FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

TUTORIAL PARA INICIANTES
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 03/10/08
Idade: 40
Mensagens: 2019
Localização: Ijuí-RS

MensagemEnviada: Seg Abr 26, 2010 1:24 pm    Assunto: TUTORIAL PARA INICIANTES Responder com citação

Tutorial Para Iniciantes

Muitas pessoas novas chegam todo dia por aqui, buscando informações ou opiniões sobre suas plantas. Chega a tal ponto que as respostas são sempre padronizadas como "escorredor+mamadeira". Tendo isto em vista, resolvi fazer um tutorial para iniciantes.

AVISO: este tutorial contempla minha opinião pessoal, discordar é um direito, mas seja educado ao criticar.

Comprei um bonsai no mercado, o que fazer?

Geralmente o primeiro contato com o mundo do bonsai ocorre com uma destas simpáticas plantinhas, eis um exemplo:



Este tipo de planta leva um nome pejorativo, o Mausai, resumindo seria o contrário de um Bonsai.

Muito bem, agora é só esperar e ele vai ficar assim:



Certo?


Errado! mas por que errado? Pelo simples fato que um bonsai se mantém relativamente estático em um recipiente confinado, a distância entre uma muda (mausai) e um real bonsai, não é apenas a idade. É inclusive possível que um lindo bonsai seja mais novo que uma planta com aspecto de mausai! O que realmente difere as duas é a técnica empregada em seu cultivo.

Muito bem, eu sei podar, sei aramar, sei adubar, mas minha planta nunca cresce e toma forma de planta adulta, madura ou velha...

Para que possamos trabalhar em uma planta, precisamos ter com o que trabalhar! uma muda com poucas folhas não deve ser mexida, devemos sim trabalhar com plantas vigorosas, cheias de folhas, ramos e brotos!

Mas meu "bonsai" continua sempre do mesmo jeito, eu podo um pouco aqui, um pouco ali, e ele não muda nunca!

A primeira idéia é adubar a planta, achando que esta é a solução, mas esquecemos que vegetais são completamente diferentes de animais! O que nutre uma planta é a fotossíntese, realizada em suas folhas! o adubo é sempre um pedaço de carne nesse prato, mas o feijão com arroz é a água e a luz! E por esta razão que não se deve ficar podando uma mudinha, sempre que tiramos uma folha, ela perde sua comida!

Status quo: Se a planta precisa de folhas para crescer, e o bonsai precisa de poda para se formar, como saber quando fazer cada coisa? podar ou deixar crescer? Bem, isto se aprende com a prática, temos que achar o equilíbrio, descobrir quando podemos trabalhar a planta sem matá-la ou debilitá-la. Uma dica é observar as brotações, quando a planta emite brotação vigorosa é porque ela possui boas reservas energéticas, e é um bom momento para podar, pois ela vai reagir rapidamente. Transplantou? aramou? podou? esqueça a planta! não volte a fazer qualquer coisa em pelo menos 6 meses! Quanto maior o distúrbio, piores as chances de recuperação.

Mas todos dizem para podar, pinçar, reduzir o tamanho das folhas! isto não é uma contradição?

Não, estas dicas são para bonsai com sua estrutura pronta, são medidas de conservação e manutenção, não se aplicam para plantas em treinamento!

POUPANDO TEMPO

Existe um atalho neste processo, e é bem simples, basta aprender a escolher o material com que vai trabalhar! Trabalhar com mudinhas e sementes é muito romântico, eu mesmo adoro, mas deve ficar bem claro que este é o caminho longo, e todos sabemos que os iniciantes são ávidos por resultados rápidos, portanto, para eles, eis o atalho:

Aprenda a escolher seu material! leitura recomendada:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=12801 - Lixo Para a Janta - Walter Pall

- Viveiros: procure viveiros de mudas, não precisa ser viveiro dedicado a bonsai, em qualquer deles é possível encontrar plantas com bom calibre de tronco e formatos interessantes, começar com um bom material te poupa muito tempo. Outra vantagem deste procedimento é a facilidade e o custo, a planta já se encontra em um recipiente e se for sadia pode ser trabalhada imediatamente.

- Yamadori: A coleta de plantas é outra maneira de pular algumas etapas no processo de formação de bonsai, as plantas mais famosas no mundo são fruto do yamadori. Tome sempre alguns cuidados, obtenha a autorização do proprietário da área, em caso de plantas nativas, busque autorização do órgão ambiental local, na pior das hipóteses terá que realizar uma compensação ambiental, mas não irá correr risco de se complicar. Sempre tome uma atitude sensata, queremos que a imagem do bonsai seja relacionada com a preservação, e não com a depredação de nosso ambiente.


O ESCORREDOR + MAMADEIRA

Mas e agora? como faço para minha planta adquirir tamanho e vigor?

Eis 3 opções:
- Plante no chão e deixe por 1-3 anos.
- Vá aumentando o tamanho do recipiente conforme as raízes vão crescendo
- Escorredor + Mamadeira




Esta é a receita mais copiada por aqui, mas muita gente não consegue entender exatamente qual a vantagem do procedimento. Vou explicar alguns pontos:

O substrato tem dois grandes parâmetros desejados, PERMEABILIDADE e NUTRIÇÃO. Não existe substrato perfeito, mas podemos tentar obter o melhor possível para cada parâmetro desejado.

PERMEABILIDADE: Tem relação com as características físicas do substrato, granulometria, densidade, porosidade. Imagine a areia como sendo muito permeável e a argila nada permeável. Mas por que ela é importante? porque a permeabilidade possibilita a oxigenação das raízes e suas trocas gasosas (as raízes também precisam respirar), e também facilitam seu crescimento pois as raízes tem por onde expandir.

NUTRIÇÃO: Este parâmetro é mais obvio, tem relação com a composição química, orgânica e capacidade de nutrição para a planta.


Normalmente isto é ignorado, vemos substratos que parecem um bloco de cimento, e mesmo adubando diariamente, a planta não consegue se desenvolver. Para estacas, mudas novas, mudas que devem enraizar, dê preferência para substrato muito drenantes, sem se preocupar tanto com a nutrição. Um exemplo ótimo é o areião (areia fina de jeito nenhum!), ou caco de telha (desde que não seja pó de telha, atenção para a granulometria).

Plantas já enraizadas e sadias, dê preferência para substratos com maior carga nutritiva, húmus, adubo orgânico, esterco, etc..

O conjunto escorredor+mamadeira é exatamente isso, no escorredor temos substrato extremamente drenante para o desenvolvimento pleno de raízes e na mamadeira, terra vegetal e muito adubo orgânico, para então dar a nutrição da planta.

Em bonsai acabados é necessário chegar a uma mistura intermediária.


O APRENDIZADO

Muito mais importante que tudo isto que foi mencionado, o aprendizado deve ocorrer permanentemente, está ansioso para trabalhar suas plantas, mas elas ainda não cresceram suficiente, fique estudando enquanto isso, aproveite o tempo para adquirir mais conhecimento. Melhor do que ficar perguntando no forum o que fazer com mudinhas franzinas, procure artigos e matérias, são um meio bem mais robusto de absorver conhecimento. Pitaco todos são capazes de dar, opiniões furadas também, artigos não! Se escrever algo errado, alguma inverdade, a crítica é sempre mais pesada, mas este é de fato o objetivo, é errando, descobrindo onde errou, e reparando o erro, que nos aperfeiçoamos! Enquanto aceitamos "muito bonita", "ótima planta", "tem um bom futuro", não saímos do lugar! é só caindo do cavalo que se aprende a galopar!



Por hora é isto, mas conforme surgirem os comentários vou completando o texto.


Editado pela última vez por Arzivenko em Qui Abr 29, 2010 9:03 am; num total de 2 vezes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 17/08/09
Idade: 49
Mensagens: 2284
Localização: Urupá-RO

MensagemEnviada: Seg Abr 26, 2010 2:32 pm    Assunto: Responder com citação

ótima matéria!
daqui pra diante vou recomentar este post aos novatos do QUEM SOU EU?
_________________
O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 04/01/05
Mensagens: 2280
Localização: General Carneiro-Pr

MensagemEnviada: Seg Abr 26, 2010 2:49 pm    Assunto: Responder com citação

Boa iniciativa Arz, ficou bem claro.
Me junto ao Laudir.
Este post poderia ser FIXO.
_________________
Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Vhalveruth
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 17/09/09
Idade: 37
Mensagens: 708
Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC

MensagemEnviada: Seg Abr 26, 2010 3:28 pm    Assunto: Responder com citação

parabens
este texto teria me ajudado muito a uns 6 meses...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/03/09
Idade: 58
Mensagens: 2257
Localização: TEODORO SAMPAIO-SP

MensagemEnviada: Seg Abr 26, 2010 5:48 pm    Assunto: Responder com citação

tb voto a favor ..SIM ...
que este texto seja fixado no inicio do topico : quem sou eu .. e penso que tb cairia bem em : minha planta e sua opinião ..
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Seg Abr 26, 2010 6:46 pm    Assunto: Responder com citação

Muito bom, Arzivenko!
Se os novatos assimilarem bem o que vc expôs, terão já um bom caminho percorrido!
Assino embaixo o que vc escreveu!

abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 80
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Seg Abr 26, 2010 9:13 pm    Assunto: Responder com citação

Arzivenko !!!!!!!!!
Belo texto e super explicativo.
Parabéns e concordo com o que foi postado antes de mim..........e...
_________________
Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 26/07/07
Idade: 57
Mensagens: 3373
Localização: Umuarama - PR

MensagemEnviada: Ter Abr 27, 2010 11:02 am    Assunto: Responder com citação

Arzivenko,
ótimo texto e parabéns pela iniciativa. Com certeza ajudará no controle da ansiedade no iniciante. A minha sugestão é que fique FIXO no fórum SOU PRINCIPIANTE.
Abraço.
Edson.
_________________
O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 03/10/08
Idade: 40
Mensagens: 2019
Localização: Ijuí-RS

MensagemEnviada: Ter Abr 27, 2010 11:08 am    Assunto: Responder com citação

Deixarei este tópico por aqui por uma semana, assim ele atinge maior variedade de foristas. Passado este tempo vou transferi-lo para o forum SOU PRINCIPIANTE, onde ficará fixo. Acho que é o mais acertado.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/03/09
Idade: 58
Mensagens: 2257
Localização: TEODORO SAMPAIO-SP

MensagemEnviada: Ter Abr 27, 2010 2:12 pm    Assunto: Responder com citação

é isso aí... Very Happy
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Ter Abr 27, 2010 10:19 pm    Assunto: Responder com citação

Muito bom Arzivenko!!!
Com certeza ajuda não só a principiantes como a nem tão principiantes.
Valeu!!!!
Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Vhalveruth
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 17/09/09
Idade: 37
Mensagens: 708
Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC

MensagemEnviada: Qua Abr 28, 2010 8:18 am    Assunto: Responder com citação

Arzivenko, me deu uma ideia agora, acho q seria bom enfatizar para quem esta começando primeiro se preoculpar em estudar como se mantem uma planta em vaso, em questão da adubação, troca de substrato, lugar, rega etc. para depois ir atraz dos estilos e td mais, já q uma panta doente nunca vai ser nada, enquanto uma planta saudavel vc pode praticamente fazer o q quiser....

(eu naum sou bom de expor ideias, mas acho q vc entendeu)



abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 17/08/09
Idade: 49
Mensagens: 2284
Localização: Urupá-RO

MensagemEnviada: Qua Abr 28, 2010 9:04 am    Assunto: Responder com citação

Outra dica: COMPRE MAIS DE UM EXEMPLAR/MUDA. SE VOCE SE PREOCUPA SOMENTE COM UMA PLANTA PODE MATA-LA.
AGORA SE TIVER UMA CERTA QUANTIDADE DE PLANTAS:
VOCE MEXE COM A PRIMEIRA E DEIXA ENCOSTADA PARA RECUPERAR,
VAI E MEXE COM A SEGUNDA E DEIXA ENCOSTADA PARA RECUPERAR,
VAI E MEXE COM A TERCEIRA E DEIXA ENCOSTADA PARA RECUPERAR
...
...
...
...
VAI E MEXE COM A PLANTA NUMERO 500 E DEIXA ENCOSTADA PARA RECUPERAR....
_________________
O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 03/10/08
Idade: 40
Mensagens: 2019
Localização: Ijuí-RS

MensagemEnviada: Qua Abr 28, 2010 9:19 am    Assunto: Responder com citação

Laudir, essa inflação é normal, acredito que seja o primeiro sintoma do mal que aflige os bonsaistas. Com o tempo, eventualmente, descobrimos que qualidade é mais importante que quantidade, então a maioria daquelas mudinhas acaba tomando destinos obscuros. Acredito que estas cobaias sejam parte importante do aprendizado, elas que nos ensinam os primeiros passos, reenvase, poda, aramagem, etc...

Quando o iniciante encontra uma planta que seja realmente promissora, o mais importa a se fazer é "nada fazer" até que se tenha certeza do passo seguinte.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 11/06/06
Idade: 49
Mensagens: 799
Localização: Ribeirão Preto - SP

MensagemEnviada: Sex Abr 30, 2010 12:39 am    Assunto: Muito pertinente Responder com citação

Excelente tópico, caso tenha conhecimento sobre o procedimento correto para obter autorização para coleta poderia explicar com deve ser realizado???


Atenciosamente;


Edmilson
_________________
" Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado "
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo
Página 1 de 4

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil