FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Adubação e crescimento dos bonsais, questão a pensar!
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
prumodeq
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 24/03/09
Idade: 47
Mensagens: 337
Localização: Quatro Barras-PR

MensagemEnviada: Qui Mar 25, 2010 8:20 pm    Assunto: Adubação e crescimento dos bonsais, questão a pensar! Responder com citação

Não sei se posso me "atrever" a levantar um tópico desses, uma vez que faz apenas dois anos que fui contaminado pela febre do bonsai. Ou seja, não sei se tenho experiência suficiente para "levantar esta bola".

Coincidentemente (ou quase) com a aquisição de vários exemplares de bonsai e pré-bonsai, a prefeitura de Curitiba plantou várias árvores da rua do meu escritório (Quaresmeira e um tipo Mirtacea, acho que é Uvaia), e observando a taxa de crescimento e "engrossamento" do tronco, as árvores da rua estão muito mais desenvolvidas! Eu diria que da ordem de umas 10 vezes!

Comecei a me perguntar quais seriam os motivos:

1) Seria o tamanho do pote que limita o tamanho das raízes? A parte acima da terra cresce na mesma ordem que a parte abaixo?
2) Seria a abudação, pois, teoricamente, na terra a quantidade de nutrientes é ilimitada?
3) O substrato, que no caso do bonsai é muito mais drenante, não mantém umidade necessária?
4) O substrato, que no caso do bonsai é muito mais drenante, exigindo mais regas e provocando assim uma lixiviação dos nutrientes muito mais rápida?
5) O Substrato, que modernamente tem pouca ou nenhuma matéria orgânica?
6) As podas constantes para manter a forma?
7) O tipo de espécie?
Cool ... (mais alguma ideia...?)

Para a primeira questão uma solução seria o uso do escorredor, que auxilia neste sentido. Ou então plantar na terra até seu desenvolvimento, mas como manter o tamanho das raízes ou efetuar podas e modelagens no nível do solo?

Para as questões 2,3,4 e 5 ficam os questionamentos: será que estamos adubando direito? Muito se fala em usar a metade da adubação recomendada pelo fabricante, mas isto não seria válido só para um bonsai já "adulto", será que vale para um bonsai em crescimento/desenvolvimento? Ou mesmo será que com a quantidade de regas que um bonsai exige e com o tipo de substrato que usamos, não teríamos que na verdade utilizar muito mais adubo, talvez 2 vezes mais? Quantos já queimaram as raízes ou mataram uma planta por superadubação?

Bem, fica o tópico para pensarmos e discutirmos...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 21/11/07
Idade: 57
Mensagens: 1142
Localização: Itu - SP

MensagemEnviada: Sáb Mar 27, 2010 2:07 pm    Assunto: Responder com citação

É, amigo, a gente ouve algumas coisas, gravamos na memória e não paramos para pensar no por que, né?
A ideia correta de pouca adubação no bonsai é válido somente para ... BONSAI! Isto é quando ele atingiu o pleno desenvolvimento, com diametro de tronco final, tamanho, e raízes de alimentação adequadas, ou seja, quando não queremos que ela cresça mais!
Portanto para mudas e pré-bonsai a história muda. A necessidade de espaço e alimentos aumenta e muito. A técnica do escorredor e da mamadeira vem para tentar substituir a ausencia de solo e controlar o crescimento das raízes mais adequadamente. Portanto, a partir do momento que suas mudas vão crescendo dê mais espaço a elas, ou faça o "overpotting" (mamadeira), para que as raízes possam se expandir e se alimentar . A ideia da "superalimentação" está pegando força no meio da arte bonsai, para produzir um crescimento intensivo das mudas e prés, mas principalmente com adubos orgânicos (TM, bokashi, ração para cães - de baixa qualidade, de preferencia - etc.). Tenho usado em grande quantidadea TM e ração(em potes emborcados para baixo sobre o substrato) e os resultados são excelentes.
A drenagem do substrato é outro ponto importante. Cada vez mais em moda o uso de cacos de telha/tijolo, com pouca terra, produz uma eliminação rápida dos nutrientes, deixando a planta "passando fome" se a adubação não for constante. A desidratação também é rápida. Então, se não tem tempo (ou paciência) utilize subtratos menos drenantes.

A queima de raízes é muito mais comum com adubos químicos, portanto, cuidado ao utilizá-los.

Acho que, em termos, as suas dúvidas e conclusões são semelhantes as minhas, vamos ver se outros colegas concordam ou tem opiniões diferentes ou complementares.
_________________
João josé

"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
prumodeq
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 24/03/09
Idade: 47
Mensagens: 337
Localização: Quatro Barras-PR

MensagemEnviada: Ter Mar 30, 2010 1:41 pm    Assunto: Responder com citação

Procurando sobre o esquema de super-feending do Michael Persianos, encontrei uma materia legal do Walter Pall em seu blog (http://walter-pall-bonsai.blogspot.com/2009/06/feeding-again.html). Segue abaixo traduzida, inclusive com alguns comentários e respostas que complementam o post. Vai diretamente com relação ao que eu argumentei sobre adubação em bonsai:

“Eu escrevi este e-mail para um amigo e achei que isto poderia interessar a muitos outros. Ele me perguntou o porquê de eu adubar muito mais do que outros bonsaistas.

Adubos normais são para plantas normais. Plantas normais crescem em solos que já têm nutrientes. Elas apenas crescem e de qualquer forma não devem crescer muito.

Bonsais são plantados em substratos bem drenantes e são regados de forma intensa. Os minerais são lixiviados muito rápido. Bonsai deve crescer mais que outras plantas na fase de desenvolvimento. 99% do bonsai está na fase de desenvolvimento. Elas devem crescer muito para que seja possível estilizá-las mais rápido. Elas devem crescer muito e devem ser podadas muitas vezes no verão.

Definitivamente eu uso três vezes mais que as instruções do fertilizante. Definitivamente eu uso qualquer fertilizante barato para plantas normais. Ou seja, 10-10-10 ou 20-20-20 ou similar, qualquer coisa com muito Nitrogênio. E eu adubo a entre 10 dias a duas semanas durante toda a estação de crescimento. Comparado com a galera do bonsai eu adubo 20 a 60 vezes mais.

Minhas árvores têm a aparência feliz como uma árvore deveria ter. Sim, elas crescem mais forte que em outros viveiros e eu tenho que podá-las muito mesmo. Eu acho isso o máximo, pois minhas árvores se desenvolvem muito mais rápido que a dos outros. Minhas árvores não têm pestes porque elas têm um sistema imunológico forte. Até agora eu não encontrei nenhum dano a partir do meu super-feeding-program.

Eu acho que na America aconteceu o seguinte: Durante os últimos 15 anos a maioria absoluta do bonsaistas mudou de terra para um substrato moderno em suas árvores. Mas eles ainda aplicam o velho conhecimento de adubação e rega que era correta para quando utilizam terra. Como resultado muitas árvores estão sofrendo com sede e fome. Ninguém os avisou que com estes novos substratos eles devem mudar radicalmente o esquema de adubação e rega.”

Na seção de comentários tem algumas informações importantes:

“Meu esquema é parecido com o super-feeding do Michael Persianos (...) Eu escrevi duas sentenças ao invés de um artigo: “Adube MUITO mais e MUITO mais que o costume com QUALQUER adubo para plantas comuns durante todo o período vegetativo. Você DEVE usar um substrato bem drenante e você DEVE regá-las abundantemente todos os dias”. A pessoas que só prestam atenção a primeira sentença começam a ter sérios problemas. Faço isto a mais de 10 anos e estou satisfeito, assim como muitos dos meus alunos. Eu repito, você deve fazer todas estes três coisas: adubar e regar agressivamente e usar um substrato moderno, se você fizer só uma delas, você terá problemas”

“Lucas disse...
Oi Walter, uma dúvida: no seu último comentário você escreveu sobre adubar arvores reenvasadas ou coletadas (Yamadori). Do quis dizer adubar logo após reenvasar ou você espera um período antes? Ou isto é só mais mito de bonsai que deveria ser quebrado?

Walter disse...
Lucas,

Outro mito sobre bonsai. As árvores necessitam de nutrientes desesperadamente após serem coletadas ou reenvasadas. Os substratos modernos não têm nenhum nutriente. Eles precisam ser fertilizados logo após. Desde que DEVE-SE regar com abundância não existe esta coisa de “acréscimo de sais” no substrato. Os sais são lavados muito rapidamente.”

“... a quantidade de água a ser usada em cada rega deve ser maior que a quantidade que caberia no vaso do bonsai...”

“... Eu uso adubo orgânico no final de novembro início de dezembro (NT: já adaptado ao hemisfério sul, mas observe que ele mora na Alemanha, assim o clima é bem mais frio) e novamente em março (...) As temperaturas durante o dia devem ser acima de 20°C, caso contrário o adubo orgânico não faz efeito...”

“... Eu uso adubo químico até ficar quase frio. Isto é até a segunda semana de abril (NT: já adaptado ao hemisfério sul, mas observe que ele mora na Alemanha, assim o clima é bem mais frio) (...) mas se você usar o meu método (monte de água) tudo que a árvore não precisar de qualquer forma será lavado.”

“Não importa exatamente o que (adubo) você use desde que use um substrato moderno: bem drenante, partículas ásperas não muito pequenas, sem poeira, sem TERRA, relativa retenção de água, leve, barato (...)”
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Kappenberg



Registrado: 18/03/10
Idade: 36
Mensagens: 67
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Qua Mar 31, 2010 11:06 am    Assunto: Responder com citação

Olá,

A arte da paciência, milenar na cultura oriental e tão falada, inclusive neste fórum, não fica um pouco arranhada com este processo de super-alimentação?


Dizer "bonsai é paciência" e 'anabolizar' o substrato não é contraditório?

Abraços
_________________
"Débil a Teucros, Menelau, perdoas?
De certo agradeceram-te a hospedagem.
Nem mesmo o infante no materno ventre
Escape à nossa fúria; em cinzas Tróia,
Inglórios todos insepultos jazam."
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Qua Mar 31, 2010 12:14 pm    Assunto: Responder com citação

Acho que se faz, aqui, uma ressalva IMPORTANTÍSSIMA, para que não haja entendimento errado.

Superadubação no bonsai, mais propriamente em mudas e pré, é fundamental para o desenvolvimento da planta.

O que não pode confundir é a questão QUANTIDADE X FREQUÊNCIA.

Exagero na dose é ruim!

A frequência é que deve ser maior e constante. O W.Pall diz a cada 10 dias na fase de desenvolvimento.

Abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
prumodeq
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 24/03/09
Idade: 47
Mensagens: 337
Localização: Quatro Barras-PR

MensagemEnviada: Qua Mar 31, 2010 12:35 pm    Assunto: Responder com citação

Elio

Eu não sei se é uma "mistranslation", mas ele fala o seguinte em inglês:

"I definitely use three times the advised strength of fertilizer."

Traduzindo:

"Definitivamente eu uso três a recomendação de uso (força) do fertilizante"

Ou seja, ele aduba com mais frequencia E com maior quantidade...

Por isso ele recomenda usar muita água e substrato drenante...

E aí?

Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Qua Mar 31, 2010 3:20 pm    Assunto: Responder com citação

É, eu fico com:

Maior frequência e menor quantidade.

Até porque usar maior quantidade e depois regar abundantemente 2 vezes ao dia é contraditório. Pelo menos eu penso assim.

Sabidamente o excesso de adubo ocasiona na planta (qualquer) um processo de desidratação, que é o seguinte:

A planta sente o excesso de adubo e, para não se intoxicar, ela devolve água pelas raízes para lixiviar o excesso. Com isso ela se desidrata.
Paravras da Dra. Aurea Ferriane, Doutora em botânica da UFPR, em palestra proferida aos associados da APB, ano passado.

Isso vai dar o que falar, ainda.............rsrsrsrsrsrs!

abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qua Mar 31, 2010 4:21 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Fico com o Elio. Por experiencia própria, vez que perdi plantas justamente por pecar pelo excesso, acredito que o melhor a fazer é limitar o uso de adubação e de rega. Aqui no planalto central temos um clima meio adverso, com altas temperaturas e umidade extremamente baixa. Alguns bonsaistas, conscientes disso, preferem efetuar até tres regas diárias, inclusive com o sol a pino.

Sou afeito a apenas uma rega diária, sempre no final da tarde. E olha que minhas plantas ficam expostas a sol pleno, exceto é claro as azaleas e os mini bonsai. Conquanto tenho observado durante a lide diária, nem sempre o mais é o melhor. Algumas plantas, por exemplo, por mais que as adubemos, não irão se desenvolver mais rapído: coníferas, como pinheiro negro e junipero, principalmente.

Outras, por senão, temos que adubar com cautela, sob pena de perder a planta mais rapidamente, como os resedá e celtis. Além disso, maior quantidade de adubo, implica em folhas maiores e amareladas, caso dos ficus, celtis, ulmus. No periodo de frutificação e floração, ou vice-versa, temos que ter maior cautela inclusive.

Acredito que, para engrossar mais rapidamente o tronco, o certo é o cultivo no solo. Formaremos, primeiramente, o tronco. Após este ter atingido a grossura considerada ideal pelo cultivador, então procede-se a sua retirada e replantio em uma bacia grande, visando reduzir, gradativamente, o volume de raízes grossas ao mesmo tempo em que se aumenta o volume de raízes capilares, que irão garantir e permitir o trabalho de redução de espaço (ou seja, replantio em vaso de treinamento).

Forçosamente, algumas espécies resistem melhor a esse trabalho: piracanta, serissa, ulmus, carmona e ficus.

Uso adubação mensal, preferencialmente organica, mas alternando com a foliar. Adubo em todos os meses do ano, inclusive inverno. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
bonsaitakin
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 23/07/11
Idade: 39
Mensagens: 247
Localização: Patrocinio-MG

MensagemEnviada: Ter Mar 20, 2012 9:53 am    Assunto: Responder com citação

muito pertinente as questões levantadas aqui. como sou iniciante fico receioso de usar muito adubo. aqui tenho 20 20 20 granulado e uso uma colhes de chá, em média, para as minhas plantas. a cada 20 dias.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Ter Mar 20, 2012 1:45 pm    Assunto: Adubação Responder com citação

Defendo o sacrifício de algumas plantas em nome do aprendizado. Por isso que cada vez mais o espaço aqui em casa é menor, vou reproduzindo, coletando, comprando e realizando testes de cultivo. Não só adubação, mas um conjunto que anda de mãos dadas. Tipo de solo(várias escalas de drenagem, acidez,alcalinidade), tipo de adubo, quantidade, frequência, quantidade x horas de sol, quantidade x ml d'água. Com a combinação de elementos e fatores mencionados, são infinitas as combinações possíveis para se obter um leque de resultados. O negócio é estude, tente e observe. Nada melhor pra saber o que é melhor pra nossas plantas, que as conhecendo a fundo nos detalhes. Plantem sementes, façam estacas, alporquias, enxertos,yamadoris e façam muitas experiências. O erro as vezes promovem crescimento. O valter já deve ter tido os seus, e com autoridade das suas próprias experiências relata seu êxito. O que não pode acontecer é as pessoas tentarem fazer o mesmo sem se atentarem aos detalhes que não aparecem, ou seja, a combinação de tudo simultaneamente(fatores e elementos)
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil