FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pinçagem de Pinheiro Negro
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESTUDO - A Evolução do seu bonsai através de fotos
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 25/01/07
Idade: 50
Mensagens: 664
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Dom Out 17, 2010 8:47 pm    Assunto: Pinçagem de Pinheiro Negro Responder com citação

Olá Amigos,

Fiz uma pinçagem em um Pinheiro Negro, que na verdade está sendo minha cobaia.

Alguns dos amigos aqui do fórum talvez já tenham visto outro post que coloquei onde menciono a intenção de montar um site voltado a pesquisa e evolução de procedimentos realizados em pinheiros e tb em outras espécies e que a iniciativa se deve a pouca informação sobre os pinheiros e tb sobre outras espécies.

Consegui algumas informações na Web, outras através de amigos aqui do fórum aos quais agradeço muito pela ajuda e tb uma ótima matéria sobre a evolução de pinheiros da revista Bonsai Pasion nr. 51 indicada pelo amigo Ronaldo.

Bom comecei minhas próprias experiências a mais ou menos um mês com 3 pinheiros que comprei em de produtores sendo todos mudas que devido ao tamanho em comparação com os espécimes da revista Bonsai Pasion, devam ter em torno de 3 a 4 anos.

Tirei várias fotos das quais vou postar algumas aqui com as descrições devidas e posteriormente fotos com as evoluções. Tudo isso será também posteriormente aproveitado para a formação do site BonsaipédiaBrasil.

Peço aos amigos que façam as críticas e observações que acharem necessárias, pois a intenção do post é justamente a discussão e o aprendizado.

O pinheiro aqui mostrado foi adquirido a aproximadamente 3 meses e foi transplantado para escorredor a aproximadamente 30 dias, usando como referência o final do inverno que segundo informações estudadas é a melhor época devido a baixa circulação de seiva. A planta se comportou bem após o transplante, não demosntrando ter sentido o procedimento.

O procedimento aqui a ser mostrado é a pinçagem de agulhas e de velas com o objetivo de equilibrar a força entre o galho apical e os galhos mais baixos e ainda diminuir o tamanho das agulhas novas e compactação da massa foliar.

Foto antes da pinçagem



Pinçagem realizada com a ponta dos dedos. A pinçagem deve ser feita agulha a agulha, ou seja, o pinheiro aqui mostrado é um pinheiro de duas agulhas e em cada pinçagem é retirada uma agulha com uma leve torção em sua base e depois o mesmo procedimento na segunda agulha do par. Isso é feito visando ñ retirar junto com as agulhas a gema localizada em sua base e que será responsável pela formação de um novo galho.




Nas fotos abaixo são mostradas as velas apicais que neste caso são três.




Neste caso a pinçagem foi realizada nas velas laterais, pois a ideia é que o ramo apical se desenvolva por mais alguns centímetros, assim ajudando no engrossamento do tronco.



Os ramos laterais ainda não são os definidos para o estilo desejado, mas serão preservados para que sirvam de galhos de sacrifício também visando o engrossamento do tronco, por isso o desejo de dar força aos mesmos. Nesse caso foram pinçadas apenas algumas agulhas dos galhos laterais com aparência de velhas.





Fotos após os procedimentos.





Por hora acredito que as informações sejam estas, caso me lembre de mais alguma coisa, volto a editar o tópico.

Este será um tópico em constante mudança mostrando a evolução da planta.

Indico a quem tiver acesso tentar ler a matéria da Revista Bonsai Pasion nr. 51 que é muito elucidante. Ela está toda em espanhol, mas acredito que é possível entender um pouco as descrições e as fotos tb ajudam muito. Aos poucos vou tentar traduzir a metéria e posto ela em um novo post ou mesmo cm complemento deste.

Aos amigos do fórum peço novamente que coloquem suas críticas, observações e correções se necessário.

Abraços a todos.
_________________
Donegá

Natura Bonsai Brasil

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10
Idade: 42
Mensagens: 1955
Localização: São Bernardo do Campo-SP

MensagemEnviada: Qua Out 20, 2010 7:31 am    Assunto: Responder com citação

Que ótimo Marcio.... parabéns pelo trabalho..
Desejo me aventurar pelos pinheiros negros, só estou aguardando um pouco pra ter mais conhecimento.... me disseram q é um dos q dá mais trabalho... por exemplo, pra podar um galho me disseram não tirar o tronco no pé com o alicate bola pq senão a cicatriz fica horrível e sim tirar a um centímetro e meio pra só depois cortar no pé com o alicate.
abração
_________________
www.macdonaldfernandes.wordpress.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 25/01/07
Idade: 50
Mensagens: 664
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Qua Out 20, 2010 8:31 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Mc,

Sim isso é verdade, ñ só a cicatriz pode ficar horrível cm uma má cicatrização pode levar a morte da planta, porém isso ocorre com mais frequência em pinheiros de maior porte onde seus troncos e galhos já estão maduros e bem lenhosos.

Tb ñ sou louco, rsrsrs, estou fazendo estes testes em 2 pinheiros que paguei R$ 5,00 por cada em um viveiro próximo de onde moro.

Por falar em alicate bola, vc chegou a ver alguma coisa a esse respeito? Fiz uma ferramenta p/ vc, algo bem simples, mas de muita ajuda em nossos transplantes de plantas. Qdo vier p/ fazermos os yamadori, entrego-lhe ela.

T+
_________________
Donegá

Natura Bonsai Brasil

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Vhalveruth
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 17/09/09
Idade: 37
Mensagens: 708
Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC

MensagemEnviada: Seg Out 25, 2010 11:05 am    Assunto: Responder com citação

é colega, ainda não me aventurei nos pinheiros negros... mas pretendo ainda...

acho q neste seu exemplar um pouco de ráfia e arame para dar movimento ao tronco...


abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Ronaldo Santos



Registrado: 17/09/09
Idade: 58
Mensagens: 30
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Seg Out 25, 2010 12:57 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Marcio:

Conforme voce pediu vou fazer algumas observações com base na pouca experiência que tenho.

Primeiramente: esse exemplar apresenta-se muito pescoçudo, ou seja aparentemente os primeiros galhos surgem numa altura demasiadamente elevada; se voce observar nas matérias de desenvolvimento de kuro matsuo, desde a muda tende-se a desenvolver os galhos muito proximos do tachiagari e estimular o crescimento já sinuoso aramando desde a raiz.
Na verdade isso não será um problema se voce optar por desenvolver um exemplar mais alto, ou seja no meu entedimento ainda dá pra corrigir, aliás; como tudo nessa vida acredito que pode-se dar um jeito exceto a morte(risos);

Outro ponto que gostaria de destacar é que quando efetuo a pinçagem normalmente dou uma picotada na ponta do ramo, pra forçar a brotação interna por meio da redistribuição da seiva;

Olhando o pouco substrato que voce mostra, aparetemente é predrisco grosso de areia e terra, eu costumo usar caco de telha/tijolo por ser mais drenante;

Infelizmente a foto não ajuda muito e fica difícil observar as agulhas (coloração e aspecto), mas acredito em voce quando diz que não foi notada qualquer alteração após o transplante.
Eu particularmente já matei alguns pinheiros por falta de sol, dessa forma se posso fazer alguma recomendação é que coloque a sol pleno, nem mesmo sombrite como forma de melhor desenvolver seu kuromatsuo;

Como adubação costumo utilizar somente torta de mamona e farinha de ossos preferencialmente em cestinhos;

Faço meus transplantes somente quando o sol realmente já chegou; ou seja final de setembro o que evita alguma geada de última hora;

Uso fungicida somente se aparecer anéis amarelos ou alguma outra infestação e de vez em quando borrifo cobre; não utilizo adubo químico ou qualquer outra química de borrifar.

Como já te falei anteriormente tentativa e erro, desse jeito consegui manter todos meus exemplares vivos e relativamente saudáveis com uma quantidade enorme de micorrizas que chegam a vazar embaixo dos vasos.

Depois te passo mais 2 sites/links pra desenvolvimento bem legais, estão em inglês mas são muito didáticos.


Um abraço e boa sorte;

Ronaldo Santos
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Seg Out 25, 2010 5:29 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Donegá, na minha modesta opinião o que falta para melhorar sua planta é dar um pouco de movimento, levemente sinuoso, ao tronco, desde a base até o ápice. Para isso, envolva o tronco com um arame de cobre ou aluminio, prendendo-o bem nas raízes, e depois faça movimentos sinuosos para todos os lados. Very Happy

Aliás, com os movimentos sinuosos vc poderá incluso reposicionar os galhos de forma mais interessante. Lembrando que os galhos, aliás, terão que ser devidamente aramados e seguir o mesmo procedimento dado ao tronco. Very Happy Após aramar os galhos, traga-os para mais próximo do tronco melhorando a densificação. Ao pinçar, vc deixou as brotações apenas nas extremidades, e isso dificultará uma futura ramificação lateral dos galhos. Rolling Eyes

Ao pinçar um galho qualquer, vc deve colocá-lo na horizontal, retirando as acículas que crescem na parte superior e as da parte inferior do galho. As laterais, geralmente são mantidas, pois é a partir delas que virão as brotações que permitirão formar a estrutura ramificada dos galhos (uma palma da mão aberta, com os dedos espaçados é o melhor exemplo).

Mesmo considerando que se trata de uma planta que vc vá apenas usar como treinamento, é interessante, por isso mesmo, ter algum projeto para ela desde já. Afinal, mais à frente, ela poderá retornar algo tão interessante que acabe por valer a pena investir um pouco mais.

Veja, por exemplo, o que eu escrevi sobre um tronco com mais movimento sinuoso:





Lá na frente, por exemplo, quando se cansar de brincar com ela, poderá ter um mame:

http://bonsai.genou.jp/products/detail/47

Ou, quem sabe, um shohin literati:



Certos movimentos, ainda que forçados, rendem figuras diferenciadas em seu viveiro:



Técnicas de pinçagem visando reduzir o comprimento das acículas:

http://bonsaicare.jugem.jp/?eid=112
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 25/01/07
Idade: 50
Mensagens: 664
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Seg Out 25, 2010 9:15 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Ronaldo,

Fico feliz por suas colocações a ideia é essa mesmo, ter as opiniões de amigos mais experientes e possíveis correções sobre erros cometidos, cm mencionei são minhas cobaias e assim mesmo que venha a perdê-las, o que claro ñ é minha intenção, eu terei com certeza aprendido mais e quem sabe tb através do tópico ajudado a outros aprenderem.

Bem a muda é realmente pescoçuda, mas no viveiro onde a adquiri, ñ havia muitas opções, todas aparentemente tiveram seus galhos mais baixos podados ñ é um viveiro especializado em bonsai, porém paguei R$ 5,00 cada exemplar (são 2) e cm eram p/ testes eu comprei sem medo de ser feliz, rsrsrsrs.

Qto ao substrato é composto por: 40% de pedrisco de rio, 40% de argila expandida em grãos de 2 a 5mm e 20% de substrato pronto (marca Biomix).

Essa é a foto do outro exemplar que foi transplantado no mesmo dia e pinçado tb no mesmo porém esse eu aramei dando um movimento diferenciado, tentando ficar próximo a uma imagem que vi na web.



Olá Nicky, valeu por estar sempre me orientando, digo o mesmo ao amigo Ronaldo.

Agradeço pelas dicas inclusive sobre o posiocionamento na hora da pinçagem, nunca tinha ouvido falar sobre isso. Qto ao exemplar ereto a ideia é dar sinuosidade ao tronco, mas primeiro quis ver a reação a pinçagem, por isso fiz a aramação apenas nesse da foto acima, queria ver se haveria alguma reação diferenciada entre os dois. Abaixo segue tb as imagens de pinheiro vermelho, foi adquirido na exposição de bonsai do Jd Botânico e já foi transplantado a mais tempo, se puderem me dar algumas orientações, fico grato. Esse tb foi pinçado, porém já estava aramado e eu retirei os arames, pois estavam começando a marcar de forma muito leve, mas já estava marcando.

Antes da pinçagem:



Depois da pinçagem:



Abraços.
_________________
Donegá

Natura Bonsai Brasil

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Ter Out 26, 2010 8:41 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Donegá, a forma de pinçagem não varia, ainda que sejam de variedades diferentes os pinheiros, como no caso acima: vermelho e preto (akamatsu e kuromatsu). Sempre conduza os galhos como indiquei, na hora em que for pinçar: coloque na horizontal, retire as acículas que crescem na parte superior e as da parte inferior, cuidando de manter as horizontais, principalmente as que estiverem mais próximas do tronco, para não ficarem como as das suas plantas, apenas um pompom nas extremidades dos galhos, o que constitui um erro, vez que dificilmente irão brotar novamente onde não existem.

O conselho para o akamatsu (vermelho) é o mesmo: arame os galhos, dando a eles movimentos sinuosos, para que fiquem harmonicos com o tronco. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Ronaldo Santos



Registrado: 17/09/09
Idade: 58
Mensagens: 30
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Qui Out 28, 2010 1:19 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Marcio;

Segue abaixo link com algumas dicas sobre retirada de velas, aliás tem algumas matérias sobre kuro matsuo bem interessantes, segue também o link de uma loja, o intuito é buscar inspiração e não desistir.

Aliás, voce já viu uma edição/livro da bonsai today sobre as coníferas? Eu comprei na internet, tem algumas dicas sobre como forçar/incentivar a brotação em determinadas áreas, eu achei muito interessante, depois verei se consigo scanear e enviar por email a voce.

http://bonsaitonight.com/?s=decandling

http://taishoen.org/shopping-shos.htm

Depois falamos, um abraço.

Ronaldo Santos
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 25/01/07
Idade: 50
Mensagens: 664
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Sex Out 29, 2010 6:41 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Ronaldo,

Os sites realmente são mt bons, o que está em inglês é bem explicativo inclusive com fotos em detalhes.

Obrigado pelas indicações.

Ñ sei se notaram, mas são 2 PN e PV, um dos PN eu fiz uma aramação torcendo-o cm se estive em uma reverência. O que acharam. Por ele tb ser bem pescoçudo pensei abaixá-lo desta maneira, acredito que com o engrossamento daqui há alguns anos essa parte do tronco irá se encontrar e formará um tronco diferenciado.
_________________
Donegá

Natura Bonsai Brasil

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESTUDO - A Evolução do seu bonsai através de fotos Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil