, Liza, Rodrigo, pessoal da uma força nisso, uma idéia, se alguém conhecer algum restaurante japa que pode fazer algo legal e entregar)

14:00 – 18:00 – Trabalho dos sócios em suas plantas ou mesmo plantas do viveiro.

Estou com a idéia de arrumar umas plantas para todos trabalharem, tipo, mesmos material, assim podermos acompanhar o desenvolvimento de cada um, estava pensando em umas serissas do Chicão, mas ainda tenho que ver os preços delas.

Outra coisa é nossa primeira saída de campo com o novo formato do clube, estou querendo passar um domingo com a turma em Tiradentes, fui esse final de semana e achei maravilhoso, ótimo lugar, para almoçar, caminhar em uma montanha, paisagem maravilhosa, coletar uns suisekis, e paras as mulheres fazer muitas comprinhas, hahahaaaa, Camila que o diga, ela ficou louca com tanta lojinha de bugigangas.
_________________
Fernando Magalhães
BMV
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Rodrigo Tavares
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 20/10/09
Idade: 48
Mensagens: 460
Localização: Betim-MG

MensagemEnviada: Qui Fev 25, 2010 11:39 am    Assunto: Responder com citação

Olá amigos;
dia 06/03, tô aí sem falta!!!! Very Happy
para o almoço, poderíamos pedir comida chinesa tbm, o que acham?
Fernando querendo trabalhar serissas? Quem diria rsrsrs...
Quanto á saída a campo, Tiradentes é uma boa idéia, nunca fui lá
mas tenho muita vontade de conhecer. Sugiro também Lavras Novas,
cidade linda, com ótimas cachoeiras... Que tal? Rolling Eyes
_________________
"Se eu soubesse que o mundo terminaria amanhã,
hoje ainda plantaria uma árvore."
Martin Luther King
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mariano Alves Diniz Filho
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 24/09/06
Idade: 60
Mensagens: 164
Localização: Belo Horizonte - Minas Gerais

MensagemEnviada: Qui Fev 25, 2010 2:56 pm    Assunto: Reunião de Março Responder com citação

Olá a todos...
Gostei muito da pauta e confirmo minha presença. Não sou muito chegado à comida japonesa mas gosto muito da chinesa. Quanto ao domingo não poderei dar resposta agora.
ABraços a todos
Mariano

_________________
"A maior riqueza do homem
é a sua incompletude."
Manoel de Barros
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Diêgo Vasconcelos



Registrado: 13/02/08
Idade: 41
Mensagens: 98
Localização: Belo Horizonte / MG

MensagemEnviada: Qui Fev 25, 2010 10:45 pm    Assunto: Responder com citação

Boa Very Happy Very Happy
Achei a idéia das serissas interessante. Tiradentes também animo muito.
E se é votação, pode colocar mais um voto pra comida chinesa.
Abraços,
_________________
Diêgo Vasconcelos
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Bruninhox



Registrado: 06/07/09
Mensagens: 52
Localização: Belo Horizonte-MG

MensagemEnviada: Sex Fev 26, 2010 7:51 pm    Assunto: Responder com citação

Gostei muito da pauta!!Minha presença esta confirmada.
Sobre o domingo tenho que ver com minha mae mas se possivel sempre junto nao conheço tiradentes mas tenho muita vontade de conhecer, falao que e um lugar muito belo.
Bruno
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Flávio De Simoni Silveira



Registrado: 14/09/09
Idade: 62
Mensagens: 44
Localização: Belo Horizonte-MG

MensagemEnviada: Dom Fev 28, 2010 8:25 pm    Assunto: Reunião de Março - Bonsai Clube Morro Velho Responder com citação

Oi Pessoal/ Fernando,

Na reunião do dia 06/03/10 gostaria de trabalhar uma "Primavera" que ganhei em julho de 2009.

Vocês acham que posso transplantar nessa época ou é melhor esperar o outono ?

Quanto às fotos que eu selecionei, confesso que não sei como inserí-las.

Abraço a todos e até sábado.

Flavio [/url]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rodrigo Tavares
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 20/10/09
Idade: 48
Mensagens: 460
Localização: Betim-MG

MensagemEnviada: Ter Mar 02, 2010 11:54 am    Assunto: Responder com citação

olá Flavio, para postar as fotos você deve armazená-las em um site na web. A Liza falou que o photobucket é o melhor, portanto eu hospedei as minhas lá (www.photobucket.com). Após salvar as fotos no photobucket, você deve clicar na foto escolhida e copiar o endereço dela que aparece em "IMG code".

Ex:
[IMG ]http://i861.photobucket.com/albums/ab179/Fera01/SDC10400.jpg[/IMG]

Ah, não se esqueça de editar a foto para ela não ficar muuuito grande... Very Happy
_________________
"Se eu soubesse que o mundo terminaria amanhã,
hoje ainda plantaria uma árvore."
Martin Luther King
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Flávio De Simoni Silveira



Registrado: 14/09/09
Idade: 62
Mensagens: 44
Localização: Belo Horizonte-MG

MensagemEnviada: Ter Mar 02, 2010 8:18 pm    Assunto: Reunião de Março Responder com citação

Oi Rodrigo,

Obrigado pelas dicas. Seguem as fotos, espero que tenha dado certo.




Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rodrigo Tavares
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 20/10/09
Idade: 48
Mensagens: 460
Localização: Betim-MG

MensagemEnviada: Ter Mar 02, 2010 8:29 pm    Assunto: Responder com citação

Funcionou!!! Very Happy
Beleza de floração!!!!
Agora é a mão do Fernando... Very Happy
_________________
"Se eu soubesse que o mundo terminaria amanhã,
hoje ainda plantaria uma árvore."
Martin Luther King
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Leodmoreira



Registrado: 14/09/09
Idade: 62
Mensagens: 1
Localização: Belo Horizonte-MG

MensagemEnviada: Sáb Mar 06, 2010 1:43 pm    Assunto: reunião de sábado Responder com citação

Estarei lá assim que acordar.
Leo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mariano Alves Diniz Filho
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 24/09/06
Idade: 60
Mensagens: 164
Localização: Belo Horizonte - Minas Gerais

MensagemEnviada: Dom Mar 07, 2010 10:15 am    Assunto: Sintese da Reunião Responder com citação

Síntese da reunião de marco de 2010

Nossa reunião foi muito boa. A pauta sugerida foi cumprida com atraso. Mas, foi um atraso com cumplicidade e participação dos presentes. O que era uma palestra sobre adubação se transformou na construção de uma agenda de cultivo. Crescemos com isso. Será possível, para todos, sistematizar seus conhecimentos sobre cultivo planejando o trabalho e manutenção das plantas. Assim avançamos mais para o campo da prática organizada. A intenção é também de podermos observar coletivamente o comportamento de nossas plantas, no clima da Grande Belo Horizonte, com um substrato parecido, e adubação, mais ou menos, na mesma época. Criaremos um contexto comum a partir de nossas observações e troca de informações e conheceremos quais variáveis que temos e como atuar.
Optamos, no primeiro momento por planejarmos a adubação. Nos próximos encontros veremos solo, controle de pragas, podas e transplantes.
A seguir vem o calendário proposto, outros informes e propostas que surgiram nesse sábado dia 06 de março.

1. Calendário de Adubação (primeira parte do nosso calendário de cultivo)

a. Referências:
• Para garantir um solo rico é necessário combinar o substrato (degradação lenta) e o adubo (alta degradabilidade).
• As plantas precisam de macronutrientes (NPK) e micronutrientes (o Boro, Cloro, Cobre, Ferro, Manganês, Molibdênio, Níquel e Zinco).
• Trabalhamos, para suprir as necessidades de nossas plantas, com os seguintes complementos:
Adubos – orgânico (“receita” abaixo), Hufmax (adubo orgânico líquido de turfa) e Osmocote (NPK revestido por polímero que permite a estabilidade dos macronutrientes e, em contato com água, é liberado lentamente);
Fertilizante – SuperThrive (atua na formação de raízes);
• Como pode ser percebido, optamos por um tipo de adubação tradicional que obedece ao ciclo natural da planta, ou seja, seiva elaborada, subindo pelas raízes. Não estamos portanto trabalhando com a indicação do adubo foliar em bonsai;
• Sabemos que os complementos acima, em algumas plantas não supre as necessidades. Tentaremos trabalhar então outros complementos (como o ferro, por exemplo) quando formos planejar o substrato;
• “Receita” de adubo orgânico – 4 kg de torta de café (ou de mamona, uva, cacau), 2 kg farinha de osso, 1 kg de farinha de sangue, 1 kg de farelo animal (que contenha peixe), 1 kg de calcário de concha, 0,5kg de cinza de maderia, 3 litros de solução preparada com 50 ml de Hufmax e 40 gotas de SuperThrive em Água. Para adubação de mudas em crescimento, mamadeiras e plantas no chão pode se acrescentar à mistura 1 kg de 4-14-08 para acelerar o desenvolvimento.

b. Vamos ao Calendário? Em Belo Horizonte, a primavera para as plantas começa em agosto. Na segunda quinzena desse mês, o clima já esquenta e as plantas iniciam uma brotação vigorosa. Partimos desse marco para pensar o restante do ano.

Adubação de Primavera:
Setembro:

1/09 – Hufimax e SuperThrive – começar de maneira branda para evitar crescimento muito forte (principalmente de folhas);
20/09 – adubo orgânico;
Outubro:
1/10 – Hufimax e SuperThrive;
10/10 – Osmocote;
20/10 – orgânico (substituir o adubo colocado em 20/09)
Novembro:
1/11 – Hufimax e SuperThrive;
20/11– orgânico (substituir o adubo colocado em 20/10);

• Adubação de Verão:
Dezembro:
1/12 – Hufimax e SuperThrive;
20/12– orgânico (substituir o adubo colocado em 20/11);
Janeiro:
1/01 – Hufimax e SuperThrive;
10/01–Osmocote;
Fevereiro: auge do calor e momento para dessaturação da planta. Mantém-se apenas o Osmocote do mês anterior.


• Adubação Outono/inverno:

Março – transição da adubação de verão para outono. Momento de refino das plantas.
1/03 – Hufimax e SuperThrive;
20/03 – adubo orgânico;
Abril:
1/04 – Hufimax e SuperThrive;
10/04 – Osmocote;
20/04 – orgânico (substituir o adubo colocado em 20/03);
Maio:
1/05 – Hufimax e SuperThrive;
20/05– orgânico (substituir o adubo colocado em 20/04);
Junho:
1/11 – Hufimax e retiram-se todos os outros adubos;
Julho e agosto
1/07 e 1/08 – Hufimax e SuperThrive – metade da dosagem;

2. Propostas que surgiram e ficamos de viabilizar:
a. Ação cultural – visita à cidade de Tirandentes, próximo domingo, dia 14/10, para passeio em trilha, fotografar orquídeas, almoço e visita a exposição entomológica que está acontecendo na cidade.
b. Membros do clube prepararem tópicos sobre o conhecimento de bonsai e apresentarem para o grupo. Essa é uma boa estratégia para nos esforçarmos e dedicarmos mais ao aprendizado.
c. Cada um de nós precisa começar a pensar numa data, num local e em plantas para fazermos nossa primeira exposição da Clube Bonsai Morro Velho.
d. Associação entre a Escola de Cultivo Hidaka e o Bonsai Clube Morro Velho.
e. Proposta de excursão – roteiro Rio de Janeiro – Chácara Tropical, Cerâmica do Sami, Roberto Gerpe, Marcelo Yamadori – contamos com a colaboração do Gleison para nos ajudar a planejar esse evento.

3. Pedidos:
a. Participação mais ativa no fórum do Atelier do Bonsai - http://www.atelierdobonsai.com.br
b. Que todos cheguem para a reunião às 8h45m. Pensamos em começar o próximo encontro às 9 horas em ponto.

4. Pauta sugerida para a próxima reunião:
a. Continuação da construção da nossa agenda de cultivo – solo (substrato) e controle de pragas.
b. Mão-na-planta - trabalho dos sócios em suas plantas ou mesmo plantas do viveiro.

Depois dessas discussões e acordos demos continuidade ao trabalho com a Caliandra (veja as fotos no tópico Caliandra Seloi) e começamos a trabalhar nossas plantas.
Esperamos a contribuição de todos para questionar, complementar, sugerir e contribuir com esse registro.

ABraços a todos
Mariano Alves



p.s. desculpem uma postagem tão grande...
_________________
"A maior riqueza do homem
é a sua incompletude."
Manoel de Barros
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Flávio De Simoni Silveira



Registrado: 14/09/09
Idade: 62
Mensagens: 44
Localização: Belo Horizonte-MG

MensagemEnviada: Dom Mar 07, 2010 11:19 am    Assunto: Reunião de Março Responder com citação

Achei a reunião de março realmente excelente. Valeu a pena atrasar a pauta para discutir sobre a agenda de adubação do BCMV e, principalmente, sobre fisiologia vegetal. Depois o trabalho de reestilização da calliandra foi muito rico e esclarecedor. Um show.

A síntese feita pelo Mariano também ficou excelente. Acho que a partir da próxima reunião devemos passar a anotar os pontos principais para que todos os detalhes fiquem registrados e possam fazer parte de um "manual' de cultivo de Bonsai do BCMV.

No final fiquei interessado na formação de um grupo para participar de um curso sobre o cultivo de orquídeas. O que vocês acham?

Abraço a todos.

Flavio
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Diêgo Vasconcelos



Registrado: 13/02/08
Idade: 41
Mensagens: 98
Localização: Belo Horizonte / MG

MensagemEnviada: Dom Mar 07, 2010 8:40 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal

Foi mesmo uma falta de sorte minha não poder ficar até o fim da reunião. Mas vejo que foi muito bom. Agora já temos um calendário de adubação. Vou começar a colocá-lo em prática já.

Abraço a todos,
Wink
_________________
Diêgo Vasconcelos
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Fernando Magalhães
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/07/05
Idade: 45
Mensagens: 346
Localização: Belo Horizonte

MensagemEnviada: Dom Mar 07, 2010 10:02 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Amigos,

A reunião foi ótima, a cada reunião o grupo está mais unido e mais focado no bonsai. No estudo, seguindo as rígidas tradições da escola japonesa, entre momentos de descontração, conhecimentos gerais, fisiologia vegetal e filosofia japonesa tornando nosso espaço um lugar de Laser e Cultura.

Como o nosso Diretor mesmo disse, a reunião passou um pouco do horário, com o consentimento de todos devido o interesse e participação na palestra de adubação e fertilização. Com isso vou começar um tópico fixo de cultivo, aonde vamos criando nosso calendário anual que ira se completando a medida que forem rolando as próximas reuniões. Nesse calendário já vou colocar a parte de adubação que já complementei nesse tópico no post do Mariano.

Sobre a ida em Tiradentes, podemos combinar sim, porem a exposição entomológica não vai dar para ver, pois termina no dia 15 e não abre no domingo, somente de quarta a sábado.

O curso de Orquídeas para os sócios já está fechando, será nesse sábado dia 13 de março das 14 até as 18hs, com turma mínima de 4 alunos e máxima de 12 alunos. Está aberto para os sócios trazerem esposo (a), namorado (a) ou amigos para participar, o preço fechado de R$ 120,00 terá um desconto de 50% para os sócios e seu convidado caindo para R$ 60,00 por pessoa.

Sobre a 1ª ExpoMinas Bonsai promovida pela Bonsai Clube Morro Velho sugiro que seja ou no palácio das artes ou no parque das mangabeiras, algum lugar nesse sentido, talvez até quem sabe algum espaço cultural da Usiminas, podemos tentar algum patrocínio da Usiminas, Fiat, Belgo e algo assim.

Estou aguardando as fotos da reunião.
_________________
Fernando Magalhães
BMV
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> BONSAI CLUBE MORRO VELHO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil